POI LOADER

Mensagem
Autor
lmm78

POI LOADER

#1 Mensagem por lmm78 »

Amigos,

Tenho procurado no site e consultado constantemente o fórum, manuais e tutoriais que encontrei na internet (portal GPS, projeto tracksource, etc...) porém, mesmo achando alguns tópicos a respeito não consegui tirar minhas dúvidas sobre a utilização do POI Loader.

Tenho um Nüvi 200W e o cartão do City Navigator Brazil original da Garmin... baixei o mapsource, tracksource, poi loader e vários mapas do projeto tracksource (TRR, TRI, etc....).

não consigo utilizar o POI? Principalmente para os radares :roll:

Moro em São Paulo capital e Após consultas aos sites e fóruns que mencionei acima, em um deles a explicação foi a seguinte... que ao caminhar pela cidade, ao se passar por um radar, eu simplesmente deveria tocar na tela do GPS e gravar aquele ponto... mas e dai? :?: :!: :?:

Tenho visto que os POI de radar São configurados com velocidade, que avisam quando próximos, etc ... mas eu não consigo fazer isso de jeito nenhum... como devo proceder? Posso ter este tipo de função no Nüvi 200W + cartão City Navigator... ou só consigo gravar estes POIs nos mapas do projeto tracksource? E se for assim, como devo proceder? :shock:

Vocês (que já tem mais experiência no assunto) poderiam me dar uma luz?? :roll: :idea:

Obrigado

Aggressive by Nature
Nüvi 200W + CN NT Brazil 2010.30 + Projeto Tracksource
"Eu vou embora mas eu levo o que é meu..."

elderluis

Re: POI LOADER

#2 Mensagem por elderluis »

Nossa, que confusão! :shock:

Vamos separar as coisas, os POI São pontos que JÁ ESTÃO no mapa, ou seja, qdo vc envia o mapa para o GPS, eles vão junto automaticamente.

Qdo vc marca um ponto no GPS e esse ponto não existe anteriormente naquele mapa que vc colocou no GPS, aí esse ponto vai se chamar WAYPOINT. Qual a diferença? O waypoint que vc marcou, só vc tem acesso a ele e vc pode mandá-lo para quem desenvolve o mapa para que ele seja integrado ao mapa e qualquer um tenha acesso. Apartir desse momento, o Waypoint virará um POI. Outra coisa, o Waypoint que vc marcou vc pode apagar qdo quiser, já o POI vc não consegue apagá-lo do mapa.

Se vc quiser que seu GPS "apite" ou te avise qdo vc chegar perto de um radar ou qualquer outro POI que tenha no mapa, basta configurar ele para que te avise ao chegar a X metros de uma determinada categoria de POI, que pode ser radar, farmácia, mercado, etc....

não sei se fui muito claro para explicar a diferença básica entre eles, sugiro que vc utilize a ferramenta de procura aqui do forum para maiores informações, existem centenas de posts sobre o assunto.

...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

lmm78

#3 Mensagem por lmm78 »

Opa... obrigado... algumas coisas já começaram a ficar mais claras....

Mas vamos 'tocar o barco'...

Ok então, eu marquei um waypoint no mapa... eu consigo fazer com que o GPS me avise a 'x' metros deste waypoint?

Outra coisa, como uso muito o GPS em SP capital, me indicaram comprar o cartão CN Brazil original da Garmin pois me disseram que os mapas da tracksource por melhores que fossem não teriam todos os detalhes e/ou funcionalidades, visto que a cidade de São Paulo é muito grande (aproveito pra perguntar, é verdade? o mapa original da Garmin para SP capital é mais completo que um mapa urbando de sp do projeto tracksource?)... pois bem, eu consigo enviar os waypoints que eu marco neste mapa (o do cartão?)

Mais uma 'duvidazinha' (me perdoe a ignorância)... caso seja possível enviar os waypoints gravados no mapa da Garmin (e não do projeto Tracksource)... como devo proceder? Que softwares usar?

Obs.: é fo## ser novato em um assunto... :oops:

Aggressive by Nature

elderluis

#4 Mensagem por elderluis »

Ok, sem stress, no começo é assim msm... 8)

Vc pode sim configurar seu aparelho para ele lhe avisar qdo estiver a X metros do Waypoint ou do POI, sem problemas. Pelo visto vc está começando a usar o GPS agora, portanto, aconselho a se familiarizar um pouco mais com o aparelho, simbologia e o próprio funcionamento, no começo é td novo e "estranho", depois que vc pega o jeito, aí sim dá pra "tocar o barco" sem problemas, é questão de costume e IR COM CALMA.

Particularmente desconheço esse cartão que vc mencionou, mas por outro lado, conheço bem os mapas do projeto e posso lhe garantir que os mapas de SP capital São muito bons. Qual é sua maior necessiadade? Localizar locais específicos? Ruas? Endereços? Dependendo da sua necessidade, dá para encaminhar para um caminho, mas utilize tranquilamente os mapas do projeto que São satisfatórios e bem detalhados.

não sei se entendi bem sua pergunta, vc quer saber se dá para "extrair" os POI que tem no mapa da Garmin? É isso? Se for, pode desistir pq não vai conseguir... vai conseguir apenas editar os Waypoints que vc colher por aí com seu GPS. Bom, de qualquer forma, se for para mexer com Waypoints, aconselho usar o software GPS TrackMaker, que por sinal é o programa que todos os desenvolvedores do projeto utilizam, além de ser FREE, é bem simples, basta espetar o GPS no cabo e pressionar F8 para transferir os dados (rotas e waypoints) do aparelho para o computador e vice-versa.

Se vc quiser colocar os mapas do projeto Tracksource, vai precisar de outro programa que se chama MapSource, que por sinal vem com o GPS. Mas aí vc só vai mandar para o GPS os mapas "fechados", não vai conseguir tirar ou colocar waypoints.... ou é o mapa td ou nada.

lmm78

#5 Mensagem por lmm78 »

não... não quero extrair os POIs não... na verdade só quero poder utilizar os waypoints que eu gravo... como já havia mencionado, principalmente os radares...
Gostaria que meu GPS me avise da proximidade deles e da velocidade máxima para aquele radar, como vejo muitos usuários comentarem aqui no fórum....
Acho que por eu ser 'novato' não entendo todas as intruções que achei pelos fóruns... por isso peço sua ajuda... acho que terei de começar do mais básico que existe... :(

Aggressive by Nature

rodrigodemarque
Contato:

#6 Mensagem por rodrigodemarque »

lmm78 escreveu: Gostaria que meu GPS me avise da proximidade deles e da velocidade máxima para aquele radar, como vejo muitos usuários comentarem aqui no fórum....

Seu MapSource deve estar ainda sem as categorias definidas!
f01.JPG
Para definir um nome para uma determinada categoria clique em EDIT e depois em Preferences
f02.JPG
Vá até a guia Waypoint Categories
f03.JPG
Renomeie a categoria que quiser... aqui no primeiro campo substituímos Category 1 por Radares...Logo depois clique em Aplicar e depois em OK
f04.JPG

já aparecerá sua nova categoria(Radares) na guia Waypoints.
f05.JPG
Para colocar o waypoint nessa categoria e configurar a aproximação iremos criar um novo waypoint... mas isso pode ser feito com qualquer waypoint retirado do seu GPS.
f06.JPG
Aqui iremos escolher um novo ícone, ativar o Proximity e colocar o waypopint na categoria Radares
f07.JPG
Escolhido a "camera" (Scenic Area) para representar o radar
f08.JPG

Em Proximity desmarcamos a guia unknown (desconhecido) e colocamos nesse caso o valor 0.1 KM que representa 100 metros.
Marque na caixa ao lado o item radares; para inserir este waypoint nessa categoria.
f09.JPG
Aqui o waypoint já configurado e com o circulo vermelho ao seu redor indicando o alerta de aproximação
f10.JPG
Outro ícone interessante para se usar é o abaixo... Mas em tese você pode usar qualquer ícone...
icone.JPG
8)

Agora é so ficar fuçando no GPS, no MapSource, no Trackmaker....
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

lmm78

#7 Mensagem por lmm78 »

EXCELENTE... uma das melhores orientações que recebi até agora... :mrgreen:

Como vejo que você é paciente.. vou abusar um pouco :roll: .... assim eu os configuro por proximidade... como faço para que eles me avisem por velocidade?

E para passar esses waypoint configurados... uso o POI Loader? :?:

Aggressive by Nature

elderluis

#8 Mensagem por elderluis »

lmm78 escreveu:como faço para que eles me avisem por velocidade?
até onde eu conheço, não dá para diferenciar a velocidade, para isto vc teria que literalmente LER a informação do POI na tela do GPS qdo ele apitar devido à proximidade.

Para vc mandar esses POI para o GPS é pelo próprio MapSource, essas configurações explicadas já ficam embutidas no pacote de mapas que vc envia ao GPS.

nqnnospam

#9 Mensagem por nqnnospam »

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

lmm78

#10 Mensagem por lmm78 »

Amigo,

Eu já li estas instruções mas não consegui coloca-las em prática... por isso estou recorrendo ao fórum.
Se você puder esclarecer aquelas instruções pra mim, ficarei muito grato.
Por exemplo... como gravo o arquivo ou nome xxxx@50.gpx?
O que é o SW que ele menciona nestas instruções? E PL... é Poi Loader?
As instruções devem ser muito claras para quem já tem alguma experiência... mas para quem está começando como eu, creio que elas não São tão claras.

Obrigado

Aggressive by Nature

nqnnospam

#11 Mensagem por nqnnospam »

Experimente ler a documentação do PoiLoader. Ela está em Português, é ilustrada, e bem detalhada.

Além disso, já existe um tópico sobre o POILoader:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... f=14&t=719

Porque abrir um tópico novo e dispersar a informação, se já existe um tópico sobre o assunto? Um fórum existe justamente para isso, manter a informação organizada num único lugar, e não espalhada em vários tópicos. Peço portanto a gentileza de usar o tópico já existente para novas dúvidas, caso as informações já existente não sejam suficientes. Grato pela colaboração.

Editado pela Moderação
Topico trancado em vista de já existir topico sobre o assunto.
Favor se necessário continuar no topico informado
Agradeçemos a colaboração.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Trancado Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”