GPS com amnésia

Mensagem
Autor
Roiram

GPS com amnésia

#1 Mensagem por Roiram »

Tenho um Garmin 276C e ele começou a apresentar um "defeito" há duas semanas.
Antes, quando era ligado ele marcava a data/hora atual, "Acquiring Satellites" na página dos satelites e levava poucos segundos para se localizar.
Agora ele fica mostrando "Auto Locate" na página dos satélites e leva alguns minutos para se localizar. Os dados como WP, rotas traks NÃO São perdidos
já atualizei o SW pelo site da Garmin e não resolveu.
Pelo manual ele sai de fabrica com o Auto Locate como defult, mas não diz como alterar isto para "warm start" ou "cold start" (página 90 do manual).
Alguem pode me dar uma luz sobre isto?
Um abração
Mario

Wallace
Contato:

#2 Mensagem por Wallace »

Vou chutar que voce modificou alguma outra configuração como ativar o WAAS ou outra coisa do genero.
não tem configuração para "warm start" ou "cold start" isso é automatico em função da ultima vez que usou o GPS.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Roiram

#3 Mensagem por Roiram »

O problema é que antes, quando era ligado, mostrava uma data e hora atual. Era como se tivesse um relogio interno qua atualizava a hora (como ocorre no meu 48). Isto me parece que permitia uma mais rápida localizaçao dos satélites em função do almanaque interno, pois ele sabia quando e aonde estava. Agora, como só guardo onde está mas não QUANDO está, demora mais para se achar. A questào é como corrigir isto. será a pilha interna? Se for, porque nào perde os dados como WP e Rotas?

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

não tenho certeza, mas acho que os mais modernos não tem pilha interna.
Voce guarda ele a baterias?
Ainda acho que é alguma configuração.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Roiram

#5 Mensagem por Roiram »

Ele fica guardado com a bateria. Ví que vc tem um modelo igual, quando vc liga ele mostra a hora atual ou só depois de adquirir todos os satelites?

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

Quando ligo mesmo sem pegar nenhum satelite tenho a data e hora na pagina dos satelites.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Roiram

#7 Mensagem por Roiram »

Pois é, o meu era assim... Mas agora mostra uma hora não atualizada e demora alguns minutos para se localizar. É isto que estou tentando corrigir.

Roiram

#8 Mensagem por Roiram »

A Garmin jogou a toalha, mandou eu levar o GPS para uma autorizada.

Hélcio Assis
Contato:

#9 Mensagem por Hélcio Assis »

- Roiram quem sabe isto pode te ajudar. Navegando pela internet encontrei isto. Acesse este endereço. Ele tem um tópico que diz: Ver como corrigir uma data errada no 276 C.
Um abração.

Link

Editato pela moderação para formatar corretamente link muito longo.

Roiram

#10 Mensagem por Roiram »

Obrigado, muito interessante. Fiz a correçào do ano e depois de achar os satélites mostra a data e hora correta. Mas se desligo e ligo novamente ele diz que estamos em 31/12/1999!!! É de ficar maluco...

Bichi

#11 Mensagem por Bichi »

será que acabou a pilha interna e não lembra nada? Isto acontecia com os PCs no inicio quando acababa a pilha do RTC.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.

paulocarvalho
Contato:

#12 Mensagem por paulocarvalho »

Muito bem lembrado!

Editado pela Moderação
Quote apagado.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Roiram

#13 Mensagem por Roiram »

Em meus (vários) contatos com a Garmin em nenhum momento eles levantaram esta hipótese da pilha interna. E os WP, rotas, traks e configuraçòes pessoais nào São apagados, apenas a hora não é atualizada. Fica, quando eu ligo, em 31/12/1999, 21 horas, até contatar os satélites, então atualiza e funciona tudo normalmente.
No meu antigo Garmin 48 quando acabou a pilha interna ele perdeu todos os meus dados. Agora, será que o 276C tambem tem esta pilha? Ou os dados São armazenados em uma memória tipo PenDrive?

Aproveitando, vai um interessasnte site sobre o 276:
http://home.online.no/~sigurdhu/GPSmap-276C_specs.htm

nqnnospam

#14 Mensagem por nqnnospam »

Hoje existem muitos sistemas de memória que dispensam alimentação, portanto não me causaria espanto os dados não se perderem caso a bateria interna acabasse. Contudo, o mesmo não se aplica ao relógio interno, que necessariamente vai precisar de alimentação para funcionar.

Hoje Também é muito comum aparelhos onde a bateria interna foi substituída por capacitares especiais (tipo DLC), que não sofrem efeito de memória, e São menores. Contudo, este capacitor interno pode "queimar", e perder a capacidade de armazenar energia elétrica. Um técnico eletrônico competente, mesmo que não entenda nada de GPS, sabe identificar este tipo de componente e substituí-lo. O único problema é restabelecer a vedação do GPS.

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =capacitor

Editado pela Moderação
Quote apagado.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Roiram

GPS com amnésia...

#15 Mensagem por Roiram »

Em contato com outro proprietário do 276C ele me confirmou que quando liga, mesmo Após duas semanas desligado e sem a bateria principal, ele mostra a data e hora atual ANTES de conectar os satélites.
Entào a teoria da pilha interna defeituosa faz sentido.
Porque será que nos meus contatos com a Gramin esta questào nunca foi levantada por eles? será que é um defeito muito raro?

Roiram

GPS com smnésia

#16 Mensagem por Roiram »

Correçào d texto
Em contato com outro proprietário do 276C ele me confirmou que quando liga, mesmo Após duas semanas desligado SEM a bateria principal, ele mostra a data e hora atual ANTES de conectar os satélites.
Entào a teoria da pilha interna defeituosa faz sentido.
Porque será que nos meus contatos com a Gramin esta questào nunca foi levantada por eles? será que é um defeito muito raro?

Roiram

GPS 276C - A solução!

#17 Mensagem por Roiram »

Olá
Depois de tres contatos com o Suporte da Garmin, finalmente um dos técnicos acertou a receita para o problema da data e hora quando se liga o 267C.
É simplesmente o seguinte: com o aparelho desligado aperte e segure as teclas Page e Power até ele ligar. Isto apaga os dados antigos de satélite (almanaque) e Após ele conectar os satélites recebe dados novos e os mantem mesmo depois de desligado.
Um abração
Mario

Wallace
Contato:

#18 Mensagem por Wallace »

Que eu saiba nehum dos mais novos tem bateria interna, já que usam memoria não volatil

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

nqnnospam

#19 Mensagem por nqnnospam »

De fato, no caso de memória não volátil, bateria interna só faria sentido para manter um relógio interno funcionando.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Simeão Dias Gomes
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

#20 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Existe algo naqueles comandos secretos do Dale:
Veja a página em inglês: http://www.gpsinformation.org/dale/secret.htm - um artigo escrito por Dale DePriest, em 04/JAN/1999 e anexos até 2003 - http://www.gpsinformation.org/dale/, para os gps Garmin, e que dependem do firmware do seu gps, por isso pode variar para um mesmo modelo. Esses comandos não estão documentados pela Garmin por alguma razão. Foram projetadas para o diagnóstico e não para seu uso pelos usuários finais. Garmin não ofrece nenhum tipo de soporte técnico para esses comandos especiais, e alguns deles poden provocar a perda completa de todos os dados do equipamento. Portanto, devem ser usados com precaução! É bom saber algo pois poderemos fazer uma dessas seqüências por engano ou desconhecimento.
Uma das propriedades mais curiosas é que o gps Garmin possui um termômetro interno. É usado para compensar o relogio interno, pois o cristal que controla o tiempo oscila de modo diferente às diferentes temperaturas. Além disso, é usado para fazer ajustes automáticos do grau de contraste da tela, que Também varía com a temperatura. Este termômetro medirá a temperatura externa só no momento de ligar o receptor, já que os circuitos internos o aquecerão logo Após. A correção baseada no termômetro funciona aplicando uma tabela de valores de correção ao relógio interno. Isso só ocorre durante o posicionamento inicial, pois uma vez que se tenha conseguido essa posição, ele usuário os dados transmitidos pelos satélites (que possuem relogios atômicos de altíssima precisão). De forma similar, enquanto o gps está fazendo o posicionamento, o relogio poderá ser utilizado para sincronizar a tabela de temperaturas na tabela, o que significa que a unidade compensará as falhas provocadas pelas partes velhas dos circuitos o inclusive pode restituir a perda completa dessa tabela.
Outro modo de Diagnóstico
Este pode ser um dos modos secretos mais úteis da Garmin, e para alguns, o mais difícil de executar. Básicamente, deves ligar o gps Garmin pressionando o botão liga/desliga, enquanto aparece a tela de boas vindas e ela ainda esteja sendo mostrada, deves pressionar as quatro flechas seguidas e em uma determinada ordem (No Garmin 38 é: a de cima, a de baixo, a da direita e depois a da esquerda). Se consegues passar desta etapa, serás recompensado com uma entrada rápida no modo de estado dos satélites sem ter que esperar o longo tempo que normalmente demora. Deves notar que logo abaixo do mapa de satelites aparece um -.-, que confirma que tiveste éxito. Caso não o consigas, deverás apagar o gps, e ligá-lo novamente, e apertar as setas usando uma ordem diferente.
Gostaria que alguem me informasse qual a seqüência para o map60Cx.
Simeão

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”