O Melhor GPS

Mensagem
Autor
Bruno Mello

O Melhor GPS

#1 Mensagem por Bruno Mello »

Galera, desculpa abrir um topico para fazer esta pergunta. mas os topicos relacionados nao tiraram todas as minhas duvidas.

Eu queria saber qual o melhor GPS independente de custo, para uso automotivo que tenha mapas autoroteaveis e tbm possa utilizar os mapas do projeto TrackSource. Qual o mais completo, melhor sinal, recursos coisa e tal. independente de custo. e qual dos software de mapas autoroteaveis tem mais potencial de aumentar as cidades do Brasil copertas por este recurso? e se este software é compativel com o GPS que indicarao como o melhor para uso automotivo. inclusive o projeto tracksource.

grato,

Bruno Mello

Haigh

#2 Mensagem por Haigh »

276C + Tracksource

Mas se quiser pirar mesmo pode ficar com algum outro desenhado especificamente para barcos com telas enormes. Veja os chartplotters no site da garmin.

Se a grana tá sobrando mesmo aproveita e compra um pra mim Também :lol: :lol:

Nenhum mapa é ou dá indícios de se tornar mais completo e atualizado do que os do Tracksource. Falta só sair a Versão Roteável urbana mas isso é questão de tempo. Além disso o uso dos mapas urbanos, mesmo sem roteamento, já é muito útil.

abração
Robert
Editado pela última vez por Haigh em 17 Abr 2007, 17:11, em um total de 1 vez.

Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Haigh

#3 Mensagem por Haigh »

Estive olhando no site e nenhum dos chartplotters faz autoroteamento (com excessão dos 276C, 376C, 378 e 478) mas que uma tela com 10 polegadas de diagonal é o bicho é.

Para uso automotivo exclusivo o mais completo é o 276C mesmo.

Eu tenho um 60CSX que acho ser o melhor custo benefício para uso múltiplo (carro, trekking, bike e barco) .

Para mais informações sobre o 276C veja o site da Garmin, pesquise no forum ou fale com o Wallace que é o "promotor oficial" do produto.

Robert

Robert Haigh

Bruno Mello

#4 Mensagem por Bruno Mello »

obrigado, vou comprar este entao. ele tem uma boa recepcao? vejo que vcs elogiam muito o sistema sirfstar III ele tem isso?

Haigh

#5 Mensagem por Haigh »

Bruno,

O 276C não usa o receptor SirfStarIII mas para uso automotivo, principalmente se você tiver uma boa antena externa, vai ser OK. Veja a montagem que o Wallace fez no carro dele.

Sugiro fortemente que você pesquise um pouco mais antes de comprar. Vale conversar com gente que tem os dois aparelhos. O Wallace é um bom cara pra conversar sobre o 276C.

Eu tenho o 60CSX e adoro. Gostaria da tela maior do 276C mas me acostumei e uso diariamente no carro. Uso bastante na mão Também em um pouco no barco. O SirfStarIII é realmente impressionante e o processador é rápido para atualizar um mapa detalhado mesmo em alta velocidade. Nunca testei o 276C na prática para ver como se comporta. O fato dele usar cartão microSD, facilmente encontrado em tamanhos grandes como 512 e 1giga a preços acessíveis Também é legal. O 276C usa um cartão da garmin que tem até 512Mb (mais que suficiente) mas é bem mais caro que o MicroSD.

Sugiro passar em algum lugar que tenha os dois aparelhos para você poder visualizar e testar. Se tiver em São Paulo na Regatta sei que tem aparelhos para você testar mas eles São meio careiros.

Robert

Robert Haigh

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

não tem, mas não precisa, mas dependendo do veiculo é bom ter uma antena externa.
já tem modelo com tela de 12 polegadas, só que não tem o roteamento como falou.
Eu estaria comprando um 3006C se este tivesse roteamento, pois gostaria de colocar na picape um com entrada de video para poder visualizar com camera quando for da ré, já que minha picape é muito grande e alta.
Assim facilitaria para proximo a carro pequeno.
já pensei nos StreePilot 7200 ou 7500 que Também tem entrada de video, mas não sei se eles vão funcionar com os mapas do TrackSource, alias alguem tem algum destes e já testou com os mapas do TrackSource?
Alias outra informação que não achei é quantos pontos eles podem salvar no TrackLog.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

Eu tenho o 60CSx e o 276C, mas uso basicamente o 276C, principalmente nos meu veiculos em que já esta tudo pronto para ele.
O 60CSx uso basicamente quando não estou com meus veiculos, no veiculo de alguem ou quando viajo de avião.
Em SP tem a GPS center Também, que alias deve ter preço melhor e maior variedade de modelos.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Bruno Mello

#8 Mensagem por Bruno Mello »

Eu to afim de participar do projeto. tenho facilidade de aprender essas coisas e gostei muito da ideia. queria mapear minha cidade e depois as vizinhas que nao tem quase nada, apenas as vias principais.

mas obrigado mesmo pela atencao e dicas. entao os que vcs recomendam sao o 276c e o 60csx, certo? vou procurar e comparar os 2. moro no RJ alguem conhece alguma loja especializada aqui?

nqnnospam

#9 Mensagem por nqnnospam »

Representantes da Garmin no Rio de Janeiro:

http://www8.garmin.com/cgi-bin/dealers. ... de+Janeiro
http://www8.garmin.com/cgi-bin/dealers. ... +da+Tijuca

O Wallace pode falar com mais propriedade, mas eu já vi um 276C funcionando, e ele é muito rápido. Muito bom mesmo.

Sobre o 60CSx, veja aqui.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Fernando Lopes

#10 Mensagem por Fernando Lopes »

Eu Também estou pesquisando sobre a compra de um GPS e minha dúvida está pairando sobre o Cartrip da Stetsom e o 276 da Garmin. não descarto a possibilidade do 60 CSX, mas tenho medo da tela ser muito pequena. Na pesquisa que fiz sobre o dois constatei o seguinte:

276 - ponto contra - não tem o SIRFIII e o preço maior
CARTRIP - favor - tem o SIRFIII e preço menor
Cartrip - contra - é 2D (será que dá muita diferença para 3D?) e o autoroteamento está para sair.
No geral aparentemente eles se equivalem (pena que deu pau no meu HD e perdi o comparativo que vinha fazendo. Coloquei só o que me lembrei).

Se alguém souber de mais alguma coisa e puder dar a opinião ficariamos imensamente agradecido.

Obrigado

Fernando

Haigh

#11 Mensagem por Haigh »

Fernando,

Em geral a opinião dos que estão neste forum (usuários experientes de GPS) vai ser sempre no sentido de um GPS completo ao invés de um navegador veicular (cartrip, nuvi, streetPilot, 4Rodas, etc.)

Um GPS completo te dá coordenadas e registra seu track independente do mapa. Um navegador veicular normalmente é mais dependente dos mapas. Um navegador pode ser mais fácil de usar mas é mais limitado. Um GPS faz tudo o que o navegador faz (exceto firulas como MP3) e muito mais.

A tela do 60CSX não é pequena demais para uso veicular. Sendo o colorido dá pra usar na boa. Acho o 60CSX mais versátil, mas para uso exclusivo veicular e sem restrições orçamentárias o 276C parece ser a melho opção por causa da tela.

Adoraria se a Garmin lançasse um 276CSX. :wink:

Robert

Robert Haigh

Wallace
Contato:

#12 Mensagem por Wallace »

Haigh escreveu:Adoraria se a Garmin lançasse um 276CSX. :wink:
Eu acho que voce precisa ficar com um 276C para testar.
O 276C para mim é perfeito, só estou querendo um que tenha ainda mais a visualização da imagem de uma camera de ré.
Dificilmente uso o S do 60CSx.
E o X não faz quande diferença pratica no dia a dia quando se usa uma antena externa.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#13 Mensagem por Wallace »

Fernando Lopes escreveu:No geral aparentemente eles se equivalem (pena que deu pau no meu HD e perdi o comparativo que vinha fazendo. Coloquei só o que me lembrei).
não conheço este cartrip, mas como todo o navegador deve pouco a ver com um real GPS.
Alias se ele não tem roteamente para que serve?
Veja o que acontece com ele onde não tem mapa.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Fernando Lopes

uan

#14 Mensagem por Fernando Lopes »

Agora entendi essa diferença do navegador para o GPS. Estava achando que esse Cartrip era GPS completo.
Pelas opiniões se tivesse um 60 CSX com a tela do 276 seria um campeão de vendas.
Pelo menos agora a minha dúvida paira somente sobre dois: 60 CSX e 276. O ideal seria poder ver os dois lado a lado, mas minha cidade não tem. Quando tiver oportunidade de ir a Sao Paulo ou ao Paraguay vou ver se consigo testá-los.

Obrigado a todos pela colaboração

Wallace
Contato:

#15 Mensagem por Wallace »

Pode ir para o 276C, eu tenho ambos e praticamente só uso o 276C.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Bruno Mello

#16 Mensagem por Bruno Mello »

Comprei o 276c e ja fiz uma viagem para porto seguro com ele. muito bom mesmo. agora estou com uma duvida, por que tem ora que a opcao de inverter a rota nao esta ativa para sertas rotas. nao consegui inverter a rota rj x porto seguro e tive que fazer uma nova com porto seguro x rj

Haigh

#17 Mensagem por Haigh »

Bruno,

Comprou o meu Também? :lol: Se quiser depois envio as coordenadas pra mandar entregar :lol: :lol: :lol:

abração e espero que esteja curtindo o brinquedo novo
Robert

Robert Haigh

Fernando Lopes

#18 Mensagem por Fernando Lopes »

Bruno legal que tenha comprado. Onde você comprou ? Se divirta bastante e passe suas impressões. Valeu

Bruno Mello

#19 Mensagem por Bruno Mello »

Comprei no mercado livre. com um irmao chamado sergio de MG.

Bruno Mello

#20 Mensagem por Bruno Mello »

estou com uma questao: junto com o aparelho vem um cabo na qual uma das pontas estao varios fios de diversas cores. para que serve este cabo?

Hélcio Assis
Contato:

#21 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia Bruno, bela aquisição a que você fez. Também acabei de adquirir um 276 C e estou gostando muito. :)

Este cabo que você esta se referindo e o cabo de energia e dados que serve para você conectar o 276 a um sistema de 11-35 volts DC e serve Também para provê capacidade de interface para conectar dispositivos externos como por exemplo ligar a um altofalante para ouvir os comandos de voz. Consulte o manual do seu aparelho que você vai obter informações de como proceder para realizar estas conexões.

Existe Também para venda um cabo já pronto de enrgia e com altofalante (External speaker with vehicle power cable) , o número Garmin dele é 010-10512-00. Basta conectar o mesmo no acendedor de cigarros do veículo e no gps e pronto você tem energia para o gps e acesso as informações do comando de voz.

Um grande abração.

Fernando Lopes

#22 Mensagem por Fernando Lopes »

Para quem comprou tirem uma dúvida. No 276 vem incluído o suporte para carro ? E o que não vem que vocês acham que compensa comprar. Estou para comprar e gostaria de pagar um frete só

Muito obrigado

Wallace
Contato:

#23 Mensagem por Wallace »

Ele vem com um suporte que eventualmente precisa de algo mais para instalar no veiculo, mas cada caso é um caso.
A instalação do meu 276C (era um 176C antes) num dos meus veiculos:
http://paginas.terra.com.br/negocios/Sigma/gps2.html
E na foto em anexo o super long arm RAM que montei para minha picape, neste caso optei por comprar um segundo suporte, pois eles ficam basicamente fixos em cada veiculo
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Bruno Mello

#24 Mensagem por Bruno Mello »

uaaalll.... eu queria um desses... rs... onde comprou?

Bruno Mello

Robert

#25 Mensagem por Bruno Mello »

Estou curtindo muito. este fim de semana vou ate ler o manual da comunidade para virar um desenvolvedor ou coloborar com eles.

viajar pelo Brasil a fora mapeando nossas estradas.... UHUUU... patrocinado pelo Robert é claro. A pose dele é de gente do dinheiro. hehehe brincadeira. Ser prospero é uma benção.
Mas gostaria muito de participar mais ativamente desta comunidade.

um forte abraco a todos.

Hélcio Assis
Contato:

#26 Mensagem por Hélcio Assis »

- Fernando, como citado pelo Wallace adquiri Também para o meu 276 um suporte RAM-B-166-GA7. Comprei na MareGps, http://www.maregps.com.br.
Tenho Também um 60 CX e quando comprei adquiri juntamente um suporte original da Garmin e me arrependi. Os suportes Ram Mount São sem sombra de dúvidas excelentes, muito superiores e um ótimo investimento.

nqnnospam

#27 Mensagem por nqnnospam »

Bruno Mello escreveu:uaaalll.... eu queria um desses... rs... onde comprou?
RAM MOUNT, o representante é em São Paulo. Use o pesquisar...

[]'s Sérgio Barroso

Fernando Lopes

#28 Mensagem por Fernando Lopes »

Valeu pelas informações galera. Vou mesmo comprar o 276. Encontrei ele a um preço convidativo na eportateis (alguem já comprou lá ?), aliás convidativo demais pois está com o mesmo preço do 376 e com uma diferença razoável dos outros lugares. Sabe como é né quando a esmola é muito o santo desconfia. Só aceitam sedex a cobrar. Estou pensando em correr o risco. Valeu

Hélcio Assis
Contato:

#29 Mensagem por Hélcio Assis »

- Se você esta realmente decidido a adquirir um gps porque você não adquiri o 376 já que esta com o mesmo preço do 276?
Estou te enviando o link para você dar uma olhada no comparativo e decidir qual a melhor compra.
www8.garmin.com/marine/compare.jsp

Um grande abração.

Bruno Mello

Helcio

#30 Mensagem por Bruno Mello »

1) este cabo com fios soltos vc diz que pode ser conectado em sistemas de 11 a 35 volts. ele poderia ser ligado diretamente aos cabos de alimentacao do autoradio e assim carregar o gps? digo os mesmos cabos que alimentam o autoradio.

2) pelo que li no manual seriam os cabos vermelho (q tem um fusivel) e o cabo preto certo?

3) por acaso os cabos de comando de voz tbm podem ser ligados as entradas do auto radio?

valeu pela ajuda.

Hélcio Assis
Contato:

#31 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia Bruno, o autorádio que você esta se referindo é o rádio normal (Rádio, Tocafitas, Cd) que instalamos nos veículos :?:

Bruno Mello

#32 Mensagem por Bruno Mello »

isso mesmo. o radio do carro. posso usar o cabo de forca que alimenta o radio do carro para conectar os cabos vermelho e preto do cabo de fios soltos que vem no gps?

Wallace
Contato:

#33 Mensagem por Wallace »

até pode ligar nestes, mas não é a melhor das ideias por problemas de ruido na linha (ruido eletrico).
Uma boa é usar os cabos de alimentação do acendendor de cigarros.
O meu 276C esta no teto e usei o cabo ligado nos cabos que alimentão as luzes de cortezia do teto (não a que é comandada pela abertura da porta).
E de quebra aproveitei para colocar uma porta serial ligada no cabo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Hélcio Assis
Contato:

#34 Mensagem por Hélcio Assis »

- Vamos lá então Bruno. Respondendo as suas perguntas:

1 - Pode sim, porém ele vai fornecer alimentação para o gps. Ele não vai carregar a bateria do gps.

2- Ok, vermelho corrente, preto neutro para se ligar a alimentação.

3- Neste ítem tenho algumas dúvidas e vou me informar melhor para poder estar te falando. Talvez aqui mesmo no fórum alguém saiba te responder. Acho eu que para se ligar diretamente no rádio o mesmo deverá possuir entrada auxiliar. Agora para ligar diretamente nos fios que vão para os altofalantes acho que não tem problema.

Assim que obtiver estas respostas e se alguém aqui do fórum ainda não tiver te respondido eu posto a resposta.
Um grande abração.

Hélcio Assis
Contato:

#35 Mensagem por Hélcio Assis »

- Desculpe Wallace, não tinha visto que você já tinha respondido ao Bruno. No momento que estava digitando a resposta provavelmente você estava enviando a sua.
Um grande abração.

Wallace
Contato:

#36 Mensagem por Wallace »

Sem problemas, mesmo porque as respostas São complementares.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#37 Mensagem por Wallace »

Hélcio Assis escreveu:1 - Pode sim, porém ele vai fornecer alimentação para o gps. Ele não vai carregar a bateria do gps.
No caso do 276C pode carregar a bateria dele sim.
Hélcio Assis escreveu:Agora para ligar diretamente nos fios que vão para os altofalantes acho que não tem problema
Acho que não vai dar certo precisa verificar as impedancias e potencia.
O que vem com o GPS tem os fios de alimentação e de data1.
De toda forma desconheço que exista um cabo com os fios da parte de voz. A não ser que o Motorcycle power/audio cable sirva.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Hélcio Assis
Contato:

#38 Mensagem por Hélcio Assis »

Wallace escreveu:
O que vem com o GPS tem os fios de alimentação e de data1.
Correto Wallace, olhando novamente o manual vi que os fios azul e amarelo do referido cabo São fios para entrada( Amarelo) e saída (Azul) de dados.
Um grande abração.

Bruno Mello

#39 Mensagem por Bruno Mello »

Entao posso ligar os fios vermelho e preto direto nos fios que alimentam o acendedor? nao precisa de nenhum filtro ou conversor de voltagem? certo?

se eu pegar um plug de encaixe para acendedor de um carregado veicular de celular por exemplo e soldar a ele este 2 fios deve funcionar? desde que este adaptador nao reduza a voltagem mantendo ela em 12v. é isso?

grato
Bruno

Wallace
Contato:

#40 Mensagem por Wallace »

sim

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Fernando Lopes

#41 Mensagem por Fernando Lopes »

Valeu galera pelas dicas. Comprei o 276 na Pyramide no PY. Fiquei com dúvida pois o 60CSX Também é show. Comprei uma antena extena. não tinha o cabo de energia do acendedor e não tinha o cartão. Estou apanhando barbaridade. será que sem o cartão eu consigo mandar o mapa da minha cidade para o GPS ? Vou ler bem o manual.

Wallace
Contato:

#42 Mensagem por Wallace »

não, sem cartão não serve para muita coisa.
E como um veiculo sem combustivel.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Fernando Lopes

#43 Mensagem por Fernando Lopes »

Valeu já corri para abastecer meu carro hehehe

jose carlos

gps

#44 Mensagem por jose carlos »

Oi galera, já acompanhava o forum e decidi me cadastrar...
Achei um grupo bem participativo e disposto a ajudar...Parabens

Ainda nao consegui a informaçao se o 276c tem altimetro e se ele seria barometrico como o 60csx.

Para aqueles que fazem trilhas em desnivel, como em subidas e descidas ingrimes, ha necessidade, ou melhor, o altimetro poderia ajudar a fazer um mapa do percurso ou seria dispensavel?

Obrigado
Jose Carlos

Fabio Rosa

Re: gps

#45 Mensagem por Fabio Rosa »

jose carlos escreveu:Ainda nao consegui a informaçao se o 276c tem altimetro e se ele seria barometrico como o 60csx.
O 276 tem altímetro sim, porém não utiliza sensor barométrico para obter as informações de altitude. Os modelos Garmin que dispõe desse sensor costumam tem um "S" no nome. ie.: 60CSX.
jose carlos escreveu:Para aqueles que fazem trilhas em desnivel, como em subidas e descidas ingrimes, ha necessidade, ou melhor, o altimetro poderia ajudar a fazer um mapa do percurso ou seria dispensavel?
Acho que a utilização desse recurso é muito específica. Na minha opinião pessoal, nunca senti falta de bussola ou sensor, já que as mesmas informações São fornecidas em ambos os modelos (altitude, velocidade vertical, etc...). Pra constar: já tive um GPSMap 76S e agora uso o 276C sem problemas.

[]a‚´s

Fábio Rosa
São Paulo - SP

Wallace
Contato:

Re: gps

#46 Mensagem por Wallace »

jose carlos escreveu:Para aqueles que fazem trilhas em desnivel, como em subidas e descidas ingrimes, ha necessidade, ou melhor, o altimetro poderia ajudar a fazer um mapa do percurso ou seria dispensavel?
Para os mapas do grupo TrackSource é totalmente dispensavel pois não se usa a informação da altitude.
E como foi falado se tem a altitude via satelite, que pode ser até mais precisa que a barometrica se a barometrica não for calibrada (e corretamente).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

cpandora

#47 Mensagem por cpandora »

A funcao de barometro eh muito util se vc usa seu GPS pra voo livre, fora isso a diferenca entre a altitude por satelite e barometro nao chega a ser significativa. Entao uso o 76csx que alem disso tem uma recepcao fantastica quando estou usando dentro do carro, mato, ou nuvem. A busola eletronica so eh util quando parado dentro da mata vc precisa de indicacao de direcao (em movimento o gps sem bussola eletronica te da isso) e por fim optei pelo 76csx e nao pelo 60csx simplesmente por nao possuir antena externa o que seria um ponto fraco no caso de um pouso forcado... desculpe a falta de acentuacao, mas esse teclado esta precisando de configuracao e nao sei como fazer. Espero ter sido util. Abraco. FELIPPO MONTENEGRO

famorim2000
Contato:

#48 Mensagem por famorim2000 »

Ola a todos,
sou usuário de GPS faz alguns meses, fui usuário e eventualmente ainda sou usuário dos mapas Tracksource para algumas regiões não cobertas pela Garmin. Sobre Esta coisa do melhor GPS, na minha humilde opnião, depende muito do ponto de vista e utilização de cada usuário. Meu principal e praticamente único uso para o dispositivo GPS é a navegação veicular.

Iniciei com o modelo GPSMAP 60C, o aparelho realmente é bom, tem vários recursos legais, informações interessantes, possibilidade de escolha dos campos a serem exibidos na tela, etc... Os mapas Tracksource municipal Também São bem atualizados, o Rodoviário esta quase la, mas está bem avançado, principalmente por ser gratis, alias.. parabens aos desenvolvedores, nota 10 pelo trabalho.

Mas... no quesito "utilização veícular", os navegadores como o Nuvo, Street Pilot, Destinator e outros dão um show a parte no quesito ajuda no transito. Hoje estou utilizando o Street Pilot c330 com o Garmin City Navigator Brazil v3. A agilidade proporcionada pela tela maior e pelo "touch screen" na operação do equipamento no transito é tudo de bom. O City Navigator funciona muito bem para as cidades que eu costumo dirigir (BH, SP capital e RJ), rotas calculadas rapidamente, grande base de dados de restaurantes, postos de gasolina, cinemas, teatros, etc..., alertas de voz em portugues, facilidade para a digitação de endereços (da pra fazer parado no sinal de transito enquanto ele está vermelho), quando o carro esta em movimento ele não toma tanto a atenção quanto o 60c e o principal para mim.. o roteamento do mapa.

Se a pessoa pretende utilizar o GPS para fazer algo off-road ou apenas uma caminhada pela cidade a pé, realmente os navegadores veículares não vão ajudar em nada. No meu caso o Street Pilot é grande, desajeitado para carregar na mào, não grava tracks, não tem informações de bussola como tem o 60CSx, 276, etc..

Meu conselho é.. Se vc mora em Sao Paulo, não vai utilizar o gps em atividades off-road, anima-se a pagar 120 doletas (ebay) no SD Garmin com o mapa do Brasil, compre um navegador veícular.

Abraços
Fabio Amorim

Fabio Amorim
-> Mio Moov 300

nqnnospam

#49 Mensagem por nqnnospam »

Pessoal, pirataria não é permitido no fórum, ok?

não forcem a moderação a tomar atitudes desagradáveis...

[]'s Sérgio Barroso

Haigh

#50 Mensagem por Haigh »

Sérgio,

não ví pirataria em nenhum post aqui. Na Amazon o Micro SD da Garmin sai por USD 99 e a Versão NT por 117. As versões a venda no eBay podem muito bem serem originais.

Abraços
Robert

Robert Haigh

oswaldo.lima
Contato:

Concordo com o Robert

#51 Mensagem por oswaldo.lima »

Concordo com o Robert...

Paguei 355 doletas no meu 60CSx Também pelo e-bay. O preço sugerido pela garmin pode ou não ser seguido pelos revendedores.

Suposições: Se o cara paga + ou - US$330 pra garmin e revende por US$355, ele ganha 25 doletas por venda. Se vc entrar nas qualificações do vendedor de quem comprei meu GPS (shopepal), verá que tem mais de 10 qualificações positivas por dia, São mais de 250 doletas por dia.... 1.250 por semana, 5.000 por mês!

E digo mais.... tudo que eu puder comprar pelo e-bay eu vou comprar, pois contando o imposto absurdo que tive que pagar na alfândega, meu 60CSx saiu por pouco mais da metade do preço da GPS Center...

Brasileiro paga caro em tudo que compra porque o governo explora, mas os vendedores Também querem ganhar tudo de uma vez só. E o povo compra.... e os preços continuam lá em cima....

... já ia esquecendo... registrei meu 60CSx no site da garmin, no dia em que ele chegou... e o registro está OK. (o que significa que não é produto "pirata").

GPSmap 60CSx - 1Gb Kingstone + 64Mb (original)
e-trex Vista Cx - 32Mb (original)

Chuva na Mata - Mountain Bike e Aventuras
http://www.chuvanamata.hpgvip.com.br

nqnnospam

#52 Mensagem por nqnnospam »

Haigh escreveu:Sérgio,

não ví pirataria em nenhum post aqui. Na Amazon o Micro SD da Garmin sai por USD 99 e a Versão NT por 117. As versões a venda no eBay podem muito bem serem originais.

Abraços
Robert
não tenho nada contra usar o eBay. não me referi à mensagem sobre o eBay. Eu apaguei a mensagem sobre pirataria... Quem postou sabe do que estou falando.

não gosto de apagar mensagens, mas se for necessário farei isso.

Vários fóruns já foram fechados por conta disso, e não foi só uma vez que o responsável pelo domínio foi processado.

[]'s Sérgio Barroso

Haigh

#53 Mensagem por Haigh »

Desculpa Sérgio. Nem ví a mensagem. Fez bem então.

Robert Haigh

oswaldo.lima
Contato:

#54 Mensagem por oswaldo.lima »

ok, aí Também concordo...

GPSmap 60CSx - 1Gb Kingstone + 64Mb (original)
e-trex Vista Cx - 32Mb (original)

Chuva na Mata - Mountain Bike e Aventuras
http://www.chuvanamata.hpgvip.com.br

manuellima

Re: O Melhor GPS

#55 Mensagem por manuellima »

Ola a todos,

estou precisando de ajuda, acbei de chagar dos USA e trouxe um C330, ja comprei o city naigator original da garmin porem não consigo fazer o streetpilot receber sinal de satelite de jeito nenhum. Ele fica localizando e nada. O que poderia ser? Ja resetei com ele ligado e nada. Nos USA funcionava perfeitamente e o city navigator esta funcionando mas sem sinal do satelite de que vale?

Obrigado a todos

manuel Lima - São Roque - SP

famorim2000
Contato:

#56 Mensagem por famorim2000 »

Manuel,
é normal que ele demore mesmo. Eu vou sempre aos EUA e quando volto, o meu C330 chega a levar 10min para localizar os satelites aqui no Brasil, o mesmo acontece quando eu chego lá nos EUA. Comigo o processo costuma acontecer assim:

1) Fica uns 10min buscando os satélites
2) pergunta se eu estou em uma garagem - Respondo não
3) pergunta se eu estou atualmente nos EUA - Respondo não
4) pergunta se a data é a xpto - Respondo Sim
5) Fica mais uns 5 a 10min para reestabelecer contato com os satélites.

Um problema que eu tinha com relação ao sinal do meu GPS aqui no Brasil é o fato do vidro dianteiro do meu carro possuir sensor de chuva e uma película laminada que faz dele um isolante térmico para ajudar o ar condicionado a manter uma boa temperatura interna. graças a estes fatores eu precisei adicionar uma antena externa ao meu GPS.

Abraços

Fabio Amorim
-> Mio Moov 300

manuellima

#57 Mensagem por manuellima »

Ola Fabio, antes de mais nada muito obrigado pela rapida resposta.

Aconteceu isso mesmo, o meu GPS ja esta normal e com sinal no maximo.

Muito obrigado

Manuel Lima :D

manuellima

#58 Mensagem por manuellima »

Vamos lá mais uma ahudinha para um pobre leigo, hahahah!!!!

Eu baixei o SendMap e o Tracksource Roteável Urbano do dia 21/11, o ultimo, tenho o cartão SD com o City Navigator Brasil NT v3, conectei o cabo usb testei o upload com o SendMap selecionei os mapas que eu queria e fiz o upload, apareceram varios pontos conhecidos e que batem porem quando quero digitar um endereço ele pede para soletrar o estado, quando digito S de SP ele pula para a tela de seleção de estado porem sem nada dentro. Se entro na opção para selecionar o city brasil ou o city north america o Brasil não aparece mais. O que será que eu fiz de errado????

Obrigado

Manuel Lima :(

famorim2000
Contato:

#59 Mensagem por famorim2000 »

Manuel,
sinto lhe informar, mas você acabou de apagar seu City Navigator NT Brazil. Sempre que vc envia um mapa pro cartão, ele apaga todo o conteúdo antigo e grava o conteúdo novo.

Abraços
Fabio
manuellima escreveu:Vamos lá mais uma ahudinha para um pobre leigo, hahahah!!!!

Eu baixei o SendMap e o Tracksource Roteável Urbano do dia 21/11, o ultimo, tenho o cartão SD com o City Navigator Brasil NT v3, conectei o cabo usb testei o upload com o SendMap selecionei os mapas que eu queria e fiz o upload, apareceram varios pontos conhecidos e que batem porem quando quero digitar um endereço ele pede para soletrar o estado, quando digito S de SP ele pula para a tela de seleção de estado porem sem nada dentro. Se entro na opção para selecionar o city brasil ou o city north america o Brasil não aparece mais. O que será que eu fiz de errado????

Obrigado

Fabio Amorim
-> Mio Moov 300

manuellima

#60 Mensagem por manuellima »

OK, que burrada a minha

Existe sera uma imagem destes mapas para retornar ao cartão??

Vc teria um mapa bom de São paulo para me sugerir?

Moro em sorocaba e trabalho entre sorocaba e sp (sao roque, mairinque , aracariguama, itu ibiuna...) vc teria uma pequena solução para meu caso?

Obrigado

manuellima

#61 Mensagem por manuellima »

Ola

Mais uma questão e por favor espero que não me levem a mal.

Eu comprei o City Navigator Brazil NT 3V - "ORIGINAL" da Garmin, seria considerado pirataria solicitar o auxilio de alguem que tenha o mesmo mada em SD, para me passar uma imagem destes mapas e somente os mapas? Caso contrario terei de enviar meu cartão para a Gramin nos USA e sabe lá Deus quanto tempo vai levar isto.

Caso vcs entendam que não há problema (posso tirar fotos do meu original na caixa e tudo mais, serial, etc e mandar para quem quiser comprovar a veracidade do SD) e puderem me ajudar ficaria eternamente grato

Obrigado

Manuel Lima :?:

famorim2000
Contato:

#62 Mensagem por famorim2000 »

Manuel,
o mais importante neste caso é vc não ter perdido o arquivo que tem o número de série do seu mapa, este número é gerado com base no número de fabricação do seu cartão. Se vc não perdeu este arquivo, eu posso até lhe enviar uma copia do img do meu cartão, pois São todos iguais. Tente usar um daqueles softwares de recuperação de arquivos apagados, como por exemplo alguns que recuperam fotos de cartões de memoria. não me recordo agora o nome do arquivo, mas ele tem a extensão UNL. tente recuperar este arquivo que é o mais importante. Para conseguir o img do mapa, talvez uma autorizada Garmin possa lhe ajudar, como a turma da GPSCenter.

Sobre como conseguir um mapa com maior cobertura, todos aqui estão esperando pela Versão Roteável do Tracksource, eu torço para que eles retirem a transparência do mapa, pois no StreetPilot dá pau na visualização das ruas. Pelo que li aqui no forum, em fev/2008 sai a nova Versão do City Navigator, o que provavelmente irá oferecer maior cobertura, com preço mais acessível para quem já é usuário da Versão 3.0.

Abraços
Fabio
manuellima escreveu:OK, que burrada a minha

Existe sera uma imagem destes mapas para retornar ao cartão??

Vc teria um mapa bom de São paulo para me sugerir?

Moro em sorocaba e trabalho entre sorocaba e sp (sao roque, mairinque , aracariguama, itu ibiuna...) vc teria uma pequena solução para meu caso?

Obrigado

Fabio Amorim
-> Mio Moov 300

manuellima

#63 Mensagem por manuellima »

Fabio mais uma vez obrigado

Acredito que a estrutura do cartao esteja intacta, veja:

No cartao existe uma pasta principal chamada GARMIN
Dentro desta pasta existe outra chamada VOICE
na pasta principal GARMIN existe um arquivo chamado CONTENTS (texto), outro chamado GMAPSUPP e mais um ultimo chamado GMAPSUPP.UNL

Como pode ver eu necessito somente dos mapas se vc pudesse me mandar eu ficaria grato, moro em sorocaba e estou sempre viajando a trabalho, se tiver que procurar alguem perderia muito tempo e isso pra mim significa dinheiro. Se puder me mandar a img dos mapas do navigator brazil e um breve "como coloca-los de volta" seria perfeito.

Me desculpe o incomodo mas para mim tanto o GPS como o cartão foram investimentos para o trabalho se não der um jeito logo se torna um belo prejuizo. Meu e-mail é manuellima@terra.com.br

muito obrigado
Manuel :oops:

famorim2000
Contato:

#64 Mensagem por famorim2000 »

Manuel,
envio o arquivo img para você amanhã por volta da hora do almoço, pois o GPS está lá no carro e não aqui no apt.

Abraços

Fabio Amorim
-> Mio Moov 300

manuellima

#65 Mensagem por manuellima »

Muito obrigado e perdão pelo trabalho todo

abração

Manuel :lol:

Filohipo

#66 Mensagem por Filohipo »

Olá
O que é fundamental preservar no seu cartão é o ficheiro GMAPSUPP.UNL
Este ficheiro é o que indica ao Garmin que seu cartão é original.
Este ficheiro contém um código de letra e numeros que é formado tendo em conta:
1- o numero interno do cartão SD
2- A familia ou MAP ID do mapa respectivo -
Com base nestes dois numeros, um algoritmo origina um código de 25 alfa-numéricos que o programa interno do Nuvi lê e valida o mapa. Se não tiver o ficheiro o Nuvi vai checar o código que está no próprio mapa (embebido no ficheiro GMAPSUPP.IMG) e aí você vai ter problemas.
[]

manuellima

#67 Mensagem por manuellima »

Ola Fabio tudo bem?

não querendo ser chato e já sendo, não se esqueça de mandar a img dos mapas por favor, eu sei que é chato mas infelizmente preciso.

Obrigado :D

Manuel

P.S. - Espero um dia ter conhecimento o bastante para poder ajudar pessoas como vcs fazem aqui.

famorim2000
Contato:

#68 Mensagem por famorim2000 »

Manuel,
o arquivo foi enviado para o seu e-mail pessoal, hoje as 18:00h, tem 12mb compactado.

Abraços

Fabio Amorim
-> Mio Moov 300

manuellima

#69 Mensagem por manuellima »

Fabio muitissimo obrigado

Agora, claro, a duvida: como mando isso pro GPS????

Simplesmente copio no cartão ou uso o sendmap?

Obrigado

Manuel :D

manuellima

#70 Mensagem por manuellima »

Fabião!!!!!!!!!!!!!!!

Funcionou, voltou tudo ao normal!!!!!!!!!!!!!
Simplesmente copiei a IMG para meu cartão.

Valeu,Valeu mesmo
Vc é um anjo via satelite, hahahahahahah!!!!

No que precisar é só chamar

Sem palavras para agradecer
Manuel Lima :mrgreen:

famorim2000
Contato:

#71 Mensagem por famorim2000 »

Legal Manuel !!!

Sugestão: Faça uma cópia da pasta Garmin em CD por segurança.

Abraços

Fabio Amorim
-> Mio Moov 300

manuellima

#72 Mensagem por manuellima »

Ola Fabio, tudo bem?

Me da uma dica. Tenho um SD de 128mg e gostaria de montar alguns mapas do projeto tracksource (veja bem, é outro cartão, não tem nada a ver com o da Garmin, Ufa!!!) que tem mapas que São da minha região sede do trabalho. Como posso fazer isso em um cartão formatado, que não tem nenhuma informação da garmin?

Obrigado
Abraços
:D
Manuel Lima

Haigh

#73 Mensagem por Haigh »

Coloque o cartão formatado no GPS e transfira os mapas usando o Mapsource.

Tão simples quanto isso.

abração
Robert

Robert Haigh

manuellima

#74 Mensagem por manuellima »

Ok, muito obrigado pela resposta, porem tenho "talvez" um problema.

Eu não tenho o mapsource somente o sendmap.

seria o mesmo processo?

Obrigado

Manuel Lima

Forster

#75 Mensagem por Forster »

Sim.. mas a diferença obviamente é que o mapsource e o sendmap São softwares diferentes. Por favor verifique no manual do grupo o procedimento para upload dos mapas usando o sendmap: http://tracksourcebrasil.wikispaces.com/space.menu

Filohipo

#76 Mensagem por Filohipo »

Olá
Para Manuel Lima:
você pode encontrar o Mapsource gratis aqui:
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =17&t=1752

Depois de instalar o Mapsource pode instalar os mapas do Projecto Tracksource.
E com o Mapsource instalado, as coisas serão um pouco mais simples para alguèm que está começando como você.

Faça buscas no Forum sobre seus problemas - Normalmente já foram respondidas.
Tenha em atenção que o tópico " O melhor GPS " não é o sitio ideal para fazer perguntas sobre o Sendmap.

Tem o Tópico Duvidas frequentes em
http://www.portalgps.com.br/forum/viewforum.php?f=10
E o tópico GPS Geral em:
http://www.portalgps.com.br/forum/viewforum.php?f=14

para expor os seus problemas e tirar suas dúvidas.

manuellima

#77 Mensagem por manuellima »

Ok, muito obrigado a todos e me perdoe por qualquer inconveniente.

Abraços gerais

Manuel Lima :D

TIAGO REDONDO

#78 Mensagem por TIAGO REDONDO »

EU ACABO DE ENCOMENDAR UM GPSMAP 276C + DATA CARD DE 256MB + AMERICAS BLUECHART + CABO DE 12V+CAPA PROTETORA

TUDO FICOU EM $908 DOLARES

FIZ UMA BOA COMPRA? :?

Wallace
Contato:

#79 Mensagem por Wallace »

Eu não compraria o cabo de 12 volts, mas recaregador com falante.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

TIAGO REDONDO

#80 Mensagem por TIAGO REDONDO »

eu achei que eu nao iria usar! para que ele serve aqui no brasil

Wallace
Contato:

#81 Mensagem por Wallace »

Vai ter as mensagens por voz nos mapas com roteamento como os do grupo tracksource.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

TIAGO REDONDO

#82 Mensagem por TIAGO REDONDO »

EU NAO SABIA SOBRE ESSE SISTEMA, EU ACHAVA QUE ELE TIVESSE UM TIPO DE AUTO FALANTE!

EU IREI USAR MAIS NA LANCHA!

Sinistro

#83 Mensagem por Sinistro »

Boa tarde Galera,

Sou novo no ramo de GPS e achei o site mto interessante com bastante conteúdo útil...
já li a respeito do pessoal da Tracksource que faz um trabalho bem bacana em relação a atualização de mapas gratuitamente...
Minha dúvida é a seguinte, estou indo para fora do Brasil agora em janeiro e quero trazer um GPS para mim. Primeiramente qria trazer um GPS que funcionasse junto com o dvd que vou trazer, mas os dvd que possuem função GPS (pioneer, clarion, etc) não possuem mapas para o Brasil. então terei que comprar um separado...
Pelo que li em vários lugares os melhores GPS´s São os Garmin? (pelo menos que possuem mapas rodoviários do Brasil gratuitamente).

Gostaria de saber qual GPS que vocês recomendam (marca/modelo).
O uso seria "normal", para algumas viagens e para rodar em São Paulo, nada para uso a trabalho.

PS: Somente modelos americanos, já que comprarei lá fora.

Agradeço desde já.

Muito Obrigado

Sinistro

#84 Mensagem por Sinistro »

Sinistro escreveu:Boa tarde Galera,

Sou novo no ramo de GPS e achei o site mto interessante com bastante conteúdo útil...
já li a respeito do pessoal da Tracksource que faz um trabalho bem bacana em relação a atualização de mapas gratuitamente...
Minha dúvida é a seguinte, estou indo para fora do Brasil agora em janeiro e quero trazer um GPS para mim. Primeiramente qria trazer um GPS que funcionasse junto com o dvd que vou trazer, mas os dvd que possuem função GPS (pioneer, clarion, etc) não possuem mapas para o Brasil. então terei que comprar um separado...
Pelo que li em vários lugares os melhores GPS´s São os Garmin? (pelo menos que possuem mapas rodoviários do Brasil gratuitamente).

O uso seria "normal", para algumas viagens e para rodar em São Paulo, nada para uso a trabalho.

Agradeço desde já.

Muito Obrigado
Ah uma observação, pra mim só é necessário o GPS em si, nada pra tirar fotos, mostrar fotos, ver video etc etc já que vou comprar um dvd pra carro e nao preciso disso.

Agradeço mais uma vez

Abraços

Filohipo

#85 Mensagem por Filohipo »

Olá

Uma olhada em:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =14&t=2435
sobre o GPS KNA-G510 da Kenwood.

No entanto eu não o recomendaria.

você têm na Garmin a gama Nuvi (só para veiculos) e os 60 cx e Legend/Vista hcx como GPS de uso geral - qualquer garmin aceita os mapas do tracksource.

Procure um GPS com chip SIRF III ou equivalente, de alta sensibilidade. (atenção que alguns NUVI (familia 3xx) ainda não os têm).

Heyder

#86 Mensagem por Heyder »

Agradeço desde já.

Muito Obrigado
Pena que você só quer importados... porque aqui no Brasil, uso um GPS chamado RotaGPS da Robotron (http://www.robotron.com.br). Ele tem um diferencial que São pontos de alerta de pardais, lombadas, curvas perigosas, etc. Para quem circula na malha rodoviáris (péssima, por sinal) aqui do Brasil, é uma mão na roda! você pode inclusive, marcar qualquer ponto para ser avisado depois quando tornar a se aproximar dele. O banco de dados é atualizado quase que semanalmente. você paga uma taxa anual de 130,00 para ter direito a todas as atualizações de (praticamente) todas as cidades do Brasil. Além disso, o GOS é pequeno, portátil, fácil de usar, usa o Destinator v6 e vem com o mais completo mapa do Brasil. Moro no sul do Pará e já o utilizo há algum tempo. Posso dizer que já me salvou de alguns acidentes provavelmente fatais...

De qualquer forma, fica como sugestão.

Dr. Heyder Lino

Sinistro

#87 Mensagem por Sinistro »

Heyder escreveu:

Agradeço desde já.

Muito Obrigado
Pena que você só quer importados... porque aqui no Brasil, uso um GPS chamado RotaGPS da Robotron (http://www.robotron.com.br). Ele tem um diferencial que São pontos de alerta de pardais, lombadas, curvas perigosas, etc. Para quem circula na malha rodoviáris (péssima, por sinal) aqui do Brasil, é uma mão na roda! você pode inclusive, marcar qualquer ponto para ser avisado depois quando tornar a se aproximar dele. O banco de dados é atualizado quase que semanalmente. você paga uma taxa anual de 130,00 para ter direito a todas as atualizações de (praticamente) todas as cidades do Brasil. Além disso, o GOS é pequeno, portátil, fácil de usar, usa o Destinator v6 e vem com o mais completo mapa do Brasil. Moro no sul do Pará e já o utilizo há algum tempo. Posso dizer que já me salvou de alguns acidentes provavelmente fatais...

De qualquer forma, fica como sugestão.
Opa,

Esse pelo jeito ajuda muito o dia a dia! É muito util esse esquema de avisar de pardais etc, realmente um diferencial a ser analisado.
O unico porém, ao meu ver, é o preço, com certeza deve ser 5x mais caro que um GPS comprado lá fora, por isso eu to preferindo trazer um de lá!

Agradeço a ajuda!

Abraços :)

NovoRei

#88 Mensagem por NovoRei »

Olá gente, tambem sou leigo no uso de GPS.

Estive pesquisando e vim parar nesse topico.

Considerando os GPS mais comuns, eu estou com duvidas entre o 276C, 60CSx, Nuvi 200(algum numero). Nao conheco similares de outras marcas.

1- Eu precisaria que ele fosse montavel dentro de um carro e que se auto-carregue atraves de um cabo. O suporte e fontes para carro vem junto com o produto ou tem que pedir separado?

1.1- Antena externa? Plug USB? Software para carregar mapas?

2- Que ele grave uma rota enquanto estou dirigindo ( gps rotavel?)

2.1- Que eu possa carregar mapas de cidades brasileiras capitais/interior e rodovias do interior.

2.2- Eu já andei vendo sobre o TrackSource, os mapas BR da garmin sao bons? Seria uma desvantagem usar o cartao proprio da garmin e nao um SD? Quando voce compra o mapa, vc tem direito a obter futuras versoes dele?

3- Em relacao a preco, um preco justo do 276C seria 1700? 60CSx 1200? Nuvi200 900?

3.1- Além da gpscenter existe alguma outra confiavel? Vale a pena trazer do paraguai ou ebay msm pagando imposto?

4- Quando instalar no carro, qual a melhor disposicao dele?

4.1- Policia enxe o saco msm sendo legal? Se tiver mapa de radares?

4.2- É visado para roubo? Como esconder?

já agradeço de antemão qualquer resposta.

Filohipo

#89 Mensagem por Filohipo »

1 - depende do modelo - Consulte a Garmin em http://www.garmin.com e para cada modelo veja "inside the box"

1.1 --- Antena 276C - Sim (aconselhavel ) 60 cx -não - Nuvi não (mas em todos pode conetar uma )
Plug USB 276c ? 60 Cx - Sim ( e serial) Nuvi Sim
Todos aceitam os mapas da Garmin e do projecto Tracksource.

2 - Nuvi não
2.1 respondida acima
2.2 - Os mapas BR da Garmin voce pode ver no site da Garmin sua cobertura. Os mapas BR da Garmin só funcionam no SD original (60 e NUvi -terao de ser carregados no Cartão do 276C(não sei se legalmente pode)). Pode ser que comprando o mapa actual voce ganhe um desconto para o comprar o proximo - Se informe.

As outras questões outros responderão certamente.

Wallace
Contato:

#90 Mensagem por Wallace »

1 - O 276C vem com um cabo que pode ser usado para fazer a alimentação via acendedor de cigaros ou similar. Também vem com um suporte que pode se usado para fixar no veiculo. Mas pode ser interessante neste caso pedir o alimentador com autofalante.
No 60CSx vai precisar comprar os acessorios.

1.1 - Eu sempre recomendo a antena externa. No caso do 60 CSx não recomendo comprar a antena com o conector MCX, mas sim a antena BNC e o conversor para MCX, pois assim pode usar a antena em outros GPS e o conector MCX é muito fragil.

USB e Serial o 276 e 60 tem.

2.1 - O 276C pode usar os mapas do grupo tracksource.
O 60 Também os mapas da Garmin, que não tem como usar no 276.

4 - Ai depede do carro, em um meu o suporte do 276C esta no teto, no outro sobre o painel.

4.1 - não tem problema.

4.2 - Eu tiro o meu do suporte e algumas vezes deixo no carro mesmo, mas em alguns lugares levo o GPS comigo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#91 Mensagem por Wallace »

Filohipo o 276C tem serial sim
E não tem como usar o mapa que a Garmin vende para o Brasil.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

NovoRei

#92 Mensagem por NovoRei »

Estou em baln camb. No camelodromo tem 60CSx por 1100, 276C por 1600 ( se o cara entendeu oque eu pedi) e uns nuvi 310/350 por 1300.

Pensando pro meu pai, ele trafega em rodovia e cidade, seria mais interessante o 276 ou o nuvi??

Arranjar mapas e o auto-falante nao é um missao impossivel certo?

Pelo oque eu sei o 276 tem tela maior, mas o cartao de memoria pode ser um fator limitante no brasil? É facil de manusear ele, facil de adicionar pontos de alerta ou outros marcadores? Nao quero ver meu pai dando murros ou dedadas no negocio rsrs. O nuvi é touchscreen.

Enfim, o 276 é pratico de usar?

E outra duvida que me surgiu, digamos que eu tenha os mapas A, B, C. Tem como carregar os 3 mesmo que eles se sobreponham?

O gps consegue gravar a rota que eu estou fazendo? E tambem calcular a area caso seja um "circulo"?

Tambem vi agora, pro brasil o nuvi 250 é suficiente, oque muda pras outras versoes é player mp3 e bluetooth pra celular.... achei uma feature do caxeiro viajante, ele te da a menor rota para determinados pontos que vc precisa passar, infelizmente é pra versao 7xx, mais carinha hehe.

Edit:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... f=30&t=754
"
a) não aceitam rotas manuais
b) não suportam tracks
c) não gravam tracklog
e) não fazem "tracback"
f) não São a prova d'água
g) Somente alguns modelos vêm com o Mapsource.
h) A única forma de transferir alertas de proximidade/velocidade para estes modelos é usando o Garmin POILoader, ou gravando arquivos GPX diretamente no cartão de memória.
i) não funcionam diretamente com o GPSTrackMaker (agosto/2006). Ver h.
"

Isso é valido para o nuvi?

PDA+(Destinator ou garminQue)+recepetor gps, é melhor escolha?

Tambem vi em forums gringos tweaks nos recepetores, aumentar o refresh rate e tal. Alguem tem experiencia com isso?

Wallace
Contato:

#93 Mensagem por Wallace »

não entendi porque acha que o cartão dele seria limitante em algo ?
Eu acho facil de usar e principalmente mais flexivel de usar.
Que eu saiba é o modelo que tem mais pontos de alerta.
Eu não acho touchscreen uma maravilha, pode ficar com a tela cheia de "dedos" além deste tipo de tela ser mais facil de danificar.
No mais com botões reais pode usar sem olhar para o aparelho depois de alguma pratica, algo mais seguro quando se esta ao volante.
No 276C pode usar quantos mapas quiser sobrepostos, mesmo porque ele tem um processador muito potente que permite usar os mapas mais pesados sem problemas.
GPS grava Track e não rota.
Mas no 276C pode navegar o Track na volta (track back) ou rota.
Calcula area sim

Eu acho qualquer solução de PDA fragil e normalmente fica muito restrito por bateria

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

NovoRei

#94 Mensagem por NovoRei »

Dexa eu enxer mais um poco o saco de vcs rsrsrs...

Existem opçoes para usar os mapas do google? Baixar o mapa e usar no GPS? Se alguem souber, eles sao roteaveis? ex: http://www.mgmaps.com/

Pesquisei no forum e vi que dá para traçar rotas com base no GE e depois importar a rota pro GPS. Nao tem como importar as ruas do GE (ae fica facil rsrs)??

O 276C tem a opcao de permanecer sobre a rodovia?

Fora do contexto, para criar esses mapas do tracksource, tudo é feito na mao ou usam algum software grafico que reconhece ruas e depois é feito algum retoque?

Wallace
Contato:

#95 Mensagem por Wallace »

Qual seria a vantagem de ativar a opção de permanecer sobre a via?
O resto vou deixar voce pesquisar rs rs

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

NovoRei

#96 Mensagem por NovoRei »

Digamos que voce esteja dentro de uma cidade e o gps com sinal. Pelo oque vi em forums gringos a tendencia é ele fazer zig-zags em baixa velocidade com recepcao afetada.

Com essa trava ele supoe que voce esteja em cima da rua. Os gps automotivos eu sei que fazem isso, já o 60 e 276C nao tenho certeza.

To lendo o manual do 276C, se achar eu aviso.

edit:

Sim, os 2 tem a opcao "lock to road" porem nao consta no manual.

Ele tem uma opcao de mensagem de emergencia, DSC. Alguem sabe se a captania dos portos ou outra entidade usa isso?

Alguem aqui usa DGPS? Funciona bem no brasil? Dá pra confiar no bluechart ou usar somente como referencia?? tracksource nautico somente tem do RJ.

Bem, eu já decidi, vo pegar o 276c pro meu pai e o 60csx pra mim. Tomara que seja um bom investimento rsrs.

Wallace
Contato:

#97 Mensagem por Wallace »

No geral não precisa desta opção.
E sem ela pode gravar os trajetos para ajudar a corrigir ou melhorar os mapas do projeto tracksource.
Desconheço que o uso do DSC ou DGPS em uso normal.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

NovoRei

#98 Mensagem por NovoRei »

Wallace vlw pela ajuda.

Qual modelo de antena externa voce usa?? a 26 com adaptador para o 276C? Ela funciona sem adaptador para o 60CSx? Ou recomenda outra? Ela é feita para ficar em pé ou deitada e onde voce deixa ela dentro do carro?

26 MCX + adaptador BNC correto?

Wallace
Contato:

#99 Mensagem por Wallace »

Eu uso a GA 26 C que tem conector BNC que é o conector do 276C:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=477
Para o 60 CSx eu uso o adaptador MCX para BNC:
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=553
Prefiro as antenas com conector BNC pois este é mais robusto que o MCX.
E mesmo porque não existe um adaptador ao contrario.
Ela é como um mouse.
Uso elas sempre no teto:
http://paginas.terra.com.br/negocios/Sigma/gps2.html
neste caso ela foi aparafusada para evitar roubo rs rs
Na minha picape tenho outra GA 26 C que fica fixa no teto com a base imantada dela mesmo, já que a picape é alta e a antena não fica facilmente visivel, mesmo porque eu não tiro ela.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

NovoRei

#100 Mensagem por NovoRei »

Comprei o dito cujo. Me divertindo agora.

Voce usa qual firmware?? O meu estava com o 4.9, tudo ok. Instalei o 5.1, agora ele tem o habito de ficar dando umas voltinhas quando está parado rsrs.

O meu fica com uns ~7 satelites verdes na sacada do predio e com precisao de ~30 m, nao está meio grande? Realmente dentro do carro se faz necessario a antena, porém nao comprei ainda.

Tb nao comprei o cartao ainda, somente pus waypoint da onde eu moro pelo mapa do tracksource. Ele fica menos que 5 metros distante do ponto +-correto. Se deixar um tempo com o fw 5.1 ele corre pra uns 20 metros hehe.

Aprendendo ainda.

Simmonds
Contato:

#101 Mensagem por Simmonds »

Antes de mais nada me desculpem entrar no meio da conversa e aproveitando a oportunidade um Feliz Ano Novo cheio de realizações Sociais e Profissionais para todos do Portal e seus respectivos familiares.

Agora vamos ao que me trouxe aqui neste tópico.

Recentemente adquiri um GPS USB GT3331R, que uso com o GPS Trackmaker e os mapas do projeto tudo ligado ao Notebook , a principio pensei que com ele eu poderia contribuir para o projeto, pois trabalho basicamente viajando pela Bahia toda, mas lendo os tópico do Portal GPS sobre os diversos temas, cheguei a conclusão que esse GPS era apenas um acessorio e que me mostraria a rota que estou seguindo (apesar de poder marcar waypoints e marcar as trilhas por onde vou) mas não seria informações confiáveis para contribuir no projeto.

Depois desse eu comprei um Blootooth com chip SIRF STAR III e funcionou legal no meu celular (sabe aqueles flip da nokia que cabe na palma da mão ?) com o programa NAVFUN (shareware) que paguei $6,95 e baixei no celular.
até ai tudo por curiosidade foi legal, apesar de ter gasto um dinheirinho bem legal (em torno de R$600,00), mas não estou arrependido, apenas frustrado, pois não é isso que procuro.

então tomei minha decisão final e comprei um Garmin 276c que ainda não pude receber devido ao feriado de fim de ano.
já consegui baixar um Manual dele em espanhol porque não encontrei ainda em portugues.

Venho observando neste tópico que para ele é importantissimo uma antena Externa, mas não posso fixa-la definitivamente, pois mudo de carro a cada viajem, o carro que eu viajo ao chegar vai para revisão ai pego outro.

Sendo assim existiria uma forma de usar esta antena de modo que fosse possível remove-la ? será que o uso de um IMA para fixar no teto afetaria a recepção dela ? eu poderia usala dentro do veiculo ?

Voces que ja utilizam pelo que vi a bastante tempo, tiveram algum pensamento sobre outra forma de usar a antena ?(no GPS, que fique bem entendido)

Meu desejo é contribuir, e para contribuir eu preciso de um aparelho que pelo menos esteja próximo do mínimo necessário e durante minhas leituras no Portal vi que esse 276c seria um inicio bem legal e produtivo, no futuro quem sabe ?

Imagem
Imagem

Fernando Lopes

#102 Mensagem por Fernando Lopes »

A antena já vem com um imã. Pode tirá-la quando quiser e o único inconveniente é o fio que passa pela janela.

-----------------
[]s Fernando

276 C Garmin

Simmonds
Contato:

#103 Mensagem por Simmonds »

Ok, ficarei atento, mas descubro um jeito do fio passar para fora

Grato

Imagem
Imagem

NovoRei

#104 Mensagem por NovoRei »

Nao sei qual o tipo de gps receiver é o seu, porém tem modelos que vem com ímã e é para ser fixados em metal caso contrario nao funcionam direito e outros que vem sem ima e provavelmente perdem sua eficiencia se postos ao lado de um ima.

Dá pra viajar com o 276C sem antena externa* desde que o céu nao esteja eletricamente carregado e nao seja em cidades com predios altos.

A antena externa* no carro seria para ele ter uma visao de 2pi esterradianos, conseguir ver o horizonte e o céu ao msm tempo. Nao sei se ela é mais sensivel que a antena embutida no gps ( o ganho da externa é 25 ou 55).

#Simmonds, gps receiver que eu digo é somente o chip do gps com antena, seja bluetooth ou USB, daqueles que voce pluga no computador.

A antena do 276C nao é externa. Somente é semi-rotativa no eixo de fixaçao. Ele usa chip Sirf 2(nao tenho certeza, a fonte nao parecia ser confiavel).
Editado pela última vez por NovoRei em 31 Dez 2007, 19:07, em um total de 3 vezes.

Simmonds
Contato:

#105 Mensagem por Simmonds »

Estou me referindo ao Garmin 276c que receberei nesta quarta feira. pela região que eu ando muito Oeste Norte e Nordeste da Bahia não fica com o tempo fechado quando chove , chove e pronto , logo em seguida op ceu fica limpo,

Mesmo em Salvador não tem predios muito altos, tem é muita rua estreita.

Mas se a antena vem com ima o resto é facil

Imagem
Imagem

LeonWinner

#106 Mensagem por LeonWinner »

Oie, Pessoal

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo ótimo empenho neste forum e desejar a todos um excelente 2008 com muita paz e sucessos em seus projetos...

Bom sou de Brasília que como quem conhece essa cidade sabe muito o roubo o DETRAN realiza aqui. É a cidade que tem o maior número de pardais (radares de velocidade) no país. Somente para contar entre minha casa e meu trabalho São 15 km de distância e há nada menos que 11 radares na ida mais 14 radares na volta, ou seja, em 30 km de percurso há 25 radares. E o pior é que isso e comum aki!!!! afff...
Eu sei compreendo e concordo com a importancia deste equipamentos aqui pq vivo aqui e sei a diferença do trânsito com e sem um legislação rigorosa.
Mas o que naum deixa em paz é ao fim do ano eu contabilizar minhas despesas e verificar que tive um rombo de quase 1000 lascas com multas bobas por avançar em média 8 km/h (ou até menos) acima da velocidade permitida.

Em fim a questão... há uma empresa (http://www.lincegps.com.br/caracteristicas) que descobri que comercializa um equipamento (gps) com POI's (que São os radares). Este equipamento emite um alarme se vc estiver acima da velocidade permitida e se caso não estive ele simplismente irá piscar seu led's.

1°: Gostaria de saber se há condições de eu fazer este mesmo serviço (alarme de aproximação e de velocidade) utilizando um GPS convencional.
2°: Se há qual modelo de GPS poderia utilizar
3°: Valeria a pena análisando o custo uma vez que o valor do GPS Lince ser 599,00.

Para utilizar um GPS que vá além de um simples alarme de aproximação e velocidade de POI's e passar a utilizar o GPS como navegador com análise de percurso e rotamento em tempo real. O que eu precisaria e quanto me custaria em média

Espero que não tenha sido demais para a boa vontade de vcs...

Desde já agradeço pela atenção de todos!!!

att

Glênio Leonel
Técnico em Telecomunicações

:roll:

NovoRei

#107 Mensagem por NovoRei »

Leon, nao adianta ser amigavel com a gente, use a funcao busca rsrs.

Esse lince nao tem tela???Como saber se ele conseguiu captar os satelites?? GPS tb nao é algo 100% confiavel dentro da cidade. Como saber se ele tem os POIs na rota que voce faz?? Ele vem com algum programa que voce possa ver onde tem POIs e te dar a opcao de adicionar novos POIs?? A que distancia aptar, nivel sonoro etc?

Um gps faz tudo seria o 276C que custa em media $1600+$200 de acessorios. Um gps mais pratico seria o 60Csx que custa 1100+100 de acessorio. Talvez o nuvi tambem sirva.

Te sugiro pesquisar mais o 60Csx ou o 60Cx, nao há erro.

Wallace
Contato:

#108 Mensagem por Wallace »

Com uma pesquisa no forum teria descoberto que a antena GA 26 da Garmin é melhor que a original é Também faz diferença usar fonte externa de energia no GPS.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

LeonWinner

#109 Mensagem por LeonWinner »

NovoRei escreveu:Leon, nao adianta ser amigavel com a gente, use a funcao busca rsrs.

Esse lince nao tem tela???Como saber se ele conseguiu captar os satelites?? GPS tb nao é algo 100% confiavel dentro da cidade. Como saber se ele tem os POIs na rota que voce faz?? Ele vem com algum programa que voce possa ver onde tem POIs e te dar a opcao de adicionar novos POIs?? A que distancia aptar, nivel sonoro etc?

Um gps faz tudo seria o 276C que custa em media $1600+$200 de acessorios. Um gps mais pratico seria o 60Csx que custa 1100+100 de acessorio. Talvez o nuvi tambem sirva.

Te sugiro pesquisar mais o 60Csx ou o 60Cx, nao há erro.

Vamos as respostas!!!

- Esse lince nao tem tela???
# não
- Como saber se ele conseguiu captar os satelites??
# não sei! Provavelmente por meio de led uma vez que não há tela.
- GPS tb nao é algo 100% confiavel dentro da cidade. Como saber se ele tem os POIs na rota que voce faz??
# Ele já vem com os pontos dos radares e lombadas eletronicas cadastrados de Brasilia. Vc pode atualiazar estes POI's mediante um upgrade no site deles (robotron) pagando, claro. Estive com um cliente e ele é usuário deste equipamento realmente não vi falhas no trache em que fizemos (levando me consideração a distancia percorrida fomos até a divisa com Goias e verifiquei que estava cadastrado POI's da BR tbm havia ficado impressionado).
- Ele vem com algum programa que voce possa ver onde tem POIs e te dar a opcao de adicionar novos POIs??
# não tenho certeza se há condições de se verificar onde ha POI's via software. Sei que ele tem uma entrada USB para conecxão com o pc (provavelmente para fazer upgrade de POI's, caso vc baixe as atualizações). Sobre adicionar POI's há sim condições, perguntei ao meu cliente e ele me informou que vc aperta o botão mantenha precionada o aparelho irá bipar e a velocidade em que vc marcou será a velocidade que ele entenderá como a correta. Ou seja se eu passar pelo ponto em outra oportunidade acima da velocidade ele irá ficar bipando intermitentemente.
- A que distancia aptar, nivel sonoro etc?
# Perguntei ao meu cliente sobre isso e ele me informou que o aparelho calcula a velocidade em que vc está e 15 segundos antes a da aproximação do POI ele começa a bipar. Com relação ao nível sonoro não sei te dar informações precisas mas acredito que seja diretamente no aparelho não fazendo conexão no autofalante do carro.

Vc me sugere o 60Cx ou Csx mas baseado em q? Ele poderiam fazer isso e mais um pouco (a navegaçao)? Onde eu encontraria os POI's dos radares ou teria que mapear a cidade?

Falou

NovoRei

#110 Mensagem por NovoRei »

Dei uma olhada rapida no mapa de Brasilia do Tracksource municipal. Ele mostra os radares, mas nao tenho certeza se mostra todos.

o 60Csx permite voce carregar varios POIs(baixa pelo site do tracksource se ele tiver os POIs separados do mapa) pelo Poi loader automaticamente. Voce msm pode adicionar os POIs quando passar pelos radares, ou baixar uma planilha dos radares se a prefeitura tiver e adicionar manualmente no MapSource.

O 276C nao consegue carregar varios POIs pelo Poi loader.

Apesar de toda a evolucao do gps no brasil, nada é facil ainda. Voce vai ter que gastar um tempo.

@Simmonds:

O manual do 276C nao condiz com oque o GPS pode fazer. Bastante coisa desatualizada.
Editado pela última vez por NovoRei em 05 Jan 2008, 14:24, em um total de 1 vez.

Simmonds
Contato:

#111 Mensagem por Simmonds »

Pessoal, ja recebi o 276c, gostei muito, mas o manual como sabem é em Ingles, e de ingles so sei falar e ler "ingles", o manual em Espanhol que encontrei, deixa muito a desejar, não corresponde aos itens do Original.
Entao.... se alguem tiver e me quizer vender uma copia eu agradeço, ja visitei os links postados aqui no forum , e não tem mais para baixar.

Se eu não conseguir um em portugues ou mesmo em espanhol , mas completo, vou ficar so navegando mesmo.

Imagem
Imagem

Eduardo Cervellini

Mapas da America do Sul com Destinator 7

#112 Mensagem por Eduardo Cervellini »

Olá pessoal...

Ganhei de presente um GPS da marca Orange e vem com o software DESTINATOR 7. Vou realizar uma viagem para a América do Sul e gostaria de saber onde adquirir tais mapas e como instalar, já que o aparelho veio com o mapa do Brasil apenas.

Obrigado
Eduardo

Roberto Dangelo

#113 Mensagem por Roberto Dangelo »

Eu utilizo o Robotron e gosto muito. Já o utilizei em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo capital e outras tantas cidades sem qualquer problema. Em São Paulo, onde não consigo distinguir se a marginal do Tietê está indo ou vindo ( :-P), é esse GPS que me conduz por toda a capital. É robusto, já caiu no chão diversas vezes e não quebrou. O LINCE, que o acompnha, não falha nos alertas de radares fixos. Essa minha declaração visa tão somente compartilhar minhas impressões do produto com os demais companheiros, pois sou apenas um usuário e não possuo qualquer vínculo funcional com a Robotron. Abraços gerais.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”