Garmin Nuvi 1300 - 3 dúvidas

Mensagem
Autor
rafaelnf
Contato:

Garmin Nuvi 1300 - 3 dúvidas

#1 Mensagem por rafaelnf »

Sou novo no site e to tentando atualizar os POIs + Mapa do GPS Garmin Nuvi 1300...

Tenho algumas perguntas:

1. Meu GPS está com a memória interna LOTADA, não sei porque e nem como consertar.
Conforme a imagem abaixo, ele tem 1.76Gb de capacidade porém está sem espaço livre (parte esquerda da imagem)
Porém ao exibir arquivos ocultos e selecionar tudo pra ver o tamanho, são só 673Mb visivelmente ocupados (parte direita da imagem)
Imagem

Apenas para referência, a estrutura de pastas atual dele é essa aqui:
Imagem

Como faço para liberar mais espaço pra finalmente poder atualizar o GPS com o Webupdater?
Eram 15mb de arquivos e não tem espaço...

2. No cartão de Memória, criei uma estrutura de pastas
x = letra da unidade.

X:\Garmin
X:\Garmin\Poi
X:\Maps

Na pasta \Garmin\Poi eu inseri os arquivos de radares, lombadas e etc.
Na pasta Maps vou inserir o gmappsupp.img (250Mb) dos mapas atualizados que peguei por orientações daqui do fórum.

A estrutura é essa mesmo?

3. Pra deixar 2 mapas de países diferentes, por exemplo do Brasil + EUA, como faria?
Sei que precisam estar na pasta Maps do cartão, mas qualquer nome de arquivo serviria?
tipo:
gmapsupp_br.img
gmapsupp_eu.img

Ou errei feio?
Obrigado a atenção.
abraços
Editado pela última vez por rafaelnf em 27 Mai 2011, 11:29, em um total de 1 vez.

dabliuagaeme

Re: Garmin Nuvi 1300 - 3 dúvidas

#2 Mensagem por dabliuagaeme »

Tenho um Garmin Nuvi 1490T que veio originalmente com o mapa dos Estados Unidos sobe o nome gmapprom.img e gmapprom.sum, após backup dos arquivos optei por apagá-los e com isso liberou algo em torno de 1,3 Gb, também deletei os arquivos de vozes estrangeiras e textos.

rafaelnf
Contato:

#3 Mensagem por rafaelnf »

dabliuagaeme, fiz exatamente isso ontem...

1. primeiro fiz um Backup do GPS sem mexer em nada...

depois eu entrei em pasta por pasta apagando tudo que não fosse em Pt-BR ou em En-US ou outra coisa conforme as siglas do GPS
Pastas que removi arquivos de outros idiomas: help, keyboards, text, voice

Entrei em todas as pastas, uma por uma, inclusive algumas de imagens e apaguei TUDO que era desnecessário (afinal tenho o backup!)

Meu espaço livre aumentou para 270Mb!

2. Atualizei o gmapsupp.img original que era de 2010 (150Mb+-) pro atual de 2011 (236Mb+-) e ficou show.
Depois deixei no cartão de memória TODOS os POI que baixei aqui no site e ao reduzir zoom no mapa já vejo as lombadas eletrônicas mais perto de casa!

Não adiantou deixar o mapa no cartão de memória, ele não aparecia, a pasta pode ser removida, o ideal é atualizar no GPS.

3. Sobre o mapa dos EU, não achei onde ele está, deve ser na memória interna do GPS pq ao consultar no menu "Mapas" tem o City Navigator Brasil e o EUA original do GPS.

Depois aproveitei ainda pra usar o Garmin Webupdater e atualizei a versão do GPS.
1. ligue o GPS na USB e espere carregar;
2. ligue o programa Webupdater, que verifica online se tem alguma atualização;
3. se houver, peça p/ atualizar e aguarde o download + instalação mas não atualize os outros arquivos que ele oferece neste momento (faremos isso depois senão você ficará instalando sem funcionar como eu fiz por não ter ligado o GPS com a versão nova primeiro);
4. desative o dispositivo com segurança;
5. ligue o GPS e aguarde... (no meu apareceu a mensagem "software loading" e tive que esperar até iniciar);
6. desligue o GPS;
7. repita os passos 1 e 2;
8. não haverá versão mais nova já que atualizamos no passo 3 logo você pode finalmente ver o menu com as atualizações de Voz, etc. Nele escolha as atualizações que deseja, principalmente as do seu idioma. peça para atualizar e aguarde;
9. agora que já foi instalado, repita os passos 3 e 4 e seu GPS estará atualizado.

procedimento testado no GPS Garmin Nüvi 1300 e funcionou perfeitamente!

pu2tki
Contato:

#4 Mensagem por pu2tki »

Respondendo a questão dos mapas, sendo um gps da série 1xxx, serve qualquer nome sim, desde que tenha a extensão .img
E se não estou enganado, o nome da pasta é Map e não Maps. (não me lembro exatamente pois não tenho um gps dessa série)
Testa aí...
[]'s

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

dabliuagaeme

#5 Mensagem por dabliuagaeme »

rafaelnf escreveu:
3. Sobre o mapa dos EU, não achei onde ele está, deve ser na memória interna do GPS pq ao consultar no menu "Mapas" tem o City Navigator Brasil e o EUA original do GPS.
Para encontrar o mapa dos EUA além de marcar a opção de mostrar arquivos ocultos no Windows Explorer, você terá de desmarcar a opção de ocultar arquivos protegidos do sistema para então encontrar os arquivos gmapprom.img e gmapprom.sum e deletá-los

Imagem

rafaelnf
Contato:

#6 Mensagem por rafaelnf »

pu2tki, deixei o arquivo que saiu esta semana na pasta "Map"
com o nome:
gmapsupp_2011-05-23.img

e abriu perfeitamente!
assim fica mais fácil ter o controle da versão atual que está na memória do GPS!

dabliuagaeme, valeu a dica... não tinha visto a pasta system pq não tinha habilitado pra ver a pasta de "arquivos protegidos do sistema"

porém fiz a atualização pelo Linux que uso atualmente e deu certinho (o Win é da minha irmã), fiz o Backup de tudo e liberei ainda mais espaço na memória apagando as ajudas em idiomas que eu não preciso da pasta ".system\EULA"

o "gmapprom.img" tem 1Gb, não seria ele o mapa dos EUA?
Para atualizar esse mapa dos EUA não seria só sobrescrever com o arquivo mais novo caso eu ache?
apaguei o gmaprom.sum e não deu erro nenhum, mas fiquei com receio de exluir o gmapprom.img

ele que é o Mapa dos EUA? se for, quero deixar ele no GPS... vai que alguém vai pra lá e precisa de GPS? rs

o que eu ainda não sei é mandar o GPS buscar o mapa no cartão de memória ao invés da memória interna...

pu2tki
Contato:

#7 Mensagem por pu2tki »

O gmapprom.img é o mapa americano mesmo.
Este nome de arquivo especificamente é o mapa principal, enquanto que o gmapsupp.img é o mapa suplementar. (como o próprio nome sugere)
Se quiser atualizar o americano, é só substituir o gmapprom.img por um mais novo, deixando com o mesmo nome.
Quanto a ele ir buscar mapas no cartão, é automático. Se tiver mapas no SD, na pasta correta, ele vai buscar lá.
O gps procura mapas na memória interna e no cartão. Se achar, vai aparecer na lista de mapas.
O que você NÃO deve fazer é deixar mais de um mapa ativo por vez. Se deixar 2 mapas concorrentes ativos, seu gps vai ficar doidão. (por exemplo, o CNBR mais o TRC)
Isso porque ele não vai saber qual dos dois seguir, já que os 2 podem ter o mesmo endereço.

pedrocandeira

#8 Mensagem por pedrocandeira »

Olá. Tenho um Nuvi 265W e queria apagar o mapa americano para liberar espaço. No meu caso, o mapa gmapprom.img (seria mesmo o dos EU?) e além desse arquivo tem também gmapprom.sum e gmapprom.gma, todos dentro da pasta Garmin. No meu nuvi não tem a pasta system.

Se eu apagar esses arquivos não dará algum tipo de problema já que gmapprom.img é o mapa principal? Ou se ficar somente o gmappsup.img (suplementar) não tem problema?

Bom, não sei se fui claro.

Desde já muito obrigado.

Garmin Nüvi 265W

pu2tki
Contato:

#9 Mensagem por pu2tki »

Sugiro que copie o gmapprom.img (.unl e .gma também) para o seu computador para não perder seu mapa original.
Depois, você pode renomear o gmapsupp.img para gmapprom.img.
Se tiver o mapa base, até funciona só o gmapsupp, mas renomeie pra tornar seu mapa do Brasil o principal.
Lembrando que o ideal mesmo seria não mexer nos mapas da memória, e sim utilizar um cartão SD para evitar problemas.
Daí é só deixar ativo o mapa do SD.
Se corromper algum mapa da memória interna, seu gps vai travar.

pedrocandeira

#10 Mensagem por pedrocandeira »

Olá pu2tki

Muito obrigado pela ajuda. O backup eu já fiz. :) mas mesmo assim não vou mexer no mapa original dos EU.

Mas tenho outra pergunta. Tenho na memória interna o gmappsup que é o Tracksource e no cartão SD outro gmappsup que é o City Navigator Brazil mais recente. Nesse caso eu não posso transferir o mapa Tracksource da memória interna para o cartão SD pq não pode ter dois arquivos gmappsup, não é? Mas posso apagar o Tracksource e por um daqueles pacotes que tem dois ou mais mapas no cartão SD?

Bom, de novo... muito obrigado.

Abraço,

Pedro.

Garmin Nüvi 265W

pu2tki
Contato:

#11 Mensagem por pu2tki »

Pode sim. É só trocar o gmapsupp.img do cartão pelo gmapsupp.img que tem os mapas unidos.
Daí, nas configs do GPS você escolhe qual vai usar e deixa apenas o mesmo ativado.
Ative apenas um por vez pois já li muito comentário que mais de um mapa concorrente junto da conflito de roteamento. (apesar de algumas pessoas dizerem que não tiveram problemas, a maioria que eu vi teve)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”