Insatisfeito com o Mio S-555

Mensagem
Autor
rofix
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jan 2009, 17:53

Insatisfeito com o Mio S-555

#1 Mensagem por rofix »

MENSGAEM ENVIADA PARA A MIO, FNAC E INDICA:

Prezados Senhores da Mio, Fnac e Indica,

Após uma razoável pesquisa, há aproximadamente 15 dias, adquiri o GPS top de linha da Mio, o modelo S-555, na loja de pinheiros da Fnac, pagando um valor alto por um GPS pois prometia serviço de desvio de transito e ótimo cálculo de rotas.

A minha experiência utilizando o GPS durante estes 15 dias não correspondeu às informações que tive antes de comprar o aparelho, pela própria Mio, pelos vendedores da Fnac e através de pesquisa na internet, com destaque para o seguinte:

• Serviço INDICA é falho e monitora poucas vias: antes de comprar o aparelho fui informado pelo promotor da Mio na loja da Fnac que o serviço INDICA monitorava 100% das ruas de São Paulo, 94% através do site MapLink, e 6% através da CET e de serviços de rádio FM sobre o transito. A minha experiência utilizando o aparelho é que muitas ruas que eu peguei estavam bastante congestionadas, às vezes completamente paradas, porém esta informação não era apresentada no aparelho. Apenas as vias principais estavam sendo monitoradas, e mesmo assim com bastante falha. Peguei congestionamentos por exemplo na avenida 9 de Julho e na Rebouças e no aparelho apareciam como livres de tráfego. Com isto, as rotas alternativas calculadas pelo aparelho muitas vezes eram piores do que as anteriores.
• Sugestão de rotas do aparelho é muito ruim: o aparelho tem 4 tipos de rota para cálculo, curta, rápida, econômica e fácil. Apenas a opção de rota ‘curta’ é confiável. As outras 3 trazem rotas longas e absolutamente sem sentido. A opção ‘rápida’ muitas vezes traz trajetos até 50% mais longos do que a opção ‘curta’, que na maioria das vezes não é o mais rápido. Vejam abaixo algus exemplos que eu me lembro de memória:
o Para ir da SP-330, km 44, para o Shopping Iguatemi: o trajeto ‘curto’ tinha 40 km de distância, pela rodovia anhanguera, marginal tiete e marginal pinheiros. Já o trajeto ‘rápido’ apresentava uma sugestão de 55km (ou seja, 15 kilometros a mais!!) dando uma enorme volta para pegar a Rod. Dom Pedro, anahanguera, marginal tiete e marginal pinheiros!!
o Para ir da Av. Brasil com S. Gabriel para o Shopping Iguatemi: o trajeto ‘rápido’ sugeria uma rota pela av. 9 de julho de 6,2 km, 50% a mais que o trajeto ‘curto’ que era de 4 km pela S. Gabriel (muito mais rápido).
o Para ir da ponte Eusébio Matoso para a Rua Helena na Vila Olimpia: o aparelho sugere ir pela Faria Lima, avenida com inúmeros faróis; como faço esta rota todo dia para o meu trabalho, sei que a opção pela Marginal Pinheiros é muito mais rápida;
o Para ir da ponte Cid. Jardim para Rua Helena, na vila Olímpia: o aparelho sugere ir pela Faria Lima, um trajeto de 2,6 km, enquanto há um outro de 1,6 km, ou seja,1 km mais curto, que é muito mais rápido (experiência própria de quem faz este trajeto todos os dias).
• Cálculo de rotas para desvio do transito não é automática: quando o aparelho recebe informações sobre vias congestionadas, em vez de re-calcular a rota automaticamente para desvio do transito, é necessário que o usuário fique navegando por várias telas para solicitar que calcule nova rota evitando as vias congestionadas. Isto é bastante desconfortável para quem está dirigindo e até perigoso por desviar a atenção do motorista do transito. Seria muito bom se o aparelho fizesse isso automaticamente.
• Não foi possível conectar meu celular: até hoje não consegui que o meu celular Iphone fosse conectado ao aparelho para utilizar via Bluetooth conforme prometido que seria possível.
• O aparelho trava e às vezes fica demorado: para navegar pelos mapas, muitas vezes o processamento do aparelho é lento e difícil, travando e demorando para apresentar os resultados.
• Nome das rodovias não existe: tentei de todas as maneiras encontrar a rodovia Raposo Tavares, Anhanguera e Bandeirantes, mas o aparelho só reconhece pela sigla (exemplo: SP-330), o que torna difícil pois as pessoas normalmente só sabem o nome das rodovias e não as suas siglas.
• Nomes de restaurantes e cafés não encontrados: precisava ir ao Gallery e ao Zena Café, mas o aparelho não conseguiu localizar estes locais conhecidos em SP.
• Não é possível solicitar para evitar vias de uma rota: quando o aparelho calcula uma rota, não permite que eu selecione uma determinada via e peça para evitá-la (este recurso eu utilizava muito no meu GPS anterior).

Em função destes pontos e de alguns outros, acho que paguei caro (R$ 1.650) por um aparelho que não corresponde ao que foi prometido pelos vendedores e pela fabricante.

Se vocês souberem de alguma solução para um ou mais pontos mencionados, por favor me avisem.

Como sei que no Brasil, ninguém devolve o dinheiro ou re-embolsa clientes insatisfeitos, o máximo que posso fazer é publicar este meu protesto nos portais de GPS para prevenir outros eventuais clientes.

Um abraço,

Roberto.



Voltar para “4 Rodas”