Após Atualizar o mapa e Poi, o CEP não está mais disponivel

Mensagem
Autor
brunocrv

Após Atualizar o mapa e Poi, o CEP não está mais disponivel

#1 Mensagem por brunocrv »

Pessoal,

Comprei o Garmin nuvi 205 e tive um pequeno problema.

Fiz as atualizações de acordo com as orientações que tem no site do tracksource.org.br.

Fiz duas atualizações de mapas e Poi´s até o momento. Um em janeiro e outro agora em Abril.

Tanto os mapas e os POI´s, atualizo no site cursodegps, que a tracksource indica para fazermos o download.

Após o download do arquivo gmapsupp.img (MAPA), eu descompacto o arquivo, e salvo ele na raiz do Garmin por cima do antigo. Essa é a orientação que existe no tutorial do cursodegps.

Com os POI`s é a mesma coisa. Agente faz o download dos POI´s, e salvamos os arquivos na pasta POI dentro do Garmin. Percebi que os arquivos estão acumulando, pois as vezes fazemos download com arquivos com nomes diferentes.

Até então, tanto para mapas e para os POI´s, tenho feito dessa forma.

Só que não tenho o cartão SD.

Qual é a forma mais correta de mantermos o NUVI atualizado?

É deixar o arquivo gmapsupp.img de mapas original do Garmin sem substituí-lo? E colocar um cartão SD só para mapas que desejamos atualizar?

O garmin 205 pode trabalhar com mais de um arquivo de mapas (gmapsupp.img)?

O estranho de tudo, é que depois que atualizei o mapa, a navegação ficou boa, até porque as ruas, avenidas, cidades foram atualizadas. Mas agora na hora de digitar um endereço, não tem disponivel mais o local para digitarmos o CEP.

Poderia me passar a melhor forma de administrar as atualizações dos mapas e radares sem prejudicar o navegador?

Batedor

Re: Após Atualizar o mapa e Poi, o CEP não está mais disponi

#2 Mensagem por Batedor »

Bruno, vamos iniciar pelo básico:

--> Acredito que você tenha, logo que adquiriu seu aparelho, feito um backup geral para dentro de uma pasta de seu PC (o ideal é, além disso, ter uma cópia em DVD...). Se ainda não o fêz, faça-o imediatamente, para o caso de necessitar restaurar algum arquivo futuramente.

-->Compre o quanto antes o cartão SD. Absolutamente não é recomendável que se fique cambiando arquivos diretamente na memória interna do aparelho. Pode acontecer (tomara que não....) do arquivo estar corrompido e causar até a morte prematura do seu GPS...

-->Com relação aos POIs, se a origem do download for a mesma, o ideal é que se delete os anteriores ("zere" a pasta POI) e depois coloque os arquivos novos. Da maneira que você está fazendo (deixando permanecer arquivos com conteúdos similares, mas com nomes diferentes), só contribui para poluir e surtar a memória do "bicho"...

-->O seu aparelho só trabalha com 1 (um) arquivo "gmapsupp.img). O que não significa - preste atenção - que não trabalhe com mais de 1(um) mapa. Explico: Através do programa "GmapTool" é possível você unir varios mapas.img que resultará num único arquivo final a que você dará o nome de...."gmapsupp.img", sacou? Atente para que o arquivo final não tenha um tamanho que supere a capacidade do cartão que você vai comprar. Ou compre um cartão de maior capacidade. Mas use NO CARTÃO! Como disse anteriormente, se algum arquivo se corromper, basta retirar o cartão e o seu aparelho continuará vivo. Mas...se for na memória interna....SDS (Só Deus Sabe)

--> A melhor maneira de manter o software de funcionamento atualizado é através do programa "WebUpdater", que pode ser baixado através do site da Garmin. Depois é só conectar o GPS ao PC, aguardar a conexão e autorizar, caso haja, as atualizações de seu interesse. Note que as atualizações são globais, ou seja, se for de idioma, por exemplo, pode ser que tenha Russo, Javanês, Portugues do Brasil, Japonês, etc.... aí você só marca a que te interessa...

--> Caso você venha a ter vários mapas disponibilizados entre a meória interna + cartão, não esqueça de selecionar, em relação a uma mesma região, apenas 1(um) mapa. Por exemplo: Se você adquiriu o Autoguia, o City Navigator Brazil, baixou o TRC (todos do Brasil), use somente um de cada vez, já que em determinadas micro-regiões, uns funcionam melhor que os outros. Por outro lado, não há problema (a não ser uma possível lentidão no desempenho) em deixar habilitados, por exemplo, o "Mapear" (Uruguai-Argentina), o "Venrut" (Venezuela) e assim por diante...

Bom, prá início de conversa, você já tem bastante coisas para estudar e pesquisar. Siga em frente. Boa Sorte.

Abs.

brunocrv

#3 Mensagem por brunocrv »

Batedor,

Muito obrigado pelas orientações, entretanto, ainda tenho algumas dúvidas.

1° - Quanto ao CEP? como faço para reabilitar? O CEP só funciona com o mapa original que vem no Navegador? Isso quer dizer que ao atualizar o mapa do navegador, não poderei ter a função CEP disponivel? Como faço para deixar o CEP disponivel e ter sempre o mapa atualizado? É Possivel?

2º - As atualizações do webupdater é relacionado ao sistema operacional do garmin, correto? Que tipo de beneficio vou ter ao realizar esssa atualização? Ao meu ver (posso estar enganado) o interessante é manter atualizado apenas o Mapa (ruas, rodovias, avenidas, quadras e etc) e os pontos de interesse (policia rodoviária, pardais, radares móveis e etc).

3º - Não fiz o backup dos arquivos originais que vem na memoria do navegador. Entretanto, como lhe informei, já fiz algumas atualizações (substituição do arquivo .IMG e POI´S). Há algum problema fazer esse backup apenas agora? ou vou até a loja onde eu comprei e peço a eles os arquivos originais de outro navegador do mesmo modelo (NUVI 205)? Até porque suspeito que o problema do CEP está relacionado ao mapa.

4º - Irei comprar um cartão SD conforme sua orientação. Ai lhe pergunto. Para atualizar o mapa (quando surgir uma atualização no tracksource), crio um diretório dentro do cartão SD com a descrição garmin, e coloco o arquivo gmapsupp.img a medida que for disponibilizado o mapa mais atualizado?

5º - E os pontos de interesse? faço da mesma forma que o gmapsupp.img? Crio um diretório chamado POI no cartão SD, e atualizo os pontos de interesse apenas no cartão SD? Após copiar esses arquivos para o cartão SD, tenho que configurar algum parâmetro no navegador? ou ele já reconhece essas atualizações de forma automática no cartão SD?

Desculpe o volume de perguntas, mas realmente prefiro tirar minhas dúvidas que perder de vez o navegador, até porque é uma ferramenta vital para o meu dia a dia.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

att,
Bruno.

Batedor

#4 Mensagem por Batedor »

Bruno, pela ordem:

1- Os mapas TRC não habilitam o uso do CEP. O Autoguia e o CNBR, sim. Isso quer dizer que seu aparelho está totalmente inocente...

2-As atualizações do WebUpdater entendo que sempre são benvindas, pois corrigem bugs, distorções de linguagem, aprimoram processos internos, etc....

3-Se ainda não fizestes o backup, e o seu aparelho está funcionando legal, faça agora. Aliás, a finalidade fica atingida, que é a de preservar, pelo futuro, uma condição de funcionamento correto. Como um "ponto de restauração" do Windows....

4-Correto. E, antes de atualizar por uma nova versão de mapa, você pode, ao invés de apagar ou deixar sobreescrever o arquivo "gmapsupp.img", simplesmente renomeá-lo para algo como "gmapsupp.img.TRC", que ele servirá de backup, caso dê uma zica qualquer no novo arquivo de mapa... Espaço no cartão certamente não vai faltar.

5-Quanto aos POIs, se já não existir, crie uma sub-pasta "POI" dentro da pasta Garmin da memoria interna, e jogue lá pra dentro os arquivos.gpi. Também, alternativamente, acho que dá para criar a pasta POI no cartão, só que aí, ao ligar o aparelho, ele vai perguntar se você quer instalá-los na memória interna. Se você responder que não, ele vai repetir esse processo a cada vez que ligar o GPS. Não há que configurar mais nada em relação a eles.

Forte abraço.

brunocrv

#5 Mensagem por brunocrv »

Muito Obrigado Batedor.

Só mais um detalhe.

Eu poderia pegar os arquivos de um garmin novo (do mesmo modelo - nuvi 205) e copiar para o meu navegador?

Substituiria apenas o arquivo gmapsupp.img, que havia atualizado recentemente, e usaria o restante dos arquivos para fazer um backup (cópia de segurança).

É possivel isso?

Batedor

#6 Mensagem por Batedor »

Cara, não poderei te responder com a segurança que eu gostaria, pois me falta experiencia - ainda - para tanto. Acho que tem que ter coincidencia na ID do aparelho, coisa assim. Dê mais uma pesquisada. Mas não deixe de fazer o backup geral assim mesmo como ele está...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”