dúvida City Navigator Brazil v4

Mensagem
Autor
guibrito

dúvida City Navigator Brazil v4

#1 Mensagem por guibrito »

Olá,

testei um sd do City Navigator Brazil v4 no meu nuvi 270, na cidade de Feira de Santana (BA). Os mapas estão no lugar errado. O carrinho do GPS fica em umas duas ruas de diferença. Lembrei de alguns posts do projeto e desabilitei os mapas pré-instalados (EUA e Europa). o problema persistiu. Creio não haver problema no GPS, pois com os mapas pre-instalados funcionam numa boa (testei nos EUA). também o TM um dos TR do projeto funcionam numa boa (Ainda não tive oportunidade de testar o TRC-BA com o mapa de Salvador do Simmonds!). Alguém já teve pode problema parecido ou, mesmo não tendo tido, poderia me ajudar?

Obrigado,

Guilherme

mhcosta

Re: dúvida City Navigator Brazil v4

#2 Mensagem por mhcosta »

caro guibrito,

isso vem acontecendo com outras pessoas em outras cidades tb.

eu tive um problema parecido, em um determinado ponto em niteroi, passei a andar fora da estrada, como se estivesse voando.

abs,
marcelo

cpandora

#3 Mensagem por cpandora »

Galera, não existe problema nenhum... basta ver o que estão dito no site da Garmin:

Detailed Coverage

Minas Gerais
• Belo Horizonte
Rio de Janeiro
• Rio de Janeiro
São Paulo
• Campos do Jordão
• Carapicuíba
• Diadema
• Itaquaquecetuba
• Osasco
• São Caetano do Sul
• São Paulo

O resto é "Coverage Provided Using Unverified Data" ... ou seja não rolou um camarada passeando com o GPS para construir o mapa... Diferente do TrackSource onde os mapas São construidos de acordo com tracks gravadas por usuários no local... mas o City Navigator ainda é um bom mapa, vc pode usar os dois.
dá uma olhada lá: http://www8.garmin.com/cartography/mapS ... azilnt.jsp
Abç. FELIPPO MONTENEGRO

Simmonds
Contato:

#4 Mensagem por Simmonds »

guibrito escreveu:Olá,

O carrinho do GPS fica em umas duas ruas de diferença.

Obrigado,

Guilherme
Ruas ou faixas ? Tipo, Voce esta fisicamente na Rua São Francisco de Assis e o desenho do carro representado no GPS esta na Rua Aristeu Cerqueira ?

Guilherme, sabemos que cada apartelho de GPS tem um grau de precisão maior ou menor que outro, e como temos no mercado inumeros tipos e modelos de GPS, vai ser muito dificil que se consiga criar um traçado que atenda a todos.
Porem se voce usa o GPS apenas para se referenciar, se ele tiver a opça£o de FIXAR NA ESTRADA pode resolver este problema.

Aqui em Salvador em determinados pontos eu tenho esse problema, e como sou o desenvolvedor atual, estou ajustando os traçados a uma situaça£o média depois que passo pelo mesmo local umas 3 ou 4 vezes, e nestes mesmos locais, cada dia a precisão difere de acordo com o tempo, principalmente se houver predios altos e muitas arvores.

No trajeto que faço todos os dias para o trabalho eu ja ajustei e ficou bem legal a precisão esta em torno de 6 a 7 metros o que corresponde ao deslocamento de uma ou duas faixas de rolamento para a direita ou esquerda e para uma pista que tenha só as duas faixas , as vezes fica fora mesmo

Ja na paralela, como é ceu bastante aberto, consigo precisão de 5 a 7 metros de deslocamento, mas la São 3 faixas e as vezes 4, da para ficar centralizado.

Imagem
Imagem

guibrito

#5 Mensagem por guibrito »

Simmonds,

A incongruência é de Ruas mesmo. não de faixas. Estou, por exemplo, fisicamente na Av. Getúlio Vargas (uma avenida larga, com três faixas de cada lado e canteiro central) e o carro representado no GPS estão duas ruas mais a  esquerda. Isso, imagino, deva dar mais de 100 metros de diferença entre o local físico real e o representado no GPS.

Sei que cada apartelho de GPS tem um grau de precisão maior ou menor que outro. Apenas achei curioso pq em um dos mapas pré-instalados (EUA), que já testei, a representaça£o corresponde fielmente a  localizaça£o física.

Ainda não tive oportunidade de testar o mapa de Salvador que vc desenvolveu, mas já testei o TM de Feira e acho que o TRI até salvador e a representaça£o tbm correspondia a  realidade (exceto na chegada ao aeroporto, mas sei que era pq não havia mesmo os mapas atualizados).

A próposito de prédios altos, Será que essa irregularidade pode ter sido provacada pelo fato de o GPS ter localizado os satélites comigo parado ao lado de meu prédio, que é um pouco alto?

Um abraço,

Guilherme

Simmonds
Contato:

#6 Mensagem por Simmonds »

Bem meu amigo, neste caso so resta mesmo esperar que haja as alterações, olhei no Projeto e Feira de Santana encontra-se disponivel para qualquer interessado.

não conheço as funcionalidades da maioria dos Aparelhos de GPS, sei que alguns não gravam trilhas ou quando gravam, gravam de forma simples e muitas vezes não serve para determinar um traçado proximo da realidade.

Estou colocando um pequeno arquivo de Track referente a feira de Santana, voce vai ver que tambem em algumas ruas fica fora, veja se a diferença é a mesma ou não. se puder, mande para mim algumas trilhas produzidas pelo seu GPS para eu dar uma olhada, pode ser que se consiga através dela melhorar a situaça£o do mapa de Feira e quem sabe Rotea-la
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Imagem
Imagem

erbipjr
Contato:

#7 Mensagem por erbipjr »

Tambem verifiquei este 'deslocamento' aqui em Goias. Em duas cidades, o mapa parece estar deslocado. Em Valparaiso de Goias, o deslocamento deve ser de uns 70 metros. já na cidade de Luziania (GO), o mapa pode estar deslocado em até 10 km. Quando estou no centro da cidade, o gps me coloca em uma regiao 'vazia', que calculo deva estar as uns 10 km fora da cidade. não há qualquer possibilidade de utilizaça£o do gps nesta cidade, embora o mapa esteja completo, com todas as ruas e muitos 'pois'.
Estou usando o City Brazil N4 em um palm Garmin IqueM3. não é problema do gps, pois vou com certa frequencia aos EUA e o utilizo lá. Outra observaça£o é quanto a  precisão registrada na pagina Quegps. Nos Eua, a precisão fica em torno dos 2 metros. Aqui, a melhor já registrada foi de 8 metros. Alguns casos ficou acima de 40 metros.
Acho que esta Versão continua a valer somente para RJ, SP e Belo Horizonte.
Ainda vou testar o GPS em Brasilia, para ver se lá acontece a mesma coisa.

Ayrton José Martins

#8 Mensagem por Ayrton José Martins »

Acredito deva ser referente a cada aparelho...
Quando instalei o City Brasil 4 no meu Zumo 550 e o liguei pela primeira vez para testar, na saída de casa a imagem da moto apareceu na rua do lado, mas logo que comecei a me deslocar, a imagem centralizou na minha rua e isso não voltou mais a ocorrer...

Sandro Tannuri

#9 Mensagem por Sandro Tannuri »

Realmente o CNBV4 tem problemas desse tipo em cidades que não as citadas no site da Garmin como cobertura detalhada, este feriado fui a Angra dos Reis/RJ e naveguei pelo mar um bom pedaço mesmo estando de carro e com as 4 rodas secas na estrada. Troquei na hora pelo TRC e voltei para a estrada. No Zumo 550 posso levar quantos mapas couberem no SD e ir trocando pelo caminho conforme a ocasião, isso é otimo pois o TRC e o CNBV4 se complementam, em alguns lugares uso um e em outros uso o outro.

Abraços,

Sandro Tannuri

jadmaxs

#10 Mensagem por jadmaxs »

Editada pela moderaça£o.

Msn: jadmaxs@hotmail.com
Igo May Way 2006 , Destinator 7 Q4 2007 , Mio Map 3.3 , Sygic DRIVE 7.50.229 , Route 66 ,
Conheça o site: http://www.portalgps.com.br, confira!!!

Wallace
Contato:

#11 Mensagem por Wallace »

A mensagem acima alem de deselegante para mim já esta virando Spam aqui.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

nqnnospam

#12 Mensagem por nqnnospam »

Pessoal, não é problema de GPS, mas sim do mapa, que estão muito ruim.

Vejam o mapa de Feira de Santana no Google Earth, por exemplo. estão tudo completamente fora de lugar. Como a Garmin deve ter comprado os mapas dela no mesmo lugar que o Google, é natural que ambos estejam com sérios problemas de referenciamento.

A soluça£o aos usuários do CNBrasil é relatar o problema a  Garmin e aguardar a correça£o.

No TRC-BA algumas ruas de Feira de Santana já estão roteáveis. Aguardo contribuições para adicionar mais informações. Caso haja interessados, o mapa municipal TM pode ser transformado em roteável (com algum trabalho, é verdade :) ).

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

JorgeBerrios

#13 Mensagem por JorgeBerrios »

Olá pessoal! Sou novo por aqui. Moro em Terra Rica, cidade do noroeste do Paraná. Tenho um Nuvi 250 adquirido em Portugal quando estive por lá e na Espanha. Funcionou perfeitamente, a  excessão de estradas novíssimas que não estavam na Atualização que eu tinha naquele momento. Agora comprei o City Navigator Brazil V4 e não estou nem um pouco satisfeito. Ao que parece, só funciona nas cidades que já constavam na Versão 3. Tive a oportunidade de testá-lo durante este feriado (1° de maio) e fim-de-semana. Nas cidades que dispõem de mapa, o navegador não reconhece as mãos de direça£o; outras vezes o mapa não coincide com a ruas reais, dando diferença de 1, 2 e até 3 quadras; quando a gente passa por uma estrada que corta alguma cidade "roteável", o navedor fica "louco" mandando pegar ruas para entrar na cidade que sequer foi colocada como "ponto viário", isso quando você não aparece subitamente no meio da cidade (como por ex. Assis/SP ao passar pela rodovia Raposo Tavares); em muitas entradas, principalmente as municipais/secundárias, o "carrinho" aparece no meio do canavial enquanto a estrada é vista no visor a cerca de 4-5km para o lado, aí­ o navegador começa a ladainha: "recalculando", quando deveria não dizer simplesmente nada. E isso não acontece só em estradas secundárias. Acontece também na PR-376, entre Loanda e Paranavaí. Quando passei por vários trevos na rodovia Raposo Tavares (SP), o Nuvi manda pegar outra estrada que não tem qualquer lógica. São tantas incongruências, que na verdade meu navegador transformou-se em um "brinquedinho legal", mas inútil. não alimento esperanças de melhora sequer para Curitiba. Quiça¡ um dia desses vá para São Paulo capital e lá... Veremos! Alguém pode me dizer se ao menos em São Paulo funciona?

eduardoefb

#14 Mensagem por eduardoefb »

Acredito que em São Paulo, Rio e BH deva funcionar legal .

você pode tambem baixar os mapas do tracksource. Para estradas (rodovias) e também para SP, RJ e BH estão melhores dq o City Navigator Brasil V4.

Como você já comprou o mapa do CNBV4, você pode instalar os mapas do tracksource em um outro cartão de memória, e vc pode escolher o mapa para determinada situaça£o

Abraço!

Jibam

cpandora

#15 Mensagem por cpandora »

Tem uma galera aqui http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=89538 que conseguiu colocar o City Navigator V4 junto com os do TrackSource no NUVI. Vai lá... FELIPPO MONTENEGRO

JorgeBerrios

#16 Mensagem por JorgeBerrios »

Obrigado pelas dicas e esclarecimentos. Tenho mais uma pergunta: como faço para colocar mapas do projeto tracksouce na memória interna do meu Nuvi 250 sem apagar o "City Navigator Europe NT v9" que já estão lá? A idéia é usar os mapas do tracksource onde o CN v4 não funciona. O pessoal da comunidade do orkut acima mencionada já tinha o CN v3 na memória interna e colocou o tracksource em um cartão SD. a‰ uma situaça£o diferente e para mim que sou leigo fica difícil conhecer o "pulo do gato".
Desde já, obrigado.
Jorge

rmfsouza

#17 Mensagem por rmfsouza »

Basta copiar o conteudo da pasta GARMIN do cartão para a memória interna do Nuvi. Tenha cuidado apenas em não sobrepor nenhum arquivo.
No caso do Tracksource, a pasta GARMIN é composta de apenas 1 arquivo.

Beto

Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista

mhcosta

#18 Mensagem por mhcosta »

Gente,

testei ontem mais uma vez o CNBV4.

Tinha que ir na Rua do Riachuelo, numero 97, aqui no Rio de Janeiro.

Durante o percurso, nao ocorreu nenhum problema, porem, qdo chegamos na rua do Riachuelo, ele errou feio.

Ele apontou "Chegando ao Destino" quando estamos simplesmente no numero 371. e mole ?!?!

Que precisao maluca e essa?!? O ponto real ficava a pelo menos uns 4 a 5 quarteores do local que ele apontava.

abs,
marcelo

cpandora

#19 Mensagem por cpandora »

Pô Marcelo, tudo bem que ele vacilou um pouco... mas pensa bem na galera que não conhece o Rio... ao menos ele levaria a  rua correta, e é isso que devemos esperar do aparelho, ou Será que estou errado? A numeraça£o segue uma ordem lógica e é só segui-la para chegar ao local desejado; na pior hipótese este trecho fica na contra-mão, mas aí­ é só retornar o quarteirão, certo? Abç. FELIPPO MONTENEGRO

mhcosta

#20 Mensagem por mhcosta »

Tb acho !

O fato de te deixar na marca do penalty já é muito bom, mas fica aquele gostinho de que da hora de chutar a bola bateu na trave ! :D

O engraçado é que em algumas vezes o ponto é preciso, em outros fica completamente fora.

Mas mesmo assim, o importante é chegar.

Costumo dizer que:

"Todos os caminhos levam a Roma, mas quem tem GPS chega mais rápido!" :lol:

Abs a todos,

Marcelo

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”