dúvida Genérica

Mensagem
Autor
jrcvj

Dúvida Genérica

#1 Mensagem por jrcvj »

Pessoal,

Tenho algumas dúvidas bem básicas. Sou novato no assunto GPS e estou bastante interessado. já pesquisei no fórum e não achei ainda resposta às minha perguntas. Estou listando-as abaixo e agradeço qualquer informação adicional que possa obter:

1. Utilizo o POILoader para carregar os POI's que consigo listar na área de desenvolvimento do site Tracksource. Acho muito trabalhoso ir pegando por tema (por ex: Radares, Restaurante italiano, etc). Tem alguma opção para "baixar" todos os POIs de um estado sem a necessidade de discriminar o grupo?

2. No trackmaker tenho diversos tipos de POIs como cadeia de montanhas, cachoeiras, radares, polícia federal, lombadas, etc. Quando carrego o mapa estadual na mesma Versão no MapSource não vejo estes pontos. Só consigo estes pontos via POI Loader, ou há outra opção

3. Estou querendo ajudar a adicionar os nomes de ruas que não constam no mapa como faço? Teria que ter os "códigos-fontes" do mapa? Como faço para colocar os endereços nas ruas que já existem no mapa porém sem nome? O mapa que baixei do site não é editável... Li a
documentação no que se refere a nível de zoom, tipos de rodovias, etc e como utlizar as trilhas para traçar as ruas.

3. há algum trabalho em andamento para desenvolvimento de mapas roteáveis para os municípios?

Gostaria de dar a dica para os companheiros para o site "http://www.geobusca.net/" que possui vários POI's e trilhas para os aventureiros.

Agradeço antecipadamente pelas respostas e pelos esclarecimentos.

nqnnospam

Re: Dúvida Genérica

#2 Mensagem por nqnnospam »

jrcvj escreveu:
1. Utilizo o POILoader para carregar os POI's que consigo listar na área de desenvolvimento do site Tracksource. Acho muito trabalhoso ir pegando por tema (por ex: Radares, Restaurante italiano, etc). Tem alguma opção para "baixar" todos os POIs de um estado sem a necessidade de discriminar o grupo?
Tudo é possível. O problema é implementar. você sabe PHP? Teria tempo para ajudar na ampliação da ferramenta?
jrcvj escreveu: 2. No trackmaker tenho diversos tipos de POIs como cadeia de montanhas, cachoeiras, radares, polícia federal, lombadas, etc. Quando carrego o mapa estadual na mesma Versão no MapSource não vejo estes pontos. Só consigo estes pontos via POI Loader, ou há outra opção
você está fazendo algo errado, provavelmente na configuração de zoom do seu GPS. há várias mensagens no fórum explicando como configurar o valor de escala (zoom) a partir do qual os objetos deixam de ser mostrados no mapa. Exemplo (há outros tópicos):

http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1032
jrcvj escreveu: 3. Estou querendo ajudar a adicionar os nomes de ruas que não constam no mapa como faço? Teria que ter os "códigos-fontes" do mapa? Como faço para colocar os endereços nas ruas que já existem no mapa porém sem nome? O mapa que baixei do site não é editável... Li a
documentação no que se refere a nível de zoom, tipos de rodovias, etc e como utlizar as trilhas para traçar as ruas.
você deve enviar os nomes das ruas para o desenvolvedor do mapa, para que ele faça a correção. Nome e endereço dos desenvolvedores podem ser obtidos em http://www.tracksource.org.br/desenv/ na função Mapas.

endereço não tem como colocar, ainda.
jrcvj escreveu: 3. há algum trabalho em andamento para desenvolvimento de mapas roteáveis para os municípios?
Sim. O mesmo grupo que criou o TRR.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

jrcvj

#3 Mensagem por jrcvj »

Quanto ao item 1 posso tentar ajudar pois sei alguma coisa de PHP. Aguardo contato com o código da página pois_loader.php para manutenção.

Quanto ao ponto 2, acho que não me fiz entender sobre minha dúvida. já tinha mexido antes nos detalhes do GPS quanto a aparecer ou não os POI's em relação ao nível de zoom. Minha dúvida está entre os mapas do trackmaker e os mapas do tracksource. Vou dar um exemplo para ver se facilito:

- Na posição -15,92938, -48,16672 no Trackmaker temos uma rodovia do DF onde há uma polícia federal e dois postos de combustível. No mapa do tracksource nada disso está sinalizado. No entanto, os dois mapas estaduais estão na mesma Versão, ou seja, 3.29.

Notei que há muito mais POI's nos mapas do trackmaker do que no conjunto de mapas do tracksource. Porque? Seria para não consumir memória dos GPS mais antigos? Posso carregar os POIs separadamente? Tentei fazer o download dos POI's do DF de postos e polícia e vi que apenas 1 de cada é retornado e no trackmaker tem dezenas por exemplo. Estou fazendo algo errado? há possibilidade de carregar um objeto do mapa do trackmaker no do tracksource?

Obrigado.

nqnnospam

#4 Mensagem por nqnnospam »

jrcvj escreveu:Quanto ao item 1 posso tentar ajudar pois sei alguma coisa de PHP. Aguardo contato com o código da página pois_loader.php para manutenção.
Encaminhei o assunto para o responsável pela página.
jrcvj escreveu: Quanto ao ponto 2, acho que não me fiz entender sobre minha dúvida. já tinha mexido antes nos detalhes do GPS quanto a aparecer ou não os POI's em relação ao nível de zoom. Minha dúvida está entre os mapas do trackmaker e os mapas do tracksource. Vou dar um exemplo para ver se facilito:

- Na posição -15,92938, -48,16672 no Trackmaker temos uma rodovia do DF onde há uma polícia federal e dois postos de combustível. No mapa do tracksource nada disso está sinalizado. No entanto, os dois mapas estaduais estão na mesma Versão, ou seja, 3.29.
Acabei de olhar, e estes três POIs que você mencionou aparecem tanto no GPSTrackMaker quanto no Mapsource.

Ainda acho que você está com algum problema na configuração de zoom.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

casaretto
Contato:

Re: Dúvida Genérica

#5 Mensagem por casaretto »

JRCVJ
jrcvj escreveu:Pessoal,

Só curiosidade. O que voce faz com um arquivo com todos dos pois de um estado ? Vai alarmar a todo minuto. Qual é o objetivo disso ?

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

jrcvj

#6 Mensagem por jrcvj »

NQN,

Verifiquei novamente e você está certo. É que no tracksource só aparece os ícones dos POI's (postos, polícia, etc) quando estamos abaixo da escala 1km/cm da tela. Tentei setar a opção de View/Map Detail/Highest. Mesmo assim não adianta... No Trackmaker os POI's sempre aparecem independente da escala de visualização.

Casaretto,

Quando falei em estado na minha pergunta estava me referindo ao DF (onde moro) que é meio diferente do resto do país... Mas a analogia é equivalente a município. Minha idéia seria a de baixar todos os POI's de um município ou talvez permitisse que na interface tivesse vários checkbox de forma a facilitar a seleção do conjunto desejado. Uma dúvida: Os POI's não necessariamente "alarmam", né? Para que serviria "alarmar" quando passasse por uma academia de ginástica? Os mapas têm todos os POI's do banco de dados? Apenas seria necessário baixar aqueles que necessitem de alarmes como sensores de velocidade?

Obrigado pessoal.

casaretto
Contato:

#7 Mensagem por casaretto »

jrcvj escreveu:
Casaretto,

Quando falei em estado na minha pergunta estava me referindo ao DF (onde moro) que é meio diferente do resto do país... Mas a analogia é equivalente a município. Minha idéia seria a de baixar todos os POI's de um município ou talvez permitisse que na interface tivesse vários checkbox de forma a facilitar a seleção do conjunto desejado. Uma dúvida: Os POI's não necessariamente "alarmam", né? Para que serviria "alarmar" quando passasse por uma academia de ginástica? Os mapas têm todos os POI's do banco de dados? Apenas seria necessário baixar aqueles que necessitem de alarmes como sensores de velocidade?

Obrigado pessoal.
está parecendo que voce ainda não conhece a utilidade do POI LOADER, porisso que opções que não tem sentido. TODOS os POIs alarmam quando voce entra no perímetro que voce definiu e alguns alarmam se voce estiver dentro do perímetro a uma velocidade maior que a definida.

Se voce estiver procurando um restaurante, baixe os POIs de restaurante, elimine os que não interessam e vá jantar. Para isso eles servem. O que não tem sentido é baixar todos os POIs de um local.

Nem todos os POIs estão nos mapas e nem todos os que estão nos mapas estão no banco. Isso depende do trabalho do desenvolvedor, mas o pessoal está se concientizando de manter tudo igual e assim nivelar tudo por cima.
Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

jrcvj

#8 Mensagem por jrcvj »

Paulo,

Agora acho que entendi. Todos os POIs estão (ou estarão nas versões futuras) nos mapas... Polícia Rodoviária, Radares, Restaurantes, etc... A utilidade do POILOADER seria o de carregar pontos para que se tenha um alarme quando da proximidade. Ok? Acho que eu estava com um conceito diferente.

Valeu pela dica,

José Roberto

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”