QUEM CONSEGUIR LER ATÉ O FIM GANHA ..... INFORMAÇÃO...ESSA É PARA OS LEIGOS COMO EU
Diário de um novato em aparelhos GPS
Antes de comprar um aparelho, pesquiso preços e modelos, envio e-mails para as algumas empresas a fim de saber se os aparelhos funcionam (legalmente) aqui no Brasil e para testar o atendimento a um pré-cliente. Com a velocidade e atenção que recebi, mais a consulta do fórum, me decido por qualquer aparelho Nuvi, da Garmin.
Para esclarecimentos gerais, leio 3 vezes o tópico
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=1493
para saber as diferenças e me iniciar nesse mundo GPS.
Dia 1 – Comprei o tão sonhado aparelho Garmin Nuvi 2xx....... Legal agora nunca mais me perderei. Como estou nos USA, os mapas vêm pré-instalados e tudo funciona perfeitamente. Nem preciso do cartão SD. A única coisa estranha é que nem CD de instalação vem, mas acho que não precisarei disso..... Digito ponto a ponto e é só seguir o caminho indicado. Do ponto em que estou, digito o endereço, a numeração e beleza, chego praticamente no horário previsto em quase todas as situações. De 0 a 100, dou nota 99 (só uma vez o aparelho deu uma mão invertida).
Dia 11 – De volta ao Brasil, estou bastante ansioso em fazer funcionar aqui o aparelho. Ligo logo na saída do aeroporto e surpresa! Ele reconhece as rodovias e as grandes vias de SP. Como sou um cara que já leu diversos tópicos, sei que posso utilizar os mapas da galera do projeto Tracksource, que são gratuitos e muitos atualizados quase que diariamente. Como já li bastante, penso também que só vou perguntar quando não souber o que fazer...os “caras” ficam bravos pra caramba com pergunta repetida...
Dia 12 – Tudo pronto para instalar os programas nacionais. Tem um cara que se chama Alex Rodrigues que fez um vídeo que facilita muito tudo. Fui em
http://www.cursosdegps.com.br/cursos/gp ... lando.html
ou
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 590#p19590
e com isso consigo 90% das informações necessárias para instalar. Só dá problema em uma situação, mas deve-se usar o WINRAR. Fiz isso graças a um cara que se chama EDUSSI e transcrevo o que ele escreveu... Esse cara é gente boa, ajudou bastante...
“Eu tambem tive problemas para instalar o map source e fui ajudado pelo pessoal do portal, o meu problema foi que não achei cd de instalação do map source e quiz instalar a atualização do map source 6.14, quando eu rodava o mapsource 6.14 dava um erro de mapas não encontrado.
Fui ajudado pelo pessoal do portal e a solução foi a seguinte, usando o winrar vc descompacta o arquivo do mapsource e salve em uma pasta qualquer ai nessa pasta vc acha o arquivo MAIN (executavel) roda esse arquivo e depois roda o setup do arquivo descompactado, foi isso que me ensinaram e funcionou, e como esse site é de ajuda eu tentei postar essa ajuda que eu tive na minha questão mas estava trancado então eu postei aqui a minha ajuda”
Também pode dar um problema na instalação dos mapas, mas é só baixar o TRC Brasil por exemplo, clicar duas vezes nele que depois o mapsource reconhece. Fiz isso com o TRU-SP também. Conforme explicação do vídeo e de alguns posts, sei que não é recomendável baixar todos os mapas, pois corro o risco de ocupar muito espaço ou no SD ou no aparelho, fazendo-o travar.
Segundo o “nqnnospam”, é possível baixar todos os mapas para o computador, mas o grande problema é não transferir todos ao aparelho. Tenho que ser criterioso.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 429#p26429
De recomendação sei que é bom baixar os programas do site da garmin, como o webupdater também. Que permite colocar vozes e textos em diversas línguas (é engraçado ouvir em chinês, alemão, mas lembrando que tudo tem limite....)
DIA 13 – Beleza tudo feito, vamos testar na prática. Estou em casa, digito o endereço e voilá. O aparelho faz um percurso e uau funciona mesmo. Caramba, como é bom usar um programa “opensource” e que funciona com a colaboração das pessoas. Para comemorar procuro um restaurante, digito o endereço e número e vou embora....... Aí percebo uma coisa estranha.... o aparelho aponta para o começo da avenida, mas como nunca fui a esse lugar, fecho os olhos (coisa que não se deve fazer nunca) e quando chego na indicação, não existe restaurante. Putz e o aparelho nem gravou o número que digitei, o que será que fiz de errado? Bom deixa pra lá, devo ter feito coisa errada.... volto para a rua e procuro no visual o local. De qualquer modo, vale a comemoração pois o “custo” desse equipamento e soft 100% legais foram bem razoáveis.....
DIA 14 – Percebo que não consigo fazer a numeração funcionar de jeito nenhum. Ok, sem problemas, vou ao fórum. Lá, depois de algum vai-e-vem, sou informado de que a numeração não funciona por enquanto. Segundo “nqnnospam”,
“Tracksource só busca pelo número zero. A numeração das ruas não está completamente cadastrada ainda (Isto está explicado em vários outros tópicos. Uma simples busca de 5 minutos teria evitado todas estas perguntas.). Visto que cada cidade tem um sistema de numeração diferente, e é impossível para uma única pessoa sozinha levantar a numeração de todas as esquinas duma cidade como São Paulo, dependemos de informações dos usuários para que a numeração feche.”
Ai caramba levei uma pedrada, mas também mereci. Mesmo tendo lido quase todos os tópicos de Garmin>Nuvi, não procurei em outros assuntos. Achava que a informação de um sistema era válido somente para o mesmo. Deveria ter procurado no fórum de desenvolvedores e não simplesmente em Nuvi. Mas vivendo e aprendendo.
DIA 16 – Penso que tirando a Av do Estado, as marginais em SP e as mega-avenidas de SP, ter a numeração não é tão importante. Chegando na rua está muito bom. Ok. É pior que nos USA, mas ajuda demais. Bom vamos agora para um endereço um pouco mais longe. Digito o endereço e, opa........ ele vai calculando, calculando e depois dá um aviso dizendo que era impossível calcular rota. Faço mais alguns testes e concluo que isso acontece com mais freqüência em endereços cuja distância é maior... Se mais próximo, ele consegue calcular. Raios por que isso acontece? Não carreguei com muitos mapas, há bastante espaço no SD. Bom mais uma vez, vou pesquisar algum tipo de problema no fórum. Cacete não quero levar outra pedrada.... mas não estou encontrando nada que explique o problema. Será que escrevo ou não? Acho melhor deixar quieto, mas se o fórum existe não é para isso? Bom vou tentar perguntar de leve, quem sabe outro iniciante passa por isso?
DIA 17 – Caramba outra porrada na cara... outro me dá um tapa com luva de pelica......mas de qualquer modo, sou informado que:
“Basicamente, este tipo de problema é causado por excesso de possibilidades de rota. O GPS tem uma parte específica da memória interna, chamada em computação de "pilha".
Esta memória não tem relação nenhuma com a memória de mapas, ou seja, o cartão SD ou memória interna de mapas. Ela fica sempre reservada, e não pode ser "invadida" pelos mapas.
Quando se pede para calcular uma rota, o GPS precisa comparar as várias possibilidades, e vai armazenando na "pilha" cada uma dessas possibilidades, até ser possível descartar a maior parte e ficar só com a "melhor"
Ocorre que, conforme explicado ad-nauseam no fórum e na documentação, se houver mapas roteáveis superpostos (99.999999% dos casos), ou se não houver uma distribuição adequada de classes de vias dos mapas (ver documentação), a "pilha" pode estourar e o GPS mostra este erro de falta de memória.
Além disso, conforme também explicado ad-nauseam em inúmeros tópicos, é impossível saber o que está ocorrendo, se o usuário não fornecer informações completas, detalhadas, minuciosas, das condições em que ocorre o erro: (.....).
Bom depois dessas é melhor não perguntar mais. Antes é preciso pesquisar muito para chegar no nível do pessoal. Eles têm muito boa-vontade, mas devem se irritar com a dificuldade e repetição dos leigos. De qualquer modo, ao invés de reclamar e xingar eu prefiro agradecer às pessoas que permitiram a nós cegos como eu conseguir instalar e, por caminhos tortuosos, navegar um sistema free que dizem ser melhor do que o pago (não conheço o pago). Também acho que essa “aventura” pode ajudar muita gente e, quem sabe evitar as mesmas perguntas e deixar o pessoal responder somente dúvidas importantes, uma vez que tem bastante coisa mas em diversos tópicos. Talvez valha como um pequeno tutorial aos iniciantes e sim, essa obra não é ficção. Quem quiser colocar suas aventuras para termos em um só local as dificuldades e descobertas INICIAIS por favor copiem e editem. Lembrando sempre de colocar a fonte e a página em que se encontra o tópico.
Esse é meu jeito de colaborar. Me desculpem pelo tamanho, mas tentei deixar em uma maneira fácil e agradável de ler. Um grande abraço rookies!