atacama
atacama
boa tarde
desculpem-me se estou repetindo algo, mas vou para o atacama em janeiro e tenho as rotas traçadas no google maps/earth inclusive em áres sem estradas. è possível passar as rotas para o nuvi2415lt? Uma vez instalado os dados fornecidos pelo gps são fáceis de ser interpretados?
josé roberto
desculpem-me se estou repetindo algo, mas vou para o atacama em janeiro e tenho as rotas traçadas no google maps/earth inclusive em áres sem estradas. è possível passar as rotas para o nuvi2415lt? Uma vez instalado os dados fornecidos pelo gps são fáceis de ser interpretados?
josé roberto
Re: atacama
Pergunta: voce conseguiu salvar as rotas traçadas no formato kml ou kmz? Se sim, a resposta fica fácil. Baixe e instale o Basecamp da Garmin (gratuito) abra essas rotas e transfira para o gps. Só sei dizer que nao dá para transferir rotas diretamente do google mapas/earth para gps, mas lembro-me que é possivel salvars rotas em uma conta do google maps. Se voce conseguir transferir essa rota para o micro ai é só seguir o procedimento acima. Se nao, então trace as rotas a partir do Basecamp, instalando nele os mapas que necessita e as respectivas trilhas e rotas. Sugiro a leitura minuciosa de dois tópicos a respeito, um explica como traçar rotas a partir do Mapquest e enviar ao gps, mas que tem muitas dicas de uso para serem aplicadas, por exemplo, pelo Basecamp. http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=53021
Outro é um tópico de sobre rotas do Mapsource (q nao é compativel com seu gps), mas em um dos posts eu explico o procedimento para passar rotas e trilhas a partir do Basecamp, inclusive como manipula-los no gps. http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=200
Outro é um tópico de sobre rotas do Mapsource (q nao é compativel com seu gps), mas em um dos posts eu explico o procedimento para passar rotas e trilhas a partir do Basecamp, inclusive como manipula-los no gps. http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=200
salvei como klm
assim que estiver com o gps farei o que voce orientou
obrigado por sua resposta
jose roberto
assim que estiver com o gps farei o que voce orientou
obrigado por sua resposta
jose roberto
angelone
esta em anexo é uma das rotas, eu não consigo importar para o basecamp, o arquivo é .kml, tem algo mais que deva ser feito?
esta em anexo é uma das rotas, eu não consigo importar para o basecamp, o arquivo é .kml, tem algo mais que deva ser feito?
Abre a rota q vç solvou do Google Earthe no no programa trackmaker e salvar como no formato compativel com o mapsource e transfere para seu GPS.
http://www.youtube.com/watch?v=h-HC5RVTMzw
http://www.youtube.com/watch?v=h-HC5RVTMzw
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio esperar a vontade passar!!!!
Jrmf e Moura:
O Basecamp importa formato kml, kmz, mas as rotas salvas em "Meus Lugares" do Google Maps tem um padrão interno que o Basecamp não reconhece. O Trackmaker tambem abre kml, mas salvando no formato gpx nao é o padrão de rotas reconhecido pelo Basecamp, pois ele salva como tracks (trilhas) e trechos de rotas.. e para arrumar isso no Basecamp dá trabalho, acho q nao compensa. Pode dar certo, talvez, quando criamos uma rota simples no Google Maps, isto é, uma rota que tem somente 2 pontos: origem e destino. O problema é que desta forma tanto o Basecamp, mas principalmente o gps, irão recalcular a rota e muitas vezes, apesar dos nossos esforços, ficará diferente do que definimos previamente no Google Maps. Felizmente encontrei uma maneira bem simples e rápida de passar rotas complexas com muitos pontos de interesse que obriguem a rota a nao ser mudada pelo gps, isto é, quando inserimos vários pontos de rota que obriguem a rota a permanecer no trajeto desejado. O caminho é utilizar o RouteConverter, um excelente e gratuito programa para traçar rotas e trilhas, que usa várias bases de mapas, entre eles o Google Maps (tem q estar on line). É muito pratico, inclusive permite traçar as rotas diretamente sem a necessidade do google maps, mas isso fica a critério do usuário. Salva rotas e tracks em vários formatos, inclusive para Tom Tom e IGO, uma mão na roda para os donos de xing lings.. (por esses dias farei um tutorial mais detalhado)
Os passos:
- baixe e execute o RouteConverter http://www.routeconverter.com/releases/en
- trace a rota no google maps com vários pontos de rota intermediários (para evitar que seja modificada pelo gps).
- salve-a em Meus Lugares (tem que abrir uma conta no Google Maps)
- para exportar para o computador clique em KML
- abra o RouteConverter e selecione o arquivo/rota kml (file/open)
- aparecera somente os pontos de rota (waypoints).
- selecione Route em Type (canto superior direito da tela)
- salvar como (save as) Gps Exchange Format 1.1 (*.gpx)
- no Basecamp (versão 4.02), no menu Arquivo/Novo, criar uma lista com o nome da rota que irá aparecer na coluna da esquerda
- selecionar essa "lista" e novamente no menu Arquivo, clicar em "Importar em 'nome da lista'"
- vai aparecer waypoints e o track no mapa e no canto inferior esquerdo Route e tracks.
- clique com o botao direito do mouse em cima de Routes e na janela q aparecerá Avançado/Recalcular rota
- confira se esta igual a original, renomeie, mude cor etc, e apague todos os tracks dessa lista
- basta transferir para o gps.
Parece trabalhoso, mas é questão de minutos. Fora isso pode se traçar a rota diretamente pelo Basecamp, mas tem que ter os mapas instalados nele, ou pelo Mapquest, como indiquei em posts anteriores. A vantagem de usar o Google Earth e RouteConverter é que podemos criar rotas para uma grande gama de navegadores, Igo, Tom Tom, Sygic, Navigon e outros..
O Basecamp importa formato kml, kmz, mas as rotas salvas em "Meus Lugares" do Google Maps tem um padrão interno que o Basecamp não reconhece. O Trackmaker tambem abre kml, mas salvando no formato gpx nao é o padrão de rotas reconhecido pelo Basecamp, pois ele salva como tracks (trilhas) e trechos de rotas.. e para arrumar isso no Basecamp dá trabalho, acho q nao compensa. Pode dar certo, talvez, quando criamos uma rota simples no Google Maps, isto é, uma rota que tem somente 2 pontos: origem e destino. O problema é que desta forma tanto o Basecamp, mas principalmente o gps, irão recalcular a rota e muitas vezes, apesar dos nossos esforços, ficará diferente do que definimos previamente no Google Maps. Felizmente encontrei uma maneira bem simples e rápida de passar rotas complexas com muitos pontos de interesse que obriguem a rota a nao ser mudada pelo gps, isto é, quando inserimos vários pontos de rota que obriguem a rota a permanecer no trajeto desejado. O caminho é utilizar o RouteConverter, um excelente e gratuito programa para traçar rotas e trilhas, que usa várias bases de mapas, entre eles o Google Maps (tem q estar on line). É muito pratico, inclusive permite traçar as rotas diretamente sem a necessidade do google maps, mas isso fica a critério do usuário. Salva rotas e tracks em vários formatos, inclusive para Tom Tom e IGO, uma mão na roda para os donos de xing lings.. (por esses dias farei um tutorial mais detalhado)
Os passos:
- baixe e execute o RouteConverter http://www.routeconverter.com/releases/en
- trace a rota no google maps com vários pontos de rota intermediários (para evitar que seja modificada pelo gps).
- salve-a em Meus Lugares (tem que abrir uma conta no Google Maps)
- para exportar para o computador clique em KML
- abra o RouteConverter e selecione o arquivo/rota kml (file/open)
- aparecera somente os pontos de rota (waypoints).
- selecione Route em Type (canto superior direito da tela)
- salvar como (save as) Gps Exchange Format 1.1 (*.gpx)
- no Basecamp (versão 4.02), no menu Arquivo/Novo, criar uma lista com o nome da rota que irá aparecer na coluna da esquerda
- selecionar essa "lista" e novamente no menu Arquivo, clicar em "Importar em 'nome da lista'"
- vai aparecer waypoints e o track no mapa e no canto inferior esquerdo Route e tracks.
- clique com o botao direito do mouse em cima de Routes e na janela q aparecerá Avançado/Recalcular rota
- confira se esta igual a original, renomeie, mude cor etc, e apague todos os tracks dessa lista
- basta transferir para o gps.
Parece trabalhoso, mas é questão de minutos. Fora isso pode se traçar a rota diretamente pelo Basecamp, mas tem que ter os mapas instalados nele, ou pelo Mapquest, como indiquei em posts anteriores. A vantagem de usar o Google Earth e RouteConverter é que podemos criar rotas para uma grande gama de navegadores, Igo, Tom Tom, Sygic, Navigon e outros..
Complementando: se a "rota" traçada for totalmente off-road, então ela deve ficar no formato track, trilha gpx e nao rota. Todas as dicas acima são para traçar rotas em vias mapeadas!! Se for para simplesmente traçar o caminho, sem os recursos da rota (indicações de voz, distancias, tempos de chegada, etc.., etc,) então a sugestão anterior do Moura é a melhor, i.e., pasta abrir o arquivo kml do google maps/earth no Trackmaker, salvar em gpx e importar pelo Basecamp para enviar para o gps. É importante enviar pelo Basecamp, pois o Tracksource pode ter problemas de compatibilidade com o nuvi 2415...
Valeu Angelone, vou fazer minhas rotas off road (na àgua rrrss) já estou imaginando o nuvi falando para o pesqueiro vire a direira, vç chegou ao seu pesqueiro rrrrsss.
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio esperar a vontade passar!!!!
Para finalizar, um lembrete: os Nuvis nao aceitam importaçao de tracks (caso de caminhos off-road traçados no google earth, ou trilhas já feitas, por ex.), somente rotas, e isso somente em alguns modelos. Para resolver há 2 caminhos: um é transformar os tracks gpx em rotas, o que o Basecamp faz com facilidade (ver detalhes no tópico http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=200, post do dia 25/7/12. O outro caminho, tambem fácil e que serve para todos os Nuvis, inclusive os que nao tem a funçao Rota, é transformar os tracks gpx em img (vetor de mapa) e colocar na pasta Map (modelos 1xxx e superiores) ou na Garmin (modelos mais antigos, no caso mudando o nome para gmapsupp.img). O programinha utilizado nesse caso é o gratuito gpx2img, mas existem outros.. O vetor/mapa com os tracks tem que ser habilitado onde ficam os demais mapas.
já coloquei o mapa da mapear e o mapa padrão do garmin em meu gps.
as rotas já foram todas convertidas pelo basecamp.
ao passar estes novos mapas ao gps, as rotas são sobrepostas aos mapas já instalados ou cada rotas é salva separadamewnte em seu mapa, criando-se novos arquivos na pasta maps? caso seja desta forma, vários arquivos, o mapa padrão da garmim pode ser apagado, deixando apenas os mapas que eu escolher, no caso referentes aos passeios no chile?
as rotas já foram todas convertidas pelo basecamp.
ao passar estes novos mapas ao gps, as rotas são sobrepostas aos mapas já instalados ou cada rotas é salva separadamewnte em seu mapa, criando-se novos arquivos na pasta maps? caso seja desta forma, vários arquivos, o mapa padrão da garmim pode ser apagado, deixando apenas os mapas que eu escolher, no caso referentes aos passeios no chile?
Jrmrf, mapas e rotas salvas sao independentes entre si. Por exemplo uma rota calculada/traçada a partir de um mapa servirá para qualquer outro equivalente. O que acontece é que as rotas simples, com somente ponto de partida e chegada, são alteradas pelo gps, de acordo com as configuraçoes escolhidas (rapida, curta, ..) e também com a disponibilidade das vias em determinados mapas (alguns podem nao ter determinadas estradas ou ruas). Todo o conceito de como evitar que uma rota seja alterada pelo gps em expliquei no tutorial de um dos links indicados acima.
Por fim, mapas nao sao alterados por rotas. Também nao devem ser removidos a nao por versoes mais atualizadas ou para liberar espaço em disco. Acho importante voce dar uma boa estudada no tutorial para iniciantes do jasgrafica,
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=318&t=48102.
Se vc fez todos os procedimentos corretos a rota é enviada ao seu nuvi para a pasta “Planej. Viagem” – Trip Planner - (menu Aplicativos) onde poderá ser conferida no mapa, editada ou navegada.
Por fim, mapas nao sao alterados por rotas. Também nao devem ser removidos a nao por versoes mais atualizadas ou para liberar espaço em disco. Acho importante voce dar uma boa estudada no tutorial para iniciantes do jasgrafica,
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=318&t=48102.
Se vc fez todos os procedimentos corretos a rota é enviada ao seu nuvi para a pasta “Planej. Viagem” – Trip Planner - (menu Aplicativos) onde poderá ser conferida no mapa, editada ou navegada.
Editado pela última vez por Angelone em 07 Nov 2012, 16:05, em um total de 1 vez.
angelone
eu segui todo o tutorial mas nao consigo abrir as rotas no gps.
baixei o arquivo kml do wikloc, fiz a conversao para gpx utilizando o rote converter, sendo que na selecao type, no canto superior direito cliquei tanto em toute como em track nas diferentes tentativas.
depois abri com o basecamp seguindo o que voce preconizou, seja utilizando a opcao do basecamp em transformar o track em route, seja selecionando o arquivo da lista, opcao avancado, transferir para o gps, como voce orientou.
ao abrir os arquivos do gps verifico que todos os arquivos estao na pasta gps. tambem segui o tutorial do js grafica, criando as pastas no cartao, mas sempre que abro o mapa no gps, o mapear, as rotas tracadas nao aparecem, sao todas na regiao de san pedro de atacama.
tem alguma outra dica ou sugestao, ficaria muito grato.
jose roberto
eu segui todo o tutorial mas nao consigo abrir as rotas no gps.
baixei o arquivo kml do wikloc, fiz a conversao para gpx utilizando o rote converter, sendo que na selecao type, no canto superior direito cliquei tanto em toute como em track nas diferentes tentativas.
depois abri com o basecamp seguindo o que voce preconizou, seja utilizando a opcao do basecamp em transformar o track em route, seja selecionando o arquivo da lista, opcao avancado, transferir para o gps, como voce orientou.
ao abrir os arquivos do gps verifico que todos os arquivos estao na pasta gps. tambem segui o tutorial do js grafica, criando as pastas no cartao, mas sempre que abro o mapa no gps, o mapear, as rotas tracadas nao aparecem, sao todas na regiao de san pedro de atacama.
tem alguma outra dica ou sugestao, ficaria muito grato.
jose roberto
Jose Roberto, seu nuvi é um 2415, correto? As rotas nao aparecem automaticamente. No meu ultimo post eu indiquei o caminho. Caso vc tenha criado a rota corretamente (esteja armazenada no Basecamp) e transferido para o gps, para habilitar a rota para uso voce tem que ir no "Planej. Viagem" (Trip Planner), acessado a partir do Menu Aplicativos da tela inicial. Ali a rota será mostrada, poderá ser editada, conferida no mapa e navegada (inclusive com simulaçao), ok?
Editado pela última vez por Angelone em 09 Nov 2012, 21:46, em um total de 1 vez.
boa noite angelone
o meu e um 2565, os mapas que baixei da mapear e garmin eu vejo em definicoes-mapa e veiculo -my maps, nao existe a pasta planej. de viagem, existe no menu planif. de viagem, mas ao abrir nao tem nada.
jose roberto
o meu e um 2565, os mapas que baixei da mapear e garmin eu vejo em definicoes-mapa e veiculo -my maps, nao existe a pasta planej. de viagem, existe no menu planif. de viagem, mas ao abrir nao tem nada.
jose roberto
complementando, a maior parte das rotas e off road, trechos em estrada e trechos em caminhos nao mapeados
No primeiro post voce disse que era para um 2415, mas sem problemas, o sistema operacional é praticamente identico...o meu e um 2565, os mapas que baixei da mapear e garmin eu vejo em definicoes-mapa e veiculo -my maps, nao existe a pasta planej. de viagem, existe no menu planif. de viagem, mas ao abrir nao tem nada...complementando, a maior parte das rotas e off road, trechos em estrada e trechos em caminhos nao mapeados..
1. Quando voce passa uma ROTA para o gps pelo Basecamp ela vai direto para a "pasta" Aplicativos/Planej.Viagem (ou talvez planif. viagem, dependendo da versao da traduçao) acessível pela tela inicial do gps (Aplicativos). Se nao aparece é porque nao foi transferida, ponto! Repasse seus procedimentos para encontrar onde errou.
2. Os gps rodoviários da Garmin nao suportam importaçao de trilhas (.gpx). Uma maneira de envia-las ao gps é ou transformando-a em ROTA (como indiquei anteriormente) ou transformando-a em "mapa transparente" (linhas vetoriais que compõem mapas), arquivos com formato img, que serão as mesmas linhas das trilhas, mas agora em outro padrao. Todos os mapas vetoriais da garmin tem terminaçao img. Para transformar uma trilha em img indiquei anteriormente o programa gpx2img. Quando vc transformou suas trilhas, principalmente trechos off-road, elas serão entendidas pelo Basecamp e pelo gps como "mapas" nao tendo nada mais a ver com o formato de trilhas tradicionais, a nao ser o fato de terem o mesmo traçado. Depois de exportadas para o gps, para vê-las sobre o mapa que vc trabalha, por exemplo o Mapear Argentino, voce tem que habilita-la no mesmo lugar dos outros mapas, ou seja, Configuraçoes/Mapa e veiculo/myMaps. Entendeu a diferença entre ROTA e TRILHA/MAPA IMG (trilhas transformadas em "mapas transparentes")?
entendi sim
mapa transparente eu nunca tinha ouvido falar, quando usei o programa achava que tinha algo errado, pois nao aparecia nenhum tracado, mas agora a coisa vai.
valeu mesmo, obrigado e grande abraco
jose roberto
mapa transparente eu nunca tinha ouvido falar, quando usei o programa achava que tinha algo errado, pois nao aparecia nenhum tracado, mas agora a coisa vai.
jose roberto
entendi sim
jose roberto
jose roberto
eu faço o seguinte, mas por enquanto 10x0 para o gps
- baixo o arquivo klm, converto para rota, passo o arquivo utilizando o dispositivo do basecamp no alto a esquerda
- na coluna abaixo deste ícone aparece as "dispositivos" - "nuvi 2565" - "internal storage", aparece uma linha verde em "internal storage", mostrando o upload, finalmene aparece um circulo verde, terminado o upload
- desconecto o gps, eu consigo localizar pelo windows explorer o arquivo enviado no formato gpx, renomeado temp, na pasta gpx do nuvi, mas não aparece nada no gps na pasta planificar viagem.
- ao abrir esta parte surgea opção "toque em + para criar uma nova viagem", não localizo a rota em nenhuma das pastas do gps
- clicando em + surge outra tela: selecionar posição inicial" mas não consigo achar a rota salva, a única rota que aparece é uma de spa até minha cidade, recife.
o mapa que eu tenho carregado é o city navigator, apaguei o mapear, mas não mudou nada.
quando converto o arquivo no gpx2img, surge uma mensagem para abri-lo no mapsource, faço isso mas o mapsource não reconhece o nuvi. eu então abro e envio pelo basecamp, mas é um arquivo formato gtb e não img
se alguém tem uma sugestão, agradeço
obrigado pela atenção
josé roberto
- baixo o arquivo klm, converto para rota, passo o arquivo utilizando o dispositivo do basecamp no alto a esquerda
- na coluna abaixo deste ícone aparece as "dispositivos" - "nuvi 2565" - "internal storage", aparece uma linha verde em "internal storage", mostrando o upload, finalmene aparece um circulo verde, terminado o upload
- desconecto o gps, eu consigo localizar pelo windows explorer o arquivo enviado no formato gpx, renomeado temp, na pasta gpx do nuvi, mas não aparece nada no gps na pasta planificar viagem.
- ao abrir esta parte surgea opção "toque em + para criar uma nova viagem", não localizo a rota em nenhuma das pastas do gps
- clicando em + surge outra tela: selecionar posição inicial" mas não consigo achar a rota salva, a única rota que aparece é uma de spa até minha cidade, recife.
o mapa que eu tenho carregado é o city navigator, apaguei o mapear, mas não mudou nada.
quando converto o arquivo no gpx2img, surge uma mensagem para abri-lo no mapsource, faço isso mas o mapsource não reconhece o nuvi. eu então abro e envio pelo basecamp, mas é um arquivo formato gtb e não img
se alguém tem uma sugestão, agradeço
obrigado pela atenção
josé roberto
O erro aqui foi que vc transformou o kml em track (trilha) e os nuvis nao suportam importaçao de trilha, por isso q nada dá certo. Reveja os procedimentos da transformaçao. Confira na parte de baixo da coluna da esquerda do Basecamp o icone que aparece ao lado da trilha (pegadas) ou da rota (pequenos blocos verdes) e transfira somente a rota para o gps. Se vc nao conseguir resolver, passe-me seu material: separe os arquivos q vc utilizou, kml original, transformado em rota e em img, compacte-os e faça um upload para um servidor como o zippyshare para eu poder analisa-los...eu faço o seguinte, - baixo o arquivo klm, converto para rota, passo o arquivo utilizando o dispositivo do basecamp no alto a esquerda
- na coluna abaixo deste ícone aparece as "dispositivos" - "nuvi 2565" - "internal storage", aparece uma linha verde em "internal storage", mostrando o upload, finalmene aparece um circulo verde, terminado o upload - desconecto o gps, eu consigo localizar pelo windows explorer o arquivo enviado no formato gpx, renomeado temp, na pasta gpx do nuvi, mas não aparece nada no gps na pasta planificar viagem.
Para passar o arquivo img para o gps basta copia-lo para a pasta Map, do cartão ou da memória interna do gps, com um nome qualquer, mas com terminaçao original img, ex: mapa-xyz.img. O Mapsource nao reconhece o seu nuvi pq nao é compatível com essa série de gps. Use sempre o Basecamp para atividades ligadas ao seu gps...quando converto o arquivo no gpx2img, surge uma mensagem para abri-lo no mapsource, faço isso mas o mapsource não reconhece o nuvi. eu então abro e envio pelo basecamp, mas é um arquivo formato gtb e não img..
Por fim, estude cuidadosamente todos os tópicos que indiquei, pois neles esta tudo muito detalhado.
Editado pela última vez por Angelone em 15 Nov 2012, 12:31, em um total de 2 vezes.
oi angelone
tenho lido os topicos e seguido as orientacoes do forum
farei o upload dos arquivos
obrigado pela ajuda
jr
tenho lido os topicos e seguido as orientacoes do forum
farei o upload dos arquivos
obrigado pela ajuda
jr
Jose Roberto, em relaçao às rotas existe algum problema de compatibilidade que eu ainda nao identifiquei, mas se as rotas forem integralmente geradas pelo Basecamp elas serão mostradas no gps como indiquei anteriormente. Uma coisa que vc pode experimentar e carregar os gpx no Basecamp e tracar uma rota manualmente por cima deles, sem as conversoes q nao funcionaram no seu caso.
Em relaçao aos tracks gpx transformados em img, o problema é que faltam alguns parametros nesses vetores mapa (Product ID) e por isso eles nao sao mostrados no gps. Para te facilitar juntei todos em um arquivo (atacama_full), mas com todas as caracteristicas do original q vc me mandou, é mais fácil idetinfica-lo e habilitar na seçao de mapas (os seus teriam q ser habilitados um por um). Ele funciona normalmente no gps. Baixe em http://www42.zippyshare.com/v/72774152/file.html
Em relaçao aos tracks gpx transformados em img, o problema é que faltam alguns parametros nesses vetores mapa (Product ID) e por isso eles nao sao mostrados no gps. Para te facilitar juntei todos em um arquivo (atacama_full), mas com todas as caracteristicas do original q vc me mandou, é mais fácil idetinfica-lo e habilitar na seçao de mapas (os seus teriam q ser habilitados um por um). Ele funciona normalmente no gps. Baixe em http://www42.zippyshare.com/v/72774152/file.html
Angelone, valeu pela ajuda
eu salvei o arquivo na pasta garmin do cartao sd, que é onde está o mapa do mapear
o gps localiza o arquivo que voce mandou, mas quando vasculho o mapa as rotas não aparecem.
será que elas só aparecem quando eu estiver perto dos locais, ou elas já deveriam aparecer agora?
quando programo um percurso de spa ate uma atração local, a rota só aparece cajo o local do destino (ex. vale da lua) já estiver programado no mapear, contudo esta rota não aparece no mapa quando eu o acesso atraves do botão "exibir mapa" da tela do gps.
jr
eu salvei o arquivo na pasta garmin do cartao sd, que é onde está o mapa do mapear
o gps localiza o arquivo que voce mandou, mas quando vasculho o mapa as rotas não aparecem.
será que elas só aparecem quando eu estiver perto dos locais, ou elas já deveriam aparecer agora?
quando programo um percurso de spa ate uma atração local, a rota só aparece cajo o local do destino (ex. vale da lua) já estiver programado no mapear, contudo esta rota não aparece no mapa quando eu o acesso atraves do botão "exibir mapa" da tela do gps.
jr
FINALMENTE A SOLUÇÃO
Após muitas tentativas e a ajuda do Angelone e Ivan cheguei à solução do problema.
Quem deseja buscar rotas pode se inscrever no site www.wikiloc.com, onde existem rotas traçadas em diversos países e em diversas atividades.
Todas as rotas que eu baixei foram traçadas inicialmente no GPS, enquanto o viajante percorria o caminho, desta forma como o trajeto foi percorrido em dois sentidos (ida e volta) havia uma superposição de pontos que não permitia a gravação da rota pela maneira tradicional, como as soluções postadas neste tópico.
A solução foi traçar no Google Earth uma rota percorrendo os mesmos caminhos da rota originalmente postada utilizando a ferramenta "Adicionar Caminho", no topo do menu. Vai abrir uma janela para que o novo caminho seja renomeado, escolha também a cor e largura do traçado, e faça o percurso em um só sentido. Após terminar dê "ok" na janelinha que se abriu e à esquerda, em lugares, aparecerão marcadas as duas rotas, a original e a que foi feita. Deixe marcada apenas a nova rota e salve como .Klm. Abra então este arquivo pelo Basecamp e, com a ferramenta "nova rota" no menu superior trace a rota por sobre a que já está traçada, salve,envie envie para o GPS e pronto.
José Roberto
Após muitas tentativas e a ajuda do Angelone e Ivan cheguei à solução do problema.
Quem deseja buscar rotas pode se inscrever no site www.wikiloc.com, onde existem rotas traçadas em diversos países e em diversas atividades.
Todas as rotas que eu baixei foram traçadas inicialmente no GPS, enquanto o viajante percorria o caminho, desta forma como o trajeto foi percorrido em dois sentidos (ida e volta) havia uma superposição de pontos que não permitia a gravação da rota pela maneira tradicional, como as soluções postadas neste tópico.
A solução foi traçar no Google Earth uma rota percorrendo os mesmos caminhos da rota originalmente postada utilizando a ferramenta "Adicionar Caminho", no topo do menu. Vai abrir uma janela para que o novo caminho seja renomeado, escolha também a cor e largura do traçado, e faça o percurso em um só sentido. Após terminar dê "ok" na janelinha que se abriu e à esquerda, em lugares, aparecerão marcadas as duas rotas, a original e a que foi feita. Deixe marcada apenas a nova rota e salve como .Klm. Abra então este arquivo pelo Basecamp e, com a ferramenta "nova rota" no menu superior trace a rota por sobre a que já está traçada, salve,envie envie para o GPS e pronto.
José Roberto