MAPA EUROPA/ITALIA PARA NUVI 1300
-
Debora Costa
MAPA EUROPA/ITALIA PARA NUVI 1300
Olá amigos,
Tenho um NUVI 1300 com Tracksource no cartāo SD e agora preciso de um mapa semelhante para usar em uma viagem à Europa/Italia. Alguém tem uma dica de mapa gratuito?
Obrigado.
Tenho um NUVI 1300 com Tracksource no cartāo SD e agora preciso de um mapa semelhante para usar em uma viagem à Europa/Italia. Alguém tem uma dica de mapa gratuito?
Obrigado.
Re: MAPA EUROPA/ITALIA PARA NUVI 1300
Debora Costa,
Boa tarde.
Acesse este link e baixe o mapa da região que pretende visitar.
É gratuito e atualizado diariamente.
Open Street Maps
http://garmin.openstreetmap.nl/
Boa tarde.
Acesse este link e baixe o mapa da região que pretende visitar.
É gratuito e atualizado diariamente.
Open Street Maps
http://garmin.openstreetmap.nl/
Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR
PR
-
angelo59br
Olá JP,
Quero te pedir uma ajuda.
Eu segui sua dica e baixei o mapa de uma pais. Ao executar/descompactar vem uma pasta contendo arquivos cujos nomes são só numeros sem extensão e outros com extensão mdx e tbd.
Tenho instalado o MAPSOURCE no computador, mas nunca o usei.
Como eu gero o arquivo img?
Pode dar umas dicas/
Quero te pedir uma ajuda.
Eu segui sua dica e baixei o mapa de uma pais. Ao executar/descompactar vem uma pasta contendo arquivos cujos nomes são só numeros sem extensão e outros com extensão mdx e tbd.
Tenho instalado o MAPSOURCE no computador, mas nunca o usei.
Como eu gero o arquivo img?
Pode dar umas dicas/
angelo59BR,
boa noite.
Entre neste site deste link: http://mapas.alternativaslibres.es/descargas.php#Europe
Voce terá os mapas prontos(compilados) para uso no navegador GPS Garmin nüvi 1300.
Baixe os arquivos desta coluna
Ao descompactar, vai gerar um arquivo de nome gmapsupp.img.
Renomear para um nome que identifique facilmente para voce usuário, mantendo o formato e a terminação .img
Depois copie e cole na pasta Map do cartão de memoria.
Dependendo do tamanho do cartão de memória, poderá ter todos os mapas disponibilizados.
boa noite.
Entre neste site deste link: http://mapas.alternativaslibres.es/descargas.php#Europe
Voce terá os mapas prontos(compilados) para uso no navegador GPS Garmin nüvi 1300.
Baixe os arquivos desta coluna
paises que lhe interessa, primeiramente para o seu computador(voce deverá baixar o mapa base OSM.).Archivo para copiar en el gps/navegadordos
Ao descompactar, vai gerar um arquivo de nome gmapsupp.img.
Renomear para um nome que identifique facilmente para voce usuário, mantendo o formato e a terminação .img
Depois copie e cole na pasta Map do cartão de memoria.
Dependendo do tamanho do cartão de memória, poderá ter todos os mapas disponibilizados.
Julio
PR
PR
-
angelo59br
JP, Muito obrigado pela atenção.
Vou aproveitar para pedir outra informação.
Você mandou um link de mamas grátis mas lá não tem Croácia e Bósnia, que é para onde estou indo.
saberia me incicar onde encontra-los. Eu estou olhando uns sites mas os que encontrei não vem prontos e tem q usar o mapsource, programa com o qual não estou familiarizado ainda. Meu nuvi é o 50.
Obrigado,
Vou aproveitar para pedir outra informação.
Você mandou um link de mamas grátis mas lá não tem Croácia e Bósnia, que é para onde estou indo.
saberia me incicar onde encontra-los. Eu estou olhando uns sites mas os que encontrei não vem prontos e tem q usar o mapsource, programa com o qual não estou familiarizado ainda. Meu nuvi é o 50.
Obrigado,
- Henrique G Correa
angelo59br,
O link que o colega jpgon divulgou (http://garmin.openstreetmap.nl/) atende às suas necessidades.
Ao abrir a página do site escolha dentro do continente Europa os países Croatia e Bosnia and Herzegovina (um de cada vez). Após isso, faça o download do mapa desejado pelo link Download map now! e, na página que será aberta, selecione osm_generic_gmapsupp.zip. Ao ser descompactado o arquivo você terá o mapa
gmapsupp.img pronto para ser copiado para o SD-Card de seu GPS. Para facilitar a identificação você poderá renomear o mapa para, por exemplo, Bosnia.img.
O importante é manter a extensão como .img.
O link que o colega jpgon divulgou (http://garmin.openstreetmap.nl/) atende às suas necessidades.
Ao abrir a página do site escolha dentro do continente Europa os países Croatia e Bosnia and Herzegovina (um de cada vez). Após isso, faça o download do mapa desejado pelo link Download map now! e, na página que será aberta, selecione osm_generic_gmapsupp.zip. Ao ser descompactado o arquivo você terá o mapa
gmapsupp.img pronto para ser copiado para o SD-Card de seu GPS. Para facilitar a identificação você poderá renomear o mapa para, por exemplo, Bosnia.img.
O importante é manter a extensão como .img.
Garmin 255W (USA) - Nuvi 50LM (USA) - Nuvi 3597LMT (BR)
-
angelo59br
Henrique,
Eu poderia ter mais de um mapa no SD e selecionar a medida que mudo de pais?
Obrigado por sua atenção.
Eu poderia ter mais de um mapa no SD e selecionar a medida que mudo de pais?
Obrigado por sua atenção.
angelo59br,
BOA TARDE.
Sim, voce pode ter mais de um mapa no SD card, na pasta Map, para navegadores de série 3X, 4X, 5X, 1XXX e acima.
Cada um com um nome apropriado, mantendo a formatação .img.
Tudo depende do tamanho do seu cartão de memoria.
Voce poderá navegar com o mapa até o limite dele, e depois trocar por outro para o proximo país.
Se os mapas forem de países diferentes, poderá deixar ativados mais de um.
Lembrando, que não devemos ativar mais de um mapa de um mesmo país.
Abs
BOA TARDE.
Sim, voce pode ter mais de um mapa no SD card, na pasta Map, para navegadores de série 3X, 4X, 5X, 1XXX e acima.
Cada um com um nome apropriado, mantendo a formatação .img.
Tudo depende do tamanho do seu cartão de memoria.
Voce poderá navegar com o mapa até o limite dele, e depois trocar por outro para o proximo país.
Se os mapas forem de países diferentes, poderá deixar ativados mais de um.
Lembrando, que não devemos ativar mais de um mapa de um mesmo país.
Abs
Julio
PR
PR
-
angelo59br
Julio,
Obrigadíssimo!!!!
Vou fazer os testes.....
Comprarei hj um SD de 8 (é o limite né?) e colocarei os mapas dos países a serem visitados.
Eu fazia a burrice de ter um mapa de cada pais em cada sd e ficava trocando. Quando fui a Foz do Iguaçu foi um inferno.
Meu GPS é o NUVI 50.
Valeu!!!!
Angelo
Obrigadíssimo!!!!
Vou fazer os testes.....
Comprarei hj um SD de 8 (é o limite né?) e colocarei os mapas dos países a serem visitados.
Eu fazia a burrice de ter um mapa de cada pais em cada sd e ficava trocando. Quando fui a Foz do Iguaçu foi um inferno.
Meu GPS é o NUVI 50.
Valeu!!!!
Angelo
angelo59br,
Boa tarde.
Angelo, voce pode usar até 32GB class10 (Ultra) da Sandisk.
Nosso colega Batedor já testou e funcionou perfeitamente.
O limite antigo era 16GB e não especifivam a class.
O cartão de valor médio financeiramente é de 8GB class4 (grava em 3 a 4 MB/s e lê entorno de 10MB/s.
Os class10 (Ultra) gravam em 14 a 15MB/s e leitura em 30MB/s.
Cartões de leitura mais rápida ajudam a aliviar o processador, e tem resposta mais rápida nos recalculos de rotas.
Abs
Boa tarde.
Angelo, voce pode usar até 32GB class10 (Ultra) da Sandisk.
Nosso colega Batedor já testou e funcionou perfeitamente.
O limite antigo era 16GB e não especifivam a class.
O cartão de valor médio financeiramente é de 8GB class4 (grava em 3 a 4 MB/s e lê entorno de 10MB/s.
Os class10 (Ultra) gravam em 14 a 15MB/s e leitura em 30MB/s.
Cartões de leitura mais rápida ajudam a aliviar o processador, e tem resposta mais rápida nos recalculos de rotas.
Abs
Julio
PR
PR
-
angelo59br
Prezado Júlio,
Obrigado pela resposta! Vou abusar com mais uma pergunta.
Eu baixei os mapas e os renomeei como vc indicou e aparentemente tudo funciona bem, entretanto, quando ligo o GPS e todos os mapas estão gravados no SD de 8Gb aparece a mensagem: "não é possivel desbloquear mapas". Dou OK e tudo parece normal.
Quando tento ver os mapas na lista indo em Config/mapas/informar aparece um mapa faltando. Fica um espaço na lista que dos 5 gravados mostra apenas 5 para marcar/desmarcar.
Será que eu fiz alguma besteira ou o dito mapa pode estar corrompido????
Agradeço imensamente seus comentários.
Obrigado pela resposta! Vou abusar com mais uma pergunta.
Eu baixei os mapas e os renomeei como vc indicou e aparentemente tudo funciona bem, entretanto, quando ligo o GPS e todos os mapas estão gravados no SD de 8Gb aparece a mensagem: "não é possivel desbloquear mapas". Dou OK e tudo parece normal.
Quando tento ver os mapas na lista indo em Config/mapas/informar aparece um mapa faltando. Fica um espaço na lista que dos 5 gravados mostra apenas 5 para marcar/desmarcar.
Será que eu fiz alguma besteira ou o dito mapa pode estar corrompido????
Agradeço imensamente seus comentários.
angelo59br,
Bom dia.
Verifique quais mapas estão gravados no cartão de memoria e quais mapas estão gravados na memoria interna.
Um dos mapas está bloqueado.
Necessário se faz identificar qual deles.
Sem o cartão inserido no navegador, ao ligar o equipamento, ele emite a mesma mensagem inicial???
Faça estes testes.
Bom dia.
Verifique quais mapas estão gravados no cartão de memoria e quais mapas estão gravados na memoria interna.
Um dos mapas está bloqueado.
Necessário se faz identificar qual deles.
Sem o cartão inserido no navegador, ao ligar o equipamento, ele emite a mesma mensagem inicial???
Faça estes testes.
Julio
PR
PR
-
angelo59br
Júlio,
Fiz o teste sem o cartão SD inserido e veio a mesma mensagem.
Procurei na área interna do GPS e encontrei a pasta GARMIN vazia (qual a utilidade dela? Depósito dos mapas?). Eu esperava encontrar o mapa dos USA original, já que o equipamento foi comprado lá.
Criei uma pasta MAP e tentei copiar o arquivo do projeto tracksource para lá, mas o mapa é maior q o espaço disponível na memória interna.
Estou começando a testar casa um dos mapas que está no SD para ver se o erro permanece.
Fiz o teste sem o cartão SD inserido e veio a mesma mensagem.
Procurei na área interna do GPS e encontrei a pasta GARMIN vazia (qual a utilidade dela? Depósito dos mapas?). Eu esperava encontrar o mapa dos USA original, já que o equipamento foi comprado lá.
Criei uma pasta MAP e tentei copiar o arquivo do projeto tracksource para lá, mas o mapa é maior q o espaço disponível na memória interna.
Estou começando a testar casa um dos mapas que está no SD para ver se o erro permanece.
angelo59_br,
boa noite.
Os mapas originais estão gravados na memoria interna, dentro da pasta oculta .System.
Para que o seu computador veja as pastas e arquivos ocultos, é necessário configurar o mesmo.
Por padrão, o Windows Explorer não mostra os arquivos que tiverem o atributo "oculto" marcado.
Esse atributo pode ser alterado na tela das propriedades dos arquivos ou pastas (selecione arquivos ou pastas, clique com o botão direito num dos objetos selecionados e escolha "Propriedades").
Para mostrar todos os arquivos ocultos, faça isso:
numa janela de pasta qualquer, ou no "Meu computador", clique no menu "Ferramentas > Opções de pasta".
Na guia "Exibição", localize a seção "Pastas e arquivos ocultos" e então marque o item "Mostrar pastas e arquivos ocultos".
Dê Aplicar
e OK.
Essa configuração é separada para cada conta de usuário, não é necessário direitos administrativos no computador para ver os arquivos ocultos (mas outras diretivas podem impedir a abertura das opções de pasta, por exemplo em redes, lan houses, escolas, empresas, etc.).
Normalmente os arquivos ocultos são configurados assim para não serem alterados indevidamente, pois o sistema ou algum programa pode depender deles.
Ao exibi-los, seus ícones ficarão mais claros, indicando serem arquivos ocultos.
Algumas vezes, no entanto, é necessário ver ou alterar alguns desses arquivos, para alterar alguma configuração, resolver um problema, ou simplesmente por fuçar mesmo.
Mas não basta só isso...
Alguns arquivos ainda não serão exibidos!
O Windows (2000, XP, Vista, Win7 ou superior) esconde outros arquivos, mais críticos:
arquivos "super escondidos" que não devem ser alterados pelo usuário.
Por exemplo, há o "boot.ini", normalmente na unidade C:, e o "ntldr".
Se eles forem excluídos ou editados indevidamente, o Windows poderá nem iniciar mais. Experimente apagar o "ntldr" e reinicie o PC... (he he tou brincando, não faça isso!)
Para mostrar todos esses outros arquivos protegidos, no mesmo local das opções de pasta comentado mais acima, desmarque o item
"Ocultar arquivos de sistema protegidos pelo sistema operacional",
dê Aplicar
e OK.
O Windows poderá mostrar um aviso para tomar cuidado ao mexer nesses arquivos, apenas confirme (OK), afinal você quer que eles sejam exibidos.
Os textos variam de versão para versão de Windows, mas você não terá dificuldades em encontrar as opções citadas.
Vale lembrar que no Windows 9x/Me o item "Opções de pasta" está no menu "Exibir" do Windows Explorer, e não no "Ferramentas".
Boa sorte!
Mas é recomendável voltar lá e ocultar novamente estes arquivos, para que você ou outra pessoa não os apague indevidamente.
boa noite.
Os mapas originais estão gravados na memoria interna, dentro da pasta oculta .System.
Para que o seu computador veja as pastas e arquivos ocultos, é necessário configurar o mesmo.
Por padrão, o Windows Explorer não mostra os arquivos que tiverem o atributo "oculto" marcado.
Esse atributo pode ser alterado na tela das propriedades dos arquivos ou pastas (selecione arquivos ou pastas, clique com o botão direito num dos objetos selecionados e escolha "Propriedades").
Para mostrar todos os arquivos ocultos, faça isso:
numa janela de pasta qualquer, ou no "Meu computador", clique no menu "Ferramentas > Opções de pasta".
Na guia "Exibição", localize a seção "Pastas e arquivos ocultos" e então marque o item "Mostrar pastas e arquivos ocultos".
Dê Aplicar
e OK.
Essa configuração é separada para cada conta de usuário, não é necessário direitos administrativos no computador para ver os arquivos ocultos (mas outras diretivas podem impedir a abertura das opções de pasta, por exemplo em redes, lan houses, escolas, empresas, etc.).
Normalmente os arquivos ocultos são configurados assim para não serem alterados indevidamente, pois o sistema ou algum programa pode depender deles.
Ao exibi-los, seus ícones ficarão mais claros, indicando serem arquivos ocultos.
Algumas vezes, no entanto, é necessário ver ou alterar alguns desses arquivos, para alterar alguma configuração, resolver um problema, ou simplesmente por fuçar mesmo.
Mas não basta só isso...
Alguns arquivos ainda não serão exibidos!
O Windows (2000, XP, Vista, Win7 ou superior) esconde outros arquivos, mais críticos:
arquivos "super escondidos" que não devem ser alterados pelo usuário.
Por exemplo, há o "boot.ini", normalmente na unidade C:, e o "ntldr".
Se eles forem excluídos ou editados indevidamente, o Windows poderá nem iniciar mais. Experimente apagar o "ntldr" e reinicie o PC... (he he tou brincando, não faça isso!)
Para mostrar todos esses outros arquivos protegidos, no mesmo local das opções de pasta comentado mais acima, desmarque o item
"Ocultar arquivos de sistema protegidos pelo sistema operacional",
dê Aplicar
e OK.
O Windows poderá mostrar um aviso para tomar cuidado ao mexer nesses arquivos, apenas confirme (OK), afinal você quer que eles sejam exibidos.
Os textos variam de versão para versão de Windows, mas você não terá dificuldades em encontrar as opções citadas.
Vale lembrar que no Windows 9x/Me o item "Opções de pasta" está no menu "Exibir" do Windows Explorer, e não no "Ferramentas".
Boa sorte!
Mas é recomendável voltar lá e ocultar novamente estes arquivos, para que você ou outra pessoa não os apague indevidamente.
Julio
PR
PR
angelo59_br,
continuando.
O arquivo de mapa que está bloqueado encontra-se gravado na memória interna.
Em alguma atualização feita por voce, deve ter sido usado algum arquivo que estava bloqueado, e por isso o navegador está emitindo a mensagem de que existe um arquivo bloqueado. Mensagem essa:
continuando.
O arquivo de mapa que está bloqueado encontra-se gravado na memória interna.
Em alguma atualização feita por voce, deve ter sido usado algum arquivo que estava bloqueado, e por isso o navegador está emitindo a mensagem de que existe um arquivo bloqueado. Mensagem essa:
Como voce informou, removendo o cartão de memoria, a mensagem continua a aparecer."não é possivel desbloquear mapas". Dou OK e tudo parece normal.
Julio
PR
PR
Angelo59br,
dando continuidade:
Na pasta Garmin do navegador GPS Garmin nüvi 50 deve estar gravado um arquivo de nome GarminDevice.xml
este arquivo contem informações de identificação do seu navegador e de como estão atualizados os dados do firmware, etc...
Os navegadores GPS Garmin nüvi desta série são considerados de linha básica.
A capacidade da memória interna é de somente 1.76GB.
Talvez voce precise tambem configurar o próprio GPs para que o Windows o reconheça como uma unidade drive externo (tipo Pendrive).
Para isso, com o GPS desconectado do computador, inicialize-o e depois realize este procedimento :
Por favor, faça o seguinte para ajustar as configurações MTP na unidade nüvi:
a) Ligar o aparelho nüvi com a energia da bateria
b) Toque no símbolo de volume na página Onde
c) Toque e segure no canto superior direito da tela ajustar o volume
(durante cerca de 10 a 20 segundos)
d) Quando a página muda, toque na seta para baixo
e) Toque na linha Configurações MTP
f) Toque na linha de "Mass Storage"
g) Toque em Guardar
h) Toque e segure a seta Voltar para retornar à tela Onde
i) Desligar o aparelho nüvi
j) MapSource agora deve ser capaz de se comunicar com a unidade nüvi
Nota: A configuração do modo de armazenamento em massa permite que os programas da Garmin possam se comunicar com a unidade nüvi através do computador.
dando continuidade:
Na pasta Garmin do navegador GPS Garmin nüvi 50 deve estar gravado um arquivo de nome GarminDevice.xml
este arquivo contem informações de identificação do seu navegador e de como estão atualizados os dados do firmware, etc...
Os navegadores GPS Garmin nüvi desta série são considerados de linha básica.
A capacidade da memória interna é de somente 1.76GB.
Talvez voce precise tambem configurar o próprio GPs para que o Windows o reconheça como uma unidade drive externo (tipo Pendrive).
Para isso, com o GPS desconectado do computador, inicialize-o e depois realize este procedimento :
Por favor, faça o seguinte para ajustar as configurações MTP na unidade nüvi:
a) Ligar o aparelho nüvi com a energia da bateria
b) Toque no símbolo de volume na página Onde
c) Toque e segure no canto superior direito da tela ajustar o volume
(durante cerca de 10 a 20 segundos)
d) Quando a página muda, toque na seta para baixo
e) Toque na linha Configurações MTP
f) Toque na linha de "Mass Storage"
g) Toque em Guardar
h) Toque e segure a seta Voltar para retornar à tela Onde
i) Desligar o aparelho nüvi
j) MapSource agora deve ser capaz de se comunicar com a unidade nüvi
Nota: A configuração do modo de armazenamento em massa permite que os programas da Garmin possam se comunicar com a unidade nüvi através do computador.
Julio
PR
PR
-
angelo59br
Olá Júlio,
Tudo bem?
Acabei de retornar da viagem a Europa e usei os mapas que vc havia recomendado.
Correu tudo muito bem e o GPS nos ajudou bastante.
Senti falta de indicações de radares e lombadas como nos POI que temos no tracksource. Se tiver alguma dica para passar a respeito eu fico muito feliz.
Muito obrigado a você e aos demais q contribuíram para me tira do lamaçal da ignorância.
Angelo Longo
Tudo bem?
Acabei de retornar da viagem a Europa e usei os mapas que vc havia recomendado.
Correu tudo muito bem e o GPS nos ajudou bastante.
Senti falta de indicações de radares e lombadas como nos POI que temos no tracksource. Se tiver alguma dica para passar a respeito eu fico muito feliz.
Muito obrigado a você e aos demais q contribuíram para me tira do lamaçal da ignorância.
Angelo Longo