Antena para etrex
Antena para etrex
Pessoal
É possÃÂvel colocar uma antena para eTrex? No manual diz não ser possÃÂvel, mas se não me engano, parece que é possÃÂvel, alguém por favor me confirme isso!
É possÃÂvel colocar uma antena para eTrex? No manual diz não ser possÃÂvel, mas se não me engano, parece que é possÃÂvel, alguém por favor me confirme isso!
[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
VISITE O MARANHÃO!!!
Mas ai deve ficar mais caro que já ter comprado um equipamento com uma antena melhor como a linha 60.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
[quote="Ruy Lerac"]Se vc está falando de antena externa, para uso no carro, por exemplo, use uma antena do tipo repetidora. Ele coleta o sinal do lado de fora e o retransmite pelo terminal que fica dentro do veÃÂculo. Pode ser encontrada facilmente nas lojas de acessórios para gps.[/quote]
então é possÃÂvel! E melhora a precisão do aparelho? Qual o modelo apropriado para a linha eTrex?
então é possÃÂvel! E melhora a precisão do aparelho? Qual o modelo apropriado para a linha eTrex?
[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
VISITE O MARANHÃO!!!
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
VISITE O MARANHÃO!!!
A Linha Etrex não é a mais apropriada para uso automotivo, devido possuir um processador não muito potente, o que prejudica a atualização da tela quando em maior velocidade.
Mas o uso de uma antena repetidora vai ajudar sim. não vai melhorar a "precisão", que é inerente ao gps, mas vai melhorar, e muito, a qualidade do sinal no interior do veÃÂculo e, consequentemente, a exatidão dos dados coletados.
Visite os sites de lojas para acessórios de gps. Vc vai encontrar vários modelos.
Mas o uso de uma antena repetidora vai ajudar sim. não vai melhorar a "precisão", que é inerente ao gps, mas vai melhorar, e muito, a qualidade do sinal no interior do veÃÂculo e, consequentemente, a exatidão dos dados coletados.
Visite os sites de lojas para acessórios de gps. Vc vai encontrar vários modelos.
[ ]'s Ruy Lerac
Veja a descrição e fotos de uma antena repetidora em
http://www.sanav.com/re-radiating_antennas/ra-45.htm
http://www.sanav.com/re-radiating_antennas/ra-45.htm
[ ]'s Ruy Lerac
Ruy
O carro que utilizo é uma Pampa, o para brisa é inclinado, de tal forma que coloco o etrex próximo ao vidro, fazendo com ele fique, com exceção do vidro, sem nenhum obstáculo para o céu. Isso facilitaria o seu uso? Nesse caso haveria necessidade de uma antena repetidora?
O carro que utilizo é uma Pampa, o para brisa é inclinado, de tal forma que coloco o etrex próximo ao vidro, fazendo com ele fique, com exceção do vidro, sem nenhum obstáculo para o céu. Isso facilitaria o seu uso? Nesse caso haveria necessidade de uma antena repetidora?
[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
VISITE O MARANHÃO!!!
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
VISITE O MARANHÃO!!!
Wanderson,
Mesmo na posição que vc coloca seu gps, o teto metálico vai impedir que ele receba os sinais dos satélites posicionados acima do seu carro. Com isso vc acaba tendo uma geometria de sinais mais pobre do que poderia e, consequentemente, um posicionamento menos exato. A antena repetidora vai ajudar a receber os sinais de todos os satélites disponíveis no local.
Sugiro a vc fazer uns testes antes de comprar. Dependendo da função que vc dá ao seu gps vc pode não precisar desta melhoria do sinal.
Mesmo na posição que vc coloca seu gps, o teto metálico vai impedir que ele receba os sinais dos satélites posicionados acima do seu carro. Com isso vc acaba tendo uma geometria de sinais mais pobre do que poderia e, consequentemente, um posicionamento menos exato. A antena repetidora vai ajudar a receber os sinais de todos os satélites disponíveis no local.
Sugiro a vc fazer uns testes antes de comprar. Dependendo da função que vc dá ao seu gps vc pode não precisar desta melhoria do sinal.
[ ]'s Ruy Lerac
Alguém que tem uma antena no GPS, poderia me dizer se há uma grande diferença na precisão?
Alguém teve recepção no GPS menor de +- 4m no Brasil com antena?
já tive recepção de 12 satélites simultâneos e a precisão nem por isso foi a melhor que já tive.
Abraços,
Cristiano.
Alguém teve recepção no GPS menor de +- 4m no Brasil com antena?
já tive recepção de 12 satélites simultâneos e a precisão nem por isso foi a melhor que já tive.
Abraços,
Cristiano.
Cristiano,
Vc está confundindo margem de erro, com precisão e exatidão. São coisas bem diferentes. O que o gps indica é a margem de erro (bastante conservadora) para 95% das observações. A precisão está ligada com a repetitividade das medições e a exatidão (acurácia) está relacionada com a medida real.
já tive oportunidades de coletar a posição de marcos geodésicos, com o gps indicando margem de erro de 8m, e a exatidão foi de 1,5m. Só com a antena própria do Map60C.
Usar uma boa antena externa não vai melhorar a precisão, que é inerente ao aparelho, mas pode diminuir a margem de erro e, por permitir uma melhora da qualidade e da geometria do sinal recebido, possibilitar a obtenção de observações com maior exatidão.
Vc está confundindo margem de erro, com precisão e exatidão. São coisas bem diferentes. O que o gps indica é a margem de erro (bastante conservadora) para 95% das observações. A precisão está ligada com a repetitividade das medições e a exatidão (acurácia) está relacionada com a medida real.
já tive oportunidades de coletar a posição de marcos geodésicos, com o gps indicando margem de erro de 8m, e a exatidão foi de 1,5m. Só com a antena própria do Map60C.
Usar uma boa antena externa não vai melhorar a precisão, que é inerente ao aparelho, mas pode diminuir a margem de erro e, por permitir uma melhora da qualidade e da geometria do sinal recebido, possibilitar a obtenção de observações com maior exatidão.
[ ]'s Ruy Lerac
Eu sempre uso antena externa com meu 276C, pois sempre melhora o sinal, mesmo no carro conversivel que tenho.
Principalmente porque uso meus traks para fazer ou conferir os mapas do projeto TrackSource
Principalmente porque uso meus traks para fazer ou conferir os mapas do projeto TrackSource
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Outra vantagem de usar antena externa é aumentar o número de satélites visÃÂveis em qualquer instante, o que melhora muito o desempenho do GPS, principalmente em centros urbanos.Ruy Lerac escreveu:Cristiano,
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Quais antenas repetidoras vocês indicam, para uso com GPSs da linha Etrex? (Legend, no meu caso)
Dá pra colar por dentro do pára-brisa, ali onde está colado o Sem Parar? Vai resolver meu problema? (o meu para-brisa, não sei por que, bloqueia o sinal do GPS, com exceção da região pontilhada conde está o Sem-Parar)
Abraços e obrigado,
Tiago
Dá pra colar por dentro do pára-brisa, ali onde está colado o Sem Parar? Vai resolver meu problema? (o meu para-brisa, não sei por que, bloqueia o sinal do GPS, com exceção da região pontilhada conde está o Sem-Parar)
Abraços e obrigado,
Tiago
Qualquer antena repetidora para GPS deve funcionar, já que não há questões de compatibilidade.tiago escreveu:Quais antenas repetidoras vocês indicam, para uso com GPSs da linha Etrex? (Legend, no meu caso)
há alguns tipos de pára-brisa que possuem uma pelÃÂcula metálica transparente (conforto térmico, etc.). Este tipo de pelÃÂcula, por ser metálica, bloqueia quase que totalmente o sinal dos satélites. Por estas e outras e que o pessoal nunca recomenda a linha eTrex para uso automotivo.tiago escreveu: Dá pra colar por dentro do pára-brisa, ali onde está colado o Sem Parar? Vai resolver meu problema? (o meu para-brisa, não sei por que, bloqueia o sinal do GPS, com exceção da região pontilhada conde está o Sem-Parar)
Conforme o Ruy explicou anteriormente aqui neste mesmo tópico, a "antena" repetidora não é na realidade uma antena, mas sim um dispositivo repetidor. há uma antena receptora e um transmissor, conectados por um cabo comprido. Além disso, há Também o cabo de alimentação do transmissor, que deve ser ligado no "isqueiro" do carro.
O ideal é a antena ficar do lado de fora do carro, porque, conforme explicado anteriormente aqui neste mesmo tópico, isto melhora significativamente a recepção, principalmente porque diminui a possibilidade do GPS ficar sem sinal. A diferença é notada principalmente em áreas urbanas, onde em geral há obstáculos àrecepção aos lados, na frente e atrás do carro.
[]'s Sérgio Barroso
Ruy,Ruy Lerac escreveu:Cristiano,
desculpe a demora e obrigado pela resposta.
Pelo que entendi de recepção de GPS é que o sinal que é enviado pelos satélites é codificado digitalmente(ou recebes o código, ou não).
Isto é, se colocares uma antena não irá fazer diferença(em princÃÂpio). Porém estando em movimento poderias formar ângulos em que não recebas sinal de um dos satélites, que já era fraco. Outra vantagem seria como comentado posteriormente, o aumento do número de satélites a se receber o sinal.
Essa era justamente a minha curiosidade, se alguém teria diminuÃÂdo a margem de erro com o aumento de satélites.
Pelo que Também entendi a precisão é geralmente definida estatÃÂsticamente, quando estás parado ou se movimentando devagar. Pelo princÃÂpio de pontos coletados num mesmo lugar.
Isso quer dizer que dependendo do número de amostras do seu aparelho a precisão vai aumentando a medida que deixar o GPS parado e vai diminuÃÂndo a medida que se movimentar rápido.
já tive recepções em lugares altos(não no Brasil) com margem de erro de +-1m e minha curiosidade se uma antena tb pode melhorar o erro significativamente. Pois não sei se essa pequena margem de erro era devido a quantidade de satélites ou pela quantidade e posição dos satélites.
abração,
Cristiano.
Cristiano,
A utlização de uma boa antena externa, tanto parado como em movimento, vai sempre melhorar a qualidade e quantidade dos sinais recebidos. Essa melhora pode significar redução da margem de erro indicada (é só uma informação estatÃÂstica para aquele momento) e aumento da exatidão. O que acontece é que, dependendo do uso que vc está fazendo da informação, as diferenças São pequenas e não representam grande vantagem. Eu, quando estou fazendo levantamentos para os mapas, só uso o gps com antena externa quando estou no carro. A pé não uso, já que a antena interna do meu 60C é uma das melhores que a Garmin já produziu.
A utlização de uma boa antena externa, tanto parado como em movimento, vai sempre melhorar a qualidade e quantidade dos sinais recebidos. Essa melhora pode significar redução da margem de erro indicada (é só uma informação estatÃÂstica para aquele momento) e aumento da exatidão. O que acontece é que, dependendo do uso que vc está fazendo da informação, as diferenças São pequenas e não representam grande vantagem. Eu, quando estou fazendo levantamentos para os mapas, só uso o gps com antena externa quando estou no carro. A pé não uso, já que a antena interna do meu 60C é uma das melhores que a Garmin já produziu.
[ ]'s Ruy Lerac
Metendo o bico
.
Acurácia = diferença entre o valor medido e o valor real para uma única medida.
Precisão = diferença entre medidas repetidas.
É importante ressaltar que alguns modelos de GPS possuem um modo de medida chamado "average", no qual ele fica fazendo a média. Contudo este modo não pode ser usado com o GPS em movimento, pois o resultado seria totalmente incorreto.

Acurácia = diferença entre o valor medido e o valor real para uma única medida.
Precisão = diferença entre medidas repetidas.
Parte do sinal é digital e parte não é. Além disso, para baixar o "almanaque" (ou as "efemérides dos satélites") o sinal precisa ser de melhor qualidade. Depois que o almanaque é descarregado, o GPS pode continuar calculando a posição mesmo que a qualidade do sinal caia um pouco. Os valores destes limites depende do chipset utilizado.Pelo que entendi de recepção de GPS é que o sinal que é enviado pelos satélites é codificado digitalmente(ou recebes o código, ou não).
Isto é, se colocares uma antena não irá fazer diferença(em princÃÂpio).
A desvantagem de se estar em movimento é que, no caso de um GPS lento, ele não tem tempo de processar a informação. Em princÃÂpio, só o fato de se estar em movimento não deveria afetar a recepção.Porém estando em movimento poderias formar ângulos em que não recebas sinal de um dos satélites, que já era fraco.
Esta é a principal vantagem. Mais satélites na linha de visão significa uma menor chance do GPS ficar sem sinal de pelo menos três satélites.Outra vantagem seria como comentado posteriormente, o aumento do número de satélites a se receber o sinal.
Mais satélites visÃÂveis podem aumentar a acurácia e a precisão. É importante ressaltar que a acurácia Também depende muito de como os satélites visÃÂveis estão distribuÃÂdos. O melhor é que os satélites não estejam alinhados nem concentrados numa única região do céu (devem estar distribuÃÂdos uniformemente).Essa era justamente a minha curiosidade, se alguém teria diminuÃÂdo a margem de erro com o aumento de satélites.
Sim.Pelo que Também entendi a precisão é geralmente definida estatÃÂsticamente,
Desculpe, mas você está confundindo coisas diferentes. De forma geral (ver próximo parágrafo), cada medida do GPS é independente das anteriores, não importa se você está se movendo ou parado. Estando parado ou em movimento, o GPS não faz a média das últimas medições para melhorar a precisão.
quando estás parado ou se movimentando devagar. Pelo princÃÂpio de pontos coletados num mesmo lugar.
Isso quer dizer que dependendo do número de amostras do seu aparelho a precisão vai aumentando a medida que deixar o GPS parado e vai diminuÃÂndo a medida que se movimentar rápido.
É importante ressaltar que alguns modelos de GPS possuem um modo de medida chamado "average", no qual ele fica fazendo a média. Contudo este modo não pode ser usado com o GPS em movimento, pois o resultado seria totalmente incorreto.
você quer dizer que o GPS indicava no seu visor uma "accuracy" da ordem de 1m? Se for este o caso, então provavelmente ele esta usando WAAS (onde você fez esta medida?). Ou então ele trabalha com um nível de confiança muito pequeno.já tive recepções em lugares altos(não no Brasil) com margem de erro de +-1m e minha curiosidade se uma antena tb pode melhorar o erro significativamente. Pois não sei se essa pequena margem de erro era devido a quantidade de satélites ou pela quantidade e posição dos satélites.
[]'s Sérgio Barroso
Olá Sergio,
opiniões, crÃÂticas e sugestões São sempre bem vindas! :-)
Acho que o processamento da informação é feito pelo chipset(hardware), o processamento que a CPU do GPS faz é a parte gráfica, estatÃÂstica, etc.
então o tempo de processamento não influiria na recepção do sinal e sim no armazenamento ou cálculos posteriores.
O sinal que medi foi em torno dos 2500m e eram 10 satélites ativos. Só não sei se o WAAS já está nesses 10.
No Brasil já tive recepção de 12 satélites e o erro estava na ordem dos 4m. Essa medida foi no sul do Brasil fora da faixa onde há um maior delay no sinal do satélite que prejudica a precisão.
opiniões, crÃÂticas e sugestões São sempre bem vindas! :-)
Sérgio, o fato de estar em movimento a que queria me referir é mudar de direção e estar na "sombra" de algum satélite.A desvantagem de se estar em movimento é que, no caso de um GPS lento, ele não tem tempo de processar a informação. Em princÃÂpio, só o fato de se estar em movimento não deveria afetar a recepção.
Acho que o processamento da informação é feito pelo chipset(hardware), o processamento que a CPU do GPS faz é a parte gráfica, estatÃÂstica, etc.
então o tempo de processamento não influiria na recepção do sinal e sim no armazenamento ou cálculos posteriores.
Sim, foi com o WAAS, mas esse tenho sempre acionado na europa e mesmo assim o sinal normal é de 6m a 4m.você quer dizer que o GPS indicava no seu visor uma "accuracy" da ordem de 1m? Se for este o caso, então provavelmente ele esta usando WAAS (onde você fez esta medida?). Ou então ele trabalha com um nível de confiança muito pequeno.
O sinal que medi foi em torno dos 2500m e eram 10 satélites ativos. Só não sei se o WAAS já está nesses 10.
No Brasil já tive recepção de 12 satélites e o erro estava na ordem dos 4m. Essa medida foi no sul do Brasil fora da faixa onde há um maior delay no sinal do satélite que prejudica a precisão.
Olá!
Que eu saiba o WAAS não é 'ativado' nos satélites GPS, São satélites exclusivos para WAAS.
A altitude não altera o erro (pelo menos o GPS não indica isso), o meu ex amarelinho já esteve a 6000m e o erro (que ele indicava) era da ordem de 6m, o mesmo que consigo aqui em com boa visibilidade.
[]s
Que eu saiba o WAAS não é 'ativado' nos satélites GPS, São satélites exclusivos para WAAS.
A altitude não altera o erro (pelo menos o GPS não indica isso), o meu ex amarelinho já esteve a 6000m e o erro (que ele indicava) era da ordem de 6m, o mesmo que consigo aqui em com boa visibilidade.
[]s
Ígor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com
Sorry, fiz confusão, estava me referindo ao EGNOS(Versão "européia" do WAAS). Me refiro a ativar a recepcao do EGNOS no receptor GPS. EGNOS só esta disponível na europa.Igor escreveu:Olá!
Nos alpes a recepcao sempre foi muito boa. Geralmente nos topos sao os melhores resultados.Igor escreveu:A altitude não altera o erro (pelo menos o GPS não indica isso), o meu ex amarelinho já esteve a 6000m e o erro (que ele indicava) era da ordem de 6m, o mesmo que consigo aqui em com boa visibilidade.
[]s
Bom isso Também vai melhorar em breve com o Galileo, onde prometeram 2m de erro. Alias, os americanos tb prometeram o GPS modernization para 2005 e nao ouvi mais nada sobre o assunto.
abraco.