ajuda

Mensagem
Autor
doctormcz

ajuda

#1 Mensagem por doctormcz »

Boa noite.comprei um garmin 2555LMT e ele só tem um mapa da america do norte.O vendedor me disse que tinha mapas de todo o mundo.Baixei um do track source,passei pra ele e não acho. Alguém pode me ajudar? Já existe tópico sobre isso. obrigado

jpgon

Re: ajuda

#2 Mensagem por jpgon »

doctormcz,
Boa noite

Leia primeiramente este tutorial, o qual ajudará a exclarecer uma grande parte de suas dúvidas.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=318&t=48102

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

doctormcz

#3 Mensagem por doctormcz »

Valeu jpgon já estou indo comprar um cartão. O meu veio sem. Obrigado.

jpgon

#4 Mensagem por jpgon »

doctormcz,
boa tarde.
Voce provavelmente precisará executar esta providencia em seu equipamento para que o windows veja as pastas ocultas da memória interna.
Vá no computador de bordo dele, clique e segure o dedo bem no meio do velocímetro até aparecer uma tela diferente, com algumas opções.
Nestas, vá em MTP Settings e mude para Mass Storage.
Após isso, conecte no PC e ele será visto como um pendrive (disco extra).
abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

doctormcz

#5 Mensagem por doctormcz »

Boa noite jpgon, mas no meu gps garmin 2555 lMT eu não vejo nada disso que vcs falam? A tela inicial é diferente. Comprei o cartão(micro 4GB). Meu PC não tem entrada de cartão, então coloquei-o no gps e baixei o mapa para cartão no projeto Tracksource. Criei as pastas. Descompactei e transferi para o cartão q coloquei no gps e nada??? Deixa pra lá. é muito complicado pra mim. A cabeça parece que vai estourar....rsrsrsr. é melhor comprar um aqui no Brasil mesmo. muito obrigado a todos.

Angelone

#6 Mensagem por Angelone »

Doctormcz, pode parecer meio complicado porque voce nunca mexeu com isso, mas daqui a pouco tempo voce fara tudo de olhos fechados, rss..., tem que ter paciencia no inicio. Aproveite q tem um monte de gente com boa vontade pra ajudar, eu mesmo tive q aprender ralando, é muito mais demorado..
Se voce criou a pasta Garmin e a pasta Map no cartão e inseriu o mapa Tracksource na pasta Map ele deverá aparecer. Para saber se esta instalado e habilitado, a partir da tela inicial, clique em Configuraçoes, Mapa e Veiculo, role a tela até myMaps e confira se aparece TRC-Brasil 12.08 (a ultima versao) e outros. Basta seleciona-lo (nunca selecione mais que um mapa). Volte para a tela inicial e e o mapa deve aparecer clicando em Exibir Mapa.
Se por algum motivo voce quiser acessar o conteudo da memória interna do seu gps é necessário que ele seja reconhecido como um dispositivo de armazenamento USB. De fábrica, ele vem configurado para ser reconhecido como dispositivo de midia, o que limita alguns procedimentos, como inserir mapas diretamente, etc.. Uma outra maneira fácil de habilitar a funçao Mass Storage é a seguinte: a partir da tela principal clicar no icone do Volume. Em seguida pressione o canto superior direito da tela até aparecer a tela do Diagnostic Page. Role a tela, clique em MTP Settings selecione Mass Storage e Salvar. Desligue o aparelho e conecte-o ao cabo usb. Agora voce conseguirá ver o conteudo da memória interna do gps como dispositivo de armazenamento (como pen drive) para poder apagar ou inserir o que for necessário (mapas, pontos de interesse, etc..).
Por fim, agora sou eu que lhe peço um grande favor: estou fazendo umas comparaçoes entre modelos de Garmin e gostaria de saber a PCB P/N (PCB part number) do seu modelo de gps para efeito comparativo. Essa informaçao também fica em um menu oculto, acessível pressionando o icone da bateria da tela principal ate aparecer uma nova tela. Por favor, anote as informaçoes da primeira linha da primeira tela (algo como SW 7.10 V8.....) e depois, e mais importante, o numero da PCB P/N que fica na nona tela, isto é, clicando 9 vezes para ir mudando de tela até chegar na que tem a informaçao, logo na segunda linha. Esse numero nao é o que identifica o seu aparelho, mas sim que identifica o modelo de placa mãe da sua série de gps. Em outro tópico do forum varios participantes postaram suas pcb p/n, mas o tópico era sobre os Nuvi 3460 e eu tenho especial interesse em saber as dos série 25x5, como o seu. Veja em http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=560

doctormcz

#7 Mensagem por doctormcz »

Não sei se ta certo, mas o que eu anotei foi: SW Ver 7.10 nuvi 25 x 5 C2p2 AV54 GB 64 MB TE

o outro foi: PCB P/N 105-01926-00

doctormcz

#8 Mensagem por doctormcz »

Angelone, eu rolei até my maps e só aparece o mapa que já veio:CN North America NT 2012.20 ALL

Obrigado pela ajuda.

jasgrafica

#9 Mensagem por jasgrafica »

doctormcz,
Uma intromissão rapidinha só para tentar acalmar seu juízo :D

No cartão, devemos ter as pastas Garmin e Map, além da Poi, claro, que servirá para os alertas.
Pasta Garmin:
>>>>>> só pode ter um arquivo, com nome gmapsupp.img - que é nome original de arquivo de mapa.

Pasta Map:
>>>>>> pode conter 'n' mapas, desde que caiba, e cada um deles renomeado para um nome diferente dos originais [gmapprom.img ou gmapsupp.img], desde
que mantenha a extensão .img, p.ex: AutoGuia310.img, CityBrasil1230.img, TRC1208.img

Pasta Poi:
>>>>>> reservada para os arquivos .gpi de alerta [Lombadas, Radares, Polícia, etc].

O que deve ter acontecido contigo é nomenclatura de mapa e/ou colocação em pasta errada. Siga o que está acima descrito.
Quanto ao CN NorthAmerica, não se preocupe com ele agora. Só o deixe desmarcado. No dia que fizer o backup geral, pode retirá-lo do GPS.
[Este mapa americano deve estar com o nome gmapprom.img dentro da pasta oculta .System].

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

doctormcz

#10 Mensagem por doctormcz »

consegui chegar no mass storage e mais nada. tem "coisas" armazenada no cartão, mas não sei o q é nem consigo abrir no GPS??? Não sai do lugar ainda. Ha algum tutorial no youtube? obrigado.

jasgrafica

#11 Mensagem por jasgrafica »

Mas doutor, digo doctor, vc conseguiu o mais difícil e não sabe dizer O QUE tem no cartão? Quais 'coisas' ??
Pelo GPS não dá pra ver, tem que ser pelo PC com o aparelho plugado na USB.

Se vc não tem intimidade em operar o computador, peça ajuda a um amigo que tenha.
Basta [no PC] ver o que tem no cartão: quais pastas, os nomes, e o que tem dentro de cada uma.
Só isso.

Depois reporte aqui o que achou...

[]s

Garmin Nuvi 3760

doctormcz

#12 Mensagem por doctormcz »

pelo PC vi q no cartão tem tres pastas:garmin, map e poi. q eu mesmo criei, por isso tb não sei se fiz o procedimento correto. a pasta garmin e poi estão vazias. a pasta map tem: gmapsuppv1208. E agora?

doctormcz

#13 Mensagem por doctormcz »

no youtube tem um rapaz: Paulo Hi, q ensina de uma forma bem simples, mas ele tem que me mandar um e-mail para q eu possa fazer o passo a passo.....rsrsrsr. http://www.youtube.com/watch?v=kMJ9lKgVGZk

jasgrafica

#14 Mensagem por jasgrafica »

doctor,
O nome do mapa que está na pasta Map do cartão [gmapsuppv1208] precisa ter a extensão .img
ficando então como gmapsuppv1208.img

Aí será visto quando escolher os mapas na configuração.
Deixe somente ele ativo, desative o americano.

Ps: seria mais identificativo se o nome fosse algo como TRC1208.img, mas gosto é gosto, quem manda é você :D

[]s

Garmin Nuvi 3760

Angelone

#15 Mensagem por Angelone »

Caramba, espero q o Doctor nao desanime, rss.. O arquivo "gmapsuppv1208" na pasta Map do cartão, deve ser o Tracksource v12.08, mas faltaria a terminaçao img. A terminaçao do arquivo nao aparece porque deve estar habilitada a opçao de ocultar extensao de arquivos no Windows, desabilite essa opçao. No Windows, normalmente fica em "Painel de Controle", "Opçoes de Pasta", "Modo de Exibição" onde se deve desabilitar a opçao "ocultar tipos de arquivos conhecidos". Isso é importante para se conhecer o tipo de arquivo que estamos observando. Qualquer mapa para Garmin com padrão img colocado na pasta Map do cartao deverá ser reconhecida pelo sistema. Esteja seguro que baixou a versão do mapa para cartão SD. No caso da ultima versao do Tracksource o arquivo baixado é o gmapsupp_v1208.zip. Existe a real possibilidade de voce ter passado esse arquivo para a pasta Map, ai nao vai ser reconhecido nunca. Ele tem que ser descompactado. Só nao me lembro se ele será descompactado como um arquivo gmapsupp_v1208.exe (executavel) ou um gmapsupp_v1208.img. Se for o executável basta clicar nele com o gps plugado no micro que o mapa sera instalado em uma das pastas possiveis, possivelmente na pasta Garmin (ou Map). Confira esses detalhes.
Por fim, obrigado pela informaçao da PCB P/N do seu gps.
Continue postando suas duvidas q vc vai chegar lá..
Abç

Angelone

#16 Mensagem por Angelone »

Corrigindo...
O tracksource ultima versão(12.08) para cartão SD, gmapsupp_v1208.zip, quando descomprimido gera o arquivo gmapsupp.img que deve ser copiado para a pasta Map do cartao SD. O nome pode ser alterado a gosto, mas a terminaçao img nao.

doctormcz

#17 Mensagem por doctormcz »

para criar as pastas : map, poi e garmin eu fiz assim: criei uma nova pasta, copiei e colei ela no cartão. renomeei com o nome garmin. depois peguei aquela mesma pasta , vazia, que eu criei, copiei e colei, de novo,renomeei-a com o nome poi e depois fiz o mesmo procedimento criando uma pasta map.....rsrsrsrsr. é assim mesmo? eu acho muito simples pra ta certo.
mais uma vez obrigado.

doctormcz

#18 Mensagem por doctormcz »

pessoal qd eu abro a pasta map(que eu criei)tem: gmapsupp_v1208 e qd dou dois cliques nela abre:gmapsupp.img

Batedor

#19 Mensagem por Batedor »

Tchê doctor, esse arquivo "gmapsupp_v1208" que você tem aí dentro da pasta Map, está "in natura", ou seja, compactado bem do jeitinho que você baixou. E não é assim que ele vai funcionar...

Primeiro restaure a propriedade de ver (no seu PC) as extensões de arquivos, conforme o Angelone já ensinou alguns posts acima,

Depois mova esse arquivo "gmapsupp_v1208 " para uma pasta qualquer do PC e descompacte-o dando os famosos "2 cliques". O arquivo resultante será, como você já viu, "gmapsupp.img". Renomeie-o para "TRC_12.08.img", e mova-o de volta para dentro da pasta Map do cartão. A pasta Map conterá, a partir daí (por enquanto), apenas o arquivo "TRC_12.08.img". Futuramente, quando instalares outros mapas, ela conterá os arquivos correspondentes.

É isso. Vá com calma, passo a passo, que vai funcionar.

Abs.

doctormcz

#20 Mensagem por doctormcz »

GEEEEEEEEEEENTE, PARECE QUE EU CONSEGUI. PELO MENOS JÁ APARECEU NO GPS. QUE ALÍVIO. PENSEI QUE TINHA JOGADO DINHEIRO FORA....MUITO OBRIGADO A TODOS. TERÇA, VOU PARA RECIFE E JÁ VOU USÁ-LO.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”