Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

Mensagem
Autor
José F. X. Cunto

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#141 Mensagem por José F. X. Cunto »

Prezados companheiros, como usuario deste forum e colaborador, tenho acompanhado algumas explicações neste forum sobre transferir rotas do mapsource para o Nuvi, e fiquei interessado em adquirir um .
Pelo que entendi o equipamento Nuvi que melhor interaje com o mapsource é a linha 700 ou superior.
Como estarei viajando em fevereiro 2011 para Miami, peço uma orientação aos amigos sobre qual aparelho comprar , e os mapas do Brasil onde compra-los? É possível baixa-los pelo http://www.tracksource.org.br/ ?
Fico muito agradecido antecipadamente pelas respostas
Sds José Cunto :D

CESAR CASTILLO

#142 Mensagem por CESAR CASTILLO »

No caso sim não aparece a opcção de importar file o route (Garnim Nuvi 205 W)

Carioni Floripa

#143 Mensagem por Carioni Floripa »

Olá pessoal amigo,
Comprei esta semana na Itália, um Garmim 1490T, e dentro dele tem somente mapas da Europa- 43 países. Eu não queria apagar este arquivo. Como moro aqui no BR, queria colocar via cartão externo, o mapa do Brasil. O manual não dá esse tipo de informação. Na tela não tem ícone de DADOS. Não tem opção como o Foston de escolher o mapa que precisa ser usado. Alguém poderia me dar um HELP, agradeço

Meriadoc

#144 Mensagem por Meriadoc »

Olá Carioni, o 1490t é mto fácil de trabalhar.

É o seguinte:
1- com o seu cartão SD inserido no GPS conecte-o ao PC;
2- através do Windows Explore crie uma pasta (no SD) com o nome "Map";
lebre-se q será nesta pasta q ficarão armazenados os seus mapas adicionais
3- inserir os mapas:

OPÇÃO 1
** vc pode procurar na net os mapas como "Garmin City Navigator Brazil NT 2011.30" ou "Autoguia 2.30"
e baixá-los, provavelmente eles virão zipados (.RAR), então vc terá q descompactá-los, e provavelmente
vc terá o arquivo "gmapsupp.img", este é o nome padrão desse tipo de arquivo. Todos os mapas terão este
mesmo nome, então antes de vc inseri-lo no SD renomei-o com um nome fácil de identificá-lo (se nãorenomear,
um arquivo sobrescreverá o outro) como:
Autoguia 2.30.img
CNBr 2011.30.img
Colômbia.img
MapearV920 (Argentina, Paraguay, Chile y Uruguay).img
TRC-Brasil 1012.img

OPÇÂO 2 (recomendo)
** inserir o mapa do Projeto Tracksource, é gratuito, atualiza c mais frequência e acho MUITO MELHOR q o da própria garmin,
para isso vc terá q entrar no site >>http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=52<<
no topo terá "Video Tutorial ensinando a instalar os mapas" clique no tutorial e vá para o item 4. "Como atualizar os mapas com o Mapsource"
é bem simples e fácil de entender.

Quando tiver inserido o mapa no SD, desconecte o GPS e vá em >>FERRAMENTAS>>DEFINIÇÕES>>MAPA>>INFOR aí é só selecionar
o mapa q vc quer utilizar.

Se tiver alguma dúvida mande-a por mensagem p mim
t+

nilsondaceh

#145 Mensagem por nilsondaceh »

olá amigo, possuo um GPS Garmin NUVI 1390, criei rotas no Mapsource e transferi para o aparelho, mas ele não reconhece essas rotas, gostaria de saber se eu cometi algum erro ou se meu aparelho não é compatível com essa opção. Desde já agradeço!

Getalves

#146 Mensagem por Getalves »

Bom dia Pessoal!
Aproveitando o assunto de Rota do MapSource para o GPS, gostaria de pedir aos prezados colegas algumas dicas de como fazer o mesmo procedimento porém com os pontos criados no Mapa no PC. Ocorre que criei os pontos e tracei a rota no PC, e ai fiz normalmente a transferência para o GPS funcionou, com algumas restrições quanto ao trajeto que ele me jogou para uma estrada de terra, bem até ai tudo bem, até já fiz a viagem através desta rota criada. Mas o que eu gostaria é: ao invés de criar a rota no PC, pudesse apenas criar os pontos e deixá-los gravados no GPS, e assim quando necessitar fazer o trajeto apenas traço a rota no GPS.
Como eu já tinha os pontos e rotas gravadas no PC, apaguei as rotas e preservei os pontos, (pontos criados a partir de coordenadas).
E ai fiz a transferência dos pontos para o GPS seguindo os mesmo procedimentos, na caixa de dialogo optei só por “pontos”, foi mostrado a informação de gravado com sucesso, porém quando vou para o GPS não consigo localiza-los.
Alguém ai tem experiências com isto, em qual pasta eles ficam gravados ou tem outro procedimentos????
Caso tenha postado no local errado peço perdão aos nobres colegas.
Atenciosamente
Getalves.

Garmin nüvi® 1490T

higaseiti

#147 Mensagem por higaseiti »

Amigos, ontem eu criava rotas no Mapsource e enviava para o GPS traquilamente, não gostei que criava uma rota de 1400km e no GPS quando ia nos favoritos ela tava toda separada, de cidade em cidade, me deixando totalmente confuso, sempre salvava no formato gdb e depois no formato GPX, acontece que a noite, fui criar novas rotas e quando mandava salvar em GPX ocorria um erro no programa Mapsource perguntando se queria enviar um relatório ou não e logo após ele fechava...
Agora toda vez que abro o programa, crio uma rota e mando passar para o GPS ou o cartão dele, aparece que foi enviada com sucesso, porém quando vou para o GPS não consigo localiza-la.
Alguém ai tem experiências com isto, em qual pasta eles ficam gravados(GPs/Cartão SD) ou tem outros procedimentos agora????

Garmin Nuvi 1350, até ontem a tarde aparecia as rotas clicando no GPS em "Para Onde" e depois em "Favoritos", agora quando faço isso aparece escrito "Sem dados disponíveis".
Já atualizei o software para versão 5.0 e nada...

milanon01

#148 Mensagem por milanon01 »

Boa tarde Pessoal, vejo que não é só eu que esta com problemas para baixar mapas para o NUVI.
Possuo um NUVI 1390t, comprei um cartão SD de 2G, para não arriscar perder os mapas que possuo, e segui toda a orientação colocada pelo colega Meriadoc, pois já tinha encontrado o procedimento no forum.

atualizei o GPS com a ultima versão 5.0.
Opção 1
depois de formatar o cartão, criei a pasta (no SD) com o nome Map.
baixei o arquivo pronto "gmapsupp.img", e coloque no cartão, está lá, só que o Garmin não ve, só o mapa que CN norte américa que está na memória do garmin.

Parti para a OPÇÂO 2
Baixei o o programa Mapsource instalei no Micro e o mapa do Projeto Tracksource, gratuito, atualizado, do site htttp://www.tracksource.org.br/ , segui "Video Tutorial ensinando a instalar os mapas" . enviei o mesmo para o cartão SD. "gmapsopp.img".

Quando vou em Ferramentas>>Definições>>Mapa>>Info, não aparece o maldito mapa,
Alguem teria mais uma dica, pois já teria passado por algo parecido.
desde já agradeço.

higaseiti

#149 Mensagem por higaseiti »

milanon, deixa o mapa apenas dentro do Cartão SD na pasta Garmin e não na pasta Garmin\map
remova o mapa da memória interna e deixe salvo em alguma pasta do PC
Vê se dá certo, na memória interna do gps não tenho mapa algum, só tenho no cartão SD na pasta Garmin e mais nada exemplo G:\Garmin\gmapsopp.img
Editado pela última vez por higaseiti em 01 Mar 2011, 02:45, em um total de 1 vez.

milanon01

#150 Mensagem por milanon01 »

higaseit, deixei o mapa dentro do cartão SD na somente na pasta garmin, depois renomei a pasta para map, continuou não dando certo. Só não consegui localizar o mapa CN North América na memória interna, vou continuar tentando, se conseguir posto aqui.
O cartão que veio junto com o GPS contem a pasta map, com o arquivo gmapsupp.img e gmapsupp.unl, também coloquei este ultimo arquivo no cartão SD, continuou não tendo sucesso.

estou pensando em comprar outro cartão SD.

higaseiti

#151 Mensagem por higaseiti »

Estranho, vê se formatar o cartão resolve.

milanon01

#152 Mensagem por milanon01 »

O problema estava no cartão SD, substitui e o GPS encontrou o mapa. O cartão que não dava certo, tinha sido formatado através do windows, foi um erro (grande probabilidade de danificar o mesmo). grato pelas dicas.

Fabricio Cordeiro

#153 Mensagem por Fabricio Cordeiro »

MAPSOURCE vs TRACKSOURCE

Boa Noite.

Por favor, preciso muito da ajuda de vocês, estou com um problema que está me esquentando a cabeça, já tem uma semana que eu estou tentando colocar os mapas atualizados no meu garmin nuni 1300 e não consigo.... Vou tentar explicar passo-a-passo pra vocês entenderem.

1º Entrei no site da garmin e baixei o software “MAPSOURCE VERSÃO – 6.16.3”... Baixei e instalei numa boa.

2º Entrei no site da “TRACKSOURCE” e baixei o mapa “TRC-Brasil - Tracksource Roteavel Completo - Mapa completo do Brasil para uso em GPS Garmin ou compatíveis”.

Onde começa o problema, eu abro tranqüilo o mapsource mas os mapas da tracksource não aparecem no programa, eu já tentei de tudo mas, está parecendo impossível conseguir realizar essa tarefa, eu fico lendo os tópicos relacionados e parece tão simples mas, quando eu tento executar essa tarefa não dá nada certo.

Alguém por favor pode me ajudar, alguém poderia explicar passo-a-passo como se faz a instalação do software e executar o mapa dentro do mapsource.??? Eu imploro por ajuda.

Só pra constar, eu já fiz a instalação dos softwares em win7 64bit e XP Professional, em ambos não de certo.

jasgrafica

#154 Mensagem por jasgrafica »

Fabricio,
Se voce ainda nao resolveu o problema, fique tranquilo, pois na verdade é bem simples.
No site do tracksource tem a versao para colocar direto no cartao SD do aparelho. Pode ser na pasta /Garmin ou numa pasta /Map (do cartao SD).
Como o arquivo é o gampsupp.img, e vc só vai utilizar este, escolha gravar na pasta /Garmin (do SD card) e pronto.
Claro que tem outro arquivo chamado POI (alertas de radar, lombadas, etc). Se fizer download dele, coloque-o numa pasta /Poi (criada tb no SD card).
E aí fica tudo beleza.

Resumindo, não se preocupe com o mapsource. Isso é para os gurus do projeto tracksource e os mais experientes no uso de GPS.

Só um detalhe: nao sei se seu aparelho tem o modo standby (um clique só no botao ligar/desligar). Se tiver, então antes de manusear o SD card desligue
totalmente o GPS segurando o botao desligar até a tela ficar preta. Se nao fizer isso, nao adianta trocar, gravar ou fazer alteraçoes no SD pois o GPS nao
vai reconhecer as mudanças. É um detalhe bobo mas que já me deu boas dores de cabeça.
Ah, e para religar, também segure o dedo no botao liga/desliga até aparecer a tela. Com isso o aparelho faz um boot e reconhece o que tem nele.
Depois desse boot de reconhecimento, é só usar o standby normalmente (1 click).

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

ConradoGF

#155 Mensagem por ConradoGF »

Por exemplo o Nuvi 205 e 205W não aceitam rotas feitas no Mapsource... :(
RuanVargas escreveu:Esta "regra" vale para quelquer nuvi? Soube que alguns modelos não fazem assimilam rotas.

CGF
Garmin Nüvi 510; Garmin Etrex Vista HCx;

jasgrafica

#156 Mensagem por jasgrafica »

ConradoGF,
O MapSource até transfere rotas/trilhas/waypoints para o aparelho, mas o dito aparelho não enxerga e não usa.
No meu gps [nuvi 3760] assim como em muitíssimos outros modelos, tenho visto nos foruns o mesmo problema.
Essas trilhas/rotas/wpoints ficam numa pasta [no SD card] com arquivo no formato .gpx e não tem como fazer aparecer
na tela do GPS...
Resumindo: ainda é impossível fazer uso dessas transferências !

O mais viável para os usuários é transferir essas rotas/edições/etc para o desenvolvedor municipal/ou estadual do Projeto TrackSource e aguardar
a(s) próxima(s) edições do TRC-Brasil já com elas disponíveis. Se todos fizermos isso, todos ficarão satisfeitos, pois esse é o objetivo do Projeto.

Consulte o site do projeto para entender o processo. [www.tracksource.org.br]

Garmin Nuvi 3760

niveiro

#157 Mensagem por niveiro »

Pelo que entendi, você cria a rota pelo computador e depois importa ela para o gps, certo? Mas no meu Nuvi 1350 na pasta Data não tem a opção importar rotas. E ai???

grato

jasgrafica

#158 Mensagem por jasgrafica »

niveiro, veja a resposta acima.

Nao temos como dispor a rota direto no GPS.
Isso é feito pelos desenvolvedores do projeto tracksource.
O que pode e deve ser feito é encaminhar novos tracks/rotas para o desenvolvedor
da sua regiao. Entao, numa nova publicação do mapa TRC-Brasil a sua rota poderá
aparecer.

[]s
Alberto

Garmin Nuvi 3760

niveiro

#159 Mensagem por niveiro »

Eu entendi sua resposta.
Mas quando eu falo transferir uma rota eu to dizendo o seguinte:
1 - Abro o TRC BRASIL no pc
2 - Por exemplo eu fui em Aiuruoca MG e iniciei lá uma rota que pretendo fazer. Então fui na aba ferramentas - rotas e cliquei em Aiuruoca. Dali fui pra Alagoa......ou seja, essa "rota" foi ficando pintada de rosa. E terminei em Santa Rita do Jacutinga.
3 - Salvei e conectei o gps, selecionei o conjunto de mapas onde está essa "rota" e enviei para o gps.
4 - Desconectei o gps do note, deixo só o tracksorce habilitado (desabilito os demais mapas) e dai essa rota que criei no computador não aparece para mim.

É assim mesmo? Lembrando que meu gps é um 1350 Nuvi.

grato

niveiro

#160 Mensagem por niveiro »

Bingo. Consegui da forma que relatei acima. Dai fui criando pontos de rota com avisos sonoros (nomeando com extensão .gmx). Este recurso não consegui testar se vai funcionar. Todos as rotas que criei foram diretas para os Meus favoritos no gps.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”