Tracksource e Linux
-
Tracksource e Linux
Olá, sou usuário do Linux (Ubuntu 8.04) e gostaria de saber se mais alguém usa este sistema operacional para trocarmos informações sobre que softwares utilizar.
No momento estou experimentando o QLandkarte que tem como objetivo ser um substituto livre para o Mapsource. Instalando os arquivos do Tracksource no Mapsource e depois pegando os arquivos *.img eu consigo instalar um por um no QLandkarte. Os arquivos do Tracksource estão disponíveis em algum outro formato (sem ser o .exe) que me permita instalar eles diretamente no QLandkarte sem precisar passar pelo Mapsource?
Alguém usa o QLandkarte? Eu consegui instalar um mapa de cada vez dentro dele mas não consigo estabelecer uma relação entre os mapas. Se estou vendo o mapa do Brasil e dou zoom não aparecer os detalhes de um município. Tenho que abrir na mão o mapa daquele município por mais que o mesmo já esteja carregado na memória.
Por fim, me parece que esse não é o sub-fórum adequado para esse tópico. Gostaria de sugerir a criação de um novo sub-fórum Linux dentro do fórum Softwares e Aplicativos.
Obrigado, Rodrigo.
No momento estou experimentando o QLandkarte que tem como objetivo ser um substituto livre para o Mapsource. Instalando os arquivos do Tracksource no Mapsource e depois pegando os arquivos *.img eu consigo instalar um por um no QLandkarte. Os arquivos do Tracksource estão disponíveis em algum outro formato (sem ser o .exe) que me permita instalar eles diretamente no QLandkarte sem precisar passar pelo Mapsource?
Alguém usa o QLandkarte? Eu consegui instalar um mapa de cada vez dentro dele mas não consigo estabelecer uma relação entre os mapas. Se estou vendo o mapa do Brasil e dou zoom não aparecer os detalhes de um município. Tenho que abrir na mão o mapa daquele município por mais que o mesmo já esteja carregado na memória.
Por fim, me parece que esse não é o sub-fórum adequado para esse tópico. Gostaria de sugerir a criação de um novo sub-fórum Linux dentro do fórum Softwares e Aplicativos.
Obrigado, Rodrigo.
Re: Tracksource e Linux
Bem até onde entendo o MapSource só interessa a quem tem GPS ou similar da Garmin e ai tem direito de usar o MapSource.
Ou não?
De toda forma acho que o arquivos *.img do Tracksource são instalados mesmo se nao tiver o MapSource.
E existe também o SendGPS ou algo assim que é gratuito e envia os .img para o GPS.
Então veja se não esta tendo um mega trabalho para criar algo que já existe.
Ou não?
De toda forma acho que o arquivos *.img do Tracksource são instalados mesmo se nao tiver o MapSource.
E existe também o SendGPS ou algo assim que é gratuito e envia os .img para o GPS.
Então veja se não esta tendo um mega trabalho para criar algo que já existe.
Editado pela última vez por Wallace em 26 Set 2008, 22:54, em um total de 1 vez.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
- paulocarvalho
- Contato:
Olá, Rodrigo. Seguindo o espírito livre do nosso Projeto levarei esse assunto à Administração Técnica para tentar disponibilizar os IMGs diretamente para quem usa o QLandkarte, afinal de contas esta forma de distribuição não contraria a licença de uso que adotamos (Creative Commons). E de fato a distribuição em formato de .EXE só provilegia os usuários Windows.
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.
- casaretto
- Contato:
Paulo
Além do img, hoje existem os arquivos idx, que carregam informações para roteamento ou endereços (não tenho certeza) que tem de ir junto.
Mas minha pergunta é outra. Essa solução trata o roteamento com perfeição ?
Casaretto
Além do img, hoje existem os arquivos idx, que carregam informações para roteamento ou endereços (não tenho certeza) que tem de ir junto.
Mas minha pergunta é outra. Essa solução trata o roteamento com perfeição ?
Casaretto
Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.
- paulocarvalho
- Contato:
Paulo, a estrutura de dados para roteamento reside no subarquivo NOD do IMG. Assim, por eliminação, creio que o IDX açambarque o endereçamento.
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
- paulocarvalho
- Contato:
Rodrigo, nós concordamos que devamos disponibilizar um instalador ou uma outra forma de distribuição que funcione para o QLandkarte. Como eu estou ocupado com um projeto em andamento, pedimos para que você pesquise uma forma de distribuir os IMGs do Projeto. Você provavelmente tem acesso a alguma máquina com Windows, assim você poderia usar um dos nossos instaladores e investigar onde os IMGs, IDXs e outros arquivos estão, copiá-los para seu sistema e elaborar um script para fazê-los funcionar corretamente na sua plataforma. O que você acha?
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
Acabei de testar os instaladores do Projeto com o Wine. Funcionam perfeitamente.
Os mapas são instalados, pelo wine, em ~/.wine/drive_c/Program Files/Tracksource/<Nome do mapset>
Não precisa do Mapsource em momento algum.
Outra opção é fazer um .zip com os IMGs e TDBs.
Mas, é importante seguir as instruções da página do QLandKarte para registrar os mapsets instalados no programa. Não é necessário abrir os IMGs individualmente.
Os mapas são instalados, pelo wine, em ~/.wine/drive_c/Program Files/Tracksource/<Nome do mapset>
Outra opção é fazer um .zip com os IMGs e TDBs.
Mas, é importante seguir as instruções da página do QLandKarte para registrar os mapsets instalados no programa. Não é necessário abrir os IMGs individualmente.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
-
Olá, obrigado pelas respostas e pelo interesse.
nqnnospam, de fato é possível instalar o Mapsource no Linux com o Wine mas até onde eu consegui avançar essa é uma solução bastante limitada. Por exemplo, o Wine não tem suporte a USB, a comunicação com o GPS fica MUITO lenta (acho que isso ocorre pois ele age como se o GPS estivesse conectado numa porta serial, mas não tenho certeza). Além disso tem também alguns bugs chatinhos, como não ser possível deletar mais de um mapa (ou trilha, ou waypoint, ou rota) por vez, não dá para ver o relevo das trilhas e por ai vai. De qualquer forma já é melhor do que nada, afinal é possível baixar e enviar dados para o GPS
Wallace, a questão toda é que o Mapsource foi feito para funcionar apenas no Windows (além do Linux, não funciona no MacOS) e é software proprietário. O QLandkarte busca ser uma alternativa livre ao Mapsource que rode em Linux (se não me engano atualmente também tem suporte para Mac e Windows).
Paulo, legal saber que vocês tem essa abertura. Acabei de mandar um e-mail (http://sourceforge.net/mailarchive/foru ... arte-users) para a lista de usuários do QLandkarte explicando a situação e pedindo mais informações sobre como criar o pacote e também perguntando se alguém tem idéia do porque tenho que importar individualmente os arquivos .img. Assim que tiver uma resposta compartilho aqui no fórum.
Aproveitando, alguém sabe como é feito com o Mapsource o "link" entre os arquivos .img? Ou seja, como o Mapsource sabe que quando estou vendo o arquivo TRC-Brasil.img e dou zoom em alguma cidade ele deve carregar um outro arquivo .img corresponde aquela região. Descobrindo onde essa informação é definida vai ficar mais fácil para entender por que isso não funciona no QLandkarte.
Um grande abraço, Rodrigo.
nqnnospam, de fato é possível instalar o Mapsource no Linux com o Wine mas até onde eu consegui avançar essa é uma solução bastante limitada. Por exemplo, o Wine não tem suporte a USB, a comunicação com o GPS fica MUITO lenta (acho que isso ocorre pois ele age como se o GPS estivesse conectado numa porta serial, mas não tenho certeza). Além disso tem também alguns bugs chatinhos, como não ser possível deletar mais de um mapa (ou trilha, ou waypoint, ou rota) por vez, não dá para ver o relevo das trilhas e por ai vai. De qualquer forma já é melhor do que nada, afinal é possível baixar e enviar dados para o GPS

Wallace, a questão toda é que o Mapsource foi feito para funcionar apenas no Windows (além do Linux, não funciona no MacOS) e é software proprietário. O QLandkarte busca ser uma alternativa livre ao Mapsource que rode em Linux (se não me engano atualmente também tem suporte para Mac e Windows).
Paulo, legal saber que vocês tem essa abertura. Acabei de mandar um e-mail (http://sourceforge.net/mailarchive/foru ... arte-users) para a lista de usuários do QLandkarte explicando a situação e pedindo mais informações sobre como criar o pacote e também perguntando se alguém tem idéia do porque tenho que importar individualmente os arquivos .img. Assim que tiver uma resposta compartilho aqui no fórum.
Aproveitando, alguém sabe como é feito com o Mapsource o "link" entre os arquivos .img? Ou seja, como o Mapsource sabe que quando estou vendo o arquivo TRC-Brasil.img e dou zoom em alguma cidade ele deve carregar um outro arquivo .img corresponde aquela região. Descobrindo onde essa informação é definida vai ficar mais fácil para entender por que isso não funciona no QLandkarte.
Um grande abraço, Rodrigo.
nqnnospam escreveu:Acabei de testar os instaladores do Projeto com o Wine. Funcionam perfeitamente.
[]'s Sérgio Barroso
-
Olá nqnnospam, você pode me explicar com mais detalhes como fez para conseguir que os mapas funcionassem no QLandkarte?
Utilizando o TRC-Brasil como exemplo, o que eu tenho feito é selecionar a opção File -> Import Map e então como "Map Source Path" defino o diretório extraído a partir do .exe e como "Base Map" defino o arquivo TRC-Brasil.img.
Só agora com sua mensagem notei que de fato não preciso ter instalado o Mapsource para que o Wine consiga extrair os arquivos do .exe.
Obrigado!
Utilizando o TRC-Brasil como exemplo, o que eu tenho feito é selecionar a opção File -> Import Map e então como "Map Source Path" defino o diretório extraído a partir do .exe e como "Base Map" defino o arquivo TRC-Brasil.img.
Só agora com sua mensagem notei que de fato não preciso ter instalado o Mapsource para que o Wine consiga extrair os arquivos do .exe.
Obrigado!
Eu testei aqui, mas os mapas aparecem meio deformados ou algo assim. Por enquanto vou continuar usando o GTM pelo VirtualBox (no Wine ficou com as fontes totalmente erradas). Vou continuar de olho no QLandkarte ....
Isso mesmo.rodrigosprimo escreveu: Utilizando o TRC-Brasil como exemplo, o que eu tenho feito é selecionar a opção File -> Import Map e então como "Map Source Path" defino o diretório extraído a partir do .exe e como "Base Map" defino o arquivo TRC-Brasil.img.
[]'s Sérgio Barroso
-
Olá, finalmente consegui entender o que estava acontecendo graças a uma dica na lista de discussão do QLandkarte.
Por algum motivo que ainda não foi esclarecido o QLandkarte não está conseguindo ler direito os limites dos mapas do TrackSource e por isso apesar de conseguir carregá-los, não os exibe diretamente. É necessário dar zoom out e ai então aparecem os mapas, a partir daí tudo parece funciona perfeitamente.
Fiz uns testes rápidos aqui e consegui fazer todas as operações básicas utilizando o QLandkarte que fazia no Mapsource.
Quando tiver novidades sobre a dificuldade do QLandkarte para centralizar os mapas do Tracksource aviso neste tópico.
Por algum motivo que ainda não foi esclarecido o QLandkarte não está conseguindo ler direito os limites dos mapas do TrackSource e por isso apesar de conseguir carregá-los, não os exibe diretamente. É necessário dar zoom out e ai então aparecem os mapas, a partir daí tudo parece funciona perfeitamente.
Fiz uns testes rápidos aqui e consegui fazer todas as operações básicas utilizando o QLandkarte que fazia no Mapsource.
Quando tiver novidades sobre a dificuldade do QLandkarte para centralizar os mapas do Tracksource aviso neste tópico.
-
Olá Paulo, acho que podemos passar a distribuir além do arquivo .exe um arquivo .tar.bz2 que seria apenas o diretório com os arquivos de um dos projetos de mapas compactado, ao invés de criarmos um script de instalação específico para o QLandkarte semelhante ao que ocorre com o pacote para o Mapsource.paulocarvalho escreveu:Rodrigo, nós concordamos que devamos disponibilizar um instalador ou uma outra forma de distribuição que funcione para o QLandkarte. Como eu estou ocupado com um projeto em andamento, pedimos para que você pesquise uma forma de distribuir os IMGs do Projeto. Você provavelmente tem acesso a alguma máquina com Windows, assim você poderia usar um dos nossos instaladores e investigar onde os IMGs, IDXs e outros arquivos estão, copiá-los para seu sistema e elaborar um script para fazê-los funcionar corretamente na sua plataforma. O que você acha?
Essa abordagem me parece mais interessante pois, além de ser muito mais simples, permite maior liberdade aos usuários. Com o pacote .tar.bz2 o usuário poderá abrir os mapas em qualquer software com suporte à arquivos .img seja no Linux, Mac ou Windows.
O que acham?
Estranho. Para mim funcionou perfeitamente logo de primeira. Sorte, provavelmente.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
[]'s Sérgio Barroso
O problema é a confusão...rodrigosprimo escreveu: Olá Paulo, acho que podemos passar a distribuir além do arquivo .exe um arquivo .tar.bz2 que seria apenas o diretório com os arquivos de um dos projetos de mapas compactado, ao invés de criarmos um script de instalação específico para o QLandkarte semelhante ao que ocorre com o pacote para o Mapsource.
Essa abordagem me parece mais interessante pois, além de ser muito mais simples, permite maior liberdade aos usuários. Com o pacote .tar.bz2 o usuário poderá abrir os mapas em qualquer software com suporte à arquivos .img seja no Linux, Mac ou Windows.
O que acham?

Algum goró vai baixar no Windows e perguntar: "O que eu faço com isso? O Mapsource não reconhece este formato bz2...", mesmo que haja um banner piscando em letras garrafais que o arquivo é para Linux.
Eu achei bem simples instalar via wine. Fazia tempo que eu não usava o wine (nem sei quanto), mas fiquei impressionado com a facilidade de uso. Evoluiu muito.
[]'s Sérgio Barroso
- paulocarvalho
- Contato:
Ficou melhor, contanto que seja incluído um LEIAME.TXT com instruções sobre onde colocar os arquivos dentro do archive e algum procedimento adicional para fazê-los funcionar no QLandkarte.rodrigosprimo escreveu:Olá Paulo, acho que podemos passar a distribuir além do arquivo .exe um arquivo .tar.bz2 que seria apenas o diretório com os arquivos de um dos projetos de mapas compactado, ao invés de criarmos um script de instalação específico para o QLandkarte semelhante ao que ocorre com o pacote para o Mapsource.
O que acham?
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
-
Olás, quando tiver um tempo livre vou elaborar esse README.TXT para colocar junto com o pacote.
Sobre o problema ao carregar o mapa dentro do QLandkarte segue o comentário da lista de usuários do software. Não entendi direito, o texto abaixo significa algo para alguém?
Sobre o problema ao carregar o mapa dentro do QLandkarte segue o comentário da lista de usuários do software. Não entendi direito, o texto abaixo significa algo para alguém?
Rodrigo> If I understand correctly the problem is with QLandkarte reading the map
> boundaries, so we need to fix it in the software. Or there is something
> to be changed in the map files?
Well as my official Garmin maps work I would say it's the map. If I can
read my own code right (haven't looked at that for ages) the map
boundaries in the *tdb file are not defined correctly. In record type
0x42 the north/south, west/east boundaries have to be coded as 32bit
values.
- paulocarvalho
- Contato:
Esta é a dúvida.> If I understand correctly the problem is with QLandkarte reading the map
> boundaries, so we need to fix it in the software. Or there is something
> to be changed in the map files?
Sim, se os mapas oficiais da Garmin funcionam, então não é o QLandkarte.Well as my official Garmin maps work I would say it's the map.
Diz que as fronteiras dos mapas estão definidas incorretamente no arquivo TDB.If I can read my own code right (haven't looked at that for ages) the map
boundaries in the *tdb file are not defined correctly.
Diz que os limites N-S e E-W devem ser valores de 32-bits. Se não forem o QLandkarte não vaiIn record type 0x42 the north/south, west/east boundaries have to be coded as 32bit
values.
lê-los corretamente.
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
Que problema ao carregar os mapas no QLandKarte?rodrigosprimo escreveu: Sobre o problema ao carregar o mapa dentro do QLandkarte segue o comentário da lista de usuários do software. Não entendi direito, o texto abaixo significa algo para alguém?
Aqui para mim os mapas Tracksource funcionaram perfeitamente, não tive que fazer nada além do que está descrito na documentação do QLandKarte.
Novamente, qual é o problema?
[]'s Sérgio Barroso