Desenvolvendo Glorinha - RS.

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
pado2000

Desenvolvendo Glorinha - RS.

#1 Mensagem por pado2000 »

Amigos, estou fazendo o desenvolvimento do TM de Glorinha-RS, e estou com uma dúvida momentanea. Mesmo após ler o manual do desenvolvedor, e mesmo após receber o mapa-base do município, constatei que o mesmo não veio sem estradas, avenida, ou seja, já haviam sido preenchidos com dados (provavelmente do TRR ou TRC) de outros mapas. Assim comecei a gravar num outro arquivo (.gtm) os dados referentes ao municipio. Agora vem a dúvida. :oops: Não sei se agrego ao arquivo (mapa-base) as informações coletadas ou simplesmente remeto o arquivo que vim a fazer (diferente do arquivo remetido "44309050 Glorinha-RS.gtm") chamado "0001.gtm". Ocorre que dados do mapa base (normalmente veem com somente o ponto do municipio) parecem serem tirados do mapa Tracksource Roteável que aparecem mais detalhes do que o TM (onde nada aparece), mas no mapa base aparece muitos dados (será que foi feito para ajudar). Espero ter sido claro. :mrgreen:

É sempre bom compartilhar conhecimento !

Hélcio Assis
Contato:

Re: Desenvolvendo Glorinha - RS.

#2 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Pado2000, no seu lugar eu colocaria as informações que foram levantadas por você no mapa que você recebeu, mapa que com certeza já possui informações coletadas e conferidas!

Acho que nem sempre o mapa base vem somente com o ponto referente ao município, no meu caso por exemplo já recebi o mapa base com as rodovias federais e estaduais que atravessavam o município.

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Wallace
Contato:

#3 Mensagem por Wallace »

Sempre vai acresentar ou modificar os dados no mapa enviado.
Algumas vezes o mapa não é novo e já teve um desenvolvedor antigamente.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

pado2000

#4 Mensagem por pado2000 »

Wallace, o que achei estranho, foi que antes o municipio não fazia parte do TM.

Hélcio, pelo que os amigos falaram, vou atualizar o arquivo recebido (mapa base), mas como pude notar algumas estradas (ali colocadas) não ligam com outras que estão num outro município vizinho. Ou seja, essas estradas foram tiradas do TRC, mas ao "setar" no Trackmaker o mapa a ser utilizado, para o TM, não há ligação com a estrada do municipio vizinho.

Assim, estou pensando em refazer parte das estradas ali postas, mesmo que, em principio, já foram conferidas.
Até para me certificar das informações ali postas, gostaria de saber se quem manda o mapa base, remete essas informações (no meu caso, tinha dados, além do "ponto") extras, de qual mapa (TM, TRR, TRC...).

O que acham :?:

nqnnospam

#5 Mensagem por nqnnospam »

Quem manda essas informações é o desenvolvedor estadual, no caso do Rio Grande do Sul. Sugiro entrar em contato com ele, antes de modificar dados.

Você pode até ajudar a melhorar o mapa estadual na região da sua cidade.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

betocardoso

#6 Mensagem por betocardoso »

Pedro,

Atualmente o sistema de envio de mapas para novo desenvolvedor preve que antes de ser encaminhado aos DMs o mapa passe pelo DE que acrescentará as informações contidas no mapa estadual. Foi o que foi feito no caso de Glorinha.

Quando do repasse deste mapa as vias estavam conectadas com os demais mapas, porém desde então foram implantados mapas limítrofes e os traçados das vias destes municípios foram melhorados (isto ocorreu principalmente na RS-030 e na BR-290 que foi "duplicada") e outros mapas vizinhos também tiveram alterações e melhorias.

O traçado atual do TRC não coincide com o que recebeste porque o mapa estadual sofreu alterações para adequação das conexões com os municípios integrados ou atualizados.

Como deves ter dados mais atualizados o mapa base pode ser alterado para melhorar a informação exitente.

Quando um mapa é enviado pela primeira vez como roteável ele passa e por um período em teste, constando somente no TRU. Nesta fase é feita a verificação das conexões e a adequação do mapa estadual ao novo município.

[]

Beto Cardoso
DE Rio Grande do Sul/Santa Catarina
DM Porto Alegre-RS/Bombinhas-SC
betocardoso1948@hotmail.com

pado2000

#7 Mensagem por pado2000 »

Beto, como vai...espero que bem, ainda mais no final de ano.
Bom, lá vai...agora com o advento de ter que rotear o TM, estou tentando arrumar alguns erros que o TM-Glorinha tem, mas o maior é com relação a BR-290, pois não há coincidência com o TM-Santo Antonio da Patrulha e com o TM-Gravataí, e, também, inclusive com os detalhes desta via (BR-290) colocados no mapa-base do municipio de glorinha, e, com a ligação no TRR, onde esta via aparece, somente, uma das faixas da BR-290, pois ela, como voce sabe, é de duas vias (uma que vai e outra que vem).
Assim, a BR-290, acho que vou continuar a usa-la, mas quando se liga no TM-Santo Antonio da Patrulha, vou ter de arrasta-la para o ponto de ligação com a mesma no supracitado mapa, do que trocar pelo meu percurso feito na mesma BR.
Mas mesmo assim, o TRR tem uma so via da BR290, por isso vai ocasionar algum erro. Qualquer coisa posso te passar o arquivo temporário em que estou trabalhando.
Abraços.

Pedro. :D

Wallace
Contato:

#8 Mensagem por Wallace »

Não seria o TRU e não TM.
O ideal é quem tiver o mapa com mais detalhes passa ao outro.
E tem que acertar sim as ligações entre os mapas.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

pado2000

#9 Mensagem por pado2000 »

Wallace escreveu:Não seria o TRU e não TM.
O ideal é quem tiver o mapa com mais detalhes passa ao outro.
E tem que acertar sim as ligações entre os mapas.
Wallace, estou desenvolvendo o TM de Glorinha e quando seto o programa Trackmaker no mapa TM 5.12 ou TRR-GTM 5.13, não coincidem as rodovias asfaltadas, tipo a BR290.
O TRU já não está descontinuado? Tanto que se voce olhar na pagina de donwload ( http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=20 ) verá que meu mapa mais atual é um TM.

Danniel

#10 Mensagem por Danniel »

Pelo contrário, os TRUs são os mais atualizados e os TM não levarão muito tempo para serem descontinuados.

Ao transformar um mapa TM para roteável, automaticamente este passa a fazer parte do TRU do seu estado e em seguida ao TRC.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

pado2000

#11 Mensagem por pado2000 »

Danniel escreveu:Pelo contrário, os TRUs são os mais atualizados e os TM não levarão muito tempo para serem descontinuados.

Ao transformar um mapa TM para roteável, automaticamente este passa a fazer parte do TRU do seu estado e em seguida ao TRC.
Danniel, como ainda estou tomando pau pra desenvolver o TM, passar para roteável será muito mais dificil ainda, e mais ajuda irei precisar...só falta uma resposta do DE-RS para saber o que fazer com as modificações pretendidas para o TM-Glorinha. Vivendo e aprendendo... :oops:

Wallace
Contato:

#12 Mensagem por Wallace »

Não tem segredo nem é dificil mudar o que precisar para o mapa virar um mapa do TRU.
Para tanto tem asa ferramentas de verificação que lhe ajudam.
No final o mapa fica bem melhor e mais real.
O mapa do TRU é que tem deveria ter a procupação com acertar a continuidade com os mapas vizinhos e com o estadual.
Recomendo primeiro ter o mapa no TRU para depois se preocupar com os acertos de continuidade.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

betocardoso

#13 Mensagem por betocardoso »

Pedro, entra em contato comigo (robscardoso@terra.com.br) pra resolvermos as conexões de glorianha e a duplicação da BR-290. É mais fácil do estás pensando.

Beto Cardoso

pado2000

#14 Mensagem por pado2000 »

Beto, respondido por e-mail. :mrgreen:

nqnnospam

#15 Mensagem por nqnnospam »

Já foi resolvido, mas vale ressaltar que:

Os mapas para TrackMaker (atenção estou falando do programa GPSTrackMaker), não podem ser usados para definição de bounds, porque a compilação dos mesmos introduz distorções de coordenadas.

A única forma segura de se fazer isso é a troca de coordenadas diretamente entre os desenvolvedores, usando o formato .gtm binário.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

pado2000

#16 Mensagem por pado2000 »

nqnnospam escreveu:Já foi resolvido, mas vale ressaltar que:

Os mapas para TrackMaker (atenção estou falando do programa GPSTrackMaker), não podem ser usados para definição de bounds, porque a compilação dos mesmos introduz distorções de coordenadas.

A única forma segura de se fazer isso é a troca de coordenadas diretamente entre os desenvolvedores, usando o formato .gtm binário.
Já foi resolvido o problema do mapa de Glorinha, espero. abraços e espero ter contribuido.

pado2000

#17 Mensagem por pado2000 »

Prezados, fiquei e ainda estou chateado com o fato de que o mapa que desenvolvo ter sido colocado a disposição. Fiz um esforço grande para conseguir nomes de estradas de terra que são muito dificil de conseguir e parece que este esforço não foi correspondido. Apesar de os colegas terem dito que é fácil colocar o mapa como roteavel, para mim esta sendo muito dificil. Já tentei o contato com o DE mas no ultimo e-mail não obtive resposta. Sei que todos temos outras responsabilidades, mas no minimo poderiamos trocar e-mails para que um não fique sem uma resposta de que não pode ajudar no momento, assim peço desculpas por este desabafo, mas é como me sinto e achei que deveria externa-lo.
Ainda preciso de ajuda para tornar o mapa de glorinha roteavel, apesar de o mesmo ter passado no validador e ainda não constar de nenhum mapa, seja TM, TRU, TRC...etc
Obrigado e abraços a todos que lerem isso. :|

Hélcio Assis
Contato:

#18 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde pado2000, não sei se vou conseguir te ajudar, mas me coloco a sua disposição para o que precisar!

Se não conseguir te ajudar podemos recorrer ao Chicão que com certeza nos ajudará.

No meu perfil tem todos os meus contatos.

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Wallace
Contato:

#19 Mensagem por Wallace »

Como sempre estamos a disposição também.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

pado2000

#20 Mensagem por pado2000 »

Muito obrigado pelas respostas, Hélcio e Wallace, vou necessitar de ajuda.
Gostaria de saber qual o melhor canal de comunicação com cada um de voces. Podem me avisar por MP ou e-mail, para não ficar registrado aqui ou como melhor ficar para voces.
Grato por enquanto.

Pedro. :mrgreen:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”