Comando de voz em português para Nuvi 2595LTM

Mensagem
Autor
end4ira

Comando de voz em português para Nuvi 2595LTM

#1 Mensagem por end4ira »

Eu comprei o Garmin Nuvi 2595LTM nos EUA e gostaria de utilizar comando de voz em português. Alguém sabe se isso é possível?

O aparelho 2595 tem a capacidade de receber comandos de voz e não somente toque de tela. Eu quero colocar tudo em português (menus, navegação e reconhecimento de comandos).

Muito obrigada,

Endaira

Avin

Re: Comando de voz em português para Nuvi 2595LTM

#2 Mensagem por Avin »

Endaira, alguém deve ter uma resposta mais precisa do que a minha que é por analogia: meu dispositivo 3560 permitiria comando de voz, mas não em português.

Tomtom One
Nüvi 3560LT

mclt

#3 Mensagem por mclt »

Tenho um aparelho igual, mas com mapa da Europa.

Para usufruir do comando de voz, designadamente para efectuar e receber chamadas telefónicas, uso o espanhol europeu. Em português a função não está disponível, o que é um a pena.

Depois de um período curto de habituação, não sinto actualmente qualquer dificuldade em entender as indicações, sendo que o gps também entende perfeitamente as isb«ntruções que lhe dou em espanhol aportuguesado!

Antes do castelhano, experimentei usar o inglês, mas, aí, o aparelho não se dava bem com a minha pronúncia!

Recomendo vivamente que experimentes noutra língua, pois o comando de voz funciona realmente muito bem.

end4ira

#4 Mensagem por end4ira »

Muito obrigada pelas resposta.

Comprei o aparelho para o meu pai que mora no Brasil (eu moro nos EUA) então provavelmente eu não vou ensinar como usar o comando de voz, pra não ficar mais complicado para ele.

Tomara que no future eles criem esse serviço em português.

Endaira

jpgon

#5 Mensagem por jpgon »

end4ira,
Bom dia.

Todos nós usuários estamos esperando por isso.
Que a Garmin acrescente o comando de voz para a lingua portuguesa, pois são milhões de seres humanos que falam este idioma.
abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Angelone

#6 Mensagem por Angelone »

Certamente nao deve ser uma tarefa simples. Para poder usar de forma completa o comando de voz, principalmente para pesquisar endereços e comandos em transito, é necessário que o mapa seja compatível, talvez também por isso a demora da Garmin em disponibilizar essa funçao para nosso idioma. Em relaçao ao exemplo do colega portugues que utiliza o espanhol para alguns comandos, lembro que existem duas versões de City Navigator Europe, sendo que para funcionalidade completa do comando de voz em espanhol é necessária a versão UNICODE desse mapa, que permite pesquisa de endereços, etc..

mclt

#7 Mensagem por mclt »

Desconhecia em absoluto que há duas versões de mapas da Europa!
No entanto, aquando das actualizações trimestrais do mapa, não surge qualquer informação nesse sentido.

É verdade que não dá para pesquisar endereços (e certamente outras funções) através do comando de voz. Para mim isso não é relevante, porque os endereços de que preciso guardo-os previamente em "lugares guardados" e, para aceder a estes, assim como aos "últimos encontrados", o comando funciona.

Também não me permite (acho eu) ler ou enviar mensagens de texto.
Mas, pelo contrário, dá-me acesso à agenda telefónica do telemóvel, assim como às chamadas perdidas, efectuadas ou recebidas. Pena que, para receber/recusar uma chamada, seja necessário tocar no aparelho.

Também dá para ter o comando de voz activo, com instruções de navegação em português.
Para isso, o texto tem de estar num idioma que permita o dito comando (no meu caso o espanhol) e o idioma de voz em português.
Porém, esta alternativa tem duas limitações:
- As instruções de voz não indicam os nomes das ruas, nem o número da saída (importante quando se circula em auto-estradas);
- O gps não "fala" com o utilizador, respondendo às instruções com um anónimo bip.

Resumindo, embora tenha limitações, estou muito satisfeito com o comando de voz do 2595.
Antes deste tinha um Nuvi 200 (desde Março de 2008), que ofereci a um familiar próximo quando adquiri o actual. Um e outro nunca deram problemas.

Saudações e um bem hajam pelo excelente fórum.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”