--
Depois que a minha faxineira fez uma "limpa" lá em casa (levou meu GPS e minha Camera fotográfica), tive que comprar um GPS novo. Que GPS comprar? Que GPS comprar!!! Acabei comprando um desses "xing-ling rebranded" de marca Apollo 430 Color, distribuido e licensiado pela Orbiter (http://www.orbiter.com.br/). Aqui vai as minhas impressões sobre o produto.
Hardware
O hardware é o mais simples possível. Basicamente vem numa tela 4.3":
- conector para audio
- slot para TF card (ou micro SD como quiserem)
- conector miniUSB para conexão com o PC (ActiveSync)
- Botão de power/standby (um botão apenas)
- RAM/ROM de 64MB.
- Processador Atlas III Centrality de 372MHz (se eu nao me engano)
fora os apetrechos naturiais (cabo usb, stylus, suporte para carro, carregador veicular)
Para não restar dúvida, NÃO tem:
- FM
- Bluetooth
- TMC
- botão de volume
- função de pendrive
- nem FLASH interna com aquelas capacidades maiores (2GB normalmente)
Software
O sistema vem equipado com Windows CE 5.0 (Core only) QUE a princípio está desbloqueado, mas mascarado pelo "launcher" do distribuidor. Mas não é tão fácil assim para rodar qualquer coisa direamente.
Junto com este equipamento veio o software navegador iGO Primo. Não vou discorrer sobre o iGO primo agora.. outro dib]a eu faço isso
Utilização
O sistema é fácil de operar, uma vez carregado a bateria, basta pressionar por alguns segundos os botão de power on e o sistema já começa a carregar. De cara aparece o "splash screen" e em seguida o software de controle do navegador (laucher) que lhe dá opções de ativar o iGO, o centro de mídia e o configurador.
A tela de toque não é bem sensível, necessitando um pouco de precisão e destreza do utilizador. A Stylus não fica á mão, o suporte dela está na braçadeira do GPS que se anexa à haste do suporte veicular. O que faz que sempre que queira utilizar o GPS com a stylus, você precisará de levar essa braçadeira junta. Durante o dia, se a luz do sol incide diretamente ou por cima da tela, a visibilidade fica bastante prejudicada. Pois a pelicula touch screen torna-se opaca. Utilizando-se os dedos para o touch screen, a tela nao engordura-se fácilmente.

O GPS não possui boa sensibilidade. Não detecta o fraco sinal dos satélites dentro de prédios ou lugares cobertos.
O software iGO primo carrega-se um pouco demorado mas funciona bem. Esse software vem instalado no TF card que o acompanha.
Hacking
Como nenum software é instalado internamente, a não ser a ROM do WinCE5.0 com o seu "launcher", o fato de o iGO ou o navegador residir num cartão de memória externa é um bom ponto para hacking.
Guarde isso \SDMMC\SHELL.INI o launcher do GPS, sempre verifica o conteúdo deste arquivo para acionar o navegador. O seu conteúdo é simples:
Código: Selecionar todos
\SDMMC\MobileNavigator\MobileNavigator.exe
Se alterarmos o seu conteúdo para
Código: Selecionar todos
\Windows\explorer.exe
Usando outros navegadores
Recomendo fortemente: MANTER INTACTO O SD CARD ORIGINAL.
Não caiam na besteira de economizar uns míseros R$50,00 para "reaproveitar" o SD card para fazer experiências com outros navegadores. Nesse caso, a economia é a mãe da porcaria. Comprei um cartão novo, TF de 4GB por P$36,00 (36 pilas) e instalei: iGO8.3.4 (aquele full), funcionou 100%, iGO Amigo (o mais simplesinho) tb 100% e estou testando o Destinator 7
Para instalá-los (os iGO) simplesmente copiei os diretórios para o cartão e fiz com que o arquivo SHELL.INI (na raiz do cartão; SEMPRE ALI) aponte para o executável que inicia o igo (normalmente iGO8.exe; MobileNavigator.exe, Amigo.exe - CAMINHO COMPLETO \SDMMC\...\...exe)
Disclaimer
Não sou o expert, não sou representante, nao desbloqueio, não recupero, não distribuo, vendo, ou presto algum suporte para o iGO e sua parentela, nem para a Orbiter, nem para ninguém. Simplesmente estou postando aqui as minhas impressões e o que venho descobrindo dos equipamentos que eu compro. Faço isso de bom grado, nao esperando nada de ninguém. E assim pretendo estar. Se o seu equipamento "crashou" na tentativa de executar qualquer dos procedimentos aqui listado. Lembre-se: isso foi feito por sua conta e risco.