Usando Traffic em São Paulo

Mensagem
Autor
JROZSAS

Usando Traffic em São Paulo

#1 Mensagem por JROZSAS »

Vou contar a experiencia que tive indo de Praia Grande-SP para o bairro do Morumbi em SP - com o Nuvi 2415LT
Primeiro, no carro, liguei o cabo de alimentação no acendedor de cigarro porque o cabo é o receptor de sinais de transito.
Marquei o endereço em São Paulo e o gps fez os calculos.
As configurações foram:
Detalhes do mapa: Normal
Tema do mapa: Traffic_Angelone
Camadas do mapa: Lugares ao longo da estrada e Congestionamento
Zoom automático : Habilitado
Mapa: CN South America NT 2013.40 Brazil
Modo de calculo: Menor distancia
Evitar: Retornos / Congestionamento/pista transp. solidario/Rods não Pavimentadas
Desvios avançados: Habilitado
Muito bem, lá fui eu pra Sampa. Ao chegar no final da Imigrantes, o GPS captou o sinal de Traffic.
Fui subir a ponte Aliomar Baleeiro pra pegar a Av Bandeirantes e nesse momento o GPS modificou a côr do ícone de transito que estava verde (ícone no lado direito da tela com dois automóveis) para a côr vermelha e colocou uma mensagem de acidente de transito na ponte Jabaquara e também apresentou o cálculo de atraso na viagem de 45 minutos. Em seguida, do lado esquerdo da tela apareceu outro botão, onde voce escolhe se quer que o GPS recalcule a rota para escapar do transito. Cliquei sim.
Bom, o GPS me fez voltar pelo retorno na ponte, pegar novamente a Imigrantes sentido Baixada , mas saindo logo na primeira saída. Fui por ruas que jamais imaginei que existissem e de repente, estou na Rubem Berta. Passei pelo monumento do Ibirapuera, Marginal Pinheiros ( e me perdi ai - mas já explico porque) e depois passei para o outro lado da Marginal, chegando no Morumbi.
Minhas impressões são:
O GPs recalculou bem a rota e não peguei nenhum transito. Jamais teria conseguido fazer o trajeto sozinho.
Me perdi na saida da marginal e fiquei confuso na Rubem Berta devido ao Tema instalado (Traffic_Angelone). Não recomendo pois suas linhas grossas se sobrepoem as ruas ao lado.
O recurso de colocar a imagem da rua dividindo a tela nas saidas é muito útil.
Ganhei 15 minutos com o uso do Traffic.
Na volta, troquei o tema para Navigon, de linhas mais finas, menos colorido que a maioria e menos confuso.

Bom pessoal, essa foi minha experiencia de primeira viagem. :P

Jrozsas
Garmin Nuvi 2415LT
...porque usar mapa em papel me da alergia
:lol:

Batedor

Re: Usando Traffic em São Paulo

#2 Mensagem por Batedor »

Tchê, legal que o GPS correspondeu à sua expectativa, prestando um bom serviço.

Apenas fiquei curioso de como teria sido o resultado se sua opção para o "Modo de Cálculo" tivesse sido "mais rápido" ao invés de caminho "mais curto".... Porque - as vezes - o caminho mais curto não se mostra necessariamente o mais rápido, uma vez que pode optar por caminhos não pavimentados, cruzando por meio de favelas, locais pouco habitados, etc...

De dia é tudo muito lindo e tal, mas à noite.... pode o bicho pegar (situação de perigo)!

Abs.

Angelone

#3 Mensagem por Angelone »

Em relaçao ao tema de mapa mencionado gostaria de esclarecer que foi feito para priorizar a visualizaçao do tráfego e por isso as cores frias das vias (tons de cinza), que facilitam muitíssimo a visualizaçao gráfica do fluxo de transito que, por sinal, segue o mesmo esquema de cores (variaçoes de tons de cinza) dos mapas de tráfego (ou "tema" fixo) dos gps da geraçao anterior (1xxx), que só tinham 1 alternativa de tema além da apresentaçao (tema) normal do mapa. Nos modelos recentes (24x5, 25x5, 34 e 35xx) a indicaçao gráfica do transito fica exatamente sobre a via, dentro das suas dimensões, por isso as fiz mais espessas para se ver mais facilmente o transito no mapa, o que traz, eventualmente, algumas desvantagens, como em situações de navegação com várias vias lado a lado (marginal, por ex.), mas nesse caso o usuário tem que ter bom senso: basta ampliar a imagem com o controle do zoom que as vias ficam perfeitamente identificáveis e individualizadas, portanto, a "culpa" nao é do mapa ou tema, necessariamente. Nos temas oferecidos pela Garmin as vias importantes (exatamente as q tem transito) são bastante coloridas e destacadas, mas confundem-se enormemente com as indicaçoes gráficas das cores do fluxo de transito (vermelho, amarelo), pois tais vias sao, em geral, variantes do laranja e amarelo. A unica forma (testada) de facilitar a visualizaçao do transito é com cores que as destaquem. Em um tema como o Navigon temos outro problema: além das cores se confundirem com as do transito, as vias são mais finas do que os demais temas, o que exige um olhar mais demorado para distinguir o que é transito do que é cor normal de via, péssimo e perigoso qdo se esta conduzindo. Em suma, o que foi feito tem lógica e foi pensado para ser usado por quem esta em cidades congestionadas e prioriza o transito, apesar de poder ser usado em outras situaçoes. Poderia também ser chamado de "mapa de tráfego", exatamente como nos gps anteriores da garmin (1xxx) onde todos os elementos eram variantes do cinza, o que destacava totalmente as cores do transito. A diferença é que eles era ruim para navegar, realmente as vias se confundiam, mas com o meu temaé possivel, mas obviamente nao é o melhor alternativa para navegar cegamente (guiado exclusivamente pelas indicaçoes graficas do mapa), já que nao foi projetado para tal, apesar de tudo uso ele plenamente sem qualquer dificuldade, mas como disse, priorizo o transito, o que me interessa é nao cair em congestionamentos e para isso poder visualizar facil e rapidamente o transito do entorno sem desviar muito a atençao do volante. Obviamente que esse tema poderia ser melhor, mas tenho que convir que dá um certo trabalho (depois q aprendi, nem tanto), mas esta ai disponível e gratuito, uma opçao para facilitar a vida de quem vive em grandes cidades.. Quem transito pelo interior ou cidades periféricas onde nao há o sistema Traffic da Garmin, outros temas podem ter um visual mais colorido, bem ao gosto da maioria..

marcotog

#4 Mensagem por marcotog »

Eu utilizo o sistema traffic regularmente, mas já me dei mal algumas vezes. Como a atualização não é instantânea, pode acontecer de o caminho que o GPS aponta como "livre" esteja congestionado quando você passar por lá. Mas no geral funciona legal.

O traffic funciona em algumas regiões do ABC também. Ocorre que o trânsito a região é horrível. Em muitos locais não existe rota alternativa. Você confia no GPS e ele te põe numa roubada de tanto trânsito.

Acontece muito também de, dependendo da situação - caso por ex., de não estar com muita pressa - eu preferir ficar no trânsito a andar com meu carro pelas rotas alternativas sugeridas pelo GPS que, em muitos casos, são ruas de bairro que, como sabemos, em São Paulo são formadas por buracos e mais buracos. A suspensão do "possante" agradece...

JROZSAS,

Quando subir a serra em direção à região da Berrini, "ignore" o GPS. Saia da Rod. dos Imigrantes em Diadema (Centro) e vá em direção à São Paulo pela Av. Fábio Eduardo Esquível, Av. Cupecê, Av. Vicente Rao. Você chegará ao lado do Morumbi Shopping. O trânsito é muito mais tranquilo que a Av. dos Bandeirantes. Dê uma olhada no google. Mas evite durante a noite. Tem muita "bocada".

JROZSAS

#5 Mensagem por JROZSAS »

Prezado marcotog,

Eu achei uma solução mais técnica do que "ignorar" o GPS, afinal, se fosse para ignorar o GPS não teria comprado um.
Existem diversos softwares da Garmin, e um deles é o BaseCamp.

Este programa permite criar uma rota no PC, incluindo os desvios. Muito útil para voce criar rotas para ficar fora da zona de proibição do rodizio em SP, por exemplo.

Eu já havia criado uma rota, que dei o nome MorumbiRodizio, que permite sair da Praia Grande-SP e chegar ao Morumbi em dia de rodizio do meu carro e ela passa por Diadema. Uma vez criada a rota no PC, basta transferir para o 2415LT via cabo USB.
Essa rota fica salva no GPS, no cartão de memória e voce pode usar para evitar certos trechos.
Também é util para criar rotas com diversos pontos de parada. Isso é utilizado por quem faz entregas, criando uma rota com diversas paradas.
Se eu tiver um tempo, vou fazer um tutorial disso, uma vez que percebi que pouca gente sabe até da existencia desse programa da Garmin que é gratuito e compativel com os Nuvi.
Tenho o nuvi há poucos dias e vou aprendendo aos poucos e ensinando o pessoal no que puder (e der).
Por exemplo: Vai a dica de como passar o GPS (que tenha cartão de memória) em Armazenamento USB (para o pc reconhecer como um pendrive, por exemplo), tambem conhecido como MASS STORAGE (porque assim facilita passar o mapa do BaseCamp para o GPS).
1)Na tela inicial clique no ícone de volume
2)Clique no canto superior direito da tela - isso mesmo - parece que não tem nada lá, mas é um menu oculto! Fique segurando por 5 segundos
3) Tchan! abriu um menu oculto - Diagnostics Page
4) Cuidado ai hein pessoal. Vai rolando a tela até MTP SETTINGS
5)Escolha a opção MASS STORAGE
Agora seu GPS esta configurado para ser reconhecido como um pendrive (se tiver o cartão de memoria)
Detalhe: Meu cartão é de 16GB e ele reconheceu perfeitamente. Sou exagerado mesmo, e dai? :lol:

Jrozsas
Garmin Nuvi 2415LT

JROZSAS

#6 Mensagem por JROZSAS »

Video Tutorial BaseCamp - Garmin Nuvi está pronto

Pessoal, fiz o videos explicando como fazer uma rota no BaseCamp e passar para o GPS Nuvi.
Assim é possível criar rotas para escapar do rodízio de SP no seu PC e depois transferir para o GPS.
Segue Link:

https://www.youtube.com/watch?v=eYtniYpR8H4

Jrozsas
Garmin Nuvi 2415LT

moreirasp

#7 Mensagem por moreirasp »

Esse negócio do BaseCamp é muito interessante, eu não tinha conhecimento disso, vou ver o vídeo e testa-lo.
Outra coisa, reforçando o que o Batedor disse, não use o método de rota curta, é muito perigoso, você pode cair em favelas.
A rota curta só é interessante na região central de São Paulo ou até onde o rodizio cobre, aí é valido, mas passou desse raio a chances de cair na favela é grande, experiência própria.

Angelone, legal eu não sabia que você fez o mapa, ainda não testei, já que o meu GPS que é o mesmo do JROZSAS, 2415LT, só tem 1 dia de utilização, ainda não fiz um teste drive nele, farei amanhã, já que sou taxista, venho da área de TI, sou analista de suporte, atualmente cursando Informática para Internet Á distância pelo Instituto Federal São Paulo com parceria pela Ufiscar, mas mudei de profissão, não sei por quanto tempo, desde Agosto atuando como Taxista em São Paulo - Capital.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”