onde salvar mapa TRC-Brasil na versão para Cartão SD?

Mensagem
Autor
ricgrego

onde salvar mapa TRC-Brasil na versão para Cartão SD?

#1 Mensagem por ricgrego »

Bom dia.

Estou começando a usar GPS e tenho um Nüvi 1450.
Ainda estou meio perdido na diversidade de tipos de arquivos de mapas e softwares para transferência. Mas como eu consigo acessar a memória do GPS como mass storage media, baixei daqui o mapa TRC-Brasil na versão para Cartão SD.
Então liguei o aparelho em três modos:
  • Sem colocar o arquivo no GPS;
  • Com o arquivo na pasta \Garmin;
  • Com o arquivo na pasta \.System, que é onde tinha outros arquivos .img.
Desliguei e liguei o aparelho, em nenhuma das vezes consegui ver ruas de São Paulo. Parece que só mostra rodovias principais.
Também não aparece nenhum mapa extra indo em Ferr. > Definições > Mapa > Infor, onde aparece só a opção CN North America NT2011.10.

Estou com duas dúvidas:
  • 1. Posso mesmo simplesmente pegar esse arquivo .img e colocar na memória do GPS e isso deveria funcionar? Se for isso, estou colocando em pasta errada?
  • 2. Esse TRC-Brasil tem as ruas de São Paulo, ou preciso de algum arquivo adicional?
Agradeço se puderem responder essas duas perguntas, enquanto descubro se eu tenho o CD com o Mapsource para tentar de outra forma.

Obrigado.

Ricardo

FHBGPS

Re: onde salvar mapa TRC-Brasil na versão para Cartão SD?

#2 Mensagem por FHBGPS »

Ricardo,
Antes de mais nada, tenha sempre um backup dos dados do GPS.
MAPAS: Crie no cartão OU na memória do GPS a pasta MAP e nela coloque os seus mapas. Como por exemplo: Tracksource Brasil, Autoguia, City Navigator South America. Nos modelos da série nuvi 1xxxx ou superiores, você pode renomear os mapas a seu modo, desde que não altere a extensão .IMG. Como pode ver os arquivos estão descompactados.
PONTOS DE ALERTA (POI): Crie também no cartão OU na na memória do GPS a pasta POI e coloque os alertas de radares, semáforos radares, perigo, quebra-molas, dentre outros. Você pode obter esses alertas no site do projeto tracksource. Lembrando que o GPS somente reconhece os arquivos descompactados.
Eu particularmente prefiro pegar os alertas de radares, não sei se posso falar isso aqui, no site http://maparadar.com/ (desculpe-me se infringir alguma regra do fórum). Dá um pouquinho mais trabalho, mas ao menos as atualizações são diárias. Para instalar os alertas, basta seguir o tutorial no fórum do site http://maparadar.com/forum/viewtopic.php?f=143&t=2687.
Não utilize mais de uma fonte para o mesmo tipo de alerta, pois poderá sobrecarregar o processador do GPS e deixá-lo lento.
Escolha a fonte que mais te agrada e termos de confiabilidade das informações e som dos alertas
Enfim, espero ter ajudado.
Abraço.
FHBGPS

dabliuagaeme

#3 Mensagem por dabliuagaeme »

ricgrego escreveu: Estou com duas dúvidas:
  • 1. Posso mesmo simplesmente pegar esse arquivo .img e colocar na memória do GPS e isso deveria funcionar? Se for isso, estou colocando em pasta errada?
  • 2. Esse TRC-Brasil tem as ruas de São Paulo, ou preciso de algum arquivo adicional?
Ricardo
Respostas:

1- Um arquivo corrompido durante o download pode travar o GPS se carregado na memória interna desse. Se carregado no SD Card pode-se destravar o GPS simplesmente ligando-o sem o cartão.
Assim, para preservar a memória interna do aparelho, devemos nos valer do cartão para carregar arquivos que são atualizados frequentemente como mapas TrackSource, alertas, etc.

2- Que arquivos dentro do GPS/SD Card contém mapas?
Os Garmin hospedam mapas dentro da pasta / Garmin /. Nos modelos de série 1xxx a Garmin passou a hospedar os mapas dentro da pasta oculta /.system, mas reconhece mapa em pasta / Map/.

Todos os arquivos de mapa tem formato IMG. Assim teremos gmapprom.img, gmapsupp.img, gmapbmap.img, gmaptz.img, etc.

Exceto nos modelos de série 1XXX, quando no cartão o Garmin só reconhece arquivo de mapa se este estiver nomeado gmapsupp.img.

Na verdade você pode colocar quantos mapas quiser e com o nome de arquivo que desejar, desde que no formato .img e o GPS reconhecerá. Tanto na memória interna quanto no cartão SD. Isso é ótimo pois você não precisa ficar juntando mapas em pacotes ou se limitando a 2 ou mais arquivos .img

Assim podem ser colocados arquivos de mapa na pasta Map com os nomes dos mapas, como por exemplo:
- Autoguia.img
- CNBr.img
- tracksource.img
etc
Todos são reconhecidos pelo aparelho.

Como instalar o mapa do Brasil no meu GPS?.

Existem duas maneiras de se instalar o mapa do Brasil no GPS.
Uma é carregando diretamente dentro da pasta /Map/ para GPS de serie 1xxx o arquivo gmapsupp.img baixado da NET.
Outra é se valendo do programa MapSource tendo o mapa instalado no PC e lógicamente desbloqueado para o seu aparelho.

Que mapa do Brasil carrego no meu aparelho?
Para Garmin existe no Brasil 3 produtores de mapa.
TrackSource - que disponibiliza gratuitamente o mapa do Brasil de nome TRC-Brasil, atualizado mensalmente.
NAVTEQ - que comercializa no mercado o mapa do Brasil de nome City Navigator Brasil, mais conhecido pela abreviatura CNBr, atualizado normalmente 3 vezes por ano.
Multispectral - que comercializa no mercado o mapa do Brasil de nome AutoGuia, atualizado de 20 em 20 dias.

Pode você carregar no aparelho/SD card os 3, 2 ou somente um deles, se valendo dos nomes de arquivos de mapa reconhecidos pelo sistema conforme descrito acima.

Recomendo carregar o TRC BRasil no cartão e o CNBr e AutoGuia na memória interna pelo simples fato de preservação dela, evitando-se carregamentos e descarregamentos constantes dado a atualização do mapa. Em que pese que o AutoGuia tem a menor periodicidade de atualização, esse, sendo um mapa novo com erros que estão sendo corrigidos em novas versões, por enquanto está sendo pouco utilizado, entretanto é o único que por enquanto tem certas cidades mapeadas e por isso justifica sua manutenção no aparelho.

Dilsonpb

#4 Mensagem por Dilsonpb »

dabliuagaeme
Basta transferir o arquivo descompactado para o GPS e voce já vai ter todas as ruas do Brasil (mapeadas é claro), não necessitando de nenhum arquivo adicional.

Dilson Brito
Garmin Nuvi 255; Nuvi 765T; 60Cs; Tablet 7 Android"; Smarthphone 5" Android.

ricgrego

#5 Mensagem por ricgrego »

Eu já havia visto outro post e tentei criar a pasta Map mas não tinha funcionado.
Agora baixei de novo o zip, descompactei novamente e testei com o novo arquivo. Funcionou!
Agora vamos ao teste com os POI! Pelo que entendi é só criar uma pasta POI e colocar os arquivos baixados, certo? Vou tentar.

Infelizmente estou sem cartão aqui. Assim que puder compro um e passo a usá-lo. Por enquanto estou fazendo os testes direto na memória.

Obrigado!
Ricardo

Ivan
Contato:

#6 Mensagem por Ivan »

Boa tarde Ricardo.
Infelizmente estou sem cartão aqui. Assim que puder compro um e passo a usá-lo. Por enquanto estou fazendo os testes direto na memória.
Cuidado !!! Existem relatos de Nuvi sem funcionar depois de muito mexidos na memória interna.
Se não fez faça logo um "back up" de seu Nuvi, e compre urgentemente um cartão, pois se der zebra, basta retirar o cartão.

Você está brincando com fogo !!

ricgrego

#7 Mensagem por ricgrego »

Uau! Que perigo!
Vou comprar um cartão logo.
Obrigado.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”