Potência de transmissão FM

Mensagem
Autor
itamar.vieira

Potência de transmissão FM

#1 Mensagem por itamar.vieira »

Olá,

adquiri um Nuvi 760 e estou tendo problemas com a baixa potência da transmissão FM do mesmo.

Pelas pesquisas que fiz, os modelos vendidos no mercado americano (meu caso) têm menor potência que os vendidos no mercado europeu por questões de legislação.

Um amigo meu comprou o dele na Europa e de fato o funcionamento é absurdamente melhor !

Imagino que o hardware não seja diferente e que talvez a potência seja limitada por configuração no firmware ou coisa parecida.

Alguém conhece alguma forma de "liberar" a potência nos modelos americanos por software ?

Obrigado.

Sds.
Itamar

Gustavo Polo

Re: Potência de transmissão FM

#2 Mensagem por Gustavo Polo »

Vai em sites americanos que falem sobre PND, ou então fala com o velho google. :P

Dispositivo de Navegação Pessoal Garmin Nuvi 1390

itamar.vieira

#3 Mensagem por itamar.vieira »

O Google é o primeiro com quem falo normalmente...
Mas neste caso, não achei as palavras-chave corretas para fazer a pesquisa.

Vamos ver se alguém tem algum link "mágico" com a solução para esse problema, que acredito seja de muita gente...

Sds
Itamar

sergio labanca

#4 Mensagem por sergio labanca »

boa noite.
Nâo tem como mudar a potencia.
os modelos fabricados exclusivamente para o mercado Europeu tem a frequencia de transmissâo muito mais potente.
Veja no manual, pagina 52 la fala sobre o assunto.
Caso nâo tenha o manual em portugues baixe neste link:
http://www8.garmin.com/manuals/nuvi750_ ... etario.pdf

GJCC

#5 Mensagem por GJCC »

Itamar,

Seu aparelho pode sim ter uma potência maior. Não teria sentido o fabricante mexer no hardware sendo mais fácil mexer no software.
Você pode comprovar isso!
No entanto muito cuidado com o procedimento pois irá acessar parâmetros que normalmente só o técnico tem acesso. Não é nada demais mas é sempre bom ter cuidado.
Se pressionar por cerca de 5 segundos o icone que mostra a carga da bateria entrará numa tela de parâmetros do nuvi.
Em baixo a direita tem os botões de navegação. Pressione 4 vezes a tecla Próxi.
Você está na tela de parâmetros de audio.
Em Audio Out pressione FM.
Selecione uma estação no rádio do carro(para teste pode ser uma com sinal de rádio audível).
Em Up/Down selecione a mesma estaçâo do rádio.
Pressione então High Pwr. Você notará a diferença de potencia assim que pressionar esse box pois o nuvi está transmitindo o sinal.
Se você voltar até a tela inicial e escolher Exit o nuvi irá rebootar com esses parâmetros já gravados.
Mas tem dois problemas: Esse procedimento bagunça um pouco a seleção de voz da Raquel sendo necessário entrar na tela de seleção de voz, trocar para uma outra voz e então voltar para a Raquel.
O outro problema é que se desmarcar a opção Enable FM Trasmitter o High Pwr será automaticamente desligado e terá que fazer todo procedimento novamente. Talvez tenha um jeito de evitar isso mas ainda não descobri.
Como fazer todo esse procedimento é muito chato eu não utilizo o High Pwr mas escrevi esse texto só para você saber que dá para fazer. Também não gosto de alterar as características originais do aparelho pois não sei até que ponto isso poderia sobrecarregar a saída de sinal do aparelho, embora isso não pareça ter muito sentido, não é mesmo?
Espero que tenha entendido e mais uma vez peço que tenha muito cuidado se for mexer nos parãmetros do Nuvi para não ter problemas desagradáveis pois é por sua conta e risco.
Para voltar ao normal é só acessar a tela de Audio e selecionar Speaker em Audio Out.

Abraços,
Geraldo Calmon
Nuvi 760

itamar.vieira

#6 Mensagem por itamar.vieira »

GJCC,

maravilha !
Imaginei que não faria o menor sentido ter diferença de hardware entre os mercados.
Nada como "falar" com quem entende.
Eu até tinha chegado nesta tela, mas percebi que a configuração não se mantinha e achei que serviria somente para teste/diagnóstico.

Agora com estas informações a respeito das situações onde a configuração se perde, ajuda muito.

Valeu mesmo pela contribuição.

[ ]s
Itamar

ivorocha

#7 Mensagem por ivorocha »

GJCC escreveu:Itamar,

Seu aparelho pode sim ter uma potência maior. Não teria sentido o fabricante mexer no hardware sendo mais fácil mexer no software.
Você pode comprovar isso!
No entanto muito cuidado com o procedimento pois irá acessar parâmetros que normalmente só o técnico tem acesso. Não é nada demais mas é sempre bom ter cuidado.
Se pressionar por cerca de 5 segundos o icone que mostra a carga da bateria entrará numa tela de parâmetros do nuvi.
Em baixo a direita tem os botões de navegação. Pressione 4 vezes a tecla Próxi.
Você está na tela de parâmetros de audio.
Em Audio Out pressione FM.
Selecione uma estação no rádio do carro(para teste pode ser uma com sinal de rádio audível).
Em Up/Down selecione a mesma estaçâo do rádio.
Pressione então High Pwr. Você notará a diferença de potencia assim que pressionar esse box pois o nuvi está transmitindo o sinal.
Se você voltar até a tela inicial e escolher Exit o nuvi irá rebootar com esses parâmetros já gravados.
Mas tem dois problemas: Esse procedimento bagunça um pouco a seleção de voz da Raquel sendo necessário entrar na tela de seleção de voz, trocar para uma outra voz e então voltar para a Raquel.
O outro problema é que se desmarcar a opção Enable FM Trasmitter o High Pwr será automaticamente desligado e terá que fazer todo procedimento novamente. Talvez tenha um jeito de evitar isso mas ainda não descobri.
Como fazer todo esse procedimento é muito chato eu não utilizo o High Pwr mas escrevi esse texto só para você saber que dá para fazer. Também não gosto de alterar as características originais do aparelho pois não sei até que ponto isso poderia sobrecarregar a saída de sinal do aparelho, embora isso não pareça ter muito sentido, não é mesmo?
Espero que tenha entendido e mais uma vez peço que tenha muito cuidado se for mexer nos parãmetros do Nuvi para não ter problemas desagradáveis pois é por sua conta e risco.
Para voltar ao normal é só acessar a tela de Audio e selecionar Speaker em Audio Out.
Parabéns, GJCC!
Dá pra ver quer vc realmente entende do assunto.
Vou tentar fazer o teste no meu Nuvi 760 e ver como ele se comporta.
Depois coloco minhas impressões aqui no Post sobre o funcionamento do GPS após esse procedimento.
Obrigado e abraços.

GJCC

#8 Mensagem por GJCC »

Não pessoal, não entendo tanto assim... Só "fucei" um pouquinho no aparelho. Infelizmente não tenho muito tempo para mexer nele como gostaria. Acredito que há mais coisas a serem descobertas. Há uns meses atrás fiz uns testes com o Tour Guide dele, cheguei até a criar um, mas tive que parar por falta de tempo. Acho esse um recurso muito legal que é pouco explorado. Portanto se descobrirem algo mais que desconheço favor me avisem. rsrsrsrs Abraços...

Abraços,
Geraldo Calmon
Nuvi 760

ANDRE KANNENBERG

#9 Mensagem por ANDRE KANNENBERG »

Testei meu Nüvi 750 com o transmissor de FM e o volume achei razoável.
Agora, estou com um problema, retornei as configurações de Som Normal, com volume máximo, porém o Nüvi não "fala" mais.
Não tem mais audio. Se retorno ao tramissor de FM também não tem mais Audio.
Gostaria da ajuda de vocês.
O que pode estar ocorrendo, que não tenho mais som no Nüvi 750?
Agradeço quem puder me ajudar

GJCC

#10 Mensagem por GJCC »

Andre,

Entre na configuração de voz e troque para outra qualquer. Em seguida retorne novamente para a Raquel e confirme a configuração. Isso tudo no painel de configuração normal do Nuvi.
Dê retorno se deu certo.

Abraços,
Geraldo Calmon
Nuvi 760

ANDRE KANNENBERG

#11 Mensagem por ANDRE KANNENBERG »

Beleza, resolveu o problema.
Meu Nüvi voltou a "falar"...
Obrigado pela ajuda

itamar.vieira

#12 Mensagem por itamar.vieira »

Aliás, isso do Nuvi ficar mudo já aconteceu comigo umas três vezes ao carregar os mapas para o GPS.
O procedimento é o mesmo.

[ ]s

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”