Desenvolvendo Glorinha - RS.
Re: Desenvolvendo Glorinha - RS.
Porque não posta aqui as dificuldades, assim outros podem ser benficiados.
Se não pode me enviar via e-mail, mas ai seria bom copiar os outros para otimizarmos ajuda (ai o forum seria o indicado não é mesmo rs).
wallacemjr@yahoo.com
Se não pode me enviar via e-mail, mas ai seria bom copiar os outros para otimizarmos ajuda (ai o forum seria o indicado não é mesmo rs).
wallacemjr@yahoo.com
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Bom, aqui vai...inicialmente para começar a tentar rotear este municipio.
Já produzi o mapa para o TM mas ele foi descontinuado, portanto restou a opção de rotear.
O problema é que como já disse é complicado.
Agora, fiz uma forcinha e li sobre como fazer mas quanto mais leio, mais fico confuso.
Vou dizer aonde me encontro...No mapa para o TM passei o validador e ele não encontrou erros, portanto acho que posso ir o próximo passo.
Pelo que li, devo usar no arquivo .txt do mapa o otimizador para saber dos diamantes, mas é ai que o bicho vai pegar...pois ele serve para verificar os cruzamentos e depois tem a questão dos viadutos, e um é independente do outro, e ainda tem uma "dica" do Chicão, mas ai foi que não entendi nada...help.
Acho que depois de passar por esta fase vou ficar com arquivos na pasta do arquivo gerador deles, mas pra que servem eles mesmo?
Depois ainda tem o editor de nos.
Talvez seja muita informação ao mesmo tempo.
Deixo ao colegas que se prontificaram em ajudar , que ajudem a esclarecer as coisas...eheheheh!!!
Já produzi o mapa para o TM mas ele foi descontinuado, portanto restou a opção de rotear.
O problema é que como já disse é complicado.

Agora, fiz uma forcinha e li sobre como fazer mas quanto mais leio, mais fico confuso.
Vou dizer aonde me encontro...No mapa para o TM passei o validador e ele não encontrou erros, portanto acho que posso ir o próximo passo.
Pelo que li, devo usar no arquivo .txt do mapa o otimizador para saber dos diamantes, mas é ai que o bicho vai pegar...pois ele serve para verificar os cruzamentos e depois tem a questão dos viadutos, e um é independente do outro, e ainda tem uma "dica" do Chicão, mas ai foi que não entendi nada...help.

Acho que depois de passar por esta fase vou ficar com arquivos na pasta do arquivo gerador deles, mas pra que servem eles mesmo?
Depois ainda tem o editor de nos.
Talvez seja muita informação ao mesmo tempo.
Deixo ao colegas que se prontificaram em ajudar , que ajudem a esclarecer as coisas...eheheheh!!!
É sempre bom compartilhar conhecimento !
Não se deve usar o .txt em hipótese alguma.
A nova versão do Otimizador (veja em http://www.tracksource.org.br/desenv) lê arquivos .gtm diretamente.
O manual do Otimizador infelizmente está desatualizado, e não há ninguém disposto a fazer a atualização, contudo o seu uso é bem direto. Instale o Otimizador, faça cópias de segurança do seu arquivo .gtm, abra-o no Otimizador, digite 15 em "Afastamento Limite", acione o "Procura Viadutos". Aí o Otimizador vai gerar o arquivo "*-viadutos.gtm" que você deve abrir junto com o seu arquivo .gtm no Trackmaker. Use os diamantes vermelhos para eliminar os viadutos falsos, criando nós de roteamento nos cruzamentos.
Veja:
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com ... volvedores
A nova versão do Otimizador (veja em http://www.tracksource.org.br/desenv) lê arquivos .gtm diretamente.
O manual do Otimizador infelizmente está desatualizado, e não há ninguém disposto a fazer a atualização, contudo o seu uso é bem direto. Instale o Otimizador, faça cópias de segurança do seu arquivo .gtm, abra-o no Otimizador, digite 15 em "Afastamento Limite", acione o "Procura Viadutos". Aí o Otimizador vai gerar o arquivo "*-viadutos.gtm" que você deve abrir junto com o seu arquivo .gtm no Trackmaker. Use os diamantes vermelhos para eliminar os viadutos falsos, criando nós de roteamento nos cruzamentos.
Veja:
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Agora vai usar o otimizador.
Abre o otimizador, ai abre seu mapa .gtm nele.
Então seleciona a opção Procurar afastamento...
com 5 metros no Afastamento.
Então vai abrir o arquivo que ele criou, com os diamante, dentro do seu arquivo do mapa.
Ai tem que verificar se onde tem um ponto é mesmo um viaduto ou similar, ou se precisa acertar ou criar os nós de conexão entre os tracks.
Então vai abrir o arquivo que ele criou, com os diamante, dentro do seu arquivo do mapa.
Ai tem que verificar se onde tem um ponto é mesmo um viaduto ou similar, ou se precisa acertar ou criar os nós de conexão entre os tracks.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Caro nqnnospam, depois que li e fui executando o que ali estava escrito e depois que aqui postei minhas dúvidas, resolvi executar o Otimizador (não batia as versões - isso me deixou com a pulga atras da orelha) e ele só executava o arquivo .gtm (infelizmente não guardei uma cópia de segurança) e ele criou outro arquivo com o nome+viadutos (acho q é isso) em que aparecem os diamantes vermelhos, neste ponto fiquei sem saída, o que faço? E, em q programa? Como criar o nos de roteamento nos cruzamentos, sugeridos por vc (tenho q passar apara outro programa).nqnnospam escreveu:Não se deve usar o .txt em hipótese alguma.
Veja:
Grato.
Caro Wallace, acho que deve ser básico, mas como abrir o novo arquivo dentro do meu arquivo de mapa???Wallace escreveu:Agora vai usar o otimizador.

Grato.
-
- Contato:
- Boa tarde pado2000, passei momentos como o que esta passando, a solução foi procurar ajuda pessoal com os mais experientes, no meu caso o falecido Rospierre e o Chicão me ajudaram em tudo que tinha dúvidas até começar a caminhar sozinho!
A minha sugestão é que você tente agendar um encontro com o Beto ou com algum desenvolvedor mais próximo de você, com certeza junto com alguém mais experiente suas dúvidas poderão ser solucionadas mais rapidamente, porque aqui no fórum é dificil sanar todas, porque as vezes eles aparecem uma atrás da outra, e você depende da solução das mesmas para prosseguir o seu trabalho.
A minha sugestão é que você tente agendar um encontro com o Beto ou com algum desenvolvedor mais próximo de você, com certeza junto com alguém mais experiente suas dúvidas poderão ser solucionadas mais rapidamente, porque aqui no fórum é dificil sanar todas, porque as vezes eles aparecem uma atrás da outra, e você depende da solução das mesmas para prosseguir o seu trabalho.
Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI
"ele criou outro arquivo com o nome+viadutos
(acho q é isso) em que aparecem os diamantes vermelhos, neste ponto fiquei sem saída, o que faço?"
No GPS Trackmaker com o Mapa Base de Glorinha aberto:
Na juda do GPS TrackMaker:
"2 Gerenciamento de Arquivos
2.1 Unindo Arquivos no Programa GPS TrackMaker®
A opção Unir Arquivos possibilita unir diversos arquivos em um só. Assim, se houver um arquivo de
Waypoints e quiser visualizá-lo conjuntamente com um outro arquivo, por exemplo, com Trilhas, basta
utilizar a função Merge para uni-los. Na hora de salvar o arquivo final, mude o nome do arquivo para não
gravar em cima do primeiro arquivo aberto.
Adventência: a união de arquivos que possuem imagens de mapas com diferentes parâmetros de datum
gera um arquivo final no datum do primeiro mapa, podendo trazer distorções nos demais mapas. Certifiquese
que todos os mapas estão em um mesmo datum antes de uni-los. Esta advertência não se aplica a
arquivos comuns de Trilhas, Waypoints e Rotas sem imagens de fundo."
"E, em q programa?"
No GPS TrackMaKer.
"Como criar o nos de roteamento nos cruzamentos, sugeridos por vc"
Usando a ferramenta de fragmentação de trilhas.
Na Ajuda do GPS TrackMaker:
"4.10 Ferramenta de Fragmentação de Trilhas
A Ferramenta de Fragmentação de Trilhas é usada para dividir Trilhas que cortam outras Trilhas,
possibilitando a edição e a eliminação de parte dos segmentos. Nos pontos de interseção de Trilhas, são
criados novos pontos (Nós de Roteamentos), particionando o segmento em duas partes.
Para utilizar a Ferramenta de Fragmentação, selecione primeiro a Trilha que deseja fragmentar e clique em
Ferramentas > Trilhas/Rotas > Fragmentar Trilhas ou no botão . Após o uso da ferramenta, permanecerão
selecionadas somente as Trilhas fragmentadas."
"(tenho q passar apara outro programa)."
Não.
"mas como abrir o novo arquivo dentro do meu arquivo de mapa???"
Conforme 2.1
":oops: O que seria similar?"
Recurso usado para se evitar restrições no Editor de Nós:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... tos#p41023
"Acho que a criação de nós de conexão devo usar o editor de nós, isso?
Não. Usa-se para Restrições e Numerações.
No GPS TrackMaker ---> Ajuda ---> Conteúdo.
Ou F1.
(acho q é isso) em que aparecem os diamantes vermelhos, neste ponto fiquei sem saída, o que faço?"
No GPS Trackmaker com o Mapa Base de Glorinha aberto:
Na juda do GPS TrackMaker:
"2 Gerenciamento de Arquivos
2.1 Unindo Arquivos no Programa GPS TrackMaker®
A opção Unir Arquivos possibilita unir diversos arquivos em um só. Assim, se houver um arquivo de
Waypoints e quiser visualizá-lo conjuntamente com um outro arquivo, por exemplo, com Trilhas, basta
utilizar a função Merge para uni-los. Na hora de salvar o arquivo final, mude o nome do arquivo para não
gravar em cima do primeiro arquivo aberto.
Adventência: a união de arquivos que possuem imagens de mapas com diferentes parâmetros de datum
gera um arquivo final no datum do primeiro mapa, podendo trazer distorções nos demais mapas. Certifiquese
que todos os mapas estão em um mesmo datum antes de uni-los. Esta advertência não se aplica a
arquivos comuns de Trilhas, Waypoints e Rotas sem imagens de fundo."
"E, em q programa?"
No GPS TrackMaKer.
"Como criar o nos de roteamento nos cruzamentos, sugeridos por vc"
Usando a ferramenta de fragmentação de trilhas.
Na Ajuda do GPS TrackMaker:
"4.10 Ferramenta de Fragmentação de Trilhas
A Ferramenta de Fragmentação de Trilhas é usada para dividir Trilhas que cortam outras Trilhas,
possibilitando a edição e a eliminação de parte dos segmentos. Nos pontos de interseção de Trilhas, são
criados novos pontos (Nós de Roteamentos), particionando o segmento em duas partes.
Para utilizar a Ferramenta de Fragmentação, selecione primeiro a Trilha que deseja fragmentar e clique em
Ferramentas > Trilhas/Rotas > Fragmentar Trilhas ou no botão . Após o uso da ferramenta, permanecerão
selecionadas somente as Trilhas fragmentadas."
"(tenho q passar apara outro programa)."
Não.
"mas como abrir o novo arquivo dentro do meu arquivo de mapa???"
Conforme 2.1
":oops: O que seria similar?"
Recurso usado para se evitar restrições no Editor de Nós:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... tos#p41023
"Acho que a criação de nós de conexão devo usar o editor de nós, isso?
Não. Usa-se para Restrições e Numerações.
No GPS TrackMaker ---> Ajuda ---> Conteúdo.
Ou F1.
Editado pela última vez por moraes19 em 31 Mar 2009, 16:07, em um total de 1 vez.
Depois que usou o Otimizador como informado esquece qualquer outra ferramenta além do Trackmaker.
Voce saber abrir seu mapa no Trackmaker, correto.
Ai no TrackMaker em: No menu Arquivos tem a opção unir aquivos que permite abrir um outro arquivo dentro do atual, mas é bom antes de fazer isso ou quequer outra cosia sempre ter uma copia de segurança do seu mapa.
Agora provavelmente vai ter o seu mapa cheio de diamantes vermelhos.
Um mapa roteavel tem em cada esquina ou bifurcação um final de segmento ou de track que chamamos de nó.
Isso permite o roteamento passar de uma via para a outra.
Então as vias do seu mapa tem que ter no minimo um segmento por quadra para ter um nó em comum com a via que cruza ela.
Só não vai ter isso quando tiver um viaduto ou similar (ponte, tunel, etc) onde não tem como passar de uma via para outra. Ai estas vias não devem tem o nó em comum.
Por isso que chamamos de de viadutos reais, pois quando seu mapa estiver certinho os unicos pontos que vão sobrar ao usar o otimizador vão ser os viadutos reais (que posteriormente vai cadastrar para que nenhum ponto mais seja gerado).
Então muitos dos seus pontos podem ser de finais de segmentos que quase se tocam, estes são os mais faceis de corrigir, basta arrastar um final de segmento sobre o final de segmento do outro track.
Mas a grande maioria deve ser onde os tracks se cruzam sem nenhum final de segmento por perto, ai tem que quebrar ou refazer estes segmento para ter os finais de segmentos em comum entre os tracks.
O Trackmaker tem uma ferramenta que quebra os tracks selecionados quando estes cruzam outros, mas é uma ferramenta que pode gerar algum trabalho mais para frente se usar errada.
Veja se consegue fazer mais alguma coisa com a explicação acima.
Voce saber abrir seu mapa no Trackmaker, correto.
Ai no TrackMaker em: No menu Arquivos tem a opção unir aquivos que permite abrir um outro arquivo dentro do atual, mas é bom antes de fazer isso ou quequer outra cosia sempre ter uma copia de segurança do seu mapa.
Agora provavelmente vai ter o seu mapa cheio de diamantes vermelhos.
Um mapa roteavel tem em cada esquina ou bifurcação um final de segmento ou de track que chamamos de nó.
Isso permite o roteamento passar de uma via para a outra.
Então as vias do seu mapa tem que ter no minimo um segmento por quadra para ter um nó em comum com a via que cruza ela.
Só não vai ter isso quando tiver um viaduto ou similar (ponte, tunel, etc) onde não tem como passar de uma via para outra. Ai estas vias não devem tem o nó em comum.
Por isso que chamamos de de viadutos reais, pois quando seu mapa estiver certinho os unicos pontos que vão sobrar ao usar o otimizador vão ser os viadutos reais (que posteriormente vai cadastrar para que nenhum ponto mais seja gerado).
Então muitos dos seus pontos podem ser de finais de segmentos que quase se tocam, estes são os mais faceis de corrigir, basta arrastar um final de segmento sobre o final de segmento do outro track.
Mas a grande maioria deve ser onde os tracks se cruzam sem nenhum final de segmento por perto, ai tem que quebrar ou refazer estes segmento para ter os finais de segmentos em comum entre os tracks.
O Trackmaker tem uma ferramenta que quebra os tracks selecionados quando estes cruzam outros, mas é uma ferramenta que pode gerar algum trabalho mais para frente se usar errada.
Veja se consegue fazer mais alguma coisa com a explicação acima.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Muitíssimo obrigado aos três colegas (Wallace, Moraes e Helcio), pelas explicações e minutos gastos com estas aulas particulares...eheheh!!!
Vou ver em que ponto chego e depois volto a dizer aonde parei.
Grato.
Pedrão.

Vou ver em que ponto chego e depois volto a dizer aonde parei.
Grato.
Pedrão.