Criação de sistema para chamar táxi em todo país

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Dairton

Criação de sistema para chamar táxi em todo país

#1 Mensagem por Dairton »

Pessoal, sou taxista em Penha - SC e, como qualquer taxista de qualquer pequena cidade, sofro com a demora no desenvolvimento, o que acontece primeiro nas grandes cidades, devido à demanda ser maior e ser mais fácil tirar o investimento com soluções.

Para se chamar um táxi numa cidade grande, os usuários recorrem às centrais de táxi, que antes eram chamadas de rádio táxi. Nessas rádios táxis, o passageiro ligava e pedia um táxi, o atendente anunciava as características da corrida, através de PXs, rádios VHF, etc, e o taxista que melhor pudesse atender aquele passageiro, iria atender.

Hoje, já temos soluções mais poderosas, que, pelo rastreamento dos táxis e comunicação por GPRS dão mais agilidade e conforto às partes. Não existe mais essa do atendente apertar o PTT e perguntar quem está próximo da rua tal, pois, os sistemas são capazes de, automaticamente, fazer a comunicação com o táxi e enviá-lo pro passageiro. Tais soluções já estão até dispensando os rádio comunicadores.

Acontece que dá para criar n soluções, desde soluções que não usam rastreadores, não usam rádios comunicadores, e nem comunicação por GPRS, até as soluções com tudo isso.

Mas, como falei no começo, quem está numa cidade pequena, sofre por não ter demanda que justifique o investimento.

A minha idéia é a unir forças para criar um sistema que possa funcionar em todo país e que possa facilitar a vida de passageiros e taxistas.

Imagine você, numa cidade que não conhece, poder solicitar um táxi de uma maneira eficiente, sem precisar pegar números de centrais de táxis ou taxistas autônomos? Legal, né?

Agora, se não tiver como, o jeito é pedir pro recepcionista do hotel pra chamar um táxi, ou, pro atendente da lanchonete, etc.

Sei que para se criar um sistema assim é necessário custos mensais fixos, além de investimento com servidores, etc. Na medida do possível, posso tentar bancar esses gastos, claro que daí isso abre a possibilidade de eu cobrar valores, embora que simbólicos, que possam me ressarcir desses gastos.

Já existe o site www.taxisimples.com.br que faz um trabalho muito legal. Em síntese, o passageiro solicita o táxi, através do site ou pelo celular através de um programa, e o site, através de um celular, envia um sms para uns 5 taxistas. O taxista que responder primeiro, recebe um novo sms com os dados do passageiro e este, recebe um sms com os dados do táxi que irá atendê-lo. Quando o taxista concorda em fazer a corrida lhe é cobrado um valor de R$ 2,00, para ajudar a bancar os custos de toda operação.

Acontece que já faz vários dias que solicitei o cadastro do meu táxi, e nada! Parece que o projeto parou!

Bem, espero que nesta minha busca por parceiros eu possa encontrar vários Casarettos, vários Chicões e entre outras pessoas que fazem a diferença em projetos voluntários. Mas, isso não quer dizer que somente quem se dedica mais é que tem valor não, os que contribuem pouco também são importantes para qualquer projeto.

Fico no aguardo por parceiros.
Abraços.

Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Desenvolvedor meia-boca de umas 15 cidades (SC e RS).
Socando o pau, pra ficar tudo legal!
Nuvi 200 + TrackSource

Nathan.Ribeiro

Re: Criação de sistema para chamar táxi em todo país

#2 Mensagem por Nathan.Ribeiro »

Prezado Dairton,

Suas preces foram ouvidas. Já existe sim um sistema como este que você está buscando e ele já está em plena operação na região metropolitana de São Paulo. Chama-se Taximov. Acesse www.taximov.com.br e veja o vídeo para saber mais: http://www.youtube.com/watch?v=dshjM7M68v0

O Taximov é de abrangência nacional. Para ele ser implementado em uma determinada cidade, basta que taxistas da cidade firmem um contrato com o Serviço Taximov. Também é preciso divulgar na cidade e firmar contrato com empresas. Somente trabalhamos com taxistas legalizados, portanto é necessário documentação que comprove isto. Cobramos R$ 3,00 por corrida ou 10% do valor da corrida com utilização de e-voucher (boleto de táxi eletrônico). Não estamos cobrando manutenção mensal, apenas uma taxa de adesão de R$ 1,00.

O Taximov funciona através de celulares com GPS e acesso a Internet. Não precisamos de atendente. O computador encontra o táxi livre mais próximo do cliente e envia para ele o convite para a corrida. Se o taxista aceitar, o sistema informa o cliente sobre os dados do táxi e do tempo estimado de chegada (que o sistema calcula). Se o cliente confirmar, está feita a corrida. Estou à sua disposição para mais esclarecimentos. Ligue 11-4148-6623. Att. Nathan.

Dairton

Re: Criação de sistema para chamar táxi em todo país

#3 Mensagem por Dairton »

Para ele ser implementado em uma determinada cidade, basta que taxistas da cidade firmem um contrato com o Serviço Taximov
Taí uma coisa complicada de se fazer numa cidade pequena. Normalmente os taxistas são desconfiados com todas e quaisquer novidades. Dizem que não funcionará, que ele já tem clientes o suficiente, etc.
Acredito que o caminho seja se começar o cadastro com somente 1 taxista, pra, daí, os outros virem atrás. Não acho que conseguiríamos cadastrar mais que meia dúzia, sem que, antes de mais nada, eles possam ver em funcionamento e dando resultado!!
Antes de ter meu táxi no município de Penha, trabalhei 1 ano como motorista auxiliar, em Balneário Camboriú. Vou te citar um exemplo de lá: 2 taxistas compraram, cada 1, um rádio VHF e um repetidor, que colocaram num dos prédios daquela cidade. No começo, a "rádio táxi" era somente os dois. Com o passar do tempo, os outros taxistas começaram a perceber que aqueles dois trabalhavam mais e melhor, e começaram a aderir. Quando eu saí de lá, já estavam 13 táxis com os rádios VHF funcionando, tava legal e muito ainda pra melhorar.

Também é preciso divulgar na cidade e firmar contrato com empresas.
Olha, este é outro ponto que é capaz de desanimar, ainda mais, taxistas de cidades pequenas. Enquanto, em cidades maiores, o taxista se associa à uma cooperativa e, na mesma hora, já começa a fazer corridas passadas pela central, não seria nada animador ter que bater na porta de empresas e oferecer o serviço, pois, se for para visitar empresas, eu, pelo menos, prefiro entregar meu cartão de visitas.
Pra você ter uma idéia, tem cooperativa de táxi que tem falta de táxi, em certos horários.

Somente trabalhamos com taxistas legalizados, portanto é necessário documentação que comprove isto.
Ótimo!

Cobramos R$ 3,00 por corrida ou 10% do valor da corrida com utilização de e-voucher (boleto de táxi eletrônico). Não estamos cobrando manutenção mensal, apenas uma taxa de adesão de R$ 1,00.
Quanto aos valores, acredito que não seja problema, mas, quanto mais "caro", mais abre espaço pra "concorrência".

O Taximov funciona através de celulares com GPS e acesso a Internet.
Vi que são necessários aparelhos, da marca Nokia, que custam cerca de R$ 300,00. Já trata-se de um pequeno investimento, que poderá impedir muitos de aderirem.

A minha idéia é a de ajudar a desenvolver na prática sistemas que possam ajudar a muitos. Uma boa coisa que podemos discutir é a de usar GPSs Garmin e rastreadores, com interface nos GPSs Garmin. Assisti no vídeo que o sistema dá uma rota para ir até o passageiro. Seria mais interessante que, ao receber um chamado, o software colocasse o endereço de origem no GPS Garmin. Outra idéia interessante seria que não fosse necessário digitar o valor da corrida e nem que a corrida terminou, que o taxímetro "conversasse" com o sistema. Tenho contato com um excelente fabricante de taxímetros, em Curitiba, posso fazer o contato com ele, pra irmos bolando novas soluções.
Pra tu ter uma idéia, o Eude, fabricante de taxímetros em Curitiba, desenvolveu taxímetros que dão a bandeira 3 e 4, permitidas em Curitiba. Essas bandeiras são ligadas automaticamente, conforme posição no receptor GPS interno, pois, as bandeiras 3 e 4 são para fora da cidade.

Bem, espero não ter sido durão demais, mas, jogar limpo e ser realista, ajuda bastante.

Abraços.

Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Desenvolvedor meia-boca de umas 15 cidades (SC e RS).
Socando o pau, pra ficar tudo legal!
Nuvi 200 + TrackSource

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”