GPS NOKIA 330

Mensagem
Autor
GunnerH

Re: GPS NOKIA 330

#21 Mensagem por GunnerH »

olá galera! sou novo no fórum e em gps tbm!!
acabou de chegar o meu nokia 330, liguei ele sem instalar nada e aparentemente está tudo funcionando. tenho umas peguntas:
1. preciso instalar algo nele? pra que serve então o cd de instalação??
2. outra coisa, vi nos foruns muita gente reclamar da falta de atualização dos mapas desse gps... qual soluçao seria a mais indicada? instalar outro software?? e as funçoes permaneceriam, tipo mp3, fotos e videos??
3. com outro software de mapas os comandos por voz funcionam? e se eu não gostar dá pra voltar ao original?? como??
valeu pessoal!! desculpe tantas perguntas, mas acho que a maioria do pessoal q comprou o nokia 330 tem as mesmas dúvidas...

waage

#22 Mensagem por waage »

Olá GunnerH, seja bem vindo.

Vou responder pelo pouquinho que já aprendi com este aparelho:

1. preciso instalar algo nele? pra que serve então o cd de instalação??

Ele já vem pronto para o uso, com o Route 66 Navigator 7. O CD serve para reinstalar este software, caso você compre outro SD, ou apague o atual. Alguns usuários tiveram problema ao reinstalar o software via CD. Eu não tive pois fiz este processo com o SD plugado em meu notebook, em vez de conectar o GPS na USB.

2. outra coisa, vi nos foruns muita gente reclamar da falta de atualização dos mapas desse gps... qual soluçao seria a mais indicada? instalar outro software?? e as funçoes permaneceriam, tipo mp3, fotos e videos??

Realmente, a Nokia vacilou ao colocar o Route 66 neste aparelho que é muito bom. Talvez se tivesse colocado outro programa o aparelho seria mais caro, mas isto não vem ao caso.

Se o mapa e o programa que vieram com ele lhe servirem, não há porque trocar. Já se você vai sair de São Paulo(é onde vocè mora?), rumo ao litoral, interior ou mesmo para fora do estado, o mapa não vai contemplar estas cidades. É bem limitado.

Neste caso vale a pena trocar o software que acompanha o aparelho. A troca dele vai ser notada depois que você clica no botão "Navegação", no painel principal do GPS. Todo o resto continua lá. A troca é feita somente no cartão SD, então não é nada que não possa ser desfeito. Não perde a garantia, e você ainda pode voltar ao programa original.

3. com outro software de mapas os comandos por voz funcionam? e se eu não gostar dá pra voltar ao original?? como??
valeu pessoal!! desculpe tantas perguntas, mas acho que a maioria do pessoal q comprou o nokia 330 tem as mesmas dúvidas...

Os dois programas que testei, o MioMap 3,3 e o iGo8 ( a instrução para instalação está neste tópico: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=362&t=6849 ), anunciam por voz quais as próximas manobras.

Para voltar ao programa original, basta fazer um Backup do conteúdo do seu SD antes de trocar o programa, ou então realizar a formatação do SD e a instalação do programa Route 66 através do CD que acompanha o GPS Nokia.

[]'s!

GunnerH

#23 Mensagem por GunnerH »

obrigado pela resposta waage!!
estou lendo agora seu outro tópico sobre substituir o route pelo miomap ou pelo igo8...
sou se santos-sp mas costumo viajar bastante pelo brasil todo a trabalho, então acho q será inevitável a instalaçao de outro software!
mais uma vez obrigado e parabéns pela sua colaboração com os usuários desse gps e do site!!
valeu!!
abs!

BCBG25

#24 Mensagem por BCBG25 »

Alguém teve problemas com o carregador? Eu tenho um Astra e não consigo usá-lo, parece mais largo que o acendedor de cigarros.

ACR

#25 Mensagem por ACR »

BCBG25 escreveu:Alguém teve problemas com o carregador? Eu tenho um Astra e não consigo usá-lo, parece mais largo que o acendedor de cigarros.
Olá BCBG25,

Só uma observação, o carregador do GPS vem com uma proteção plástica na ponta que parece parte do carregador, minha primeira tentativa tive esse problema, você provavelmente deve estar tentando colocar com ela, tire a proteção e tente encaixa-lo, pois todos os acendedores são padronizado no tamanho.

Grande abraço e boas festas,

juninho182

#26 Mensagem por juninho182 »

PEssoal

Alguem ai pode me dar 1 help de como atualizar os mapas do miomap?

Ele está dividio para donwload em 3 partes convofmre o topico viewtopic.php?f=362&t=6849

manda substituir o arquivo do mapa já existente para o Brasil (pasta \maps, Brazil_Dynamap_Airis.fbl ) e coloque o arquivo do mapa (Brazil.fbl) no caso os 3 mapas novos nesta pasta.

pergunta. Como irei subtiruir 3 arquivos por somente 1, e se descompractar os 3 eles tem o memso nome (Brazil.fbl)

rafakas

#27 Mensagem por rafakas »

juninho182 escreveu:PEssoal

Alguem ai pode me dar 1 help de como atualizar os mapas do miomap?

Ele está dividio para donwload em 3 partes convofmre o topico viewtopic.php?f=362&t=6849

manda substituir o arquivo do mapa já existente para o Brasil (pasta \maps, Brazil_Dynamap_Airis.fbl ) e coloque o arquivo do mapa (Brazil.fbl) no caso os 3 mapas novos nesta pasta.

pergunta. Como irei subtiruir 3 arquivos por somente 1, e se descompractar os 3 eles tem o memso nome (Brazil.fbl)

meu caro, voce vai deletar o arquivo Brazil_Dynamap_Airis.fbl e descompactar o arquivo que tem 3 partes e nao 3 arquivos, se olhar bem veras que o nome do arquivo é o mesmo e que se voce tentar descompactar qualquer das 3 parte do arquivo Brazil.fbl ele sempre puxa automaticamente sem voce mandar ou talves sem voce perceber as outras parte do arquivo para poder formar apenas o arquivo original sem estar dividido chamado Brazil.fbl.

pra voce entender melhor vou fazer uma leve explicaçao imagina que voce tem 1 bolo redondo e bem duro e voce quer colocar ele em uma vasilha plastica retangular menor que o diametro do bolo para levar de 1 lugar para outro como voce faz??? voce divide o bolo em pedaços menores para caber na vasilha e quando chegar no outro lado voce se quiser pode tirar os pedaços e montar novamente em cima de alguma coisa o bolo no formato redondo de novo ou seja esses 3 arquivos que voce baixou foi apenas o arquivo Brazil.fbl dividido em 3 parte para ser mais facilmente transportado (ou baixado) apenas escolha uma unica parte das 3 e descompacte pois ele vai remontar o arquivo que estava dividido em apenas 1 novamente usando automaticamente as outras 2 parte baixadas e logicamente as 3 partes do arquivo tem que estar na mesma pasta.

com isso voce nao esqueça de deletar o arquivo Brazil_Dynamap_Airis.fbl dentro da pasta Maps do cartao de memoria do GPS e colocar o novo arquivo que voce descompactou chamado Brazil.fbl na pasta Maps do cartao de memoria substituindo o arquivo que já está nesta pasta mas que é muitas vezes bem menor por este descompactado e apenas reinicie o navegador GPS.

juninho182

#28 Mensagem por juninho182 »

rafakas

Vamos ver se eu fiz certo, fui na pasta do GPs(maps) apaguei o Arquivo Brazil_Dynamap_Airis.fbl descompactei a parte 1 nessa mesma pasta e peguei a parte 2 e 3 ainda em rar e joguei tbm nessa mesma pasta e comecei a utilizar o GPS.

Está correto?

"sou meio burro para essas paradas rsrsrs"

waage

#29 Mensagem por waage »

juninho182 escreveu:rafakas

Vamos ver se eu fiz certo, fui na pasta do GPs(maps) apaguei o Arquivo Brazil_Dynamap_Airis.fbl descompactei a parte 1 nessa mesma pasta e peguei a parte 2 e 3 ainda em rar e joguei tbm nessa mesma pasta e comecei a utilizar o GPS.

Está correto?

"sou meio burro para essas paradas rsrsrs"
-Você baixa os 3 aquivos em uma pasta (ainda no PC).

-Instale o WinRar se ainda não o tiver instalado.

-Depois que baixar os 3, selecione o primeiro arquivo, clique com o botão direito nele e escolha "Extrair aqui".

Ele vai extrair o arquivo que está compactado nos 3 arquivos RAR para um único arquivo. Este arquivo, de extensão .fbl deve ser copiado para o SD do GPS. Apague o arquivo do mapa já existente para o Brasil (pasta \maps, Brazil_Dynamap_Airis.fbl ) e coloque o arquivo do mapa (Brazil.fbl) nesta pasta.

juninho182

#30 Mensagem por juninho182 »

Waage, fiz isso baixei as 3 partes numa unica pasta, escolhi a 1º parte e descompactei, as outras duas partes continuaram ainda em .rar, isos q nao entendo

rafakas

#31 Mensagem por rafakas »

juninho182 escreveu:Waage, fiz isso baixei as 3 partes numa unica pasta, escolhi a 1º parte e descompactei, as outras duas partes continuaram ainda em .rar, isos q nao entendo

junninho se voce consegiu descompactar a 1ª parte na pasta que estava o arquivo Brazil_Dynamap_Airis.fbl e ficou apenas 1 arquivo Brazil.fbl com 258 Mb entao voce pode apagar as outras parte 2 e 3 dessa pasta e usar o GPS

juninho182

#32 Mensagem por juninho182 »

Obrigado rafakas, foi isso que eu fiz decompactei a 1º parte na pasta e as outras duas continuaram em .rar, entao vou apaga-las

abraço e obrigado

SARTI

#33 Mensagem por SARTI »

ae Galera!!!

eu adquiri esse Nokia 330 e estou com algumas duvidas, veja se alguem pode me esclarecer por favor...

Eu estava lendo as mensagens anteriores e me surgiu a duvida se pode ser utilizado qualquer outror cartão de memoria SD. sem ser essa que acompanha o aparelho, pq assim poderia ser utilizado outro softwaer sem ter a necessidade de apagar o Route66???

Eu andei pesquisando no site da NAVTEQ, que pelo que eu entendi é a empresa que fornece e atualiza os mapas. No site, inclusive, tem um local para apontar erros nos mapas e etc... e la possui um mapa de todo o planeta , inclusive do Brasil, e este mapa esta bem atualizado, será que não tem como atulizar por ai???

att.

rafakas

#34 Mensagem por rafakas »

SARTI escreveu:ae Galera!!!

eu adquiri esse Nokia 330 e estou com algumas duvidas, veja se alguem pode me esclarecer por favor...

Eu estava lendo as mensagens anteriores e me surgiu a duvida se pode ser utilizado qualquer outror cartão de memoria SD. sem ser essa que acompanha o aparelho, pq assim poderia ser utilizado outro softwaer sem ter a necessidade de apagar o Route66???

Eu andei pesquisando no site da NAVTEQ, que pelo que eu entendi é a empresa que fornece e atualiza os mapas. No site, inclusive, tem um local para apontar erros nos mapas e etc... e la possui um mapa de todo o planeta , inclusive do Brasil, e este mapa esta bem atualizado, será que não tem como atulizar por ai???

att.

1ª Sim voce pode usar outro SD Card sim sem problemas;

2ª posta ai o link desse mapa atualizado pra gente dar uma olhada e ver se pode ser feito a atualizaçao.

juniorbolivar

#35 Mensagem por juniorbolivar »

pessoal, caso não tenham conseguido resolver ainda segue como fiz, pois aconteceu a mesma coisa comigo.

façam a instalação do cd porém instalem o programa em um pen drive, depois do programa estar instalado no pen drive, coloquem o cartão de memoria no notebook, depois arrastem a pasta que está no pen drive para a pasta do cartão de memoria, fiz isso e meu gps está funcionando muito bem.

abraços e espero ter colaborado com vocês.

Modolo

#36 Mensagem por Modolo »

Olá Galera!

Limpem do aparelho o Route99!
Busquem na internet o IGO (nome completo é "IGO my way". Tem gente disponibilizando o link. Faça download free e... boa viagem. Roda super bem no Nokia 330 e é ótimo, com mapas bem atualizados de todo o brasil. Já existe a novissima versão em portugues - essa só para comprar - desse I GO.´É o IGO 8.3... em 3 dimensões.

Abraços,

Modolo

rigurek

#37 Mensagem por rigurek »

Ele só carrega no carro? porque quando ponho ele no computador nao carrega, ta sem bateria, fica vermelha a luz! :(

waage

#38 Mensagem por waage »

rigurek escreveu:Ele só carrega no carro? porque quando ponho ele no computador nao carrega, ta sem bateria, fica vermelha a luz! :(
Sim... só no carro mesmo. :(

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”