Precisão do GPS e posicionamento nos mapas
-
Precisão do GPS e posicionamento nos mapas
Pessoal,
Tenho o 60csx a pouco mais de 1 mes. Tenho usado tanto os mapas do tracksource como o city nav 4.0, dependendo da ocasião.
Entretanto, em nenhum dos 2 "mapas" o rastro que o GPS faz bate com as ruas dos mapas. Tudo bem, eu sei que o GPS tem a precisão que varia com qualidade do sinal recepcionado. Porém, acho que o "erro" está muito grande, mesmo quando o GPS está com uma boa (precisão 5 a 8m, por exemplo).
Pra se ter uma ideia, se deixo o "lock on road" ativado, o GPS acaba, com muita frequencia, "me colocando" eu uma rua paralela a que realmente estou. Por outro lado, se deixo o "lock on road" desligado, e deixo um zoom na faixa de 80m, dá pra ver claramente que o erro é bastante grande, da posição que o meu GPS marca, com a posição dos mapas (o erro no CN4.0 é ainda maior que no tracksource).
Em suma, desta forma fica praticamente inviável usar o autoroteamento, pois o GPS o tempo todo "acha" que estou numa rua diferente da que realmente estou.
Como sou novato, gostaria do auxilio dos colegas....
1- isso é normal ?? ou o meu GPS precisa de alguma configuração especial ?? (não está no modo de economia de energia e já fiz as calibragens)
2- se for normal, como vcs. tem feito para conseguir usar o autoroteamento ??
Bom, era isso !!!
Grande abraço e desde já agradeço.
Silvio Finotti
60csx, Goiania-GO
Tenho o 60csx a pouco mais de 1 mes. Tenho usado tanto os mapas do tracksource como o city nav 4.0, dependendo da ocasião.
Entretanto, em nenhum dos 2 "mapas" o rastro que o GPS faz bate com as ruas dos mapas. Tudo bem, eu sei que o GPS tem a precisão que varia com qualidade do sinal recepcionado. Porém, acho que o "erro" está muito grande, mesmo quando o GPS está com uma boa (precisão 5 a 8m, por exemplo).
Pra se ter uma ideia, se deixo o "lock on road" ativado, o GPS acaba, com muita frequencia, "me colocando" eu uma rua paralela a que realmente estou. Por outro lado, se deixo o "lock on road" desligado, e deixo um zoom na faixa de 80m, dá pra ver claramente que o erro é bastante grande, da posição que o meu GPS marca, com a posição dos mapas (o erro no CN4.0 é ainda maior que no tracksource).
Em suma, desta forma fica praticamente inviável usar o autoroteamento, pois o GPS o tempo todo "acha" que estou numa rua diferente da que realmente estou.
Como sou novato, gostaria do auxilio dos colegas....
1- isso é normal ?? ou o meu GPS precisa de alguma configuração especial ?? (não está no modo de economia de energia e já fiz as calibragens)
2- se for normal, como vcs. tem feito para conseguir usar o autoroteamento ??
Bom, era isso !!!
Grande abraço e desde já agradeço.
Silvio Finotti
60csx, Goiania-GO
Silvio Finotti
60Csx - Goiânia/GO
60Csx - Goiânia/GO
Re: Precisão do GPS e posicionamento nos mapas
Olá, monsterbash.
(removido por incorreção, ver abaixo)
(removido por incorreção, ver abaixo)
Editado pela última vez por Luzemario em 12 Ago 2008, 11:34, em um total de 1 vez.
Luzemário Dantas
Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD
Serviços de Internet bons e baratos
http://www.luzehost.com.br
Garmin GPSmap 60C

Vereifique tambem se o modo de economia de baterias esta ativado, se estiver coloque em modo normal e desabilite o waas se este estiver habilitado, a precisão do meu 60 csx fica em torno de 3 a 5 m em uso normal.
Evandro Dias
Map 60 CSx
Etrex "Amarelinho"
Magellan 3000 XL
Desenvolvedor TRU Criciúma, Siderópolis, Treviso, Tubarão -SC
Map 60 CSx
Etrex "Amarelinho"
Magellan 3000 XL
Desenvolvedor TRU Criciúma, Siderópolis, Treviso, Tubarão -SC
-
Na rodovia Castelo Branco aqui em São Paulo fica perfeito o traçado. Isso no mapa do projeto TrackSource (TRR- SP)
E a precisão na estrada ficava entre 2 a 3 metros.
WASS desligado
Modo economia de energia desativado
Lock on Road desativado
Alimentação; adptador no acendedor de cigarros
Conjunto de Mapas na memória: TRR (SP) TRU-SP ambos 5.08
E a precisão na estrada ficava entre 2 a 3 metros.
WASS desligado
Modo economia de energia desativado
Lock on Road desativado
Alimentação; adptador no acendedor de cigarros
Conjunto de Mapas na memória: TRR (SP) TRU-SP ambos 5.08
-
No meu já está com estas configurações:
WGS84
Economia desligada (modo normal)
WASS desligado.
Ainda assim a diferença com relação ao traçado está muito grande.... No CN4.0, por volta de 50 a 60 metros !!! É muita coisa. No Tracksource é menos que isso, mas ainda assim é tambem muito grande....
Alguma outra sugestão ??
A propósito, estou com as ultimas versões de firmware e software do gps. Já fiz o master reset e ainda assim sempre essa (im)precisão....
WGS84
Economia desligada (modo normal)
WASS desligado.
Ainda assim a diferença com relação ao traçado está muito grande.... No CN4.0, por volta de 50 a 60 metros !!! É muita coisa. No Tracksource é menos que isso, mas ainda assim é tambem muito grande....
Alguma outra sugestão ??
A propósito, estou com as ultimas versões de firmware e software do gps. Já fiz o master reset e ainda assim sempre essa (im)precisão....
Silvio Finotti
60Csx - Goiânia/GO
60Csx - Goiânia/GO
Caro Luzemario,Luzemario escreveu:Olá, monsterbash.
Os mapas do Projeto Tracksource usam o sistema de coordenadas WGS84. Verifique nas configurações do GPS se é este o sistema de coordenadas que está usando. O uso de um sistema de coordenadas diferente vai fazer com que sua indicação fique no lugar errado do mapa.
Voce esta completamente equivocado.
Pode usar o sistema de coordenadas que quiser no GPS que não vai mudar em nada no GPS.
Somente muda para uma fonte externa como um mapa impresso, ai sim deve usar o mesmo datum e declinação magnetica.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Eu tentaria deixar somente o mapa do tracksource no GPS, e ai se ainda tem erro grande informa ao desenvolvedor do mapa.
Lembrado que uns 20 m erro de normalmente não afeta a navegação.
Lembrado que uns 20 m erro de normalmente não afeta a navegação.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Como Wallace disse, o DATUM não vai influenciar em nada, nesse caso específico.
monsterbash, conforme explicado no tópico sobre o CNV4, a precisão não é a mesma em todas as localidades (só alguns poucos mapas do CNV4 têm precisão garantida). Em Goiânia o mapa CNV4 provavelmente não foi verificado, daí a imprecisão tal alta.
Se você está observando discrepâncias grandes demais nos mapas Tracksource, sugiro entrar em contato com o desenvolvedor para obter instruções de como colaborar para corrigir o problema.
Você pode entrar em contato através da função "Contibuição ou Erro" em http://www.tracksource.org.br/desenv.
monsterbash, conforme explicado no tópico sobre o CNV4, a precisão não é a mesma em todas as localidades (só alguns poucos mapas do CNV4 têm precisão garantida). Em Goiânia o mapa CNV4 provavelmente não foi verificado, daí a imprecisão tal alta.
Se você está observando discrepâncias grandes demais nos mapas Tracksource, sugiro entrar em contato com o desenvolvedor para obter instruções de como colaborar para corrigir o problema.
Você pode entrar em contato através da função "Contibuição ou Erro" em http://www.tracksource.org.br/desenv.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Wallace e Sérgio,Wallace escreveu:Luzemario,
Voce esta completamente equivocado.
Pode usar o sistema de coordenadas que quiser no GPS que não vai mudar em nada no GPS.
Somente muda para uma fonte externa como um mapa impresso, ai sim deve usar o mesmo datum e declinação magnetica.
Vocês estão completamente certos. As coordenadas seriam exibidas de forma diferente, mas não a indicação no mapa. O problema seria o referenciamento dos itens do mapa, como comentado.
Desculpem pela orientação incorreta.
Luzemário Dantas
Garmin GPSmap 60C
http://www.luzehost.com.br
Garmin GPSmap 60C

-
Pessoal,
Agradeço a ajuda. De fato, a conclusão que chego é que o CN4 para Goiania é imprestável, dado o grau de imprecisão.
Já coloquei a ultima versão do Tracksource (5.08) e a precisão para Goiania está bastante boa. A propósito, o mapa roteável de Goiania (TRC-Brasil) teve um ótimo avanço !!! Vou entrar em contato com o desenvolvedor e ver como posso colaborar com o projeto (sei lá, talvez indicando a mão das ruas, novos pontos, etc....)
Agradeço a ajuda. De fato, a conclusão que chego é que o CN4 para Goiania é imprestável, dado o grau de imprecisão.
Já coloquei a ultima versão do Tracksource (5.08) e a precisão para Goiania está bastante boa. A propósito, o mapa roteável de Goiania (TRC-Brasil) teve um ótimo avanço !!! Vou entrar em contato com o desenvolvedor e ver como posso colaborar com o projeto (sei lá, talvez indicando a mão das ruas, novos pontos, etc....)
Silvio Finotti
60Csx - Goiânia/GO
60Csx - Goiânia/GO
Olá senhores (as)... eu tb tive problemas de imprecisao com o CN4 aqui no litoral do RS. Voltei ao TRC-Brasil...
estou com o mesmo problema do primeiro post, porem nao consigo resolver tenho um IGO 8.3 vlw =]