Trackmaker e outros programas
-
- Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
- Contato:
Trackmaker e outros programas
Amigos - em recente e-mail ao grupo, escrevi o seguinte, que está em duas partes - um alerta e um pedido de ajuda:
1.- No Trackmaker, abrir menu Ferramentas > Opções > guia Geral > clicar no botão Configurar... em Mostrar Propriedades > marcar as caixas de seleção Seta do Azimute e Total de Pontos. Ao apontarmos o mouse para uma trilha, obtermos informações sobre a direção da Trilha e outros dados, dependendo de como configuramos acima.
2.- Clicar duas vezes numa trilha para selecionar toda ela. Abrir menu Ferramentas > Trilhas e Rotas > Inverter Trilhas e Rotas permite inverter a direção da mesma. Ao apontar com o mouse, veremos que a alteração foi efetuada.
É o caso de aproveitarmos para marcar uma rua mão única durante uma caminhada que damos, mesmo contra-mão. Depois é só inverter. Também é o caso de criarmos uma Rota e desejarmos usar a mesma para o retorno.
3.- Ao abrir um arquivo salvo no formato .gpx usando o MapEdit, basta clicar numa trilha com o botão direito do mouse e marcar a opção "Show Direction", veremos setas indicando a direção. Oportunamente o Casaretto pediu para não citar esse programa, pois ele causa alterações. Isso é um alerta importante e que merece maior divulgação, pois não está claro na maioria dos foruns ou páginas da internet:
... solicitamos encarecidamente que não cite o Mapedit como instrução nem nos grupos nem no Forum porque pessoas com menos conhecimento podem ser influidas a usa-lo e ter grandes perdas.
Desculpa trazer o assunto novamente, mas acho isso muito importante e merece um alerta em vez de apenas fugir do problema. Tambem gostaria que evitassem programas desse tipo, e a melhor maneira seria listar os mesmos e colocar em destaque os problemas que causam.
Algumas vezes estou testando programas de outras fontes e que usam outros programas. Uma boa solução é usar o VirtualPC da Microsoft (agora gratuito - Versão 2007) e instalá-los sem ser no nosso Windows.
Aliás, outros programas causam alterações indesejadas:
Ao salvarmos um mapa usando o Trackmaker, no formato .gpx e editando com o MapSource, da Garmin, seja para usar como mapas de fundo eniviando-os ao GPS, poderemos encontrar alterações nos ÃÂcones. O grupo tem tentado usar ao máximo aqueles que não causam esse problema.
Aquelas datas que estão no campo comentários do Tracksource - ver figura anexa, quando marcamos um novo ponto no GPS, poderã ser copiadas para o campo Data na tela de edição do Trackmaker. Mas as edições com o Mapsource não irão mantê-las. Cito isso porque acho esses dois programas obrigatórios.
Outros programas poderão ser usados para nosos testes ou pesquisas, dependendo das necessidades, como o caso do cGPSMapper, GlobalMapper, etc. Mas para bons mapas como os do grupo Tracksource, nada como o Trackmaker.
4.- Pergunta ao grupo:
Como fazer para criar um mapa de fundo para o Trackmaker a partir de uma imagem BMP ?
Tenho tudo sobre como fazê-lo para criar mapa de fundo para o MapSource e para o GPS, mas nada sobre a operação inversa. Usei o MapEdit e salvei no formato .map, mas esse arquivo não é reconhecido pelo Tracmaker, portanto é mais um motivo para não usá-lo. Hoje dispomos de ferramentas criadas pelo grupo que permitem criar mapas roteaveis e encontrar aqueles difÃÂceis erros, como aquelas trilhas pequeninas ocultas no meio das nossas ou aqueles pontos duplicados que muitos já enfrentaram... Acho que os novos manuais poderã ajudar quem quer criar bons mapas para contribuir como o grupo.
Mas como fazer para criar novos mapas de fundo para o Trackmaker ??? Como ninguem me respondeu, repeti isso tudo neste Forum, que tem um bom nivel técnico. Detalhei mais pensando nos iniciantes, mas sempre seremos iniciantes nalgum setor, pois não é possivel saber tudo sobre todos os assuntos.
Abs - Simeão
1.- No Trackmaker, abrir menu Ferramentas > Opções > guia Geral > clicar no botão Configurar... em Mostrar Propriedades > marcar as caixas de seleção Seta do Azimute e Total de Pontos. Ao apontarmos o mouse para uma trilha, obtermos informações sobre a direção da Trilha e outros dados, dependendo de como configuramos acima.
2.- Clicar duas vezes numa trilha para selecionar toda ela. Abrir menu Ferramentas > Trilhas e Rotas > Inverter Trilhas e Rotas permite inverter a direção da mesma. Ao apontar com o mouse, veremos que a alteração foi efetuada.
É o caso de aproveitarmos para marcar uma rua mão única durante uma caminhada que damos, mesmo contra-mão. Depois é só inverter. Também é o caso de criarmos uma Rota e desejarmos usar a mesma para o retorno.
3.- Ao abrir um arquivo salvo no formato .gpx usando o MapEdit, basta clicar numa trilha com o botão direito do mouse e marcar a opção "Show Direction", veremos setas indicando a direção. Oportunamente o Casaretto pediu para não citar esse programa, pois ele causa alterações. Isso é um alerta importante e que merece maior divulgação, pois não está claro na maioria dos foruns ou páginas da internet:
... solicitamos encarecidamente que não cite o Mapedit como instrução nem nos grupos nem no Forum porque pessoas com menos conhecimento podem ser influidas a usa-lo e ter grandes perdas.
Desculpa trazer o assunto novamente, mas acho isso muito importante e merece um alerta em vez de apenas fugir do problema. Tambem gostaria que evitassem programas desse tipo, e a melhor maneira seria listar os mesmos e colocar em destaque os problemas que causam.
Algumas vezes estou testando programas de outras fontes e que usam outros programas. Uma boa solução é usar o VirtualPC da Microsoft (agora gratuito - Versão 2007) e instalá-los sem ser no nosso Windows.
Aliás, outros programas causam alterações indesejadas:
Ao salvarmos um mapa usando o Trackmaker, no formato .gpx e editando com o MapSource, da Garmin, seja para usar como mapas de fundo eniviando-os ao GPS, poderemos encontrar alterações nos ÃÂcones. O grupo tem tentado usar ao máximo aqueles que não causam esse problema.
Aquelas datas que estão no campo comentários do Tracksource - ver figura anexa, quando marcamos um novo ponto no GPS, poderã ser copiadas para o campo Data na tela de edição do Trackmaker. Mas as edições com o Mapsource não irão mantê-las. Cito isso porque acho esses dois programas obrigatórios.
Outros programas poderão ser usados para nosos testes ou pesquisas, dependendo das necessidades, como o caso do cGPSMapper, GlobalMapper, etc. Mas para bons mapas como os do grupo Tracksource, nada como o Trackmaker.
4.- Pergunta ao grupo:
Como fazer para criar um mapa de fundo para o Trackmaker a partir de uma imagem BMP ?
Tenho tudo sobre como fazê-lo para criar mapa de fundo para o MapSource e para o GPS, mas nada sobre a operação inversa. Usei o MapEdit e salvei no formato .map, mas esse arquivo não é reconhecido pelo Tracmaker, portanto é mais um motivo para não usá-lo. Hoje dispomos de ferramentas criadas pelo grupo que permitem criar mapas roteaveis e encontrar aqueles difÃÂceis erros, como aquelas trilhas pequeninas ocultas no meio das nossas ou aqueles pontos duplicados que muitos já enfrentaram... Acho que os novos manuais poderã ajudar quem quer criar bons mapas para contribuir como o grupo.
Mas como fazer para criar novos mapas de fundo para o Trackmaker ??? Como ninguem me respondeu, repeti isso tudo neste Forum, que tem um bom nivel técnico. Detalhei mais pensando nos iniciantes, mas sempre seremos iniciantes nalgum setor, pois não é possivel saber tudo sobre todos os assuntos.
Abs - Simeão
Re: Trackmaker e outros programas
Se voce já tem o arquivo no formato do TrackMaker (.gtm) basta salvar no formato .map do proprio trackmaker.
Juro que não entendi porque escreveu um livro para perguntar isso.
Uma dica, perguntas curtas e diretas São mais facil de serem respondidas.
Nem todos vão parar para ler uma mensagem do tamanho da sua.
Que alias praticamente toda não tem a ver com a sua pergunta.
Acho que precisa reformular sua forma de colocar as coisas aqui.
Juro que não entendi porque escreveu um livro para perguntar isso.
Uma dica, perguntas curtas e diretas São mais facil de serem respondidas.
Nem todos vão parar para ler uma mensagem do tamanho da sua.
Que alias praticamente toda não tem a ver com a sua pergunta.
Acho que precisa reformular sua forma de colocar as coisas aqui.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
-
- Contato:
Wallace
Lamento que o que escrevi não seja para pessoas com o teu conhecimento ou que estejas irritado com o espaço que gastei.
A intenção era ajudar e já recebi agradecimentos pelo que tenho escrito e sei que ajudará a muitos iniciantes, que necessitam e merecem algo mais detalhado, mais didático. O Brasil é muito grande e ainda tem muios municípios sem mapa. Dependemos dos iniciantes Também. não simpatizo muito com respostas como "Procure do manual ou no forum". às vezes não custa gastar um pouco de tempo, localizar onde está o que alguem necessita e fornecer o endereço correto.
Simeão
Mas se leres bem, a pergunta é: como fazer o mapa de fundo para o Trackmaker usando uma imagem .BMP.. São casos que não disponho do arquivo .gtm.
Recem tentei usar o GTMPRO e ele abriu o .bmp mas acusou que falta o arquivo .txt.
Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.
Lamento que o que escrevi não seja para pessoas com o teu conhecimento ou que estejas irritado com o espaço que gastei.
A intenção era ajudar e já recebi agradecimentos pelo que tenho escrito e sei que ajudará a muitos iniciantes, que necessitam e merecem algo mais detalhado, mais didático. O Brasil é muito grande e ainda tem muios municípios sem mapa. Dependemos dos iniciantes Também. não simpatizo muito com respostas como "Procure do manual ou no forum". às vezes não custa gastar um pouco de tempo, localizar onde está o que alguem necessita e fornecer o endereço correto.
Simeão
Mas se leres bem, a pergunta é: como fazer o mapa de fundo para o Trackmaker usando uma imagem .BMP.. São casos que não disponho do arquivo .gtm.
Recem tentei usar o GTMPRO e ele abriu o .bmp mas acusou que falta o arquivo .txt.
Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.
Se voce quer ajudar e explicar detalhadamente pode fazer da forma mais facil e com menos trabalho.Simeão Dias Gomes escreveu:2.- Clicar duas vezes numa trilha para selecionar toda ela. Abrir menu Ferramentas > Trilhas e Rotas > Inverter Trilhas e Rotas permite inverter a direção da mesma. Ao apontar com o mouse, veremos que a alteração foi efetuada.
No caso acima não precisa clicar duas vezes numa trilha para selecionar toda ela.
Basta selecionar um unico segmento de uma trilha ou rota e selecionar o botão "Inverter Trilhas e Rotas" .
Toda a trilha ou rota tem seu sentido invertido.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Eu não estou irritado com nada.Simeão Dias Gomes escreveu:Wallace
Sé tentei lhe ajudar com dicas para o que escreve ser mais aproveitado por outros.
Mas se voce não acha que ser direto, claro e especifico é mais eficiente tem todo o direto de discordar.
Uma coisa que sempre recomendo é não misturar assuntos no mesmo topico e ou questão.
Mas eu talvez não endenda muito disso já que só trabalho a algumas decadas em suporte tecnico, incluindo suporte de softwares.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
-
- Contato:
Existem 2 lados da mesma moeda:Wallace escreveu:Simeão Dias Gomes escreveu:Wallace
Uma coisa que sempre recomendo é não misturar assuntos no mesmo topico e ou questão.
Mas eu talvez não endenda muito disso já que só trabalho a algumas decadas em suporte tecnico, incluindo suporte de softwares.
Tratar só o assunto específico faz perder menos tempo quando se busca um assunto, e economiza espaço.
Mas tenho aprendido muitas coisas quando o autor explica de forma mais didática, abortando inclusive assuntos correlatos.
Quanto ao entender: São varias etapas - no inÃÂcio sabe-se pouco e com o tempo achamos que sabemos muito. Depois passamos a ver que não sabemos tudo.
Um sinal de saber bastante é quando é preciso ler muito e só aproveitamos alguma frase. Reconheço que muitos anos de experiência valem ouro, mas tambem tenho aprendido muita coisa boa com novatos (falo sobre a área de informática, onde tenho muitos anos de experiência).
Em GPS e softwares correlatos, me considero aprendiz. Como nunca fiz um bom curso sobre o assunto, a vida de autodidata fica mais dificil, pois temos a tendência de estudar mais o que nos interessa ou o que mais necessitamos. Mas como gosto do assunto, consigo ser mais persistente. A internet oferece grandes possibilidades de pesquisa a preço mais barato, mas se perde algum tempo com buscas.
Algumas vezes é mais importante um bom professor que tenha uma ótima didática do que alguns que só possuem muitos conhecimentos mas não sabem ensinar. Para aprendizes e iniciantes, a didática é importante.
Este forum é gostoso porque tem bons assuntos e bastante entendidos para socorrerem os demais, mesmo descontando as pessoas que fazem outros perderem seu tempo.
Simeão
Alguém poderia me indicar qual o melhor tutorial de trackmaker aqui do fórum... procurei mas não achei (já coloco isso antes que alguém diga: "Procure antes de perguntar"... EU JàPROCUREI)
Eu mapiei uma cidade do interior de São Paulo ainda a qual não tinha mapa... é uma cidade pequena, mas é a melhor forma de começar né... com cidades pequenas...
Gostaria de saber como proceder... fiz o mapa no trackmaker... marquei um waypoint em todos os cruzamentos... li o manual do trackmaker do site mas fiquei com muitas dúvidas... baixei os padrões html do site pra ver como formatar... mas mesmo assim fiquei com várias interrogações na cabeça...
Ruas, vias, mão dupla, canteiros, etc... alguém sabe onde posso achar uma luz??
Eu mapiei uma cidade do interior de São Paulo ainda a qual não tinha mapa... é uma cidade pequena, mas é a melhor forma de começar né... com cidades pequenas...
Gostaria de saber como proceder... fiz o mapa no trackmaker... marquei um waypoint em todos os cruzamentos... li o manual do trackmaker do site mas fiquei com muitas dúvidas... baixei os padrões html do site pra ver como formatar... mas mesmo assim fiquei com várias interrogações na cabeça...

Ruas, vias, mão dupla, canteiros, etc... alguém sabe onde posso achar uma luz??

Aggressive by Nature
Nüvi 200W + CN NT Brazil 2010.30 + Projeto Tracksource
"Eu vou embora mas eu levo o que é meu..."
Eu não marco pontos em cruzamentos.
Só mesmo os tracks que o GPS grava direto.
Coloca ai uma duvida que tem por vez que o pessoal vai ajudando.
Só mesmo os tracks que o GPS grava direto.
Coloca ai uma duvida que tem por vez que o pessoal vai ajudando.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Os manuais do grupo tracksource voce já leu?
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Na verdade é seguinte...
Eu instalei o GTM Free e consegui fazer o georeferenciamento de uma cidade do interior de São Paulo (Adamantina/SP) só para testar o programa e assim poder contribuir mais com o projeto.
Consegui colocar a 'máscara' da cidade (imagem) perfeitamente posicionada no programa (fiz a conferência das coordenadas de 40 pontos distintos em vários locais do mapa e em todos bateram as latitudes e longitudes...)
Bem, estou com a 'imagem' do mapa da cidade posicionada corretamente no GTM... e agora não sei como 'transformá-lo' em um mapa para enviar para o projeto..?!?!
- não se se marco todos os cruzamentos com waypoints e depois traço as vias..?
- Ao traçar as vias, surgiram algumas dúvidas dos devidos formatos a usar..?
- Se junto com o mapa eu Também já ponho os waypoints de lojas, lanchonetes, restaurantes, postos, escolas, etc..?
Eu achei que tinha feito o mais dÃÂficil (achar a 'imagem' do mapa desejado e georeferenciar ela no GTM) mas parece que me enganei ...
Comecei a ler os manuais que estão no site mas eles foram um tanto 'complicados' para eu entender
Alguém tem o 'basicão' pra me mostrar?

Eu instalei o GTM Free e consegui fazer o georeferenciamento de uma cidade do interior de São Paulo (Adamantina/SP) só para testar o programa e assim poder contribuir mais com o projeto.

Consegui colocar a 'máscara' da cidade (imagem) perfeitamente posicionada no programa (fiz a conferência das coordenadas de 40 pontos distintos em vários locais do mapa e em todos bateram as latitudes e longitudes...)

Bem, estou com a 'imagem' do mapa da cidade posicionada corretamente no GTM... e agora não sei como 'transformá-lo' em um mapa para enviar para o projeto..?!?!

Eu achei que tinha feito o mais dÃÂficil (achar a 'imagem' do mapa desejado e georeferenciar ela no GTM) mas parece que me enganei ...

Comecei a ler os manuais que estão no site mas eles foram um tanto 'complicados' para eu entender

Alguém tem o 'basicão' pra me mostrar?

Aggressive by Nature
Eu traço as vias direto.
Coloca a duvida do formato aqui.
Sim já vai colocando os POIs que tiver.
Rs rs vai descobrir que o trabalho é interminavel, mas vai tranquilo e na boa que em breve já vai ter um resultado legal.
Coloca a duvida do formato aqui.
Sim já vai colocando os POIs que tiver.
Rs rs vai descobrir que o trabalho é interminavel, mas vai tranquilo e na boa que em breve já vai ter um resultado legal.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Sim, o mais difÃÂcil vc fez, que foi posicionar a imagem, mas não é a parte mais trabalhosa!
Se vc quiser fazer as vias, terá que desenhar uma por uma, editar no padrão do projeto e depois, se quiser que o mapa seja Roteável, terá que fazer os devidos ajustes. não é complicado, mas é um trabalho sem fim praticamente. Apesar que talvez seja rápido e econômico do que sair por aàcom o carro só para capturar os tracks para depois ter o mesmo trabalho de formatar no padrão do projeto.

Se vc quiser fazer as vias, terá que desenhar uma por uma, editar no padrão do projeto e depois, se quiser que o mapa seja Roteável, terá que fazer os devidos ajustes. não é complicado, mas é um trabalho sem fim praticamente. Apesar que talvez seja rápido e econômico do que sair por aàcom o carro só para capturar os tracks para depois ter o mesmo trabalho de formatar no padrão do projeto.
...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista
Desenvolvedor do ABCD Paulista
Bem... vamos lá então....
É melhor eu traçar as ruas 'quadra a quadra' ou no caso de serem 'linhas retas' (quadras regulares - o que é muito comum em cidade do interior) traçá-las de uma só vez?
Ex.:
Quadra a quadra: neste exemplo a trilha destacada seria formada por 3 segmentos

'Direto': neste exemplo a trilha é formada por somente um segmento

Acho que para poder traçar as rotas depois (fazer um mapa TRU) precisarei fazer 'quadra a quadra' ... ... estou certo ou errado?
É melhor eu traçar as ruas 'quadra a quadra' ou no caso de serem 'linhas retas' (quadras regulares - o que é muito comum em cidade do interior) traçá-las de uma só vez?
Ex.:
Quadra a quadra: neste exemplo a trilha destacada seria formada por 3 segmentos

'Direto': neste exemplo a trilha é formada por somente um segmento

Acho que para poder traçar as rotas depois (fazer um mapa TRU) precisarei fazer 'quadra a quadra' ... ... estou certo ou errado?
Aggressive by Nature
Faz de uma vez um único traço.
Depois usa da ferramenta de Fragmentar Trilhas para quebrar elas em quadras.
Depois usa da ferramenta de Fragmentar Trilhas para quebrar elas em quadras.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Beleza... ai ele vai fragmentar direto nos cruzamentos?
Aggressive by Nature
Sim, onde um traçado cruza com outro.
Testa ai
Testa ai
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Mas uma dúvida....
Como identificar 'desnÃÂvel' de cruzamentos?
Ex.:
- ao invés das ruas se cruzarem em nível, existe uma pequena ponte
- ou uma linha férrea... em alguns pontos ela cruza no mesmo nível de uma rua, em outras, passa por cima (ponte) e em outras, por baixo (ou um túnel ou a rua passa por cima como ponte)
Como formatar?
Como identificar 'desnÃÂvel' de cruzamentos?
Ex.:
- ao invés das ruas se cruzarem em nível, existe uma pequena ponte
- ou uma linha férrea... em alguns pontos ela cruza no mesmo nível de uma rua, em outras, passa por cima (ponte) e em outras, por baixo (ou um túnel ou a rua passa por cima como ponte)
Como formatar?

Aggressive by Nature
Neste caso não vai ter as quebras, se já quebrou apaga um segmento e une ele no proximo.
Pois onde não existem finais de segmentos coencidentes não tem um nó de roteamento que permite fazer a mudança de via.
Pois onde não existem finais de segmentos coencidentes não tem um nó de roteamento que permite fazer a mudança de via.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Mas como identificar quem está em cima de quem?
Se eu passar o segmento de reta (trilha) por último, ele vai 'entender' que este está por cima?
Se eu passar o segmento de reta (trilha) por último, ele vai 'entender' que este está por cima?
Aggressive by Nature
Isto não importa no GPS, mas você pode por a via por cima no GPSTrackMaker usando a ferramenta apropriada ("Trazer para a frente").
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.