Não consigo buscar por endereços no MobileXT

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
ryamamoto

Re: Não consigo buscar por endereços no MobileXT

#21 Mensagem por ryamamoto »

Isso ocorre por que os mapas do Tracksource ainda não foram numerados. Apenas alguns números estão mapeados.
Dito isso, se for continuar alguma discussão sobre a questão de numeração, favor abrir um novo tópico. Obrigado. Abraço!

nqnnospam

#22 Mensagem por nqnnospam »

Aliás, voltando a esse assunto. Testes feitos agora com o TRC-Brasil 6.02 completo (arquivo gmapsupp.img da seção de downloads do tracksource.org)

No MobileXT/N78, na opção "Soletrar", a busca de POIs só consegue encontrar aqueles POIs com nome totalmente em maiúsculas, ou então aqueles que tem acentuação.

Por exemplo, o Supermercado Tozetto não é encontrado, mas a "Praça Barão do Rio Branco" é.

No Nuvi 360 e no 60CSx o comportamento é exatamente o mesmo.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

nelsonpi

#23 Mensagem por nelsonpi »

Comigo acontece a mesma coisa. No MobileXT/MotoQ11, ao soletrar, a busca só encontra os POIs com nome acentuado.

ryamamoto

#24 Mensagem por ryamamoto »

Descobri mais alguns detalhes que talvez ajudem os desenvolvedores a descobrir o problema.

Se digitar na pesquisa por nome, a palavra com qualquer tipo de acento (mesmo que o nome não tenha acentos), o POI é encontrado.

Ex.: O Supermercado Tozetto é encontrado quando digitamos "tôzetto" ou "tózetto", mas não é encontrado quando digitamos "tozetto".

Outro detalhe, testei o TRC-Brasil 6.05 no Garmin RoadTrip (Mac OSX) e acontece o mesmo problema, porém no MapSource (Windows) parece tudo OK.

Algo relacionado com a codificação dos textos no TRC será? Unicode (UTF-8), Ocidental (ISO-8859-1), etc...

Abraços!

acsterf

#25 Mensagem por acsterf »

Estou com problemas semelhantes:

- Quando tento traçar a rota Brasília-Goiânia usando a opção de Cidades, se digitar "Goiania" ou "Goi" aparecem opções como diversas como "Aparececida de Goiânia" ou "Aragoiânia", mas não a cidade chave. Lendo os posts ateriores tive a idéia de tentar buscar "Goiânia" e dessa vez a mesma apareceu, mas grafada sem o acento;

- Se eu tento localizar alguns POIs. Quando procuro na lista por "Serra", "Dourada", "Serra Dourada" ou mesmo "Estadio Serra Dourada" não consigo localizá-lo, mas ao colocar "Estádio" ou "Estádio Serra Dourada" o mesmo aparece como "Estadio Serra Dourada";

- Outra situação também diz respeito à partes do nome, como por exemplo para localizar um Mc Donald's. Existem várias grafias dos POIs, como "McDonald(s)", "Mcdonald(s)", "Mc Donald(s)". Ocorre que caso procure por "MC", "Donald", "McDonald" ou "McDonalds" não localizo nada, sendo que se verificar manualmente dentro das opções de "Fast Foods" encontro diversos "Mcdonalds" no DF e "Mc Donalds" em GO. No MapSource também acontece de não localizar "Mcdonalds" se procurar por "MC".

Gostaria de saber se estou fazendo algo de errado ou e existem outras técnicas para melhorar a procura.

Estou usando o Garmin XT 5.00.50 em um N95 8GB com o TRC-Brasil v6.05 e os seguintes mapas:

TRC Estadual Goias TRC-Brasil 6.05 1.42 MB
TRC Municipal Brasília TRC-Brasil 6.05 1.74 MB
TRC Municipal Brazlândia TRC-Brasil 6.05 122 KB
TRC Municipal DF Oeste TRC-Brasil 6.05 1.66 MB
TRC Municipal DF Sul TRC-Brasil 6.05 405 KB
TRC Municipal Goiânia TRC-Brasil 6.05 1.29 MB
TRC Municipal Planaltina TRC-Brasil 6.05 293 KB
TRC Municipal Sobradinho TRC-Brasil 6.05 246 KB

Danniel

#26 Mensagem por Danniel »

No 76Cx com os mapas do DF, Goiás (-goiania) e alguns municipais do oeste baiano ao digitar "mc" nos pois de alimentação ele já pula para mcdonalds, mostrando 11 correspondências.

Ainda não reproduzi a questão de Goiânia, pois havia mandado o mapset sem esta cidade.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

nelsonpi

#27 Mensagem por nelsonpi »

acsterf,

Utilizo os mesmos mapas que você e tenho exatamente os mesmos problemas. A diferença é que eu uso o Mobile XT num Motorola Q11.
Para pesquisar, por exemplo, o Serra Dourada, eu sempre digito com algum acento a primeira vogal que aparece. Nesse caso, eu digito Sérra ou Sèrra, etc. Aí o software consegue encontrar.
No caso do Mc Donald's complica mesmo, pois existem grafias diferentes nos POIs. Se vc digita mc dó, vai encontrar os Mc Donald's (separado), mas, pra encontrar os McDonalds (tudo junto) teria que buscar por Mcdó. Mas esse é um caso raro.
Na prática, "acentue" sua busca e encontre o que procura.

ryamamoto

#28 Mensagem por ryamamoto »

Acabei de testar o Garmin City Navigator NT 2010 (v5) no Garmin Mobile XT, e a pesquisa funciona sem nenhum problema.

Então a conclusão que eu chego, é que o problema não é com o Garmin Mobile XT, e sim com o TRC-Brasil.

Abraços!

acsterf

#29 Mensagem por acsterf »

nelsonpi, pois é, eu não sabia desse macete até achar esse post e ver a sugestão dada pelos outros colegas e complementada por você.

Como o ryamamoto ressaltou que provavelmente é um problema dos mapas do Tracksource acho que essa é a melhor solução até o problema ser corrigido.

ryamamoto

#30 Mensagem por ryamamoto »

Srs,

Parece que o problema foi resolvido no TRC-Brasil 6.06. Não sei se propositalmente ou acidentalmente já que nada foi postado a respeito, mas enfim... problema resolvido!

Abraços!

acsterf

#31 Mensagem por acsterf »

ryamamoto escreveu:Srs,

Parece que o problema foi resolvido no TRC-Brasil 6.06. Não sei se propositalmente ou acidentalmente já que nada foi postado a respeito, mas enfim... problema resolvido!

Abraços!
Realmente, ao que parece esse problema foi resolvido. Testei localizar "Goia" e encontrei "Goiânia" com sucesso. Entretanto o meu tá apresentando outro problema agora, alguns POIs não tão sendo carregados, como o "Estadio Serra Dourada", aparece no MapSource mas não está no Garmin.

Já reenviei ao Garmin algumas vezes, reiniciei o aplicativo, o telefone. Alguém poderia tentar adicionar os mapas abaixo e verificar se é um problema do mapa ou outra fonte?

TRC Estadual Goias TRC-Brasil 6.06 1.44 MB
TRC Municipal Alvorada do Norte TRC-Brasil 6.06 23 KB
TRC Municipal Araporã TRC-Brasil 6.06 27 KB
TRC Municipal Brasília TRC-Brasil 6.06 1.74 MB
TRC Municipal Brazlândia TRC-Brasil 6.06 122 KB
TRC Municipal Caldas Novas TRC-Brasil 6.06 162 KB
TRC Municipal DF Oeste TRC-Brasil 6.06 1.66 MB
TRC Municipal DF Sul TRC-Brasil 6.06 406 KB
TRC Municipal Goiânia TRC-Brasil 6.06 1.30 MB
TRC Municipal Itumbiara TRC-Brasil 6.06 53 KB
TRC Municipal Pirenópolis TRC-Brasil 6.06 85 KB
TRC Municipal Planaltina TRC-Brasil 6.06 293 KB
TRC Municipal Quirinópolis TRC-Brasil 6.06 55 KB
TRC Municipal Sobradinho TRC-Brasil 6.06 245 KB
TRC Municipal São Luiz do Norte TRC-Brasil 6.06 35 KB
TRC Municipal São Simão TRC-Brasil 6.06 42 KB

ryamamoto

#32 Mensagem por ryamamoto »

O Garmin Mobile XT só pesquisa por POIs próximos ao lugar onde você se encontra.

Não sei se isso é configurado no mapa, mas no teste que fiz pesquisou num raio de 100Km e retornou que não encontrou. Realmente, antes pesquisava num raio maior.

O "Estadio Serra Dourada" é próximo do local onde você se encontrava quando realizou a pesquisa?

Essas e outras dúvidas não existiriam se a cada nova versão do mapa fosse disponibilizado uma documentação (readme.txt, changelog.txt, etc...) com as alterações feitas na infra-estrutura do mapa. Claro que não é viável listar alterações em ruas, POIs, etc., mas acho importante documentar toda alteração que afeta o uso do mapa.

Isso não é uma reclamação de um usuário insatisfeito, muito pelo contrário, gosto muito do projeto Tracksource e apenas quero que ele fique cada vez melhor!

acsterf

#33 Mensagem por acsterf »

ryamamoto,

Concordo em gênero e grau, se os colaboradores mantivesse um histórico das alterações seria possível rastrear esse tipo de coisa.

Agora quanto à essa questão da distância, realmente é o caso, visto que atualmente estou em Vitória-ES e a pesquisa está sendo feita em POIs com até 1000 km de distância e o Serra Dourada está a uma distância aproximada de 1300 km.

Quando retornar à Brasília torno a fazer a pesquisa e atualizo por aqui.

Abraços!

nelsonpi

#34 Mensagem por nelsonpi »

Realmente. Com o 6.06 estou fazendo buscas normalmente.
Obrigado ao pessoal do Projeto!

nqnnospam

#35 Mensagem por nqnnospam »

O problema foi resolvido, após muitos testes, e consultas ao autor do cgpsmapper. Obrigado a todos pela colaboração, pelos testes e pela paciência.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Mauricio Beraldo

#36 Mensagem por Mauricio Beraldo »

Bem, está acontecendo algo parecido comigo. Estou em Brasília. Quando peço para ele achar um endereço dizendo o nome do lugar onde está ele não consegue encontrar... fica pesquisando por tempo indeterminado e perdendo a paciencia mando ele parar, logo que paro ele me indica várias localizações mas com nomes que não existem realmente como por exemplo: 002 ; 10 conj f; eixo 003 e etc.
Curioso mandei ele ir para um desses pontos e ele me levou ao nada... seguindo uma certa rota.
Tem algo que possa ser feito para sanar este problema?
Uma outra dúvida que tenho é sobre onde os arquivos dos mapas são instalados. Alguém sabe me dizer qual a pasta que os arquivos são instalados? existe a necessidade de apagar os arquivos quando vai se instalar outro mapa? Percebi que minha memoria caiu muito mas nao consigo achar os arquivos intalados... não sei nem mesmo as extensões dos arquivos. Socorro.
Ps.: uso um nokia 5800 com garmin mobile XT.
Grato.
Abraços.

Da moderação. Estas dúvidas estão respondidas no FAQ:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=5739

Favor atentar para as regras do fórum, http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=18&t=56, e não repetir perguntas que já estão respondidas no FAQ. Obrigado.

ipedromac

#37 Mensagem por ipedromac »

Tenho o Garmin Mobile XT rodando em um Nokia 5800.

Eu clico em "Pra onde?" > "Endereços" e então em "Soletrar Provícina" e ele não encontrar nenhum resultado. Não importa o que eu digite.
Antes funcionava, agora nao funciona mais. Tenho o mapa do brasil completo instalado.
Alguém sabe o que é necessário para localizar endereços? É necessário alguma conexão wi-fi ou dados?

Hélcio Assis
Contato:

#38 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde ipedromac, qual mapa esta instalado em seu aparelho?

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”