Tracksource e Linux

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
rodrigosprimo

Tracksource e Linux

#1 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá, sou usuário do Linux (Ubuntu 8.04) e gostaria de saber se mais alguém usa este sistema operacional para trocarmos informações sobre que softwares utilizar.

No momento estou experimentando o QLandkarte que tem como objetivo ser um substituto livre para o Mapsource. Instalando os arquivos do Tracksource no Mapsource e depois pegando os arquivos *.img eu consigo instalar um por um no QLandkarte. Os arquivos do Tracksource estão disponíveis em algum outro formato (sem ser o .exe) que me permita instalar eles diretamente no QLandkarte sem precisar passar pelo Mapsource?

Alguém usa o QLandkarte? Eu consegui instalar um mapa de cada vez dentro dele mas não consigo estabelecer uma relação entre os mapas. Se estou vendo o mapa do Brasil e dou zoom não aparecer os detalhes de um município. Tenho que abrir na mão o mapa daquele município por mais que o mesmo já esteja carregado na memória.

Por fim, me parece que esse não é o sub-fórum adequado para esse tópico. Gostaria de sugerir a criação de um novo sub-fórum Linux dentro do fórum Softwares e Aplicativos.

Obrigado, Rodrigo.

Wallace
Contato:

Re: Tracksource e Linux

#2 Mensagem por Wallace »

Bem até onde entendo o MapSource só interessa a quem tem GPS ou similar da Garmin e ai tem direito de usar o MapSource.
Ou não?

De toda forma acho que o arquivos *.img do Tracksource são instalados mesmo se nao tiver o MapSource.

E existe também o SendGPS ou algo assim que é gratuito e envia os .img para o GPS.

Então veja se não esta tendo um mega trabalho para criar algo que já existe.
Editado pela última vez por Wallace em 26 Set 2008, 22:54, em um total de 1 vez.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

paulocarvalho
Contato:

#3 Mensagem por paulocarvalho »

Olá, Rodrigo. Seguindo o espírito livre do nosso Projeto levarei esse assunto à Administração Técnica para tentar disponibilizar os IMGs diretamente para quem usa o QLandkarte, afinal de contas esta forma de distribuição não contraria a licença de uso que adotamos (Creative Commons). E de fato a distribuição em formato de .EXE só provilegia os usuários Windows.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

casaretto
Contato:

#4 Mensagem por casaretto »

Paulo

Além do img, hoje existem os arquivos idx, que carregam informações para roteamento ou endereços (não tenho certeza) que tem de ir junto.
Mas minha pergunta é outra. Essa solução trata o roteamento com perfeição ?

Casaretto

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

paulocarvalho
Contato:

#5 Mensagem por paulocarvalho »

Paulo, a estrutura de dados para roteamento reside no subarquivo NOD do IMG. Assim, por eliminação, creio que o IDX açambarque o endereçamento.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

paulocarvalho
Contato:

#6 Mensagem por paulocarvalho »

Rodrigo, nós concordamos que devamos disponibilizar um instalador ou uma outra forma de distribuição que funcione para o QLandkarte. Como eu estou ocupado com um projeto em andamento, pedimos para que você pesquise uma forma de distribuir os IMGs do Projeto. Você provavelmente tem acesso a alguma máquina com Windows, assim você poderia usar um dos nossos instaladores e investigar onde os IMGs, IDXs e outros arquivos estão, copiá-los para seu sistema e elaborar um script para fazê-los funcionar corretamente na sua plataforma. O que você acha?

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

nqnnospam

#7 Mensagem por nqnnospam »

Acabei de testar os instaladores do Projeto com o Wine. Funcionam perfeitamente.

Os mapas são instalados, pelo wine, em ~/.wine/drive_c/Program Files/Tracksource/<Nome do mapset>

Não precisa do Mapsource em momento algum.

Outra opção é fazer um .zip com os IMGs e TDBs.

Mas, é importante seguir as instruções da página do QLandKarte para registrar os mapsets instalados no programa. Não é necessário abrir os IMGs individualmente.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

rodrigosprimo

#8 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá, obrigado pelas respostas e pelo interesse.

nqnnospam, de fato é possível instalar o Mapsource no Linux com o Wine mas até onde eu consegui avançar essa é uma solução bastante limitada. Por exemplo, o Wine não tem suporte a USB, a comunicação com o GPS fica MUITO lenta (acho que isso ocorre pois ele age como se o GPS estivesse conectado numa porta serial, mas não tenho certeza). Além disso tem também alguns bugs chatinhos, como não ser possível deletar mais de um mapa (ou trilha, ou waypoint, ou rota) por vez, não dá para ver o relevo das trilhas e por ai vai. De qualquer forma já é melhor do que nada, afinal é possível baixar e enviar dados para o GPS :-)

Wallace, a questão toda é que o Mapsource foi feito para funcionar apenas no Windows (além do Linux, não funciona no MacOS) e é software proprietário. O QLandkarte busca ser uma alternativa livre ao Mapsource que rode em Linux (se não me engano atualmente também tem suporte para Mac e Windows).

Paulo, legal saber que vocês tem essa abertura. Acabei de mandar um e-mail (http://sourceforge.net/mailarchive/foru ... arte-users) para a lista de usuários do QLandkarte explicando a situação e pedindo mais informações sobre como criar o pacote e também perguntando se alguém tem idéia do porque tenho que importar individualmente os arquivos .img. Assim que tiver uma resposta compartilho aqui no fórum.

Aproveitando, alguém sabe como é feito com o Mapsource o "link" entre os arquivos .img? Ou seja, como o Mapsource sabe que quando estou vendo o arquivo TRC-Brasil.img e dou zoom em alguma cidade ele deve carregar um outro arquivo .img corresponde aquela região. Descobrindo onde essa informação é definida vai ficar mais fácil para entender por que isso não funciona no QLandkarte.

Um grande abraço, Rodrigo.

nqnnospam

#9 Mensagem por nqnnospam »

nqnnospam escreveu:Acabei de testar os instaladores do Projeto com o Wine. Funcionam perfeitamente.

Os mapas são instalados, pelo wine, em ~/.wine/drive_c/Program Files/Tracksource/<Nome do mapset>

Não precisa do Mapsource em momento algum.

Mas, é importante seguir as instruções da página do QLandKarte para registrar os mapsets instalados no programa. Não é necessário abrir os IMGs individualmente.

[]'s Sérgio Barroso

rodrigosprimo

#10 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá nqnnospam, você pode me explicar com mais detalhes como fez para conseguir que os mapas funcionassem no QLandkarte?

Utilizando o TRC-Brasil como exemplo, o que eu tenho feito é selecionar a opção File -> Import Map e então como "Map Source Path" defino o diretório extraído a partir do .exe e como "Base Map" defino o arquivo TRC-Brasil.img.

Só agora com sua mensagem notei que de fato não preciso ter instalado o Mapsource para que o Wine consiga extrair os arquivos do .exe.

Obrigado!

agm2112

#11 Mensagem por agm2112 »

Eu testei aqui, mas os mapas aparecem meio deformados ou algo assim. Por enquanto vou continuar usando o GTM pelo VirtualBox (no Wine ficou com as fontes totalmente erradas). Vou continuar de olho no QLandkarte ....

nqnnospam

#12 Mensagem por nqnnospam »

rodrigosprimo escreveu: Utilizando o TRC-Brasil como exemplo, o que eu tenho feito é selecionar a opção File -> Import Map e então como "Map Source Path" defino o diretório extraído a partir do .exe e como "Base Map" defino o arquivo TRC-Brasil.img.
Isso mesmo.

[]'s Sérgio Barroso

rodrigosprimo

#13 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá, finalmente consegui entender o que estava acontecendo graças a uma dica na lista de discussão do QLandkarte.

Por algum motivo que ainda não foi esclarecido o QLandkarte não está conseguindo ler direito os limites dos mapas do TrackSource e por isso apesar de conseguir carregá-los, não os exibe diretamente. É necessário dar zoom out e ai então aparecem os mapas, a partir daí tudo parece funciona perfeitamente.

Fiz uns testes rápidos aqui e consegui fazer todas as operações básicas utilizando o QLandkarte que fazia no Mapsource.

Quando tiver novidades sobre a dificuldade do QLandkarte para centralizar os mapas do Tracksource aviso neste tópico.

rodrigosprimo

#14 Mensagem por rodrigosprimo »

paulocarvalho escreveu:Rodrigo, nós concordamos que devamos disponibilizar um instalador ou uma outra forma de distribuição que funcione para o QLandkarte. Como eu estou ocupado com um projeto em andamento, pedimos para que você pesquise uma forma de distribuir os IMGs do Projeto. Você provavelmente tem acesso a alguma máquina com Windows, assim você poderia usar um dos nossos instaladores e investigar onde os IMGs, IDXs e outros arquivos estão, copiá-los para seu sistema e elaborar um script para fazê-los funcionar corretamente na sua plataforma. O que você acha?
Olá Paulo, acho que podemos passar a distribuir além do arquivo .exe um arquivo .tar.bz2 que seria apenas o diretório com os arquivos de um dos projetos de mapas compactado, ao invés de criarmos um script de instalação específico para o QLandkarte semelhante ao que ocorre com o pacote para o Mapsource.

Essa abordagem me parece mais interessante pois, além de ser muito mais simples, permite maior liberdade aos usuários. Com o pacote .tar.bz2 o usuário poderá abrir os mapas em qualquer software com suporte à arquivos .img seja no Linux, Mac ou Windows.

O que acham?

nqnnospam

#15 Mensagem por nqnnospam »

Estranho. Para mim funcionou perfeitamente logo de primeira. Sorte, provavelmente.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

[]'s Sérgio Barroso

nqnnospam

#16 Mensagem por nqnnospam »

rodrigosprimo escreveu: Olá Paulo, acho que podemos passar a distribuir além do arquivo .exe um arquivo .tar.bz2 que seria apenas o diretório com os arquivos de um dos projetos de mapas compactado, ao invés de criarmos um script de instalação específico para o QLandkarte semelhante ao que ocorre com o pacote para o Mapsource.

Essa abordagem me parece mais interessante pois, além de ser muito mais simples, permite maior liberdade aos usuários. Com o pacote .tar.bz2 o usuário poderá abrir os mapas em qualquer software com suporte à arquivos .img seja no Linux, Mac ou Windows.

O que acham?
O problema é a confusão... :?

Algum goró vai baixar no Windows e perguntar: "O que eu faço com isso? O Mapsource não reconhece este formato bz2...", mesmo que haja um banner piscando em letras garrafais que o arquivo é para Linux.

Eu achei bem simples instalar via wine. Fazia tempo que eu não usava o wine (nem sei quanto), mas fiquei impressionado com a facilidade de uso. Evoluiu muito.

[]'s Sérgio Barroso

paulocarvalho
Contato:

#17 Mensagem por paulocarvalho »

rodrigosprimo escreveu:Olá Paulo, acho que podemos passar a distribuir além do arquivo .exe um arquivo .tar.bz2 que seria apenas o diretório com os arquivos de um dos projetos de mapas compactado, ao invés de criarmos um script de instalação específico para o QLandkarte semelhante ao que ocorre com o pacote para o Mapsource.

O que acham?
Ficou melhor, contanto que seja incluído um LEIAME.TXT com instruções sobre onde colocar os arquivos dentro do archive e algum procedimento adicional para fazê-los funcionar no QLandkarte.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

rodrigosprimo

#18 Mensagem por rodrigosprimo »

Olás, quando tiver um tempo livre vou elaborar esse README.TXT para colocar junto com o pacote.

Sobre o problema ao carregar o mapa dentro do QLandkarte segue o comentário da lista de usuários do software. Não entendi direito, o texto abaixo significa algo para alguém?
> If I understand correctly the problem is with QLandkarte reading the map
> boundaries, so we need to fix it in the software. Or there is something
> to be changed in the map files?

Well as my official Garmin maps work I would say it's the map. If I can
read my own code right (haven't looked at that for ages) the map
boundaries in the *tdb file are not defined correctly. In record type
0x42 the north/south, west/east boundaries have to be coded as 32bit
values.
Rodrigo

paulocarvalho
Contato:

#19 Mensagem por paulocarvalho »

> If I understand correctly the problem is with QLandkarte reading the map
> boundaries, so we need to fix it in the software. Or there is something
> to be changed in the map files?
Esta é a dúvida.
Well as my official Garmin maps work I would say it's the map.
Sim, se os mapas oficiais da Garmin funcionam, então não é o QLandkarte.
If I can read my own code right (haven't looked at that for ages) the map
boundaries in the *tdb file are not defined correctly.
Diz que as fronteiras dos mapas estão definidas incorretamente no arquivo TDB.
In record type 0x42 the north/south, west/east boundaries have to be coded as 32bit
values.
Diz que os limites N-S e E-W devem ser valores de 32-bits. Se não forem o QLandkarte não vai
lê-los corretamente.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

nqnnospam

#20 Mensagem por nqnnospam »

rodrigosprimo escreveu: Sobre o problema ao carregar o mapa dentro do QLandkarte segue o comentário da lista de usuários do software. Não entendi direito, o texto abaixo significa algo para alguém?
Que problema ao carregar os mapas no QLandKarte?

Aqui para mim os mapas Tracksource funcionaram perfeitamente, não tive que fazer nada além do que está descrito na documentação do QLandKarte.

Novamente, qual é o problema?

[]'s Sérgio Barroso

rodrigosprimo

#21 Mensagem por rodrigosprimo »

nqnnospam escreveu: Que problema ao carregar os mapas no QLandKarte?

Aqui para mim os mapas Tracksource funcionaram perfeitamente, não tive que fazer nada além do que está descrito na documentação do QLandKarte.

Novamente, qual é o problema?
Quando carrego os mapas do Tracksource (testei apenas com o TRC-Brasil) o QLandkarte não consegue identificar a "localização" do mapa e assim não exibe ele. Para ver o mapa é preciso dar bastante zoom out para então encontrar o mapa num canto da tela e ai dar zoom in para chegar nele.

Enviei um link com o TRC-Brasil para a lista do QLandkarte e duas pessoas fizeram o teste e reportaram o mesmo erro. Inclusive o desenvolvedor principal do software que foi quem deu a resposta que colei aqui.

Com qual mapa você fez o teste?

Obrigado mais uma vez, Rodrigo.

nqnnospam

#22 Mensagem por nqnnospam »

Obrigado. Agora as coisas estão contextualizadas.
Well as my official Garmin maps work I would say it's the map. If I can
read my own code right (haven't looked at that for ages) the map
boundaries in the *tdb file are not defined correctly. In record type
0x42 the north/south, west/east boundaries have to be coded as 32bit
values.
Na verdade este argumento pode ser usado ao contrário. Se o TRC-Brasil funciona no Mapsource, então o problema é no QLandKarte, e não no TRC-Brasil :D .

Sugiro perguntar ao autor do QLandKarte se ele considerou a possibilidade do mapa estar no hemisfério sul (latitude e longitudes negativas). Parece bobagem, mas é um erro muito comum, principalmente quando se lida com números binários negativos.

O que eu posso garantir é que, quando os mapas são enviados para compilação, os limites do mapa são calculados corretamente.

Notar que este problema não tem relação com a questão de como distribuir os mapas, mas sim com a compilação dos mapas.

Assim sendo, seria necessário encaminhar a questão ao desenvolvedor do cgpsmapper (programa usado para gerar os IMGs e TDBs), que, sem dúvida vai argumentar algo na linha do "se funciona no Mapsource, então o problema é do QLandKarte." :? :)

Eu fiz o teste com o TRC-Brasil, e não lembro mais se ele mostrou ou não o mapa logo de cara. Como outras pessoas testaram e relataram o mesmo problema, imagino que deva ter acontecido comigo também.

[]'s Sérgio Barroso

rodrigosprimo

#23 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá, achei na internet um projeto para desenvolver mapas para a Austrália (http://www.gpsoz.com.au/tracks4australia/) e fiz o teste com o QLandkarte. Seguindo o mesmo procedimento que utilizei para abrir o TRC-Brasil, o mapa da Austrália carregou corretamente centralizado. Infelizmente acho que isso derruba a hipótese do software não lidar corretamente com mapas do hemisfério sul.

De qualquer forma enviei um e-mail para a lista comentando essa hipótese para ver se alguém tem alguma outra idéia. Sigo pensando (na verdade mais aprendendo sobre o funcionamento dos mapas com os comentários daqui do fórum e da lista do QLandkarte :)) e testando para ver se descobrimos o que ocorre.

nqnnospam

#24 Mensagem por nqnnospam »

Na Austrália a longitude é positiva.

No Brasil ambas são negativas.

O melhor seria usar os mapas da Argentina (Mapear), que usam também o cgpsmapper.

[]'s Sérgio Barroso

rodrigosprimo

#25 Mensagem por rodrigosprimo »

Obrigado pela dica do mapa da Argentina, fiz o teste e acontece o mesmo problema que com o mapa do Brasil. Ainda não tive tempo de olhar o software mas segue abaixo o comentário da lista de discussão do QLandkarte para caso mais alguém tenha interesse em olhar a questão:
Hi Rodrigo,

>
> I've spoken with the developers of Brazilians maps and they told me that
> probably the problem is not with the map boundaries.
>
> If on one hand the your official Garmin maps works with QLandkarte, on
> the other hand the Brazilian free maps works with Mapsource :-)
>
> Does anyone have ever tested before QLandkarte with a map that contain
> negative latitude and longitude? I'm asking because I've just tested
> QLandkarte with Australian maps
> (http://www.gpsoz.com.au/tracks4australia/) and it works perfectly.
> After I've tested with Argentinian maps
> (http://www.proyectomapear.com.ar/), also with negative latitude and
> longitude, and I've got the same problem. In order to find the map I
> need to first zoom out.
>
> What do you think?

yes, negative coordinates are always a good source of bugs. However
before I can tell you if there is a bug in QLandkarte I need sensible
values.

You can check yourself: In CGarminDBMap.cpp line 267 ff. I read the
north/east/south/west extends from the *tdb file. Those are 24 bit
values stored in a 32 bit type shifted to the left boundary. The DEG
macro will convert them to values in [°]. A debug message will print

north east south west
8.4375 -2.14577e-05 -2.14577e-05 -2.14577e-05

In hex values:
0x06000000 0xFFFFFF00 0xFFFFFF00 0xFFFFFF00

If you take a hex editor and have a look at the tdb file you will find
the start of section 0x42 at 0x00b9. Use the tdb_map_t structure to
decode the section. The north value will start at 0x00C4. All values are
coded little endian. That proves that QLandkarte reads the values from
the tdb correctly.

In other words: Fix that tdb file and then we have a look if I hit the
famous negative coord. bug once again :)

Oliver

paulocarvalho
Contato:

#26 Mensagem por paulocarvalho »

Parece que temos que dar um "forward" disso para o Stan...

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

nqnnospam

#27 Mensagem por nqnnospam »

O Stan vai dar risada, possivelmente, já que os mapas dele funcionam normalmente em todos os programas oficiais da Garmin.

Aparentemente existe um problema no processamento de coordenadas totalmente negativas no QLandkarte, mas o desenvolvedor não quer nem analisar essa possibilidade. Paciência.

Se alguém estiver disposto a analisar um .tdb do Projeto num editor hex, fique a vontade :D. Já ficou para trás o tempo em que eu tinha paciência de ficar analisando código Hex e as conversões "little endian" da vida... :D

[]'s Sérgio Barroso

paulocarvalho
Contato:

#28 Mensagem por paulocarvalho »

Eu também. Já foi tempo de eu dar minhas "marretadas" como essa. Bem que esse QLandkarte podia ser open source e daí podíamos fazer nosso próprio compilador.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

eduardoefb

#29 Mensagem por eduardoefb »

Pessoal,

Vocês conseguiram fazer as ferramentas de desenvolviment (validador, conversor...) funcionarem no wine ?

No validador, depois que eu tentei executar, apareceu um erro: "Component 'comdlg32.ocx' or one of its dependencies not correctly registred: a file is missing or invalid". Consegui encontar o arquivo comdlg32.ocx e copiei para a pasta ~/.wine/drive_c/windows/system32/ . Após isso, o erro mudou: "Erro de conexão ! Coloque o arquivo Validador.mdb no mesmo diretorio do Validador.exe", mas o software abre. Quando tentei validar um mapa apareceu o erro "Run-time error 429: ActiveX component can't be create object".

As demais ferramentas tambem nao funcionaram legal.

O Mapsource e o trackmaker eu consegui fazer funcionar sem problemas.

É possível executar as ferramentas do tracksource no wine?

Obs.: Já fiz a instalação/desinstalação dos softwares e do wine várias vezes. Utilizo o Ubuntu 8.10.

Abs.
Editado pela última vez por eduardoefb em 10 Set 2010, 09:36, em um total de 1 vez.

Jibam

paulocarvalho
Contato:

#30 Mensagem por paulocarvalho »

Eduardo, o MDB é uma base de dados essencial para o funcionamento do Conversor. Se ele não está achando, o Conversor não vai funcionar.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

eduardoefb

#31 Mensagem por eduardoefb »

Obrigado pela informação, Paulo.

Você sabe se é possível fazer com que essa base de dados seja reconhecida?

Eu vou continuar "batendo cabeça" , se conseguir fazer funcionar eu aviso aq.

Abs.

Jibam

paulocarvalho
Contato:

#32 Mensagem por paulocarvalho »

Eduardo, já tentou o óbvio, isto é, já verificou se o arquivo MDB (Microsoft Database) está junto do executável citado na mensagem de erro?

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

paulocarvalho
Contato:

#33 Mensagem por paulocarvalho »

Eduardo, dê uma lida em http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... ine#p16472 que é um tópico que explica como colocar o GPS Trackmaker para funcionar no Wine. De repente fazendo aqueles passos, ou parte deles, como instalar o IES4LINUNX faça os softwares de desenvolvimento funcionarem nesse ambiente. Enfim, cada software pode ter uma particularidade.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

eduardoefb

#34 Mensagem por eduardoefb »

Paulo,

O arquivo .mdb está na mesma pasta do arquivo .txt .

Vou tentar fazer o procedimento que você passou para fazer com que o gps trackmaker funcione no wine. No meu caso, funcionou sem fazer (acredito que seja porque o wine já possui alguma atualização que não necessite fazer o procedimento para funcionar o trackmaker). Mas vou seguir o procedimento e ver se ajuda com as ferramentas de validação do tracksource, blz?

Obrigado pela ajuda!
Abs.

Jibam

paulocarvalho
Contato:

#35 Mensagem por paulocarvalho »

TXT? Ué, a mensagem de erro falou em executável. :?

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

eduardoefb

#36 Mensagem por eduardoefb »

Desculpa.. heheh .exe catilografei errado... :lol:

Não tive tempo de testar sua ideia anda. Mas testando eu coloco aq.

Abs.

Jibam

eduardoefb

#37 Mensagem por eduardoefb »

Paulo,

Testei o procedimento que você colocou e continuou dando o erro.

Vou continuar quebrando a cabeça, se descobrir posto aqui. Obrigado pelas dicas!

Abs.

Jibam

paulocarvalho
Contato:

#38 Mensagem por paulocarvalho »

É complicou. Há de se ver como a carga do arquivo MDB está implementada no Conversor. Talvez você tenha que falar com o Casaretto. Há o e-mail dele na tela do programa (abra no Windows).

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

eduardoefb

#39 Mensagem por eduardoefb »

Obrigado, Paulo. Vou enviar um e-mail para ele. Por enquanto estou usando o Windows dentro do VirtualBox. Pelo que percebi, o Wine roda vários aplicativos (.exe), mas se precisar de algum dll que não exista dentro da pasta /windows/system32 não é possível fazer funcionar. Já o .mdb, não faço idéia de porque o arquivo não é reconhecido. Tentei vários modos de instalação, desde o apt-get install wine do debian até baixar o arquivo do site do wine e fazer a instalação manualmente.

Interessante: O Garmin Mapsource funciona (não consegui fazer funcionar o USB) e o Gps Trackmaker (não testei o USB ainda).

Abs.

Jibam

nqnnospam

#40 Mensagem por nqnnospam »

O Conversor acessa o .mdb através de uma API do Delphi, que por usa vez deve utilizar a API do Windows (antigamente chamava-se "MS Jet Engine"). Imagino que o Validador, escrito em Visual Basic, atue da mesma forma.

Certamente é preciso identificar as DLLs correspondentes e instalar tudo isso no Wine.

[]'s Sérgio Barroso

paulocarvalho
Contato:

#41 Mensagem por paulocarvalho »

eduardoefb escreveu:mas se precisar de algum dll que não exista dentro da pasta /windows/system32 não é possível fazer funcionar.Abs.
Se for uma DLL ActiveX, não basta copiar para o System, tem que registrar seus componentes com o comando regsvr32 <caminho/nome da DLL> a ser executado de dentro do Wine.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

marcoscw

#42 Mensagem por marcoscw »

Descobri o QLandkarte nesse tópico e instalei ele via apt-get. Vou ver se consigo algum progresso com o QLandkarte. Antes tentei o Wine+Mapsource e não deu muito certo.

Acho ótima a idéia de uma área no forum para discutir assuntos relacionados a Linux.

paulocarvalho escreveu:Eu também. Já foi tempo de eu dar minhas "marretadas" como essa. Bem que esse QLandkarte podia ser open source e daí podíamos fazer nosso próprio compilador.
Paulo,

Na licença do programa diz que é GNU GENERAL PUBLIC LICENSE, acredito que ele seja sim opensource.

___________________________________________________________________________________________________________
GPS Garmin Nuvi 750
Suzuki Samurai
Desenvolverdor Nova Friburgo - RJ

paulocarvalho
Contato:

#43 Mensagem por paulocarvalho »

Isso é interessante sim, Marcos.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

rodrigosprimo

#44 Mensagem por rodrigosprimo »

Oi Marcos, o QLandkarte que está no respositório do Ubuntu (e provavelmente no repositório do Debian também) é uma versão antiga do projeto que foi descontinuada. O projeto agora se chama QLandkarte GT.

Não sei se alguém já disponibilizou um .deb dessa nova versão, da última vez que instalei tive que compilar ele. Sugiro que você teste o QLandkarte GT, ele tem algumas melhorias em relação a versão antiga. Você pode baixar ele no site http://qlandkarte.org/

O QLandkarte é software livre sim, então imagino que não haveria problemas em usar ele para criar o compilador (apesar de que não faço idéia de quais seriam os passos necessários para isso).
marcoscw escreveu:Descobri o QLandkarte nesse tópico e instalei ele via apt-get. Vou ver se consigo algum progresso com o QLandkarte. Antes tentei o Wine+Mapsource e não deu muito certo.

Acho ótima a idéia de uma área no forum para discutir assuntos relacionados a Linux.
Editado pela última vez por rodrigosprimo em 20 Jul 2009, 11:49, em um total de 1 vez.

paulocarvalho
Contato:

#45 Mensagem por paulocarvalho »

A idéia é que tendo o código-fonte de um programa que saiba ler o formato IMG da Garmin, possa me permitir entender esse formato e de repente criar um compilador nosso para gerar os mapas do projeto, como alternativa ao nosso atual compilador.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

rodrigosprimo

#46 Mensagem por rodrigosprimo »

Na aba "About" do http://qlandkarte.sourceforge.net existe um comentário de que a decodificação dos arquivos no formato IMG é feita com base na documentação do projeto http://sourceforge.net/projects/garmin-img/ que também é software livre. Talvez isso possa ajudar.

Da moderação:
Não faz sentido fazer a citação da mensagem imeditamente acima e até atrapalha a leitura do tópico

paulocarvalho
Contato:

#47 Mensagem por paulocarvalho »

Eu tenho esse documento. Mas ele é de 2005. Esse projeto do Source Forge está morto. Veja que a última alteração ocorreu há 970 dias atrás...

Se ele faz roteamento, certamente o pessoal do QLandkarte sabe bem mais do que o que está nesse documento, caso contrário o produto está seriamente defasado em relação ao Mapsource.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

nqnnospam

#48 Mensagem por nqnnospam »

O QLandkart GT faz roteamento?

[]'s Sérgio Barroso

rodrigosprimo

#49 Mensagem por rodrigosprimo »

Infelizmente não

Da moderação:
Não faz sentido fazer a citação da mensagem imeditamente acima e até atrapalha a leitura do tópico

paulocarvalho
Contato:

#50 Mensagem por paulocarvalho »

Então de fato eles não estão mais avançados que o projeto Karmin. Entender e dominar o formato IMG é um sonho antigo, ainda mais que eles estão com um formato novo aí, o NT, que nem mesmo o cGPSmapper domina.

Se pelo menos a Garmin dispusesse uma API para compilar mapas a partir de um determinado formato, já seria muito bom.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

felipe_cota

#51 Mensagem por felipe_cota »

Fala pessoal! Estou usando o MapSource no Ubuntu com o Wine e manda e recebe mapas, trilhas, rotas e waypoints tranquilamente! Uso o MapSource com o TrackSource e meu gps é o etrex vista hcx.

A versão atual do MapSource não funciona no Wine, procure no google e baixe uma mais antiga. Agora não lembro se a minha é 6.14 ou 6.13 mas é ir testando... baixe algumas e tente instalar e rodar no wine. To no serviço, se for o caso quando chegar em casa posto direito qual a que baixei.

Bom, com uma delas o MapSource vai rodar normalmente no wine. Feito isso, é só instalar os executaveis do tracksource também sem problema.

Agora vem a parte que mais demorei para achar e é tão boba! rs para fazer o MapSource ver o gps na usb, é só fazer isso:

Pluga o gps na usb e depois...
$ sudo modprobe garmin_gps
$ ln -s /dev/ttyUSB0 ~/.wine/dosdevices/com1

A primeira linha, toda vez que plugo meu Etrex na usb tenho que rodar antes de rodar o MapSource. Se desplugar o gps e plugar de novo as vezes dá problema, preciso reiniciar o ubuntu. Não coloque o GPS no modo para transferir dados, só pluga ele e pronto, mais nada, no etrex vista hcx é assim.

A segunda linha vai "linkar" a porta usb do linux na porta com1 do wine. A velocidade não é das melhores mas já ajuda! rs esse comando só roda 1 vez.

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1062440

Eu também instalei o QLandKarte no meu ubuntu e foi na boa... só que ele não faz download de mapa do gps e tb a nevagação no mapa não é mt boa... o MapSource, mesmo usando uma versão mais antiga, é muito mais fácil e tem mais funcionalidades.

Agora é só se divertir! rs

Abraços!!

Garmin Etrex Vista HCx
Ubuntu+Wine+MapSource+TrackSource

paulocarvalho
Contato:

#52 Mensagem por paulocarvalho »

Muito bom, Felipe! Excelente tutorial e mais uma vez estou aprendento mais um truque com Linux. :idea: :idea: :idea:

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

rodrigosprimo

#53 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá Felipe, se quiser pode adicionar o nome do módulo no arquivo /etc/modules

Dessa forma não precisará mais usar o modprobe para carregar o módulo sempre que for usar o MapSource.

Abraços, Rodrigo.
felipe_cota escreveu: Pluga o gps na usb e depois...
$ sudo modprobe garmin_gps
$ ln -s /dev/ttyUSB0 ~/.wine/dosdevices/com1

felipe_cota

#54 Mensagem por felipe_cota »

Fala Rodrigo, valeu pela dica! Vou fazer isso.

Abraços!

Garmin Etrex Vista HCx
Ubuntu+Wine+MapSource+TrackSource

eduardoefb

#55 Mensagem por eduardoefb »

Agora, com a integração das ferramentas em uma aplicação java, será possível validar e testar os mapas no linux. Já era possível utilizar o editor de nós, agora, com o Tsuite (por enquanto somente o validador está funcionando), é possível utiliza-lo independente do SO utilizado.

Rodando o trackmaker via wine e o restante dos aplicativos via java, não é necessário mais utilizar maquina virtual com windows para ajudar no projeto.

O procedimento é bem simples para que já utiliza o linux a algum tempo, mas se algum desenvolvedor estiver se aventurando, execute os passos:

1 - Baixe o Tsuite.jar na pagina de desenvolvimento do tracksource;
2 - O arquivo TSuite.zip será salvo em seu computador, vá até a pasta onde o arquivo está salvo e descompacte o arquivo;
3 - Uma vez descompactado, o arquivo TSwite.jar estará disponível. Utilizando o terminal, execute o comando:
java -jar <pasta onde o arquivo foi salvo>/TSwite.jar

Exemplo (quando o arquivo TSwite.jar foi salvo na pasta ~/Downloads/):
java -jar ~/Downloads/TSwite.jar

Parabéns aos desenvolvedores das ferramentas!!
eduardoefb escreveu:Pessoal,

Vocês conseguiram fazer as ferramentas de desenvolviment (validador, conversor...) funcionarem no wine ?

No validador, depois que eu tentei executar, apareceu um erro: "Component 'comdlg32.ocx' or one of its dependencies not correctly registred: a file is missing or invalid". Consegui encontar o arquivo comdlg32.ocx e copiei para a pasta /windows/system32/ . Após isso, o erro mudou: "Erro de conexão ! Coloque o arquivo Validador.mdb no mesmo diretorio do Validador.exe", mas o software abre. Quando tentei validar um mapa apareceu o erro "Run-time error 429: ActiveX component can't be create object".

As demais ferramentas tambem nao funcionaram legal.

O Mapsource e o trackmaker eu consegui fazer funcionar sem problemas.

É possível executar as ferramentas do tracksource no wine?

Obs.: Já fiz a instalação/desinstalação dos softwares e do wine várias vezes. Utilizo o Ubuntu 8.10.

Abs.

Jibam

paulocarvalho
Contato:

#56 Mensagem por paulocarvalho »

A equipe do projeto agradece, Eduardo. Um dos objetivos em reimplementar as ferramentas de desenvolvimento é justamente permitir que usuários Linux, Mac, etc. possam participar do projeto sem precisar apelar para uma máquina virtual e uma licença Windows.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

iwersen

#57 Mensagem por iwersen »

Olá,

Estou usando Ubuntu 11.10 com Wine 1.3.28 e instalei o POI Loader 2.5.4. Depois da instalação, ao executá-lo, a janela do programa começa a ser desenhada e ele "despenca". Alguma sugestão?

Para atualizar os posts anteriores, gostaria de relatar que acabei de instalar, no Ubuntu, o Trackmaker Free 13.8.505 e o TRC-Brasil 11.11 para Trackmaker. Também instalei o Mapsource 6.16.3 com os mapas do TRC-Brasil 11.11 e do Proyecto Mapear 9.5. Todas as instalações foram feitas como fazemos no Windows, sem segredos ou passos adicionais. Pra não dizer que não fiz nada de especial, mudei a fonte default do Trackmaker de Symbol para Tahoma no Registry, pois os labels de tracks e waypoints não estavam aparecendo corretamente. Ainda não testei a conexão USB.

Também instalei o QLandKarte GT 1.2.2 e o usei com o TRC-Brasil citado acima.

Abraço,
Eduardo

trvrhldr

#58 Mensagem por trvrhldr »

Olá Eduardo,

é bom saber que o gtm funciona no ubuntu, eu já tentei usar mas tb esbarrei no questão dos labels dos WPts.

Vc testou com a versão Pro do GTM ? O problema é que esta versão precisa do "hard-lock" USB.

Tinha testado no Ubuntu 10.04, vou ver se funciona melhor no 11.10

Obrigado pela dica

Marcelo

Marcelo Pereira

Tracksource - DE Pernambuco
Nuvi 1490T

iwersen

#59 Mensagem por iwersen »

Oi, Marcelo,

Que problemas você teve? Se não me engano, os labels dos tracks apareciam em grego (ou algo assim), mas alterei a fonte padrão no registry e resolveu. Talvez até tenha opção pra alterar a fonte padrão por dentro do GTM, mas nem procurei. Não lembro de ter problema com os labels de waypoints.

Tenho GTM PRO com hard lock na porta paralela, mas ele está instalado em um Windows. No Ubuntu, só testei a versão Free.

Abraço,
Eduardo

iwersen

#60 Mensagem por iwersen »

Ops! Memória fraca!

Acabei de reler meu post inicial e ali tinha mencionado problemas com waypoints também. Hoje não tenho problemas com labels.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”