Indicacao de aparelho GPS para cidade

Mensagem
Autor
Shadow600

Indicacao de aparelho GPS para cidade

#1 Mensagem por Shadow600 »

Boa Tarde,

Pretendo comprar um aparelho de GPS para utilizar tanto na moto quanto no carro.
Depois de uma pequena pesquisa, gostei do modelo Garmin Zumo 550. Como pretendo comprar no exterior (EUA), estou com algumas dúvidas:

1) o aparelho não vem com mapa do Brasil, é necessário comprar um mapa fornecido pela Garmin, ou é possível fazer download e carregar no aparelho?

2) o aparelho tem a função de criar rotas, de um ponto a outro (muito útil para quem não conhece muito bem a cidade de São Paulo como eu). Ao colocar um mapa que não seja da Garmin, essa funcionalidade permanece?

3) Voces indicariam outra marca e/ou modelo?

Obrigado,

Filohipo

Re: Indicacao de aparelho GPS para cidade

#2 Mensagem por Filohipo »

Olá

Eu, apesar de ser motociclista, não aconselharia o Zumo.
Porquê ? Porque não tem a capacidade de gravar tracks nem a capacidade de depois de ter um track gravado, fazer o mesmo percurso em sentido contrário. ([color=#0000FF]Editado Nov 2007[color=#4000FF][/color]- Depois da Revisão do Firmware de 2.50 para 3.00 o que atráz está escrito não é mais verdade O Zumo já grava tracks)[/color]
Se você estivesse morando na Europa ou nos EEUU, eu não diria nada - Os mapas da Garmin cobrem quase 100% destes locais.
não conheço o mapa da Garmin do Brasil. Conheço as suas limitações - pouco do Brasil está mapeado.
Por isso o mais util é você ter um GPS "tradicional" com capacidade de roteamento, mas que na ausência de mapas você possa planejar suas rotas e saidas.

Eu escolheria entre a nova Gama Garmin Etrex Vista HCx ou o Legend e um 60 Cx.

Eu proprio tenho um 76 Csx que uso na mota, no carro e no barco (a unica diferença entre o 76 e o 60 é que o 76 flutua).

E vc sempre pode comprar o mapa do Brasil da Garmin e utilizar os mapas do projecto Tracksource que São bem confiáveis e gratuitos, estando o roteamento a ser implementado.

Saudações em V
Editado pela última vez por Filohipo em 15 Nov 2007, 15:39, em um total de 1 vez.

Shadow600

#3 Mensagem por Shadow600 »

Filohipo, obrigado pelas informações.

Se eu entendi corretamente, o roteamento só irá funcionar nos mapas fornecidos pela Garmin, pois os mapas do projeto Tracksource ainda não possuem essa funcionalidade, correto?!

Nesse final de semana emprestei o Garmin eTrex Legend do meu amigo. Apesar de não saber utilizar direito, vi que dava para marcar pontos. Porém não possui a funcionalidade de roteamento.

Esses outros aparelhos que vc indicou, possuem a funcionalidade de roteamento?

Obrigado,

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Os map 60 e 76 tem, os vista e legend citados acho que Também.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Shadow600

#5 Mensagem por Shadow600 »

Wallace, obrigado por responder (vi Também que vc respondeu outro tópico sobre re-roteamento dos GPSMaps).

Sou novato, ainda nem tenho um aparelho de GPS (mas estou em vias de adquirir um, assim que me decidir qual :lol: ) , mas estou impressionado com o Projeto Tracksource e com esse fórum. Vocês estão de parabéns pelo grande trabalho realizado.

Tirei muitas dúvidas lendo o fórum e até fiquei com vontade de contribuir com o projeto. Com informações do fórum, consegui instalar o Mapsource e olhar os mapas do projeto. Aliás, (Pergunta 1) como faço para contribuir com informação de POIs e de ruas que não constam no mapa? Acredito que posso contribuir com informações sobre POIs da cidade de SP, Campinas e região. Olhando nos mapas pelo Mapsource, constatei que faltam algumas ruas que eu conheço e costumo passar na região de Campinas.

Em relação à dúvida inicial que me levou a cadastrar nesse fórum, ainda não consegui me decidir.... entrei no fórum com a idéia de adquirir o Zumo 550 para utilizar na moto e no carro, basicamente para me localizar nas ruas das cidades. Mas entendendo melhor o que é PND vs GPS, fiquei inclinado aos modelos GPSMap 60CSx e 76CSx. (Pergunta 2) Além das diferenças de design e de flutuar ou não, existe outra diferença relevante que eu deva levar em conta (gostei mais do design do 60Csx, os botões na parte superior do 76CSx dá a impressão que a própria mão vai atrapalhar na visualizão do LCD)?

Bom, se eu optar pela séria GPSMap ao invés do Zumo 550, já percebi que terei que comprar alguns acessórios a mais, pois no Zumo 550 já está incluido na caixa e nos GPSMap não. Além do mapa City Navigator NT Brazil (que terei que comprar de qualquer forma se quiser mapa Roteável dentro das cidades cobertas), terei que comprar os suportes para a moto (https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=1004) e para o carro. (Pergunta 3) Na experiência de voces qual tipo de suporte para carro é melhor: Dash (https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=1006) ou Suction Cup (https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=1007)?

Provavelmente um cabo para 12V para o carro seria bom para melhor autonomia https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=527.

(Pergunta 4) Vocês acham que é necessário adquirir antena extra para os GPSMaps?

Como vocês já devem ter percebido, estou empolgado com isso tudo....

Qualquer sugestão ou comentário é bem vindo, e é claro... se puderem responder minhas perguntas acima eu agradeço.

Obrigado,

Filohipo

#6 Mensagem por Filohipo »

Olá
Outros responderão a outras perguntas
Pergunta 2 - não há diferença. Eu tenho o 76 porque flutua e ter perdido um 45 no mar.
Uso na mota ( VFR 800 ) um suporte maritimo preso com fita "serrada" em Nylon. está lá há 4 anos (antes tinha um 76 s).
Para moto talvez a disposição do 60 seja melhor.
Se voce quer ajudar o projecto tem que comprar um GPS de uso geral, pois precisa de gravar seus percursos.
[]

nqnnospam

#7 Mensagem por nqnnospam »

Shadow600,

Resposta Pergunta 1:

Sem dúvida que sua intenção de contribuir com o Projeto é muito positiva, e tenha certeza que toda contribuição recebida é bem-vinda. Contudo, ainda sem GPS, suas opções São limitadas. você pode, por exemplo, contribuir com correções nos nomes de ruas, mas incluir novas sem o tracklog das mesmas é complicado. você Também pode informar ao desenvolvedor se uma dada rua é mão única ou não, e, em caso afirmativo, qual o sentido.

você Também pode contribuir informando que um POI não existe mais, ou que o estabelecimento que ele indica mudou de nome, telefone ou natureza, ou mesmo fornecendo informação estendidas sobre o POI (endereço, telefone, bairro, cep). Contudo, para indicar novos POIs é necessário informar a localização, e sem GPS isso só é possível em alguns casos (estabelecimento numa esquina, por exemplo, ou então retirando a posição do Google Earth, se houver fotos detalhadas da região).

Resposta Pergunta 3:

não conheço os suportes Garmin. Tenho um RAM-MOUNT que é muito bom, e pode ser comprado na cidade de São Paulo, na MaréGPS.

Sobre os carregadores, observe que carregadores, de qualidade, de celular com conexão mini-USB Também servem para a linha GPSMap X. você pode alimentar o GPS pela porta mini-USB:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =10&t=1904

Resposta Pergunta 4:

Para levantamentos de tracklogs para o Tracksource, é recomendável usar antena externa. Para navegação somente não há necessidade, no caso da linha GPSMap X, ou eTrex H, pois ele possuem chipset de alta sensibilidade. Exceção somente para o caso de veículos com certos tipos de filmes metálicos no para-brisa, que bloqueiam quase que totalmente a recepção, mesmo nos modelos das linhas de alta sensibilidade.

Editado:corrigido link para tópico sobre RAM-MOUNT

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Shadow600

#8 Mensagem por Shadow600 »

Somente para confirmar..... possuindo mapas roteáveis adequados, assim como no Zumo 550, eu consigo digitar o nome de uma rua e número no GPSMap 60Csx e ele vai calcular uma rota até o destino. Com a diferença que no suporte para carro do Zumo 550 tem sistema de voz e o 60CSx não tem, correto?

Filohipo

#9 Mensagem por Filohipo »

Ola
Correto
O Zumo fala mas não grava os Tracks. O 60 não fala (faz bip) e mostra as indicações de mudança de direcção na tela.
Ensaio completo do 60 em espanhol:
http://www.elgps.com/equipos/Serie60/serie60.html
Tem cópia de quase todas as telas

Shadow600

#10 Mensagem por Shadow600 »

Bom... agora consigo tomar uma decisão mais fundamentada.... vou comprar o GPSMap 60CSx.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Killer

GPS 60 CSX

#11 Mensagem por Killer »

Bem sou iniciante,to precisando urgente de um gps,to querendo um para usar mais no automóvel,só q ainda ñ decidi qual comprar, to pensando em pegar o 60 CSX da Garmin, só q eu gostaria de saber alguns detalhes sobre ele,eu li muitas coisas por ai, só q fiquei com mais dúvidas :shock: ,por exemplo se eu quero chegar em tal rua ,se ele me mostra toda a rota ,até o ponto final ?e tbém caso eu passe o caminho ,se ele recálcula a rota ?e obrigado pela paciência!!! :o

nqnnospam

Re: GPS 60 CSX

#12 Mensagem por nqnnospam »

[]'s Sérgio Barroso

Killer

#13 Mensagem por Killer »

então se eu quero chegar a algum lugar,como q faço?só por meio de pontos q eu vou colocando pra se localizar? :?

Wallace
Contato:

#14 Mensagem por Wallace »

Eu procuro a rua nos mapas do projeto do TrackMaker, mas pode usar outros como apontador, etc.
Ai marco o ponto de onde quero ir e mando para o GPS.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Killer

#15 Mensagem por Killer »

entendi Wallace,e os mapas do TrackMaker eu consigo aqui http://www.gpstm.com/maps.php?PHPSESSID ... 3aab608dab ?esse trackmaker só pra visuliazação no pc certo ?

nqnnospam

#16 Mensagem por nqnnospam »

Killer escreveu:entendi Wallace,e os mapas do TrackMaker eu consigo aqui http://www.gpstm.com/maps.php?PHPSESSID ... 3aab608dab ?
não foi isso que o Wallace disse :roll:. Neste endereço você consegue o programa GPS TrackMaker, mas não os mapas do Projeto (Tracksource).

Tracksource é diferente de TrackMaker:

- Tracksource é um conjunto de mapas.
- TrackMaker é um programa.

Sugiro a leitura cuidadosa de http://tracksourcebrasil.wikispaces.org.
Killer escreveu:esse trackmaker só pra visuliazação no pc certo ?
O TrackMaker é um programa que roda em Windows em computadores PC compátiveis, que, entre outras muitas coisas, permite visualizar mapas no formato de mapas nativo do programa, mapas que não podem ser transferidos para GPS. Novamente, sugiro a leitura de http://tracksourcebrasil.wikispaces.org. está tudo explicado lá.

[]'s Sérgio Barroso

Wallace
Contato:

#17 Mensagem por Wallace »

É com este programa mesmo, mas ainda vai precisar de mapas para ele.
Ai tem os mapas do Projeto TrackSource e ainda outros mapas disponibilizados no proprio site do TrackMaker.
E como foi falado faz muito mais; como pode criar o ponto e mandar para o GPS.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Killer

#18 Mensagem por Killer »

É que to tendo dificuldades de abrir os mapas do projeto tracksource ,no programa do trackmaker,mas vou vendo aqui o q posso fazer!? :cry:

nqnnospam

#19 Mensagem por nqnnospam »

Killer escreveu:É que to tendo dificuldades de abrir os mapas do projeto tracksource ,no programa do trackmaker,mas vou vendo aqui o q posso fazer!? :cry:
Por favor, leia http://tracksourcebrasil.wikispaces.org.

Os mapas para TrackMaker não podem ser transferidos para o GPS. Isto está explicado no link acima...

[]'s Sérgio Barroso

Wallace
Contato:

#20 Mensagem por Wallace »

Tem mapas do projeto tracksoure para o Mapsource e outro conjunto da mapa para o trackmaker.
Como foi falado o do Mapsource faz rotamento (no caso do estadual no momento) e pode ser enviado para o GPS da linha gramin que permite novos mapas.
Os do TrackMaker não podem ser enviados para o GPS, mas permite a procura por ruas e outras.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”