comparação de aparelhos gps

Mensagem
Autor
Alípio

comparação de aparelhos gps

#1 Mensagem por Alípio »

Pessoal,
Estou pensando em comprar um gps. Pretendo adquirir um que tem bluetooth para o celular, toque Mp3 e temha transmissor de fm para o som do carro. fiquei na dúvida quanto aos aparelhos bak 5002, orbitec nv4300 air premium e navcity nc 430. qual deles é o melhor? É possível colocar os mapas da garmin do brasil nesses aparelhos?

oserrajr

Re: comparação de aparelhos gps

#2 Mensagem por oserrajr »

Olá Alípio

Eu sempre recomendo antes da compra saber como funciona a atualização dos mapas, e quanto custa.
Os mapas da Garmin são para uso nos aparelhos dessa marca.
Considere tambem adquirir algum aparelho da Garmin. Se achar que são caros, veja no site da Amazon os preços do nuvi 780 ou nuvi 760, que estão por volta de U$ 200,00. Comprado lá por exemplo fica por R$ 348,00 (dolar de 1,74). Se tiver algum amigo que vá para os EUA. Se for importar, fica um pouco mais caro.
Aproveitando a ocasião, há um grupo de voluntários fazendo os mapas do Brasil, e fazendo muito bem, para os aparelhos da marca Garmin. E são de graça. Veja em www.tracksource.org.br

abs

Osiris Serra

rediew

#3 Mensagem por rediew »

comprei um garmin nuvi 780 (BT, traffic reception, transmissor FM), coloquei o mapa TRC-brasil (pra garantir q nao haveria erros, usei só o arquivo .img do site tracksource) e fui feliz da vida testar.

1- logo de cara, nao dava pra buscar endereços digitando (ele pergunta primeiro a rua, depois o numero). eu tenho que usar POIs perto do destino e depois marcar o destino na mao.

2- o softare é lento. num trajeto qualquer, o fps é muito baixo, o tempo de resposta é alto (mais do q os 2 seg de lag q normalmente ocorre com os GPSs), demora pra recalcular rota se voce erra e o display de ruas (ida/volta ou saídas) é muito confuso.
se vc tiver num entroncamento tipo av paulista x r consolaçao e nao souber qual entrada pegar, vc está ferrado. ele nao mostra claramente qual saída pegar. inadmissivel.

3- os mapas do tracksource apesar de muito bons tem falhas importantíssimas. já me mandou pegar contramao, retornar onde nao devia em um numero considerável de vezes. nao é no meio do sertao nao, to falando no meio dos jardins em SP/capital.

Minha impressão do garmin é de ser bom hardware, mas mau software.(continua)

Danniel

#4 Mensagem por Danniel »

Pra reportar vias contra-mão é só enviar um email... Na página de download existe um aviso que os mapas são feitos a partir de informações enviadas pelos usuários.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

rediew

#5 Mensagem por rediew »

Comprei entao um GPS xing-ling que vinha com iGO 8, Smart2Go e MioMap.

O Miomap é ótimo software (busca e orientaçao), mas ainda lento em termos de FPS (frames per second), mas o sistema de busca de endereços é melhor que o da garmin. Obviamente tambem os mapas (v 2.99) sao aquém dos do pessoal do tracksource em termos de atualizaçao de POIs (principalmente radares). Nao usei o suficiente pra saber se ele manda entrar na contramao ou retornar onde nao existe.

A minha alta espectativa dos GPSs da Garmin veio do uso de um Navman furreca que peguei de uma amigo em viagem ao exterior, que usa o software iGO. Definitivamente é o mais rápido, e na minha opninão, é o melhor pois mostra com clareza qual buraco voce tem de entrar em situaçoes confusas. Mostra com clareza quando uma via à frente é um viaduto, etc etc. Assim como o miomap e o smart2go (nao sei qual marca de GPS usa esse), os mapas nao estao atualizados (mas tb nao procurei na net).
Ele nao tem uma funcao de auto-zoom out para facilitar a visualizaçao da proxima etapa da rota (coisa que o garmin tem, miomap tb).
facilita na hora de bolar uma via alternativa em casos de engarrafamento.
porém num entroncamento, se vc achar que está enrolado e diminuir a velocidade, ele faz zoom in para ajudar a mostrar o caminho certo.

O smart2go tem um visual parecido com o iGO. um pouco mais lento, mas nao usei muito. o que nao gostei nele foi a busca por endereço, muito enrolada. (pra quem está dirigindo). usei muito pouco (continua)

rediew

#6 Mensagem por rediew »

O problema do gps xing-ling é que o localizador é um lixo.
durante o trecho Sp-RJ pela dutra, várias vezes ele pula pra pista auxiliar ou estradas adjuntas à rodovia.
coisa que nem sonhar de acontecer com o garmin.

testei também um gps genérico (sic) rodando iGO, que achei bom.

Nao consegui por a mao num TomTom pra testar. alguém teria um modelo pra dividir experiëncias?

Alípio

#7 Mensagem por Alípio »

Olá Osiris,

Agradeço sua orientação, mas, por uma questão financeira adquiri um Bak 5002, com a versão 8.3 do iGo. O Aparelho me pareceu bom, e o iGo também, apesar de no teste que fiz indo a uma lanchonete perto de casa (4 km) a simulação queria que eu fizesse um percurso de quase 13 km, pois o mapa não considera dois retornos e uma via secundária que existem perto da lanchonete.
Por enquanto a única reclamação que tenho é quanto ao "Manual" do aparelho, que deve ter sido traduzido pelo Google e possui inúmeras frases que não fazem o menor sentido.
A propósito, amigo, você conhece, ou já ouviu falar, de alguma tradução séria do Manual do Bak 5002.
Grato pelas dicas.
oserrajr escreveu:Olá Alípio

Eu sempre recomendo antes da compra saber como funciona a atualização dos mapas, e quanto custa.
Os mapas da Garmin são para uso nos aparelhos dessa marca.
Considere tambem adquirir algum aparelho da Garmin. Se achar que são caros, veja no site da Amazon os preços do nuvi 780 ou nuvi 760, que estão por volta de U$ 200,00. Comprado lá por exemplo fica por R$ 348,00 (dolar de 1,74). Se tiver algum amigo que vá para os EUA. Se for importar, fica um pouco mais caro.
Aproveitando a ocasião, há um grupo de voluntários fazendo os mapas do Brasil, e fazendo muito bem, para os aparelhos da marca Garmin. E são de graça. Veja em http://www.tracksource.org.br

abs

Osiris Serra

oserrajr

#8 Mensagem por oserrajr »

Respondendo ao Alípio: não conheço um boa tradução.

Respondendo ao rediew - a questão da lentidão tem uma boa explicação e uma solução: observe que o mapa que vc usou, serve para o país inteiro, e realmente é muito grande, 113 Mb se não me engano. A solução é baixar o mapa estadual e abrir no mapsource, escolhendo apenas os mapas da sua região de interesse, e em seguida carregar a compilação disso para o gps.
No meu caso, por exemplo, em São Paulo, uso o centro, leste, sul, abc, osasco, carapicuiba e cotia. Isso deu um mapa de 8Mb. Não sofre lentidão alguma. Imagine que o aparelho tem que mostrar os mapas, calcular as mão de direção, vetores de entrada/saida e mais um monte de cálculos, baseado no tamanho do mapa. Quanto maior o mapa, mais cálculos. Haja CPU para tudo isso. Quando for fazer uma viagem, carrega-se apenas os municípios de interesse ao longo da rota e pronto. O uso de todo mapa seria para um profissional do volante ou avião.

abs

Osiris Serra

rediew

#9 Mensagem por rediew »

bem, seu argumento de cálculos faz sentido, mas o video é lento;
e pra processar o video (imagens), só calcula o que está sendo mostrado em tela.
mesmo quando nao estou usando rotas, ele é lento...

mesmo assim, vou testar isso. (mapas selecionados)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros”