PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

Mensagem
Autor
Coiotte

PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#1 Mensagem por Coiotte »

Companheiros

Nos últimos dias fomos surpreendidos com a proibição do compartilhamento de softwares voltados aos navegadores dos equipamentos genericamente chamados de GPS, causando uma certa polêmica na questão do entendimento legal ora em questão.
Esta proibição tem sua validade pois está amparada em questões legais voltadas a proteção dos direitos dos autores da obra, no caso o software usado no GPS.
No entanto há de se considerado alguns aspectos oriundos desta questão, a saber:

Se por um lado os desenvolvedores dos mapas que com certeza são os mais prejudicados por verem o resultado de seus trabalhos serem compartilhados livremente nos sítios, nome este, que eles se referem aos fóruns, trabalhos que com certeza montam altos investimentos para a sua elaboração.

Por outro lado vem a questão do usuário que ao se dirigir a uma loja de especializada e adquirir um equipamento GPS preenchendo todas as formalidades legais, ou seja, exigindo a Nota Fiscal com os dados do equipamento e o valor correspondente onde também estão inclusos altos tributos, muitas vezes é ludibriado por maus intencionados fornecedores do software que está incluso no GPS adquirido onde o usuário também pagou por isso.

A inteligibilidade disto se torna fácil se comparamos a compra de um GPS à de um automóvel, que quando nos dirigimos a uma revendedora e adquirimos um veículo 0 Km, por certo estamos adquirindo um veículo do ano de 2012, porém ao adquirirmos um GPS novo (zero km) em uma loja especializada por certo o software contido nele normalmente não é datado de 2012 más sim de anos anteriores.

No Brasil existem aproximadamente 5.600 municípios, más os desenvolvedores dos mapas insistem que eles são um pouco mais de 2.000 apenas, sendo que os demais representam um vazio no mapa.

Vou citar o exemplo de um amigo que reside em uma cidade não constante nos mapas como outras tantas, este amigo ao adquirir o seu GPS ficou bastante desapontado em não ver a sua cidade mostrada na tela de seu GPS, sendo ele uma pessoa dotada de uma invejável paciência adquiriu um outro mapa, no caso a última versão atualizada através do distribuidor autorizado acreditando assim que seu problema estava resolvido, não preciso nem comentar que no novo e atualizado mapa a sua cidade continuava um espaço vazio,

No meu entender isto é totalmente ilegal, ou seja, cobrar mais uma vez por um produto que continua a não atender aos seus propósitos, que seja dito isto é uma ilegalidade passível de ser oferecida uma denúncia ao Ministério Público (estelionato), pois os tais desenvolvedores avolumam uma renda considerável ao venderem atualizações em seus mapas quando na verdade elas são apenas possíveis correções.
Que a exemplo da indústria automobilística, que quando encontra alguma deficiência em seus produtos fazem uma convocação aos usuários implicados para que sejam feitas as correções em seus veículos onde com certeza não se incide nenhum ônus,
Da mesma forma se o mapa fornecido originalmente no GPS adquirido apresenta uma série de defeitos, muitas vezes levando o usuário a situações de perigo, no caso, ruas com mão de direção ao contrário, por certo se torna-se uma obrigatoriedade dos desenvolvedores fazerem a substituição dos mesmos de forma gratuita, más infelizmente isto não é feito.
É importante que seja entendido que o infeliz usuário ao adquirir um GPS está se aventurando em um caminho que foi legado ao descaso por parte dos responsáveis, que por obrigatoriedade deveriam fornecer maiores informações sobre o equipamento comercializado, a começar por um manual que muitas vezes é uma tradução muito mal feita do japonês para o inglês, bem como deveria ser constado na embalagem, a data de fabricação e qual a versão do software que está no equipamento.

Diante deste panorama de descaso, cabe ao infeliz usuário recorrer aos fóruns para obter informações sobre o seu novo equipamento adquirido, e ao começar se interar dos fatos descobre que comprou um equipamento cujo software está completamente desatualizado e cheio de erros.

Deixo aqui um alerta às autoridades que por certo entenderão que será necessário promover mudanças na legislação vigente, tanto na questão dos direitos autorais como na questão dos direitos dos usuários.

Coiotte
Editado pela última vez por Coiotte em 01 Ago 2012, 10:24, em um total de 2 vezes.

Coiotte

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#2 Mensagem por Coiotte »

Companheiros,

Ainda dentro do tema PIRATARIA, gostaria de chama a atenção dos companheiros para uma certa curiosidade.

Carreguem qualquer um dos mapas dos principais desenvolvedores em seu GPS’s e procurem pela cidade de VALINHOS por uma rua chamada SUMARE, esta rua eu a conheço desde 1968, portanto ela existe a mais de 44 anos,
Mas voltando à rua SUMARE ela não existe nem no mapa do desenvolvedor "A” bem como no “B”, afinal ela não existe nos mapas deles.

Experimente agora procurarem pela rua BUMIRE na mesma cidade de VALINHOS, surpreendentemente esta rua existe tanto no Mapa do "A” como no “B”, mas o interessante que este nome de rua não existe na cidade de Valinhos, obviamente acredito que por uma questão de uma simples coincidência tanto o digitador do desenvolvedor “A” como “B” digitaram errado o nome de SUMARE por BUMIRE, mas aumentando mais ainda a coincidência o digitador do Google Maps também digitou o nome errado ou seja ele digitou o nome BUMIRE também.

Ora meus amigos, diante de tamanhas coincidências há de se suspeitar que alguém está copiando o mapa de alguém e depois comercializando aos fornecedores de GPS’s.

Coiotte
Editado pela última vez por Coiotte em 01 Ago 2012, 10:17, em um total de 3 vezes.

urbanbr

#3 Mensagem por urbanbr »

concordo contigo plenamente, isso me revolta muito para mim compartilhar não é crime

paulocarvalho
Contato:

#4 Mensagem por paulocarvalho »

Prezados, favor não fazer acusações de pirataria sem provas.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Fredln

#5 Mensagem por Fredln »

A observação do coiotte é muito importante e significativa. Se a cidade foi mapeada por desenvolvedores diferentes, como podem todos digitar o nome da rua erroneamente. Das duas uma, ou foi copia um do outro ou a rua mudou de nome. Isto não é uma acusação e sim uma constatação, ou estou errado?

evluiz

#6 Mensagem por evluiz »

Olá Coiote...olá a todos!!

Realmente eu não acompanho muito de perto todas as notícias inerentes ao mundo GPS, apesar de ser um entusiasta destes aparelhinhos maravilhosos.
Concordo plenamente com o que todos disseram e, bem da verdade, realmente as decisões, pareceres, opiniões, ....enfim, tudo vai se encaminhar para o lado da questão da legalidade.
Ocorre, caros companheiros, como em qualquer produto, tais mapas, que é o cerne deste "embróglio" legal, também vão estar sujeitos aos preceitos de um tal código do consumidor e outras leis que tais.
Bem, não vou citar artigos, parágrafos, nem alíneas, mas sabido é, creio que por todos, que um produto deve ser fornecido pelo menos para atingir o objetivo ao qual se destina.
Ocorre que, hoje, tais mapas, com tamanhos erros(até primários, pois existem ruas...exemplo da Rua Sumaré, em Valinhos, que já existe há vários anos) possuem um vício que pode ser encarado legalmente como um produto "quebrado" e isso poderá acarretar uma infinidade de reclamações para devolução do valor investido, como, acredito, uma outra gama de ações judiciais por venda de produto sem a qualidade requerida.
Imaginem vocês, os compradores de GPS moradores de uma cidade onde a mesma não consta no mapa.....daria uma pendenga judicial interessante, inclusive com existência de dano moral e dolo. (má fé)
Isto posto, acredito que é uma temeridade, pelo menos hoje em dia, com a qualidade que vemos nestes mapas, que estas empresas, realmente queiram apertar o cerco em relação às versões compartilhadas.
Sem mencionar o trabalho de teste que todos os foreiros realizam, apontando falhas e irregularidades para uma melhoria sempre constante destes produtos.
Haja vista a dedicação e abnegação do companheiro Abraão Guto que não mede esforços, nem tempo despendido, para mostrar infinidades de irregularidades constantes em todas as versões de mapas que são lançadas, enviando correções, frequentando reuniões..tudo na tentativa de tornar esses produtos melhores e mais confiáveis. (talvez estas empresas não tem noção de quanto isso custa!!!)
Enfim, tomara que as decisões se encaminhem pelo lado do bom senso, pois todos vão ganhar.
Não sou Advogado...apenas curioso(rsrsrs), mas seria interessante ouvirmos um parecer (mais especializado) de um profissional desses, para
termos uma noção (e eles também), do que pode ocorrer em um futuro bem próximo, se tais decisões se mantiverem.

Um grande abraço a todos!

ET.

#7 Mensagem por ET. »

Coiotte,

A tal coincidência de erros se deve ao fato dos mapas A e B adquirirem o mapa base do mesmo provedor, que é a Digibase. Após receberem a base é que cada um com sua equipe faz o trabalho de correçōes e inclusōes de acordo com seu modelo de negócios. Como exemplo, em Juiz de Fora-MG, veja a rua Bastista de Oliveira (o correto é Batista), nos 03 mapas, NT, TT e Digibase (Destinator) estão com a mesma grafia errada. Quem desenvolve base própria são o AG, ImagemMaps.

ET.
Garmin Nüvi 3560 LMT + CNSA/AG/TRC
Garmin Zumo 350 LM + CNBR/AG/TRC
TomTom GO 630 + mapa 9.20
Aquarius 2 Rodas + 7Ways + Primo 2.4
DM do Projeto Tracksource - Interior de MG

Gilson165

#8 Mensagem por Gilson165 »

A conclusão dessa situação é simples... enquanto a procura por gps era insignificante e existiam muitos bugs, ninguém tomou nenhuma atitude... ficaram apenas acompanhando tudo que faziamos para solucionar. Agora que estamos a frente e nossa união acabou deixando os navegadores rodando redondinho p/ quase todas versões... "dançamos" por sermos " simples mortais" ou seja não temos grandes empresas visando apenas lucro (agora as montadoras tb). Sendo que se precisarmos de suporte tecnico deles, todos sabemos o resultado... e no nosso bolso tb... sem contar que o custo de cada atualização (quando funciona direito)... é melhor nem comentar. Estamos entrando na mesma situação que ocorreu com a Microsoft...

Compartilhar é proibido??

...e enganar o consumidor é permitido?

Não vamos desanimar... "a esperança nunca morre"

Abraão Guto
Contato:

#9 Mensagem por Abraão Guto »

Coiotte, esquece este assunto amigo, não existe isto, é alguém querendo aparecer e fica fazendo denuncias bestas. Os Criadores de Mapas e Sistemas sabem de tudo, qdo a coisa tiver boa, não vai ser assim tão fácil, enquanto isto, pessoas sem o que fazer, fazem denuncias bobas provocando pãnico onde não existe.

Vai usando o Tracksource e o A.G, logo logo ta os mpas,NavtQ & TT, tudo ai, eles ainda não podem vetar o Open Source, ainda!!!

bfds

Obs: Estou dando suporte aos Membros do Fórum GuiaInvest, me encontrem tbém por lá ok :P
Att

Abraão Guto
Contato:

#10 Mensagem por Abraão Guto »

A thurma do iGO não vai barrar nada, nem seus respectivos Mapas, eles precisam de nossas fontes. senão já era.

abraçu

Obs: Estou dando suporte aos Membros do Fórum GuiaInvest, me encontrem tbém por lá ok :P
Att

bsinclair

#11 Mensagem por bsinclair »

Eu não tenho problemas em comprar versões novas do navegador mas acho um verdadeiro absurdo me cobrarem por atualizações dos mapas. Isso devia ser com qualquer outro software. A gente paga uma vez e tem atualização gratis no primeiro ano. Do segundo pra frente, a média (microsoft, adobe, hp, ...) é cobrar 20% do valor de venda por mais um ano de atualizações.

Do jeito que esta, eles acabam incentivando a pirataria. :(

urbanbr

#12 Mensagem por urbanbr »

Boa noite,
Não sei se perceberam mais o novo mapa tele atlas 2012.03 cidade de São Paulo é lenda não ecxiste, nem a pau juvenal la esta São Paulo(Belo Horizonte), e o mapa da naveteq 2011.q4 da uma diferença de 60 mts do lugar onde moro, isso porque moro neste endereço somente a 43 anos ou seja é um endereço novo tavez por isso eles não acertaram ainda, até compraria esses mapas oficiais desde que fossem atuais de verdade e sem esses erros absurdos.

Superleosam

#13 Mensagem por Superleosam »

O engraçado é alguém realmente precisar do GPS e ter que usá-lo com desconfiança. Se já paguei uma vez e pago pela atualização para encontrar os mesmos erros, daí pra frente não pago mais, ÓBVIO. Até quem desconhece a pirataria vai deixar de comprar pra buscar outro mapa, de outra empresa.

Pessoal dos mapas, por favor, façam-me sentir orgulho e não VERGONHA, assim como passei após pagar mais de R$ 400,00 num aparelho e não conseguir encontrar algumas ruas. Se melhorar os mapas eu pago pelas atualizações, afinal, aqui na capital mudam os sentidos das vias várias vezes ao ano, mas não mudam o nome das ruas, ok?

E pro pessoal do fórum, acho que o problema é a falta de concorrência nessa área. Imagino que algum projeto movido a doações poderia montar grupos que mapeariam a própria cidade.
Esses grupos, ao colocarem os nomes certos nas ruas e mapear cidades que estão fora já serviria de lição para quem só tem boas intenções e é protegido por lei blábláblá.

Não tem coisa melhor do que pagar por algo que dá orgulho. Estou aqui lembrando dos jogos originais caríssimos que nunca comprei, porquê não sou burro de pagar aqueles valores indevidos protegidos por lei dos ricos que cagam de medo de ficar pobres. Daí veio a opção de comprar digitalmente, com preços absurdamente menores. Hoje eu compro, orgulhoso, jogos originais.

Coiotte

#14 Mensagem por Coiotte »

Companheiros,

Talvez a sulução mais plausível seria todos nós comprarmos um novo GPS e no dia seguinte voltarmos ao local da compra e solicitarmos a substituição do mesmo sob a alegação que o mapa do mesmo está com defeito, e no caso de não haver um outro com o mapa correto, exigir então a resarcimento da quantia paga, afinal isto apenas é um direito legal do consumidor.

Coiotte

Superleosam

#15 Mensagem por Superleosam »

Ou comprar Garmin, que tem atualização grátis. Olhei lá no Kabum agorinha.
Mais caro R$ 100,00 comparando com o T500, que vai me cobrar pelas atualizações. Acho que uma das atualizações custava R$ 49,90.

Coiotte, acho que não tem lei que protege o consumidor quanto a mapa com nome de rua errado ou faltando cidade.
O lojista não trocaria o aparelho e sim, diria para eu ir atrás do fabricante, que não resolveria o problema.

Mas, vivendo e aprendendo. Tem muita gente que compra Tekpix como primeira câmera... E não consegue devolver.

Fredln

#16 Mensagem por Fredln »

O que acontece é que os desenvolvedores de mapas tem a exata dimenção domercado incipiente de GPS no Brasil e sabem que tem muito a crescer e, com isto, ganhar rios de dinheiro. Talvez não tenham imaginado é que está muito cedo para amarrar a venda de GPS aos atuais mapas que também estão com muitos erros. Quando se compra um GPS o consumidor vai logo para o campo com a finalidade de testar os erros e acertos das localidades onde pretendem chegar. Se constatam erros não procuram o fornecedor do GPS. Procuram os foruns em busca de mapas mais atualizados e muitas vezes não estão tão atualizados como queria mas não reclama com veemência porque aquilo não lhe custou dinheiro. Quando houver mapas totalmente confiáveis será diferente porque o usuário irá procurar os foruns para trocar experiências e vivências com seus GPS's e não se preocupando com os mapas inseridos no aparelho. Enquanto isto considero um contra senso a proibição, que por sinal é prejudicial às próprias empresas porque com a troca de informações aqui, tem mostrado que existem grandes extensões territoriais a serem exploradas e ou consertadas, e os próprios usuários tem levado ao conhecimento destas empresas auxiliando nos acertos, conforme já vimos relatos do nosso companheiro Abrãao Guto. Considero também muito importante esta discussão que de alguma forma vai colaborar para que possam enxergar o melhor caminho.

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#17 Mensagem por Alex Rodrigues »

Se as empresas fossem inteligentes, não só incentivaria fóruns como este como colocaria técnicos especializados para ajudar os seus clientes.. Seria muito mais barato para eles..

DarkChewie

#18 Mensagem por DarkChewie »

nao vao fazer presão porque agora estão vendendo bem para o brasil, e sim o contrario

hoje em dia, um GPS bom, de 7 polegadas, TV 1Seg e tudo mais, custa em media 300 a 600 reais comprando de MARCA
so que simplismente, hoje em dia, com os mesmo 300 a 600, vc compra um smart da Nokia ou com Android, com GPS,INTERNET 3g,WIFI

ai vem a pergunta, e oq um celular tem haver com isso, simples empresas como nokia e google fornecerem Guia por Voz completo+Atualização constantes+trafego em tempo real, de graça
agora, QUAL o diferencial das outras empresas? para cobrarem tanto por atualizações?
Hardware?(ok, isso nao tem nada haver com hardware, mas so para ver como as empresas estao fracas)a maioria dos GPS de marca usam CPUs RISC(alguns poucos ja usam ARM, como alguns garmin) ja meio antiquados, enquanto os celulares mais novos usam CPUs Arm 7, 8 ou 9,
o modulo de recepção dos GPS propiamente dito ja não são tão superiores aos de celulares, muitos celulares ja usam modulos como SiRFstarIII e outros mais modernos
funcionalidades(claro que um Smart hoje em dia tem bem mais funções a preços bem legais)

SOFTWARE
a google recebe as atualizações da DIGIMAP antes de todas, sem contar que ela ainda conta com os dados fornecido por empresas, prefeituras e pessoas comuns, sem contar que ele fornece otimas ferramentas para incluir camadas, objetos, e informações personalizadas em seu propio mapa, procura locais usando imagens e Voz
a nokia perde nesses aspectos, mas é bem simples de baixar os mapas a qualquer momento
oq essas empresas de GPS tem a oferecer que os outros não podem hoje em dia?

Robertoaka

#19 Mensagem por Robertoaka »

Fico estarrecido com isso, até no Japao essa pratica de compartilhar e feita que dira aqui, ainda mais se tratando de coisas que nos auxilia no dia a dia. O problema é que eles querem criar algo que so lhes de lucro, os cds e dvds estão ai ate hoje e muito pouco se fez e se for pelo lado da honestidade e melhor começar la por cima, por que não começar pelo senado? Se for por ai tudo ou seja 90% é pirataria pura, assim sendo por que não compartilhar. Um abraço a todos.

Abraão Guto
Contato:

#20 Mensagem por Abraão Guto »

Pra mim não tem problemas algum, podem me mandar mapas ripados, tanto NavteQ, TT e IMG, não tenho medo, aliás, não comercializo este tipo de produto, senão morreria de fome, o que posso fazer é ajudar eles a melhorarem , ai sim, Se eles me precionarem , provo por A + B que os Mapas de Origem Nacional o Tracksource (Free) e o AutoGuia que nascerão no Brasil dão de 10 a zero neles, acabei de chegr de uma viagem agora a pouco, usei o Autoguia pra ir e o Tracksource pra voltar. foi maravilha. o Tomtom , NavteQ e IMG todos comem bóla, tenho o track pra provar, agora se me acusarem de usar mapas "ripados", peço-lhes um mapa bom,se me provarem que a "base" é boa e presta, terei imenso prazer em compra-los!!!

Só dois Mapas prestam pra mim, o Autoguia & o Tracksource, os demais, podem vir a ficarem excelentes, mas tem que deixar o Open Source aberto pelo menos mais um ano. senão, vão apodrecer.

E quem tiver Mapas, NavteQ IGO & Tomtom iGO podem me mandar no mp , se o mapa tiver melhorado, eu ajudo voces a pagarem por eles,criando um post aqui mesmo. Sobre a defesa da compra dos mapas.....,

Dúvido que vão conseguir me satisfazer, o Autoguia e o Tracksource já estão aprovados.

Boa Semana a Tds

GutO

Att

Abraão Guto
Contato:

#21 Mensagem por Abraão Guto »

um erro básico, posso postar uma Bíblia de erros:

Rua sumaré - VALINHOS, Coordenadas: -22.98271,-46.99347

LocaL:

http://goo.gl/maps/sc1N

No Autoguia ja esta correto, vejam nos demais mapas é cópia do google maps!, rua Bumire, nas verdade, é Rua Sumaré.. Mapa TT, NavteQ & IMG copiaram do Google Maps fzendo exatamente o mesmo erro.

abs

Att

Abraão Guto
Contato:

#22 Mensagem por Abraão Guto »

Vejam e comparem, aliás, a TT que havia começado em junho/2011 sua melhoria na base, ja fez a correção, o IMG ja fez também, a Poderosa NavteQ ainda come bóla no mapa iGO, 2011.Q4 , não analisei no 2012.30 do Garmin, vejam ai, to na maior sonera.., então, reparem que houve sim muitas melhoras no TT e no NavteQ, Mas eles tomaram uma distância muito grande dos demais Mapas de origem Nacional que citei acima, tanto a NavteQ, a TT & a IMG precisam deixar seus mapas abertos. pelo menos mais um ano.

Mas ja disse o que penso, não creio q essas denuncias tenham vindo de Empresas de Mapas.

abs

Att

DarkChewie

#23 Mensagem por DarkChewie »

Coiotte, te mandei um MP, tu ja me ajudou em um outro forum para fazer personalização no sistema de VOZ do primo, e to precisando de uma ajuda

DarkChewie

#24 Mensagem por DarkChewie »

na verdade ja te mandei uma MP e um email pelo botao do forum, mas nao sei se vc recebeu ou se funciona

fredfw

#25 Mensagem por fredfw »

Diante dos fatos, a solução que eu vejo no futuro seria:

-Todos comprarmos GPS Garmin para usar mapas Tracksource, pois o Tracksource é opensource e gratuito, correto?

Outra coisa, não seria interessante o Tracksource fornecer mapas para sistemas IGO? Ou não tem como? Pois esse sistema pelo que noto é bastante utilizado, inclusive em sistemas multimídia de carros.

Abraço,

Abraão Guto
Contato:

#26 Mensagem por Abraão Guto »

Não pode Fred, o Tracksource tem contrato me parece de permanecer Free, sendo assim, jamais poderia ser vendido pro naviextrass e comercializar, seriA mais fácil o Autoguia fornecer mapas pro iGO em fbl, Mas creio eu que eles não querem fazer isto, preferem manter seu mapa apenas no Garmin, é verdade, os Mapas da Garmin, Autoguia e Tracksource , estão muito na frente do NavteQ, Tomtom e IMG, O CN é o mais fraquinho dos Mapas do Sistema Garmin, veja exemplo que citei acima e torno a repeti-lo, veja que o Autoguia ainda supera todos!:

Rua sumaré - VALINHOS, Coordenadas: -22.98271,-46.99347
LocaL:

http://goo.gl/maps/sc1N

CN South America NT 2013.20 esta como Rua Bumire, nos Mapas pro Garmin , somente o AutoGuia esta correto,
nos Mapas iGO, o Super NavteQ também ta errado tbém em ambas as
bases, iGO e Garmin!

abs

att

Att

d2k10

#27 Mensagem por d2k10 »

Amigos,
Também divido com vocês a minha frustração, mesmo pq morei anos fora e aprendi a ter tudo original, não uso softer pirata em meu computador, usei vários anos o Tomtom na Europa e lá a cobertura é quase perfeita.

Aqui comprei um IGO e pra minha frustração descobri o que cada um já descobriu - não é seguro, não tem cobertura confiável, suporte ineficiente e as vezes é apenas um item decorativo no console de meu carro.

Foruns como esse ajudam essas empresas a andarem anos luz, pois basta a equipe delas navegarem no nosso fórum pra terem um feedback seguro, completo e originado de entusiastas e pessoas que fazem tudo de forma generosa, gratuita e idealista - nunca vi, li ou soube de que o Coiotte ou circuitbreak estivessem pedindo $$ ou estimulando isso - muito ao contrario - ja os vi frustrados por causa da santa Ifigênia e 25 de março.

quem ganhava com isso: todos! sim todos inclusive a Industria (pq tinha alvos definidos pra aonde ir) e nós que compramos no mínimo um aparelho standart e o fomos durante dias e noite editando linhas de códigos e mudando coisas inúteis, substituindo elas por coisas úteis!

quem perderá: TODOS

novos caminhos e desafios:
TRACKSOURCE multiplataforma que rode em garmin, igo e etc...

não sei quanto a vocês mas hoje esse mapa é o mais preciso tanto pra cidade quanto pra offRoad - pra mim todos os outros mapas são copias!!

desafio garmin: é feio e antigo!

creio que nosso momento seja esse:
UNIDOS desenvolvermos nosso GPS que ensinem aos outros que o caminho é abrir o leque - nao o inverso!

podem contar comigo pra juntos investirmos num projeto livre e util!

abraços e por favor nao sumam!

mhfernandes

#28 Mensagem por mhfernandes »

O desafio a ser vencido no momento é descobrir uma forma de converter os mapas .img para .fbl , dessa forma quem possui um aparelho com o navegador iGO terá um mapa satisfatório, com menos erros e GRÁTIS para navegar.

Abraão Guto
Contato:

#29 Mensagem por Abraão Guto »

Seria o sonho de qqr usuário da iGO, ontem voltei de viagem, fui pra Riviera e Indaiá Litoral Norte, usei Autoguia pra descer, Tracksource pra subir, foi ótimo ambos os mapas!, observei que 95% dos carros que eu conseguia ver o gps, era tudo Navegador iGO, são poucas as pessoas que usam Garmin, só os mais exigentes mesmo.

Gente, vou dar uma olhada no Super Tracksource e depois posto as melhoras que mandei

abs

Att

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#30 Mensagem por Alex Rodrigues »

Hoje temos mapas do TrackSource rodando no Navitel, que é disponível para várias plataformas, incluindo android e windows ce, ok?

DarkChewie

#31 Mensagem por DarkChewie »

se for usar Navtel melhor logo usar o OSM2MP

Triloko
Contato:

#32 Mensagem por Triloko »

Pirataria é assunto muito complexo e delicado. Não vou entrar no "juridiquês", pois a conversa daria muito pano pra manga, mas apenas analisando o desenvolvimento de software, é um absurdo as empresas não "utilizar" da mão-de-obra qualificada dos foristas no desenvolvimento de seus sistemas.
Sou contra a prática da pirataria seja ela de DVD ou roupa pelo simples fato de que não agregar nenhum valor ao produto final, é uma simples cópia vagabunda visando lucro sem se preocupar com a qualidade, geração de empregos e o pagamento de tributos. Ou seja lucro fácil. Porém, aqui e em outros fóruns não, muito pelo contrário, temos vários talentos que estão agregando valor, qualificando, melhorando um produto que é vendido defasado.
As empresas deveriam ter vergonha de vender algo assim, mas também visam o lucro fácil e nós, consumidores brasileiros, não temos o hábito de reclamar.
Uma pergunta de leigo, com o conhecimento que vários usuários possuem não poderiam criar um sistema/mapas registrado, porém free???

Abraço a todos,
Perdomo

Perdomo - POA/RS
Moto Grupo Clube NX
http://www.portal.clubenx.com.br
Administrador

Abraão Guto
Contato:

#33 Mensagem por Abraão Guto »

As pessoas tem que diferencias Pirataria visando Lucros e Compartilhamento, visando melhoras, na minha Opinião, não existe Pirataria sem que haja ($$$$Lucros!) ou os vendedores de DVD, Filmes piratas gravam, copiam os filmes e dão de graça para o consumidor?, claro que não!, eles vendem!!!, Só existe pirataria quando há o ganho ilicito, sem falar que compartilhar Mapas, não existe a minima hipótese de se concluir uma Pirataria, ah não ser que alguém venda o Mapa, ai sim é Pirataria!, ninguém pirateia um produto sem vende-lo!, não há fato consumado de Pirataria sem o devido comércio ilegal.

Eu duvido que alguma Empresa de Mapa esteja denunciando algo, insisto em deixar bem claro, denuncias imbecís a sites de Gps, parte de pessoas maldosas. se fosse Empresas de Mapas denunciando, os Sites de Gps já estavam pelados de mapas há muito tempo.

Att

Abraão Guto
Contato:

#34 Mensagem por Abraão Guto »

Qto ao NavteQ, ele tem um bom roteamento, mas alinhamento de cidades até o IMG que só lançou dois Mapas ta melhor que o 2013.20 no quesito desenho de logradourose cidades afora, veja pequenos exemplos, no IMG ja ta certo, no NavteQ tudo errado:

1) Itapetinga Bahia, toda errada a cidade: ex: rua mariano campos próximo a pça da bandeira, coordenadas: -15.24763,-40.24538
2) São Carlos, SP: Rua Dr Serafim Vieira em São Carlos, SP, Coordenadas: -22.00974,-47.90138
3) Hortolandia, SP, Rua Ubatuba Coordenadas: -22.86373,-47.17798
4) Arapiraca - Alagoas, Avenida Ventura de Farias, Coordenadas: -9.74338,-36.67429
5) Avenida Dublim,Mairiporã São Paulo, que corta o caminho pra ir pro Pico de Mairiporã depois da rua nigeria. coordenadas:-23.30246,-46.58511

Até as cidades da Bahia estão melhores no IMG se compararmos logradouros e alinhamentos de rodovias com o Mapa NavteQ, O NavteQ supera o IMG no quesito roteamento, mas ja cheguei a pensar que o NavteQ ta mais precário que o Tomtom, se eu tivesse que escolher, voltaria a usar Tomtom.
Se a NavteQ não acordar, vai ficar colocando mais dezenas de cidades tortas em seus mapas.

agora com este frescura de não postar mapas, como vamos saber se a NavteQ acordou???

Att

urbanbr

#35 Mensagem por urbanbr »

Definitivamente compartilhar não é pirataria e ao meu ver logo estara tudo normal, estou pensando até em comprar um t502 só para encher o saco do naviextras com a relação a problema nos mapas e ainda se os mapas originais funcionar nos igos turbinados vou arrumar uma maneira de postar para voces.

Abraão Guto
Contato:

#36 Mensagem por Abraão Guto »

Seria ótimo que o Tracksource rodasse no iGO!!!, & fosse disponibilizado para comercializar no Naviextrass, apenas para custear a sua Obra que é "Free" tanto o Tarcksource como o Autoguia, se fossem disponiveis em formato fbl pro iGO, estas Empresas Estangeiras não teriam mais espaço aqui no Brasil, devido a demora que eles levam para implementar qqr mudança básica nos mapas deles.

Att

fredfw

#37 Mensagem por fredfw »

DarkChewie: Você manja alguma coisa desse Open Street Map? Achei o site deles um pouco confuso... Você já instalou em algum navegador Windows CE que era IGO?

Acho que a equipe do forum poderia elaborar alguns tópicos sobre navegadores e mapas de código aberto. É uma forma de estimular a participação dos usuários na construção de algo produtivo, sem infringir leis ou direitos autorais. Todos ganhariam com isso.
Acho uma pena que o projeto Tracksource hoje seja limitado a uma marca de navegador, pois exclui a maior parte dos usuários que já possuem GPS. Se eu conhecesse o Tracksource antes de comprar um GPS, compraria um Garmin. Mas hoje tenho um Roadstar com IGO, e gostaria de transformá-lo em algo com código aberto, sem ter que descartar um equipamento que ainda funciona perfeitamente e sem apelar para a pirataria, pois nem se eu quiser comprar um mapa novo eu não posso, pois o site deles não permite.

Abraço

Andre Ardady

#38 Mensagem por Andre Ardady »

Sou uma anta no que se refere à direitos autorais e ao que se refere à crimes da internet, mas...

O Torrent não seria a solução para nossos problemas???

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#39 Mensagem por Alex Rodrigues »

Abraão, a gente faz mapa do tracksource para o Navitel, que é um navegador relativamente novo e que tem versão para android, apple, windows ce... Estou testando um tablet com android e vou fazer um review sobre ele em breve.
Se funcionar bem, poderíamos todos migrar para o Navitel e termos mapas gratuitos sempre..
Abs,

Fredln

#40 Mensagem por Fredln »

Tem males que vem para o bem, toda esta situação provocou uma discussão que poderá nos trazer benefícios. Se não agora de imediato, pelo menos mais para a frente. Participar de um forum como este, da alto nível, é muito agradável e quando as pessoas de bem e inteligentes resolvem participar com certeza vamos aprender muito. :D

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#41 Mensagem por Alex Rodrigues »

E eu acho que o resultado deste aperto vai ser bacana. Vamos melhorar ainda mais os mapas do TrackSource para podermos usar no Navel, em substituição ao Igo....
Abs,

Xcast2

#42 Mensagem por Xcast2 »

É de fato um assunto polêmico. Vejo que a grande maioria dos GPSs que as pessoas comprem e vem me mostrar hoje estão com mapas de 2009/2010 :shock: . Parece que os desenvolvedores oficiais se limitam a dar um Ctrl+C Ctrl+V no mapa alheio e colocar seus nomes no soft enquanto os usuários pagam para prestar o serviço de test drive e desenvolver as correções.
O que mais de deixa indignado é que as atualizações pagas não permitem uma prévia verificação antes da compra. Deveriam vir com um tempo para teste para que o usuário pudesse verificar se esse produto atenderia suas necessidades antes de efetuar a compra. Mas, ao contrário, pague primeiro e veja o que levou depois.
Há muitos usuários dedicados neste e em outros fóruns, eu os invejo pelo conhecimento e dedicação, um exemplo para os ditos profissionais que cobram por cada Kb de atualização nos seus mapinhas.

A evolução é natural e inevitável!

mhfernandes

#43 Mensagem por mhfernandes »

Eu ja testei o mapa do Tracksource em um tablet android com navegador Navitel, funcionou perfeito em minha cidade, o unico prob ainda é a limitação de não poder usar o mapa do Brasil inteiro, somente uma quadricula para não dar caruara no navegador, mas acho que isso logo será resolvido e todos poderão usar seus smartfones, o galax por ex., como navegadores em seus veículos.

O problema de navegadores se resume so a os mapas e alertas, o resto não é tão importante!

jasgrafica

#44 Mensagem por jasgrafica »

Concordo com o Xcast2.
Por quê a NaviteQ, Multispectral e outros fabricantes de mapas não disponibilizam versões DEMO, só limitadas pelo prazo, a exemplo de outros softs disponíveis assim
para o test-drive do usuário mostrar se deve ou não ser comprado? Isso seria o mais racional, porque não existe bloqueio que não seja detonado para aqueles que
usam um papagaio no ombro.
E como deixa transparecer o Alex Rodrigues - esta situação que está se formando de caça às bruxas só vai dar força para as alternativas que estão aí - p.ex. Navitel -
que está prometendo ser a bola de interesse da vez. Há males que vêm pra bem - ditado muito verdadeiro.

Parabéns ao Tracksource, cujo objetivo é democrático e free - todos colaboram e todos usufruem.
É muito fácil para os outros, capitalistas por excelência, obterem colaborações pelos test-drives dos usuários num produto oneroso. Isso é o que está mais errado, sob
o meu ponto de vista. Forneçam os DEMOS - aí sim, tudo fica equilibrado, todos ficam satisfeitos, e continuará a haver o lucro deles posteriormente na aquisição de um
produto de melhor qualidade.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

phninke

#45 Mensagem por phninke »

Acho uma pena que o projeto Tracksource hoje seja limitado a uma marca de navegador, pois exclui a maior parte dos usuários que já possuem GPS.

======================

A culpa disso é dos próprios fabricantes de GPS. O Tracksource gera mapa para Garmin pois um Polonês desenvolveu um compilador compatível com Garmin.

E são gerados mapas para Navitel pois existe um programa que gera mapas para o formato NM2 do Navitel.

Aos usuários de IGO, você poderiam pressionar o fabricante dos seus GPS's a disponibilizarem o compilador deles (e manual de instrução) para que a equipe do Tracksource compilasse mapa para Igo também. Tenho quase certeza que o Tracksource compilaria mapas para IGO e os disponibilizaria gratuitamente no site do Projeto. Isso ajudaria até nas vendas de GPS com esse navegador IGO.

O que não funcionará é o "pessoal do IGO" pedir a base de dados do Tracksource para eles compilarem os mapas. Neste caso isso provavelmente não será possível.

PH

Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

jasgrafica

#46 Mensagem por jasgrafica »

Amigo capixaba phninke,

"Falou pouco e disse tudo".
No último parágrafo a impossibilidade é sobre a filosofia/licença do tracksource: gratuidade.
Não podem fornecer dados colaborativos [free] para serem transformados em mapas remunerados [$$$].
A saída é como vc sugeriu: fornecer o compilador - seria uma bela solução para todos.

[]s

Garmin Nuvi 3760

sinhozinhomalta

#47 Mensagem por sinhozinhomalta »

fornecer o compilador - seria uma bela solução para todos, a igo não vai fazer isto. seria tudo de bom , se o autoguia fizesse mapa para o igo seria excelente também.

iGO 8
Nuvi 1490T Multipacote
Boa Esperança -Parnaíba

SPY/DF

#48 Mensagem por SPY/DF »

Engraçado como as "autoridades" se preocupam tanto com a pirataria de softwares, mas nenhuma delas toma alguma atitude para garantir a QUALIDADE dos produtos ofertados!

A cada atualização pouquissimas alterações são feitas e sempre vêm com novos erros!!!

Para falar a verdade os mapas atuais da tomtom, navteq e imagem maps estão ainda são uma bela porcaria!!! Só ajudam um pouco em grandes cidades onde ainda temos que decifrar os erros e chegar onde queremos. Em pequenas cidades são inúteis! E nas rodovias passamos a maior parte do percurso "andando no mato"!

Quanto a outros mapas não posso opinar pois desconheço, mas acredito estarem próximo disto.

Agora estou acompanhando o desenvolvimento do Tracksource para TALVEZ migrar para o garmin.
Pelo menos no que acompanho pelo garmin mobile não está muito animador não! Ainda falta muito!!! Em minha cidade (Formosa-GO - 120.000 habitantes - 80km de Brasília), por exemplo, muitas e muitas ruas simplesmente não existem no tracksource.
Mas sou obrigado a elogiar o tracksource em um aspecto: nas ruas que existem tem muita precisão! Acredito que faltem usuários e colaboradores para acelerar o seu desenvolvimento.

VALEW!!!

DarkChewie

#49 Mensagem por DarkChewie »

o problema do tracksource, é que ele conta apenas com a boa vontade dos usuarios
ele usa como base, registros feitos por usuarios

o OSM, esta anos luz a frente do TS, porque ele usa 3 bases
bases de tracksources
Bases da Google
Bases de usuarios
o grande problema, é o tamanho dos mapas, sao limitados a um quadrante, ta certo que hoje em dia, é facil arrumar um dispositivo que aceite APP que abram OSM e que tenham 64 Gb ou mais de armazenamento(o mapa planet.osm, com todas as estradas,ruas e caminhos "conhecidos" que existem no mundo pesa 50 Gb)

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#50 Mensagem por Alex Rodrigues »

Spy, se tiver como mapear as ruas de Formosa com seu gps, a gente pode formatar e incluir na próxima versão do Tracksource.. Só quem mora na cidade pode ajudar a mapear e corrigir problemas. Como é uma cidade bem pequena, não será tão difícil. Pode ajudar marcando pontos de interesse também, como restaurantes, postos de gasolina, hospitais, delegacias, etc...
Abs,

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#51 Mensagem por Alex Rodrigues »

Para quem tem windows CE ou Android e quer testar os mapas do TrackSource, instalem o Navitel. Todos os meses geramos mapas para esta plataforma também, do TrackSource. Pode ser uma boa alternativa...

Abraão Guto
Contato:

#52 Mensagem por Abraão Guto »

Todos os Mapas estão precários, O Tomtom e o NavteQ inconcebível pra serem comprados, o Autoguia tem centenas de milhões de erros de mão, mas corrige rapido, o Tracksource se voce não mandar "tracks" e não tiver
No Google earth ja era, eles tbém não fazem, exemplo: Avenida Marginal Tiete são duas pistas no Tracksource e qdo aparecem as 03 a avenida Morgan... não aparece com o Nome certo e só tem um pequeno trecho.
Marginal Tiête: coordenadas: -23.52345,-46.60123 no Tracksource só tem duas pistas!
A Cidade de Porto Firme -MG não existe no TRC, e Juiz de fora faltam muitas ruas no Tracksource, Arapiraca tbém.. Os demais mapas também são todos falhos.

Detalhe: Todos Os Paises do Mundo tem sites de Gps com Mapas pra baixr, agora eu pergunto como vai haver Evolução desses mapas sem compartilhamento?

Melhor fechar todos Os sites de Gps então e montar "Salas de Bate-Papo"

Não existe Progresso sem "COMPARTILHAMENTO"

É UMA VERGONHA ISTO!

Existe um ditado que diz, quem quer receber algo tem que dar algo. Tem que dar pra receber!

Se alguém tiver mapas navteq e tt pra igo novos pode upar e mandar pro meu e-mail, aliás, vou ajuda-los nas correções, porque poucos fazem isto, pois se eu fosse
vender mapas pra Gps, estaria morando debaixo da Ponte.

Meus e-mails:
guto@canalcinco.com.br
abraaoguto@canalcinco.com.br

Vejam qtas imbecilidades e isto foram nos mapas dos primeiros meses do ano e até no 2012.30 CN ta zuado ainda!
Nos mapas: Tracksource, Autoguia, IMG, NavteQ & Tomtom, tenho caminhões de erros pra correções, mas confesso que to perdendo o tesão em fze-lo.
http://www.youtube.com/watch?v=zdwgAXJjxlM

Aos Amigos do Portal, devo aparecer muito pouco nos portais /Aliás Portal, Site, Fórum de Gps sem Mapas, pra mim, é sala de bate-papo, com todo respeito aos amigos que criei nesta Jornada / tbém me sinto um verdadeiro Palhaço em ajudar essas "bases" / abs

Fui

Att

Hermito

#53 Mensagem por Hermito »

Ola Abraâo,

eu concordo com voce.
Por que nos outros forums fora do brasil poder baixar e compartilhar os mapas?
Os fabricantes de mapas querer nossa ajuda.

Grato

Hermito

taxidriver
Contato:

#54 Mensagem por taxidriver »

O problema não é nem vc ter que comprar um mapa!!!!!!

O problema é vc pagar por uma atualização completa, ou melhor; (comprar um mapa novo esta é a realidade) que não foi beneficiado com nenhuma atualização em sua cidade, mesmo vc tendo feito os apontamentos!!!!!

É assim que me sinto depois de ter feito tantos apontamentos sem retorno algum em minha cidade :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Verdadeiro palhaço!

Garmin nuvi 1410 (AG-NQ-TRC)
Tom Tom XXL prime IQ_Routes (895_4438)
Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)
Nokia n8 (navegador residente+Google maps)

sinhozinhomalta

#55 Mensagem por sinhozinhomalta »

vamos todos trabalhar no circo vostok de porto alegre sem mapa não tem a minima graça estes sits, vira um porão de skins

iGO 8
Nuvi 1490T Multipacote
Boa Esperança -Parnaíba

xande4548

#56 Mensagem por xande4548 »

não podemos compartilhar nada vai virar "sala de bate papo "os portais agora!!

garmin nuvi 1490t
garmin nuvi 3597 lmt
aquarius 5.0 igo8
milestone 3.0 sigic navigator
tom tom xl335 navcore 9.465 , 900_4602

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#57 Mensagem por Alex Rodrigues »

Pois é, concordo... A polícia federal andou chamando uns e outros para depor pois estavam pirateando mapas e navegadores... Não quero que sobre para mim...

jasgrafica

#58 Mensagem por jasgrafica »

Pessoal,
De certo modo está havendo uma convergência de opiniões. Senão vejamos.
Quem usa iGO está cada vez mais insatisfeito com os mapas disponíveis para esse navegador.
Quem usa Garmin prefere AutoGuia [pelo menos antes desse aperto] e TRC.
A maioria dos usuários usa aparelhos genéricos e sistema iGO.

Ora, a turma do iGO pode utilizar o navegador Navitel no sistema CE ou Android e com isso testar o TRC como a sugestão do Alex Rodrigues.
O TRC é colaborativo, gratuito e preza a qualidade. O Navitel não custa tão caro e só se compra uma vez. E está em franco desenvolvimento o aperfeiçoamento
dos mapas NM2 que são puras versões do TRC.

Então a CONVERGÊNCIA:
Todos os usuários - de uma maneira direta [os Garmin] ou indireta [os iGO com CE/Android + Navitel] esqueceriam os mapas pagos e se concentrariam
somente no TRC. Isso iria alavancar mais ainda a abrangência/qualidade do TRC, pois com certeza TODAS as correções enviadas/comentadas/solicitadas
iriam fazer parte desse mapa diariamente e mensalmente teríamos o mapão TRC cada vez melhor, disponível para ex-iGO, Garmin e Navitel.

Os usuários atuais do iGO talvez pensem contrário por acharem esse navegador melhor: porém considerem o mais interessante >> Navegar com qualidade,
sem desvios, sem mato, atualizado e GRATUITO. Acho que compensa. O ideal está sendo impossível: navegar com iGO em mapas TRC.
O mais próximo disso seria: navegar com Navitel com mapas TRC.

Passo a palavra...

[]s

Garmin Nuvi 3760

taxidriver
Contato:

#59 Mensagem por taxidriver »

jasgrafica

Assista e veja que pra um mapa gratuito; é bom; mas só por ser gratuito!!!!!
Têm mto o q crescer ainda!
Com certeza o pessoal é bem rápido em suas atualizações (Tanto qto AG).
Mas ainda deixa muito a desejar, pois conta com bases de usuários (e nem todos contribuem ésta é a realidade)

Código: Selecionar todos

http://youtu.be/anCWGmf1kng

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

jasgrafica

#60 Mensagem por jasgrafica »

Olá Taxidriver,
Esse teste vem demonstrar que TODOS os mapas precisam de manutenção constante.
Veja no CN - errou nome de via.
No AG - fez uma conversão muito aguda por falta de trecho de via.
TRC utilizou o caminho mais curto, sem considerar a nova mão de via [Av.Rui Barbosa].

São José dos Campos-SP, assim como outras cidades importantes, é dinâmica, tem constantes alterações.
Essa específica de mão da via deve ter sido corrigida na versão TRC 12.08 - aí só conferindo. Se não fosse mão única,
seria o melhor trajeto. E essa cidade, pelo que sei, está sendo revisada em mutirão depois de uma reportagem da mídia.

É o que vc comentou - contribuições de usuários são importantes. Se alguém fizesse esse trajeto na época do vídeo com
o TRC já 'gritaria' que a via agora é mão única... e seria corrigido. Aqui, longe do Sudeste, [Natal-RN], as conversões
proibidas não são consideradas pelo AG e o TRC roda bem melhor. Tudo é relativo a contribuições...

[]s

Garmin Nuvi 3760

Abraão Guto
Contato:

#61 Mensagem por Abraão Guto »

Muito Bom Taxidriver, este video

http://www.youtube.com/watch?v=anCWGmf1kng

Acontece também aqui aos 2:44 minutos, onde em 20 dias o Autoguia me fez este contorno certinho, saindo da barreira grande, fazendo o balão pela rufino riviari e ja contornando a esquerda subindo pela barreira grande sentido luiz pires de minas, mandei pra todas as bases, só o Autoguia fez o balão correto, mandei uma 10x pro TRC e ninguém consegue fazer este balão, é o mesmo caso da MARGINALTIETÊ, SP, esta com duas pista há 3 anos no Tracksource não há jeito de implementarem a Primeira Rodovia, formando assim as 03 vias em ambos os sentidos.

http://www.youtube.com/watch?v=vP4-oRAc4V0

Só fazendo estes rotamentos nas Grandes Cidades pro TRC ficar 100%, fora disto não tem ainda sustância para se dizer ser o melhor, pois mesmo comendo Mato, a Navteq e a Tomtom dão os melhores roteamentos, a Segurança dos Mapas Garmin é Imbatível sem a minima dúvida nisto

abs

Att

Abraão Guto
Contato:

#62 Mensagem por Abraão Guto »

Aliás, o 2012.30 ja efetuou esta correção também do balão referente a rufino rifieri
abs

Att

Abraão Guto
Contato:

#63 Mensagem por Abraão Guto »

eu quis dizer o 2013.20..rss, o Alex tem que colocar "editar" aqui também..rssssssssss, quase sempre estou sem o gps em mãos e confundimos as versões....
bfds

Att

Abraão Guto
Contato:

#64 Mensagem por Abraão Guto »

Retificando: Av. Arraias do Araguaia sentido Barreira Grande, subindo para Avenida Luiz Pires de Minas: corrigido no Novo CN e no A.G desde a versão 3.06

abs

Att

taxidriver
Contato:

#65 Mensagem por taxidriver »

jasgrafica

Concordo com vc em quase tudo, não fosse o fato de que a Rui Barbosa já não houvesse sofrido esta alteração há mais de 11anos, que é o tempo em que resido em São José.
E tbm pelo fato de ser um contribuinte ativo com o TRC,NQ,AG e a Tom Tom.
Por conta disto que digo, troquei meu avatar por viver contribuindo e não termelhorias.
Minha profissão é a mesma do meu nick, vivo nas ruas constantemente e dependo de mapas atualizados, por isso coopero, ou cooperava. Pelo menos não mais com a NQ ou TT.
O q há de bom no TRC e AG, é o respeito com seus clientes e cooperadores!!
Se uma boa parte da população cooperasse, teríamos melhores mapas.
Mas GPS no Brasil ainda é coisa que mta gente não conhece e fica absmada em ver seu funcionamento!!
Os fabricantes na verdade deveriam nos pagar por fazermos testes e apontarmos erros e exigirmos correções!!
Ainda não tive tempo de instalar o 12.08, mas hj mesmo verifico as correções que houveram por aqui!!

abçs

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

jasgrafica

#66 Mensagem por jasgrafica »

Valeu, Taxidriver,
Sua profissão é ideal para relatar divergências dos mapas.
Fiquei surpreso - meio chocado - com seu relato de ter enviado contribuições para o tracksource e não ser atendido.
Tanto o AG como o TRC costumam considerar a alta relevância dessas contribuições. Pediria ao amigo que, quando
houver possibilidade de contribuir com correções [e novos pontos de interesse] fazer isso direto no site tracksource
se for mapa TRC. O AG e CN têm outros caminhos para receber contribuições.
Assim ficará registrado e será cobrado ao desenvolvedor pela administração. Inclusive o sistema usado lá bloqueia ao
DM novas compilações se não fizer as inclusões - estas devem ser analisadas e a ação tomada justificada.

De pouco adianta criticar só aqui no fórum - são poucos os DMs [desenvolvedores municipais] que frequentam.
Plagiando sua frase: se boa parte dos usuários cooperasse, teríamos melhores mapas.

Concordo com sua posição quanto aos demais mapas: pelo menos deveriam publicar versões shareware dos mapas
para serem testados e adquiridos posteriormente. Talvez isso venha a se tornar realidade.

Teste o TRC 12.08 e aponte divergências no site. O objetivo é melhorar sempre.
Obrigado

Abraço.

Garmin Nuvi 3760

taxidriver
Contato:

#67 Mensagem por taxidriver »

jasgrafica

Fico agradecido pelas suas dicas; e esclareço tbm que já procurei por diversas vzs no próprio site do Tracksource o DM da minha cidade, localizando o e-mail do mesmo, vi que seria inviável eu me cadastrar no mesmo!
Então anotei o e-mail do DM e ainda não obtive um retorno!
Da mesma forma faço com a multispectral,navteq e tomtom, onde tbm possuo cadastro e reporto diretamente em seus sites e por e-mail aos responsáveis direto!
E tbm tenho contatos com os responsáveis pelos mapas da empresa Imagem Maps!
Não reclamo em pagar por um mapa, reclamo apontamentos efetuados e não solucionados!
Dentro de nossa própria cidade, ainda conseguimos nos ajeitar, mas; em questões de viajarmos para outras cidades, e termos em mãos um mapa que não está exato, acaba por nos atrapalhar mais, ao invés de resolver nossos problemas!!
E acredito q seja este todo o nosso problema:
5 fabricantes e nenhum chega em um determinado acordo, pois o interesse em adquirir a maior fatia do mercado os fez esquecerem que dependem dos repórteres! :evil: :evil:

Estou transferindo agora a versão 12.08.
Vou fazer os devidos testes, e volto a postar os resultados aqui mesmo neste tópico!!

Abçs jasgrafica
E um feliz dia dos PAIS à todos

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#68 Mensagem por Alex Rodrigues »

Vocês já testaram o Garmin Mobile XT para Windows CE, em substituição ao IGO? Roda perfeitamente os mapas do TrackSource.
Soube que saiu uma versão para android também, mas ainda não testei.
Abs,

taxidriver
Contato:

#69 Mensagem por taxidriver »

Olá Alex

Sim. Já possuí o GMXT instalado em meus aparelhos com windows_CE 5.
O problema é o travamento do navegador, as imagens não fluem normalmente, surgindo nas telas tipo um by frame.
Em simulações para testes de rota, o navegador trava ou reinicia a rota desde o começo!!
Pelo menos foi isto o q aconteceu comigo em aparelhos com Win_CE 5.
Testei tbm num Nokia n95 e no meu atual n8. Não rolou bem no systema symbian belle.

jasgrafica
Em retorno aos testes efetuados no atual 12.08, atualizaram alguns pontos aqui, mas infelizmente os pontos por mim registrados continuam do mesmo jeito; inclusive o ponto demonstrado no vídeo que vc assistiu. :? :?
Mas de qqr forma, MUITO OBRIGADO

att
taxidriver

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

DarkChewie

#70 Mensagem por DarkChewie »

o garmin XT foi descontinuado de tão bugado que era
a versão de android é outra

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#71 Mensagem por Alex Rodrigues »

Essa versão pra android é free? Já testou? funciona bem?

pu2tki
Contato:

#72 Mensagem por pu2tki »

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

Angelone

#73 Mensagem por Angelone »

Alexandre, antes fosse esse o tão esperado Android da Garmin, pois há tempos q ando atras do bicho.. O do seu link, na realidade, é o navegador Navigon, da empresa comprada pela Garmin no ano passado http://www.engadget.com/2011/07/26/garm ... -complete/, agora chamada NAVIGON Garmin Würzburg GmbH. Não testei, mas imagino que, obviamente, possa usar os mapas vetoriais img da Garmin, o que seria ótimo. Entretanto, pelo que li, as avaliaçoes desse navegador nao sao lá muito boas, mas é necessário testar, agora é correr atrás de um pira..., digo, "demo", rss.. O "verdadeiro" navegador para smartphones da Garmin é o Streetpilot, mas o problema é que só tem para iPhone e agora para Windows Phone. O porque deve ser algum acordo de exclusividade, ainda vigente, de fornecimento de Android para a Asus, que produzia o Garminphone.. (ver texto abaixo). Enfim, para smartphone Android melhor buscar outras alternativas, por equanto..

"Schaffhausen, Switzerland and Taipei, Taiwan/October 26, 2010/Business Wire — Garmin Ltd. (NASDAQ: GRMN) and ASUSTeK Computer Inc. (TAIEX: 2357) today announced a strategic decision to alter their current co-branded business model for location-centric mobile handsets. The two companies will not introduce any new co-branded handset models going forward, but will continue to sell and support models that have already been introduced to the market. ASUS will design and manufacture new models of ASUS-branded mobile phones, some of which will include preloaded Garmin navigation and Location Based Service (LBS) applications..."

Abraão Guto
Contato:

#74 Mensagem por Abraão Guto »

Taxidriver observei que sua cidade esta mais perfeita no A.G & no Tomtom estou certo?, qto ao Tracksource, aqui em São Paulo que é um ninho fervoroso pra se trabalhar em correções, vejam que a Avenida Marginal Tietê que é o centro de São Paulo, o TRC ainda não conseguiu mapear com perfeição:
Vejam a base A.G & a base TRC neste Local:
http://dc612.4shared.com/img/WV0Fl-Nj/s ... ete_sp.jpg

http://dc612.4shared.com/img/WV0Fl-Nj/s7/0.988547794052391/marginal_tiete_sp.jpg
Detalhe: Houve uma melhoria gigantesca no TRC aqui na minha Cidade de 2011 para 2012, hoje ja é possível usar o TRC dentro da Capital mais Rica do País e mais congestionada também, um terror esta cidade..rss, o problema é que muitas pessoas colaboram de maneira grotesca e o pessoal do TRC, Os Dms querem os Tracks e nem sempre os colaboradores possuem os Tracks e nem mesmo o Google Earth corrige locais importantes tbém.

Em respeito ao TRC , somente o TRC não tem a Marginal Tiete corrigida ainda de todos os mapas de Gps que existem!, eu mesmo vou entrar naquele ninho de cobras e mandar o track do local citado no link, uma pergunta, os Dms do TRC não usam o GmapTools e não possuem os 03 mapas na base do Garmin?, da pra desenhar sem problemas simulando as rotas com o satélite desligado, pontilhando as coordenadas e fazendo o desenho!. os mapas Navteq e A.G roteiam bem este local!!!, só uma dica e tbém uma segunda opção de ferramenta.

abs

Att

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#75 Mensagem por Alex Rodrigues »

Até uma empresa bacana construir e vender por 10 dólares um bom navegador, customizável e com suporte a vários formatos de mapas. Vão vender muito e ganhar igualmente bem...Imagine se pudesse aceitar formato igo, img garmin, osm, etc...

taxidriver
Contato:

#76 Mensagem por taxidriver »

Abraão Guto.
Veja este viaduto acesso Dutra sentido RJ. -23.19417,-45.86843 (corrigido no 12.08) fechado fazem 4meses.
Mas a Av. Rui Barbosa continua como mão dupla em toda sua extensão.
Este trecho (-23.15782,-45.89944 até -23.17318,-45.89068 onde começa o Viaduto) é via de MU há mto tempo. Nos outros está correto. Pq o TRC ainda não consertou isto??
Esta é uma boa questão!!!
Aqui a briga entre TT e o AG é mto boa, vc chega a ficar em dúvida qual gps usar rsrs.
A Mídia tem divulgado mto a cidade por causa da copa. Então, espero grandes novidades nos próximos mapas. Espero que o TRC esteja dentro desta briga.rsrs.

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

Coiotte

#77 Mensagem por Coiotte »

Companheiro Alex Rodrigues,

Comunga da mesma opinião que você, acredito que isto deva acontecer em um futuro breve,
haja visto que muitas pessoas estão empenhadas em resolver esta questão.

Coiotte

Paulo Canevarolo

#78 Mensagem por Paulo Canevarolo »

muito fácil, a garmin compra o igo e pronto os caras não tem grana? rodar o navegador igo dentro do garmin é a única maneira da garmin se tornar perfeita em todos os áspectos. fora isto o navegador igo sempre será melhor.

mhfernandes

#79 Mensagem por mhfernandes »

Mas o que adianta o navegador ser bom se não tem mapas? É o mesmo que dirigir um carro com motor V8, a noite, más com farois apagados, nao chega a lugar nem um ou no minimo sofre uma acidente...hehehehehehehe! Com o Garmin vc não passa por esse perrenge...! Mas é como pu2tki falou, gosto é igual a ..´, cada um tem o seu!

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#80 Mensagem por Alex Rodrigues »

Seria muito legal se houvesse um navegador onde o próprio deslocamento do usuário mapeasse as ruas, enviando em tempo real o tracklog para um servidor, que formataria tudo e automaticamente devolveria mapas atualizados para todos. Nós do TrackSource começamos com um rascunho neste sentido, funcionou de forma vem simples, mas por falta de verba tivemos que parar. Mas a idéia é boa.. Assim não ficaríamos na mão de empresas para mapear ruas e ter mapas bons. Os usuários participariam do mapeamento sem ter que baixar e nos mandar arquivos muitas vezes confusos..

Abraão Guto
Contato:

#81 Mensagem por Abraão Guto »

Tenho a mais absoluta confiança que o TRC vai melhorar muitoo mais do que ja melhorou. qto ao iGO Sistema de Navegação concorrente da Garmin, todos estão carécas de saber que ele supera a Garmin no quesito "Navegação" ainda não supera nos mapas, mas um exemplo clássico é o novo Tomtom o último mapa feito pela Tomtom pro iGO, veja que as rotas melhoraram 70% no iGO, isto prova ser os mapas e não o Navegador, tbém acredito que os Mapas NavteQ & Tomtom vão melhorar tbém, mas isto ja demora mais tempo. o iGO não é um BMW com motor de Fusquinha, Mas sim um Bmw sem Mapa..rs, pois o motor dele é perfeito, coloca o Tracksource em fbl ou o A.G em fbl pra rodar no iGO pra gente ver!!!, mas isto é impossível ainda!!!, eles não liberam o programa de Compilação nem pro TRC nem pro Autoguia, creio eu. talvez o Autoguia nem queira isto ou então tem contrato exclusivo com a Garmin, isto eu ja não posso afirmar.
abs

Att

Angelone

#82 Mensagem por Angelone »

O que vejo constantemente é o pessoal comparar navegador com gps, gps com mapa, mapa com navegador... uma salada, rss.. O IGO, enquanto navegador somente, em termos de interface e recursos disponíveis via software, é muito bom, interface amigável, com opçao de rotas (capado em muitos modelos Garmin), etc.. Quanto a sua eficiencia, complexidade e precisão de calculos ai já é outra coisa, careceria um teste aprofundado com hardwares semelhantes ou iguais com navegadores diferentes e mapas iguais, para termos um resultado confiável. Como vantagem, em termos de funcionalidade, o IGO oferece todos os recursos que um software de navegaçao pode oferecer e o navegador/sistema da Garmin não, ele poda inumeros recursos (como rotas) para diferenciar modelos em faixas de preços e atingir vários níveis de publico consumidor, coisas tipicas do capitalismo. Por outro lado, o navegador da Garmin é integrado ao sistema operacional e ao hardware, um sistema fechado e bastante confiável, enquanto o IGO tem que lidar com trocentos tipos diferentes de hardware e deve ser por isso que eles vendem o sistema somente para fabricantes, pois tem q adequar seu sistema aos respectivos hardwares pra coisa funcionar direito, apesar que vemos na prática ele funcionar em um monte de aparelhos diferentes. Quando comparamos gps temos que considerar também hardware (qualidade de tela, capacidade de sintonia, projeto e eficiencia, micro componentes, etc..) e pelo q sabemos os Garmins sao muito melhores do que os xing lings baratos q tem por ai, ou seja, a quase totalidade q usa IGO. Claro que a comparaçao justa tem q ser feita com TomToms e hardwares do genero, de preferencia com os mesmos mapas, o que é perfeitamente possivel, já que ambos usam Navteq, que provavelmente devem ser iguais ou muito parecidos. Assim, mapas são o outro elemento chave, se forem ruins de nada adiantará o resto, assim como se forem bons também nao rodará bem com hardware ruim (ex., sintonia de satélites, tela, etc..). Em termos de navegador/sistema, muitos dos amigos participantes do fórum nao conhecem o novo sistema operacional da Garmin que vem com a maioria dos lançamentos 2012 (excessao dos nuvi 30/40/50), que ficou bastante diferente, muito melhor e com mais recursos do que o anterior. A tendencia é esse navegador equipar todos os novos modelos de gps rodoviários daqui pra frente..
Enquanto nao aparecer um navegador freeware, ou barato, que aceite formatos de mapas universais que funcionem hardwares de categoria, vamos quebrando o galho com o que temos a mão. Acredito que a briga dos GPS esta migrando cada vez mais para os smartphones. Testei um dia desses a eficiencia de sintonia e navegaçao em um LG 698, um modelo simples, 1 processador, mas completo com gps, 3g, etc, e fiquei muito satisfeito: a sintonia estava equivalente ao meu Garmin 3790, com mesmo numero de satélitese força do sinal, o que achei incrível. Naveguei com um Igo Primo com ultimo mapa da Navteq e tudo funcionou muito bem, recalculos rápidos de rota, tts ok, uma beleza. Esse modelo de celular ainda é um low end, custa pouco mais de 100 dolares no exterior, imaginem um Samsung Galaxy 3, com processador quadri core, gps com glonass (sintoniza satélites russos), tela 4.8" super amoled plus, etc..., deve deixar a maioria dos GPS no chinelo, além de pesar só 133 gr e ter inumeras outras funçoes. Assim tudo indica que o futuro da navegaçao em rodovias será por esse caminho, e nesse aspecto a Garmin tem perdido terreno para os IGO Primo, já que ainda nao tem versão para a popular plataforma Android. Por isso acho mais lógico que os desenvolvedores alternativos centrem suas forças em navegadores para smartphones, que parece ser o futuro próximo q deve engolir os gps dedicados para uso rodoviários..

jasgrafica

#83 Mensagem por jasgrafica »

Abraão Guto,
Num tópico anterior seu, mencionou uma comparação de bases AG X TRC fornecendo o link da figura .jpg [http://dc612.4shared.com/img/WV0Fl-Nj/s ... ete_sp.jpg].

Lembre que os mapas TRC têm manutenção quase diária. Verifique novamente o local, utilizando o TRC-SP disponível no site que vc verá atualizado.
Aconselho até, se ainda não sabe, utilizar entre os mapões mensais a base disponível no site dos TRC-UF [no caso, TRC-SP], aí vc navega mais atual.
Não foi possível verificar outras críticas por não constar na base de dados alguma via com nome 'Rufino xxxxxxx' - o sobrenome não confere com os que
vc forneceu, verifique a grafia por gentileza. Continue colaborando com suas críticas.

Taxidriver,
Em São José dos Campos, Avenida Rui Barbosa, confirme - já que vc é morador do local - a mão única a partir de qual cruzamento:
* Travessa Rodolfo Ferrianci
* Rua Capitão Elisário
* Rua Presidente Campos Sales
* Rua Francisco José da Costa
* ou outra via fora das acima

Do entroncamento com a Rua Guaianazes ela já era mão única.
As coordenadas que vc indicou não têm muita precisão - e o tracksource necessita ser preciso.
Mas observe que não basta dizer que é MU, tem que percorrer o local, ok?

Agradecemos suas observações.

[]s

Garmin Nuvi 3760

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#84 Mensagem por Alex Rodrigues »

Acho boa a discussão sobre este tema...

Fredln

#85 Mensagem por Fredln »

Companheiro Angelone.
Muito interessante seu posicionamento, mas não creio que os smartphones vão fazer frente aos GPS convencionais.

taxidriver
Contato:

#86 Mensagem por taxidriver »

jasgrafica

Obrigado pela solicitação. Segue foto postada de minha solicitação refeita.

Imagem

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

Coiotte

#87 Mensagem por Coiotte »

Companheiros.

No meu entender os navegadores iGO’s (My Way, Amigo e Primo) são os mais populares não só aqui no Brasil como também em outros países, isto acontece principalmente pelo motivo de serem modulares, o que permite a personalização dos mesmos, então neste caso fica um pouco difícil a migração para outro navegador que não tenha esta praticidade.
Há de se ter a certeza e o entendimento que mais dias ou menos dias alguém vai conseguir fazer a conversão de outro formato para o .fbl.
Ou na pior das hipóteses se conseguir meios para descompilar os já existentes permitindo assim a reedição dos mesmos com as devidas correções, afinal nada é tão secreto que não possa ser descoberto.

Coiotte

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#88 Mensagem por Alex Rodrigues »

Sim... Garmin que é a Garmin já criaram um compilador para IMG há muitos anos, antes de terem GPS roteáveis... Algum dia irão conseguir montar um para igo...

pu2tki
Contato:

#89 Mensagem por pu2tki »

Como disse o Angelone, acredito que a tendência para o uso automotivo no dia a dia é a migração para os smartphones, que estão ficando mais poderosos a cada dia que passa.
GPS dedicado acho que ficarão somente os de uso específico.

evluiz

#90 Mensagem por evluiz »

Olá!!

Eu acredito que vão coexistir vários tipos de gps, de acordo com suas finalidades.
Os smartphones terão sua utilidade quando utilizados para caminhadas, ou trilhas, ou outros locais típicos de trajeto individual.
Também acredito que vai ser os aparelhos dos ciclistas.
Mas os automotivos, acredito que ainda vão crescer muito e a tendência é ficarem mais completos.
Haja vista que as novas centrais multimídias hoje, já vem com conexão 3g, podendo ser utilizado um micromodem para acesso à internet.
Isto prova que teremos, em breve, um tipo de escritório móvel dentro do carro com todo o conforto...e acredito que isso seja uma tendência.
Para onde isso vai crescer? Talvez quando tivermos rodovias (e vias) inteligentes, simplesmente falaremos para o gps o local que desejamos ir e o automóvel, automáticamente nos levará ao nosso destino, com toda a segurança. Tb poderemos ter um sensoreamento que poderá ativar os freios quando nos aproximarmos demais do veículo á frente, ao lado, por cima (rsrsrs) pois o gps será capaz de identificar quem estará à nossa frente, a quantos metros e tomar as providências necessárias....
Enfim, a tecnologia caminha a passos largos....é só uma questão de tempo....e pouquissimo tempo!!

Abs!

mhfernandes

#91 Mensagem por mhfernandes »

A internet 3G ja é d facil acesso dentro de qualquer veículo, pois existe um pequeno aparelho portatil que funciona como modem e roteador, é so inserir um chip de qualquer operadora que ele recebe o sinal das redes (3G) GPRS e retransmite em WI-FI.

http://www.youtube.com/watch?v=CDoj6YT_knw

Abraão Guto
Contato:

#92 Mensagem por Abraão Guto »

Não existe Navegador melhor que o iGO!, isto é fato, Global, Mundial e Territórial, o que deixa o iGO sem crédito é usa-lo num Gps - Xingling que a recepcção de satélites é péssima!, isto não acontece num Gps Apontador por exemplo que tem ótima recepcção de satélites!
Espero que um dia o TRC rode no iGO!!!

Jasgrafica, dei as dicas da correção deste apontamento! - Meu Intuito é ajudar e não confundir, existem muitos Dms do Tracksource que me odeiam e tem outros que trocam e-mails comigo quase todos os dias elogiando meus apontamentos!, no Site da Tomtom eu entrava la constantemente para críticar ferozmente os mapas deles, e não é por este motivo que eles me detestavam, até me colocaram como Membro Especial e me convidaram pra conhecer a Empresa Tomtom, a hora, o dia e o momento que eu quiser!, as bases não podem ter ciúmes uma das outras se há criticas ou elogios, todas são falhas, inclusive o Tracksource também, ninguém pode falar de ninguém , conheço os defeitos de todas as "bases" e são caminhões de defeitos, falo e provo!

vejam:
Mapas Garmin na Marginal Tiête , Agosto de 2012

http://www.youtube.com/watch?v=XXYXYvDFSrU

abs 8)

Att

xande4548

#93 Mensagem por xande4548 »

abraao cidades de médio porte e grande porte esqueça ainda não da pra usar o trc, só faço uso dele nas estradas e cidades mais afastadas ai sim ele domina !!

garmin nuvi 1490t
garmin nuvi 3597 lmt
aquarius 5.0 igo8

taxidriver
Contato:

#94 Mensagem por taxidriver »

xande4548
tá faltando algo aí ou é impressão minha????
Se reportar por coordenadas ou endereço não é suficiente à grosso modo, então como q as pessoas q não possuem um garmin podem fazer pra cooperar com o Tracksource.
Algumas pessoas q não possuem um garmin mas já viram funcionando podem querer se informar melhor e tentar cooperar.
Como uma pessoa comum vai reportar e apontar erros senão através de coordenadas e endereços????
Nem todos sabem fazer tracklogs

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

xande4548

#95 Mensagem por xande4548 »

é o modo mais correto é gravar em arquivo gpx " o tracklog" ai não da erro o report fica show e mais facil de reportar, fica tudo mastigadinho!!

garmin nuvi 1490t
garmin nuvi 3597 lmt
aquarius 5.0 igo8

Abraão Guto
Contato:

#96 Mensagem por Abraão Guto »

Jasgrafica, voce comentou: Não foi possível verificar outras críticas por não constar na base de dados alguma via com nome 'Rufino xxxxxxx' - o sobrenome não confere com os que vc forneceu, verifique a grafia por gentileza

Ta ai o erro:::

O erro ja mandei pro TRC e deve estar pendente ai há ums 11 meses, veja o link abaixo

é trafegando na Arraias do Araguaia sentido Luiz Pires de Minas, voce entra a direita, esquerda e esquerda ja subindo pela
Barreira Grande, somente o NT e o A.G fizeram este contorno

o Link tem o gpx e o gtm veja,passa contornando pela Rufino Fernandes Inivarri :

http://www.canalcinco.com.br/arraias_conversao.zip

att

Att

taxidriver
Contato:

#97 Mensagem por taxidriver »

Pois é xande.
Eu sei fazer um gpx; vc sabe gravar em gpx; milhares de outros contribuintes sabem tbm.
Mas e os q não sabem???
Se enviamos coordenadas para TT, NQ, AG eles aceitam verificam e corrigem.
O TRC tbm deveria aceitar a partir do momento q possui DM's em quase toda a extensão do país. À partir do momento que um DM recebe uma determinada cooperação, poderia simplesmente se comunicar (via e.mail mesmo) com o cooperador e explicar ou questionar esta pessoa quais foram os procedimentos usados para q fosse comprovada a solicitação. (Isto quase não ocorre). Eu tenho garmin, mas e quem não têm???
Só o fato de eu não possuir um garmin; não pode significar q eu não possa contribuir com coordenadas.
Quero ajudar o Tracksource a melhorar, senão aos 100%; então que cheguemos próximo à isto.
Quer dizer então, se sou subtraído de meu aparelho, vou ter que parar de auxiliar até comprar outro???
Ta errado não acha??

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

pu2tki
Contato:

#98 Mensagem por pu2tki »

Os iGo também gravam tracklogs, até onde sei.

Abraão Guto
Contato:

#99 Mensagem por Abraão Guto »

Acleide, no iGO da pra gravar Tracklogs e ainda por cima "Rotas em Off", pelo menos no iGO 8.3....79 / Vc nem precisa simular de uma mapa pra outro, ele ja acusa ql mapa tem o defeito!, Por exemplo, ql sistema de Navegação tem a opção de voce visualizar trks, converter gpx e, trks e trks e, gpx pra ver os defeitos?., ql sistema grava rota em Off e ainda faz a simulação de mapa pra mapa?, eu faço tudo isto no iGO que uso,, qqr hora vou posta um video de como gravar rotas em Off testando a presição dos Mapas, sem dizer que o próximo NavteQ que sair, virá pro iGO e bem mais perfeito que o CN 2030.20, Vamos torcer Amigão que os Mapas Tomtom e NavteQ detonem, ai sim poderemos usar o iGO, Ja to sabendo de fontes seguras que o NvteQ alinhou duas cidades Gigantes e fez campo nelas todinha. vamos aguradar, não esta dificil dos mpas pro iGO melhorarem muito tbém

att

Att

Abraão Guto
Contato:

#100 Mensagem por Abraão Guto »

Por isto que gosto deste cara.. :lol: :lol: :lol: isto que eu fico P c o Tracksource, voce manda a coordenada, eles pedem o track,,rs,
mas eles são Eficientes, só tem alguns Dms Cabulosos, mas tds que tão nessa praia são cabulosos, vejam qtos Palhaços neste Portal.. o Circo Vostok perde feio... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

AbraçU Taxidriver, a tds tbém...,

Att

jasgrafica

#101 Mensagem por jasgrafica »

Abraão Guto,
Tô aqui de novo...
Agora descobri o quipropró daquele post anterior [Rua Rufino xxxxxx]. Esse xxxxxx é Fernandes INIVARRI, não encontrei porque vc tinha mencionado
Rufino RIVIARI e Rufino RIFIERI ao invés do INIVARRI, não tinha nem o FERNANDES pra ajudar.
Mas vamos lá:
Aquele balão dessa rua Rufino Fernandes Inivarri é utilizado pelo mapa tracksource em 2 situações: quando se vem pela Arraias do Araguaia sentido Norte e
quer converter à esquerda na Barreira Grande; ou vindo pela Arraias do Araguaia sentido Sul e quer converter à direita na Barreira Grande.

O trajeto comentado por vc, vindo pela Arraias do Araguaia sentido Sul e converter à esquerda na Barreira Grande, realmente não utiliza o balão da
Rufino Fernandes Inivarri, o cálculo prefere cruzar a Barreira Grande e pegar o retorno mais à frente e no sentido Sul da Arraias do Araguaia [já voltando]
converte à direita na Barreira Grande sentido Luiz Pires de Minas.
Isso ocorre porque o cálculo se baseia na importância das vias - para o sistema é preferível continuar numa via mais importante tendo um retorno nela
mais à frente do que fazer o balão da Rufino..., pois a 'importância' [velocidade] deste balão é inferior à via principal [Arraias do Araguaia].
Veja que mesmo fazendo o retorno mais à frente, o usuário não deixa de ir ao local correto.

Quanto aos aspectos de DMs te amarem ou odiarem, isso é irrelevante. No fundo vc presta um bom serviço fazendo essas críticas, que são necessárias
e importantes. Continue, por favor, a fazê-las. :D
E disputas entre produtores de mapas podem até ser uma coisa boa: a concorrência é benéfica para os usuários, mas o tracksource não precisa 'concorrer',
por ser um projeto de cunho colaborativo e gratuito.

[]s

Garmin Nuvi 3760

Abraão Guto
Contato:

#102 Mensagem por Abraão Guto »

Jasgrafica, eu vi, o Tracksource faz correto este caminho pela arraias do araguaia!, ele atravessa a barreira grande e entra na esquerda, depois ja subindo por ela na direita, eu vi isto, o contorno que sugeri era realmente pra saber como voces iriam fzer este cálculo, pois o NT & o AG fizeram!, este caminho que o Trc faz, é correto também, mas como as pessoas vem em alta velocidade, ao atravesar pela barreira grande e entrado na esquerda a frente logo em seguida pegando a direita subindo pela barreira é correto tbém, mas o balão antes, seria mais prático.

Te mandei uma materia no mp

Abraçaummm

Att

DarkChewie

#103 Mensagem por DarkChewie »

nunca vai existir um compilador IGO para garmim

os arquivos fbl e outros são arquivos proprietarios, se a garmim fizer isso, levaria um baita processo
taxidriver
sobre o hardware, discordo, na verdade, o hardware do apontador é bem xingling(Não que seja ruim), eu mesmo, comprei um GPS xingling no DX e ja to esperando o segundo
mas a igo pouco tem haver com hardware, porque a IGO so faz o software, é como querer culpar a microsoft porque aqui no brasil as titicas dos pc da positivo vem com windows

a questão é, o IGO é bom? não, é OTIMO
mas se vc refaz essa pergunta com "O Igo é bom com mapas do Brasil" NÃO

rodrigowerneck

#104 Mensagem por rodrigowerneck »

Caro usuario taxidriver. Sou o novo DM do TrackSource no municipio de São José dos Campos. Fui informado que você esta insatisfeito, pois as suas colaborações não vem sendo atendidas. Gostaria de deixar meu e-mailara que você possa me enviar estas colaborações, para que seus problemas acabem. O Mapa de São José estava meio largado quando peguei e ainda tem varios problemas. Sempre que recebo colaborações as coloco no ar o mais rápido possivel. Espero que eu consiga acabar com seus problemas e que você possa me ajudar neste desenvolvimento. Afinal ninguem mais que um Taxista para fazer isso. Se preferir poste a colaboração no tracksouce. Ou melhor, me envia seu tel que conversamos como seria melhor você colaborar. Se quiser até te explico como fazer um GPX. Vai ver que não é dificil

abraços

Rodrigo Werneck
rodrigowerneck@uol.com.br

taxidriver
Contato:

#105 Mensagem por taxidriver »

Olá RodrigoWerneck.
Mto boa tarde. Vc não faz a mínima idéia do prazer q tenho em conseguir pela 1ª vez me comunicar com vc!!
Sou integrante tbm do tracksourse e tenho acompanhado os e-mails que têm circulado!
Já possuo o seu e-mail cadastrado em minhas contas, e por incrível que possa parecer até hj não recebi um retorno seu. (tvz spam; não sei dizer).
Uma idéia do que ocorre.
-Ontem mesmo lhe enviei um e-mail o qual tbm fôra direcionado à jasgrafica e phninke.
Vi sua comunicação tbm com um outro user q se dispôs a auxiliá-lo e a comunicação de jasgrafica lhe reportando que agora vc possui dois auxiliares.
(jasgrafica e phninke- gde abraço nos dois e mto obrigado pela força)
O fato foi como disse aos dois. Não obtive qqr retorno seu via e-mail e gravar rotas e gpx e fazer os videos sei bem como executá-los pois, conheço a função oculta na série nuvi.
Hj mesmo fiz mais um comparativo entre TomTom 890_4268 e Tracksource 12.08.
No momento estou na rua trabalhando mas, assim q chegar em casa, tenho intenção de postá-lo e vc poderá assistir os absurdos que ocorrem no mapa!!
Olha não interprete mal; considero toda crítica construtiva; a partir do momento que tragamos junto à estas críticas; possíveis soluções ok!
Tenho observado que as atuais modificações na cidade; têm sido implementadas mas; e quanto às velhas vias??
Na filmagem que fiz hj, vc poderá comprovar a ausência da unidade de pronto atendimento (UPA) no Bairro A.da Ponte antiquíssimo
O mapa ainda considera a passarela da Vl do Pena que dá acesso ao A.Ponte como uma Rua ou ponte que cruza o Paraíba. Absurdo só se passa à pé ou de moto por ali.
Existe inclusive um ponto de ônibus no local.
Vi que vc implementou e consertou a via de mão da Av. Rui Barbosa(11anos de MU); mas a Rua Carlos Belmiro dos Santos. Tbm MU. Leva ao hosp. PIO XII começa na Rua José do Patrocínio e vai até a praça Ribeiro Godoy.
Nossa se eu for enumerar tudo aki, o post ficará interpretável.
Resumindo. Pode acessar meu cadastro aki no fórum e me enviar e-mail, pois tudo o que mais desejo é poder dizer à clientes meu que podem utilizar aparelhos da garmin com mapas TRC.
Tudo o que quero é ver uma .org e poder dizer que somos melhores que os GRINGOS.
Pois o TRC de uma certa forma é NOSSO.
Contatos comigo.
(niyelsen@yahoo.com.br) ou (niylsen@hotmail.com) ou ainda (niyelsen@gmail.com)
abçs e espero que possamos fazer uma boa parceria e levantar rapidamente o TRC aqui em São José.
Bom fim de semana.

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

jasgrafica

#106 Mensagem por jasgrafica »

Taxidriver,
Interessante como as coisas se resolvem mesmo num tópico totalmente fora de propósito :D
[Esta sua última mensagem deveria ir direto pro e-mail do Rodrigo].

Agora a coisa vai ! SJCampos está bem assessorada, e como!

De minha parte estou bem satisfeito, se tiver ajudado alguma coisa.
Agora vamos nos voltar ao tema do tópico, rssss

Abração.
[Ps: esta noite sonhei que o CN e AG estavam disponíveis para testes - shareware 30 dias!!! :lol: ]

Garmin Nuvi 3760

taxidriver
Contato:

#107 Mensagem por taxidriver »

jasgrafica

Interessante seu ponto de vista!! :)
Aos poucos tentamos chegar lá, não é mesmo??
Afinal de contas é através dos erros que chegamos aos acertos!!

Qto aos mapas tornarem-se shareware eu duvido um pouco, pois o AG é precinho acessível. :mrgreen: :mrgreen:

abraços e bom fim de semana
att

taxidriver

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

taxidriver
Contato:

#108 Mensagem por taxidriver »

rodrigowerneck

Por Favor, assista este vídeo que tentei lhe enviar o link via e-mail.

[spoiler]

http://youtu.be/n48h8IEPakc
[/spoiler]

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

rodrigowerneck

#109 Mensagem por rodrigowerneck »

Prezado Amigo

Estou liberando os seus e-mails em meu Anti-spam. Acho que agora podemos nos comunicar. Mande para mim seu nome e telefone que amanhã te ligo. Não sei se enviou para o e-mail errado as contribuições ou realmente o que aconteceu. O fato é que todas as contribuições postada no grupo, como a da Rua Rui Barbosa, altero assim que pego. Mas não tem problema. Agora acho que tudo vai ficar mais fácil. Só peço que tenha calma para que possamos fazer todas alterações

abraços

Rodrigo Werneck César
DM Projeto Tracksource – Garmin Nüvi 1300
Sâo José dos Campos / Guararema / Três Rios
12 9735-4486

www.tracksource.org.br

taxidriver
Contato:

#110 Mensagem por taxidriver »

rodrigowernwck

e-mail recebido e retornado!!

att
taxidriver

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

DarkChewie

#111 Mensagem por DarkChewie »

onde eu posso baixar o tracksource para navi?

taxidriver
Contato:

#112 Mensagem por taxidriver »

Tente na própria página do Tracksource.

Tracksource.org

Apontador T502
(iGO8-AMIGO-PRIMO)

DarkChewie

#113 Mensagem por DarkChewie »

testei aqui, os mapas do grupo, o mapa esta bem mais atualizado em alguns pontos, e mega desatualizado em outros
não sei se é o mapa ou o navitel, mas as vezes aparece um bugs, que a rua fica mega larga no começo e no final ta do tamanho normal

mas infelizmente, o roteamento do IGO da de 10 a zero no navitel
principalmente no TTC, ele tem uns trekos bizaro, ele fala tipo
"virar direita, Segundo" so que so tem 1 rua, e as vezes parece que as instruções ou tão adiantadas ou atrazadas =/

alexandrejcbv01

#114 Mensagem por alexandrejcbv01 »

Não tem como pagar por esse mapas pq em muitas cidades não funcionam corretamente totalmente errados se for assim vão ter que dar garantia nesses mapas se não funcionar em tal cidade vão ter que devolver o dinheiro pra todos que pagarem pela atualização legalmente. :!:

chmj

#115 Mensagem por chmj »

No Soft GPS da Nokia tem uma opçao que habilitamos que fica mandando nossos tracks (acredito que seja isso que o soft envie) para o servidor para ajudar na melhoria dos mapas. Constantemente o Smartphone acessa a rede de dados para enviar essas melhorias. É ruim para quem nao tem um pacote de dados ilimitado no cel como eu. Acabo desabilitando essa opçao em viagens mais longas. Ainda tem uma interface dentro do proprio soft para relatar erros no mapa. E é tudo free.

Angelone

#116 Mensagem por Angelone »

Pois é, essa é uma grande vantagem da Nokia: uso de mapas off line, de boa qualidade e de graça. A Nokia dá esse "presente" aos usuários do seu sistema operacional (Symbiam), porque é dona da Navteq e tenta com esses recursos manter-se competitiva. Mas o Symbiam foi descartado, é defasado. Resta saber se essa funcionalidade vai estar presente nos novos aparelhos com windows phone 8 que estao sendo lançados.. Por sinal, seria bem interessante investigar qual é o formato dos mapas Navteq da Nokia. Será que eles tem uma compilaçao especifica?

trvrhldr

#117 Mensagem por trvrhldr »

chmj, angelone,

Outra razão para desativar esta função no soft GPS da Nokia é a privacidade, eu particularmente não gostaria de enviar os tracks de TODOS os locais onde passei.

Pode ser um nível de paranoia alto, mas é bom pelo considerar a questão.

Eu como DM do TRC, sempre digo isso ao colaboradores, primeiro "tratar" o tracklog e depois enviá-lo.

Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Tracksource - DE Pernambuco
Nuvi 1490T

professormicao

#118 Mensagem por professormicao »

tb concordo Guto !! o Track é muito confiável...Gostaria que minha cidade estivesse presente no track de setembro ( santa rosa de viterbo -sp) abs

phninke

#119 Mensagem por phninke »

Professor,

Infelizmente não foi desta vez que Santa Rosa de Viterbo entrou no Tracksource.
O mapa está parado e disponível para novo desenvolvedor.

MAS.. se você tiver disposição para colaborar, eu posso pegar o mapa e em 1 ou 2 meses a cidade estará 100% no Tracksource.

As fotos do Google Earth são relativamente recentes (2010) então dá para desenhar por ela.
Pelo Google Maps é possível obter os nomes da maioria das ruas (considerando que o nome lá esteja certo).

Precisarei somente que, após o mapa estar desenhado, que você o avalie no Trackmaker, me informe quais ruas (ou trechos de ruas) são mão única, indicar as manobras proibidas a esquerda (geralmente em cruzamentos semaforizados) e anotar os principais POIs da cidade... e obviamente..testar o mapa depois..rs

Topa colaborar??

Se sim é só me contactar diretamente pelo meu e.mail: phninke@gmail.com

Se você conhece bem a cidade, dá para fazer tudo isso (anotar POIs e indicar sentido de ruas e restrições de manobra) só olhando as fotos do Google Earth.

Abraços,
PH

Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

phninke

#120 Mensagem por phninke »

Versão 1.0 do mapa de Santa Rosa de Viterbo enviada para compilação hoje.

Só preciso agora das informações de trânsito dentro da cidade e de POIs...

Mapa ainda no TRU-SP.

PH

Paulo Henrique

phninke

#121 Mensagem por phninke »

Santa Rosa de Viterbo já no TRC-Brasil.
Entretanto ainda não recebi as informações de trânsito da cidade...

PH

Paulo Henrique

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”