Uso errado de formatação Acesso e Cruzamento
Uso errado de formatação Acesso e Cruzamento
Oi Pessoal,
Vou dar como exemplo o mapa de Santos em SP que esta muito bem feito no geral e até já tem numeração em varias vias.
Mas entendo que tem algumas coisas fora do padrão que entre outras coisas realmente até atrapalham a navegação.
Se esta usando formatação de Via de Acesso com nomenclatura de acesso ou cruzamento interompendo a via como se pode ver na imagem nas vias:
Avenida Siqueira Campos e nas que cruzam esta.
Eu estive no local e o Nuvi 5000, por exemplo, fica o tempo inteiro tentanto falar para seguir em frente na proxima via, mas simplesmente não consegue pois não da tempo já que a cada quadra ele tem que falar duas vezes e acada truncando tudo e mais atrapalha o uso do navegador que ajuda.
Ou seja, não pode interromper uma via seja no nome ou na formação.
Formatação de Via de Acesso é para ser usado em acessos que não sejam parte nem de uma via ou de outra.
Vou dar como exemplo o mapa de Santos em SP que esta muito bem feito no geral e até já tem numeração em varias vias.
Mas entendo que tem algumas coisas fora do padrão que entre outras coisas realmente até atrapalham a navegação.
Se esta usando formatação de Via de Acesso com nomenclatura de acesso ou cruzamento interompendo a via como se pode ver na imagem nas vias:
Avenida Siqueira Campos e nas que cruzam esta.
Eu estive no local e o Nuvi 5000, por exemplo, fica o tempo inteiro tentanto falar para seguir em frente na proxima via, mas simplesmente não consegue pois não da tempo já que a cada quadra ele tem que falar duas vezes e acada truncando tudo e mais atrapalha o uso do navegador que ajuda.
Ou seja, não pode interromper uma via seja no nome ou na formação.
Formatação de Via de Acesso é para ser usado em acessos que não sejam parte nem de uma via ou de outra.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Re: Uso errado de formatação Acesso e Cruzamento
Prezado Wallace.
Estou providenciando as devidas correções indicadas.
Obrigado.
José Roberto.
Estou providenciando as devidas correções indicadas.
Obrigado.
José Roberto.
Oi José Roberto,
Eu sei pois já trocamos e-mails, mas postei aqui pois outros podem estar fazendo algo similar, ai vale como aviso para eles.
Eu sei pois já trocamos e-mails, mas postei aqui pois outros podem estar fazendo algo similar, ai vale como aviso para eles.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Realmente o pessoal faz muita confusão com o uso das Vias de Acesso, que são aquelas formatadas com a linha cinza.
A Via de Acesso é uma formatação especial que se usa em pequenos segmentos que interligam duas vias que se cruzam ou que interligam duas pistas paralelas.
Pouco interferem no roteamento em si, mas são muito importantes para as mensagens de texto e/ou voz que o GPS emite para indicar uma conversão no local.
Onde existe uma via de Acesso, a mensagem do GPS é construída omitindo uma conversão ou melhor dizendo, combinando a instrução de duas conversões em uma única instrução.
Ou então, gerando instruções muito específicas, como no caso das Rotatórias.
A regra básica é que os Acessos só são usados se as DUAS pontas do Acesso se conectarem a Vias Principais.
Se uma das pontas do acesso estiver conectada a uma via secundária ou a outra via de acesso, deve-se repensar a formatação do cruzamento pois algo está formatado errado.
A pior situação é um acesso conectado a outro acesso, pois isso causa a mistura de três instruções de conversão no GPS e gera mensagens malucas, como aquelas em que vc tem que sair a direita, o desenho da rota está correto, mas a instrução manda voce manter à esquerda.
Também não deve ser usado indiscriminadamente e devemos evitar em conexões diretas entre vias ou no meio de uma determinada via, conforme o Wallace recomendou.
Só se usa o acesso em cruzamentos complexos ou trevos em que além da conexão direta entre vias, também existem outras alternativas para conversão entre elas.
Outra confusão muito comum, é inversão do uso entre as tags <Rampa> e <Trevo>.
A tag <Rampa> SÓ É USADA para vias de acesso rápido entre pistas paralelas de mesmo sentido. São aquelas agulhas de mudança da pista central para uma lateral ou vice versa.
Retornos e alças de acesso a trevos, embora em muitos locais no Brasil tenham a denominação de Rampa, nunca devem ter a tag <Rampa>. O correto é usar a tag <Trevo> nestes casos.
Para tentar ajudar no entendimento desta questão, anexo um arquivo anexo onde mostro o Certo e o Errado em diversas situações.
Existem inúmeras outras situações e exemplos e se tiverem dúvidas com relação a mais algum, é só pedir que desenho.
A Via de Acesso é uma formatação especial que se usa em pequenos segmentos que interligam duas vias que se cruzam ou que interligam duas pistas paralelas.
Pouco interferem no roteamento em si, mas são muito importantes para as mensagens de texto e/ou voz que o GPS emite para indicar uma conversão no local.
Onde existe uma via de Acesso, a mensagem do GPS é construída omitindo uma conversão ou melhor dizendo, combinando a instrução de duas conversões em uma única instrução.
Ou então, gerando instruções muito específicas, como no caso das Rotatórias.
A regra básica é que os Acessos só são usados se as DUAS pontas do Acesso se conectarem a Vias Principais.
Se uma das pontas do acesso estiver conectada a uma via secundária ou a outra via de acesso, deve-se repensar a formatação do cruzamento pois algo está formatado errado.
A pior situação é um acesso conectado a outro acesso, pois isso causa a mistura de três instruções de conversão no GPS e gera mensagens malucas, como aquelas em que vc tem que sair a direita, o desenho da rota está correto, mas a instrução manda voce manter à esquerda.
Também não deve ser usado indiscriminadamente e devemos evitar em conexões diretas entre vias ou no meio de uma determinada via, conforme o Wallace recomendou.
Só se usa o acesso em cruzamentos complexos ou trevos em que além da conexão direta entre vias, também existem outras alternativas para conversão entre elas.
Outra confusão muito comum, é inversão do uso entre as tags <Rampa> e <Trevo>.
A tag <Rampa> SÓ É USADA para vias de acesso rápido entre pistas paralelas de mesmo sentido. São aquelas agulhas de mudança da pista central para uma lateral ou vice versa.
Retornos e alças de acesso a trevos, embora em muitos locais no Brasil tenham a denominação de Rampa, nunca devem ter a tag <Rampa>. O correto é usar a tag <Trevo> nestes casos.
Para tentar ajudar no entendimento desta questão, anexo um arquivo anexo onde mostro o Certo e o Errado em diversas situações.
Existem inúmeras outras situações e exemplos e se tiverem dúvidas com relação a mais algum, é só pedir que desenho.
Chicão
Equipe de Coordenação e Compilação do Projeto Tracksource
Desenvolvedor de MG, Belo Horizonte e Contagem
GPS-276C - Nuvi-750
GPS-276C - Nuvi-750
- Erico Neves
- Contato:
Ola, Chicão, essa eu gostei, esse arquivo que voce divulgou, foi fantatico, tirou mil duvidas que tinha em fazer trevo e acesso,etc, pesquisei, mas não encontrei , mas se tem não sei onde encontrar, um pequeno rotina de serviços com queira chamar de como fazer esse tetalhes que voce mencionou e outros. muito bom tirou minhas duvidas estou começando a ajudar no Projeto, mas encontro dificultades para esse pequenos detalhes o sitema padrão de Rua, av. Br ect, como vem escrito é muito vago, pricipalmente para que esta começando, uma vez que voce aprende voce vio que não é dificil mas até enteder, se quebra cabeça,o bom seria juntar todos esse exs. divulgar em só lugar para pricipiante ex. criar aqui no forum uma pagina com todos esse arquivos de exemplo para os pricipiante desenvolvedores,inclusive como achar erros nos mapas, quando o validador não aceita, essa é a maior dificuldade que eu vejo como novato, ja não parei de ajudar o projeto por ver que é uma coisa boa e Brasiliera e é nossa não de Estrageiro, estamos fazendo para nos Brasileiro, mas tem, hora que da vontade de correr, sei que voces organizadores tem tem seus afazeres e compromisso, falta tempo para organizar Regulamento, normas e manuais, mas de uma ulhada com carinho para esse detalhes, exemplos se dever fazer o mapas, fica mais facil para que esta chegando e tem muita gente que não ajunda pois não sabe como comerçar ou fazer, abrigado Erico Neves-desenvolverdor começando
Erico Neves
Desenvolvedor
São Pedro Alcantra-SC
Antonio Carlos-SC
Angelina-SC
Gravatal-SC
Piritiba-SC
Bocaina do Sul-SC
Bom Retiro-SC
Ipira-SC
Gps 276 C - Nuvi 1490
Desenvolvedor
São Pedro Alcantra-SC
Antonio Carlos-SC
Angelina-SC
Gravatal-SC
Piritiba-SC
Bocaina do Sul-SC
Bom Retiro-SC
Ipira-SC
Gps 276 C - Nuvi 1490
Érico,
Temos planos para melhorar os manuais e até um novo fórum específico para o desenvolvimento dos mapas, mas falta tempo e gente para ajudar.
Enquanto isso, a gente faz o que pode...
Temos planos para melhorar os manuais e até um novo fórum específico para o desenvolvimento dos mapas, mas falta tempo e gente para ajudar.
Enquanto isso, a gente faz o que pode...
Chicão
GPS-276C - Nuvi-750
GPS-276C - Nuvi-750
- Erico Neves
- Contato:
Ola Chicão, por favor não leva o assunto como critica, eu sei que não é facil o trabalho de voce que estão no comando, cada um de voces tem seu trabalho, responsabilidade particular, e fica dificil tira tempo ainda para fazer manual e mesmo responder no forum, etc. gostaria eu de ter conhecimento para poder ajudar mais, ja nos conversamos em outros tempo, quando mandei trilhas e pontos recolhido em minhas viagem, por isso me motivou ajudar mais o progeto, hoje ja estou com tres municipios aqui em SC, estou fazendo com ajuda do Rovone, do Roberto de P.A. e do proprio Paulo Casarreto, que esteve em minha casa, mas que eu coloquei para voce e o Paulo, foi a dificuldade de aprender fazer os mapas, pricipalmente, rotulas, trevo, acesso. é que os manuais são muitos didaticos e não tão praticos com exemplos,etc.,não podemos para ja estivemos mais longe,parabens a todos do progeto.
Erico Neves
Desenvolvedor
São Pedro Alcantra-SC
Antonio Carlos-SC
Angelina-SC
Gravatal-SC
Piritiba-SC
Bocaina do Sul-SC
Bom Retiro-SC
Ipira-SC
Gps 276 C - Nuvi 1490
Desenvolvedor
São Pedro Alcantra-SC
Antonio Carlos-SC
Angelina-SC
Gravatal-SC
Piritiba-SC
Bocaina do Sul-SC
Bom Retiro-SC
Ipira-SC
Gps 276 C - Nuvi 1490
Chicão e demais,
vendo o exemplo me esclareceu algumas dúvidas, porém em situações específicas continuo sem saber se estou utilizando a formatação de vias de acesso corretamente.
Seguem alguns casos:

vendo o exemplo me esclareceu algumas dúvidas, porém em situações específicas continuo sem saber se estou utilizando a formatação de vias de acesso corretamente.
Seguem alguns casos:

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
Danniel
Uma via de acesso só deve ser utilizada quando a conexão direta das vias não é possível.
Assim, normalmente estas vias tem seu início e fim no meio de outra via.
Se um acesso e uma via se ligam pelas pontas, um dando continuidade direta ao outro, repense a formatação, pois neste caso o acesso é desnecessário.
Vamos detalhar os dois trevos.
Trevo 1: O ponto3 assinalado é um caso típico da não necessidade do acesso.
Conforme tracei em azul, o acesso pode ser eliminado e o traçado da DF-075 pode continuar até encontrar a DF-003.
Uma "marginal" normalmente inicia ou termina na via principal.
Assim, no ponto1 acima, evite esta agulha e continue a marginal até que encontre a DF-003, conforme o traçado em vermelho.
A via de acesso então deve começar na curva da marginal, conforme traçado cinza.
No ponto2 o caso é semelhante, a marginal deve iniciar na DF-003 conforme traçado vermelho e o traçado em azul da DF-075 deve continuar até encontrar a marginal.
Outra coisa importante é que a formatação recomendada no projeto para estas "marginais" não é a linha vermelha, mas a preta, rua pavimentada principal, com a descrição "Pista Auxiliar-DF-003".
Trevo 2: Este é um caso tipico de entroncamento em "T".
Normalmente, nestes casos, sempre é possível a conexão direta das vias na parte que forma o T propriamente dito.
Assim, o traçado da avenida, em vermelho, pode continuar até encontrar a DF-085.
Isso irá evitar a conexão de final da avenida no inicio de acessos.
Uma via de acesso só deve ser utilizada quando a conexão direta das vias não é possível.
Assim, normalmente estas vias tem seu início e fim no meio de outra via.
Se um acesso e uma via se ligam pelas pontas, um dando continuidade direta ao outro, repense a formatação, pois neste caso o acesso é desnecessário.
Vamos detalhar os dois trevos.
Trevo 1: O ponto3 assinalado é um caso típico da não necessidade do acesso.
Conforme tracei em azul, o acesso pode ser eliminado e o traçado da DF-075 pode continuar até encontrar a DF-003.
Uma "marginal" normalmente inicia ou termina na via principal.
Assim, no ponto1 acima, evite esta agulha e continue a marginal até que encontre a DF-003, conforme o traçado em vermelho.
A via de acesso então deve começar na curva da marginal, conforme traçado cinza.
No ponto2 o caso é semelhante, a marginal deve iniciar na DF-003 conforme traçado vermelho e o traçado em azul da DF-075 deve continuar até encontrar a marginal.
Outra coisa importante é que a formatação recomendada no projeto para estas "marginais" não é a linha vermelha, mas a preta, rua pavimentada principal, com a descrição "Pista Auxiliar-DF-003".
Trevo 2: Este é um caso tipico de entroncamento em "T".
Normalmente, nestes casos, sempre é possível a conexão direta das vias na parte que forma o T propriamente dito.
Assim, o traçado da avenida, em vermelho, pode continuar até encontrar a DF-085.
Isso irá evitar a conexão de final da avenida no inicio de acessos.
Chicão
GPS-276C - Nuvi-750
GPS-276C - Nuvi-750
Obrigado Chicão, suas explicações tiraram minhas dúvidas. Já implantei as correções no mapa.
Abs,
Abs,
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Garmin eTrex Venture