Desculpem o "Testamento de Moisés" que vou escrever aqui. Creio que esse problema vá deixar-nos de cabelos (mais) brancos.
Recentemente adquiri um GPS BAK 4801, excelente e funcional. Adaptei nele um micro SD de 8 Gb, que funcionou perfeitamente. Inseri músicas, vídeos e usei bem o aparelho, que tinha uma velocidade de processamento razoável e um desempenho que considero acima do meu GPS antigo Garmin.
Ao instalar o programa MioPocket 3.0 Release 50, tudo funcionou perfeitamente também, pois instalei na flash RAM de 2 Gb que vem de fábrica.
Porém não gostei das funcionalidades, pois já havia instalado o menu adicional e acessado o windows CE, mas no MioPocket o sistema ficou lento e além disso não ficou prático iniciar o player de MP3 junto com o navegador Igo8 (original do sistema) e também ficou ruim para alternar entre eles para regular o volume, trocar de músicas e outras facilidades - que no sistema de menu adicional e mesmo no original, funcionavam melhor.
Resolvi desinstalar o MioPocket. Ao utilizar o aplicativo de desinstalação que veio no pacote Mio, o sistema começou o procedimento de remoção de arquivos.
Tomei o cuidado de deixar no atalho do aplicativo nativo da BAK (do sistema) a chamada ao Igo8.exe original, para que, ao desinstalar, o GPS retornasse à condição de fábrica. Também salvei todos os arquivos que estavam no SD card e na memória interna original, para backup/restore se fosse necessário via USB.
Infelizmente o GPS, ao fazer o reboot, não inicia mais.
Não tenho acesso à ROM do sistema que tinha antes com o ActiveSync, e mesmo que todos os arquivos tenham sido restaurados ao que estavam antes, o GPS trava na tela do logo da BAK (robô) e não sai dela. Tentei diversos procedimentos, como reset, botão liga/desliga, deixei a bateria descarregar completamente para apagar possíveis resíduos, até abri o GPS e desconectei a bateria, mas ao reconectar, tudo continua travado.
Tenho ainda acesso à memória interna de 2GB onde veio o Igo8, e ao SD card de 8Gb via USB. Os arquivos estavam lá, mas alguns perdidos pela desinstalação, outros intactos. Restaurei tudo com o backup, mas não voltou a funcionar: ao ligar o GPS, aparece o logo da BAK e fica nele até descarregar a bateria.
Parece que a nand flash rom (onde vem o sistema original) tornou-se inacessível ou foi apagada, ou mesmo preenchida com dados incorretos pelo MioPocket.
Minha odisséia para solucionar foi uma verdadeira via crucis.
Instalei o WolfNCU, instalei o Navigo, outras versões do MioMap, tentei todos os softwares que estão disponíveis para cópia, recoloquei os arquivos no local correto, instalei o Windows CE (copiando as pastas para a memória interna de 2Gb e para o SD de 8Gb) e nada funcionou.
Renomeei e criei vários arquivos e pastas com arquivos como o autorun.exe, miopocket.exe, launch.exe, startwin.exe, loadCE.exe, arquivos mscr e ini, em pastas do sistema diversas, e nada funcionou. Coloquei arquivos de chamada ao windows CE e ao IGO8 nas referidas pastas, inclusive dentro da pasta root, boot e autorun do windows CE e nada: o GPS aparece com o robô da BAK, incólume.
Em todos os procedimentos realizei reset apertando o botão reset do aparelho enquanto ligado. Tentei inclusive variações disso, apertando por um, dois, três minutos, combinando alternadamente, ao mesmo tempo e um de cada vez os dois únicos botões do GPS: o reset traseiro e o botão liga/desliga, e nada.
Tentei reformatar o cartão interno e o cartão externo em fat no lugar de fat32, repeti todos os procedimentos e nada funcionou. Tentei também usar um cartão SD de capacidade menor (1Gb) e o resultado foi o mesmo.
Tentei também acessar a ROM interna com o aplicativo DNW, sem sucesso. Usei os drivers da mediatek para isso, troquei pelos padrões do XP e nada.
Tentei também acessar a ROM via aplicativos de acesso a BIOS em lowlevel (a nível de hardware) e o GPS simplesmente não permitiu o acesso à ROM interna, nem mesmo a nível de bits e bytes.
Concluindo, estou com um peso de papel que não me parece ter solução até o momento. Está descartada a possibilidade de falha de hardware, porque o procedimento teve início com falha de software.
Na página de "suporte" da BAK há somente o desenho do robô em formato CDR para download; porém, esse desenho é o que mais tenho visto por aqui.
Agradeceria muito se encontrasse uma solução aqui no fórum.
Alexandre (Revinn47)
GPS BAK 4801 - perda de nand flash rom
-
Re: GPS BAK 4801 - perda de nand flash rom
Estou com o mesmo problema em Meu Bak 4305 apos retornar de uma viagem parou creio que a unica solução é enviar a um local onde eles possam acessar o Chip do fabricante com algum aparelho e reinstalar o Windows ce 5.0.
Vi no Mercado livre um local em Campinas onde eles se propoem a fazer esse serviço acredito que terei que recorrer a eles.
SUPORTE TÉCNICO PARA TODAS AS MARCAS DE GPS (código: 144130500).http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144130500-_JM
Espero ter ajudado
Vi no Mercado livre um local em Campinas onde eles se propoem a fazer esse serviço acredito que terei que recorrer a eles.
SUPORTE TÉCNICO PARA TODAS AS MARCAS DE GPS (código: 144130500).http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144130500-_JM
Espero ter ajudado
Amigos
Também estou com problema similar, mas num Foston FS-470DC.
Infelizmente, apaguei uma string do registro do win CE e, pronto, estou com um prota retrato, com uma foto só, da FOSTON!!!!!
Meu GPS morreu e não consigo acessá-lo, de forma nenhuma....
Se alguém puder me ajudar, agradeço, pois o aparelho tem 15 dias de uso...
Fábio
Também estou com problema similar, mas num Foston FS-470DC.
Infelizmente, apaguei uma string do registro do win CE e, pronto, estou com um prota retrato, com uma foto só, da FOSTON!!!!!
Meu GPS morreu e não consigo acessá-lo, de forma nenhuma....
Se alguém puder me ajudar, agradeço, pois o aparelho tem 15 dias de uso...
Fábio
Prezados...
Aqui ocorreu o mesmo problema.BAK4801 como porta-retrato. Travou na tela do robozinho.
Alguém tem o firmware deste modelo ????
Acesso/altero o drive interno pelo usb, mas não o nand flash, que é onde está instalado o windows.
Qualquer ajuda é bem vinda
Obrigado,
(ah... 7 dias de uso...)
Giovani - RS
Aqui ocorreu o mesmo problema.BAK4801 como porta-retrato. Travou na tela do robozinho.
Alguém tem o firmware deste modelo ????
Acesso/altero o drive interno pelo usb, mas não o nand flash, que é onde está instalado o windows.
Qualquer ajuda é bem vinda
Obrigado,
(ah... 7 dias de uso...)
Giovani - RS
Rescussitei meu BAK
Com um firmware de outro gps que usa a mesma placa (Pioneer pi9887).
Basta colocar 2 arquivos num sdmmc e resetar o aparelho; ele re-instala o wince 5, e um menu com um calhambeque laranja, bem diferente do bak. Com algum ajuste posterior, voltou a funcionar.
xiip.nb0
gpsapp.msk
Com um firmware de outro gps que usa a mesma placa (Pioneer pi9887).
Basta colocar 2 arquivos num sdmmc e resetar o aparelho; ele re-instala o wince 5, e um menu com um calhambeque laranja, bem diferente do bak. Com algum ajuste posterior, voltou a funcionar.
xiip.nb0
gpsapp.msk
Alguem poderia disponibilizar estes arquivos:
xiip.nb0
gpsapp.msk
Obrigado!
xiip.nb0
gpsapp.msk
Obrigado!
Também estou precisando. Pode disponibilizar os arquivos que conseguiu?
-
giovanith
Por favor, onde conseguiu os arquivos para restaurar seu GPS. Tenho um BAK 4801 que so fica na tela do robozinho tbm !!!
Por favor, aguardo retorno
MEu e-mail é darkspike66@hotmail.com
Obrigado !!!!!!
Por favor, onde conseguiu os arquivos para restaurar seu GPS. Tenho um BAK 4801 que so fica na tela do robozinho tbm !!!
Por favor, aguardo retorno
MEu e-mail é darkspike66@hotmail.com
Obrigado !!!!!!
PÔ giovanith vc poderia disponibilizar os arquivos para nós...