Meu primeiro contato com a tecnologia foi este ano, meio a força.
Ao fazer uma viagem aluguei um carro com um casal amigo e este amigo insistiu que tivesse o gps, apesar de serem dois carros.
No final da viagem ele estava irado pela imprecisão (relativa) do gps e eu encantado pelas possibilidades (usei um Hertz NeverLost - Garmin).
Bem fiquei pesquisando qual GPS comprar. Os Garmin e TomTom pareciam a melhor escolha mas no final optei pelo Motorola TN20 (ouch!!!).
O fato é : Gps sem atualização de mapas não tem como - é o principal - se não tem mapa novo joga ele no lixo (ou sai perguntando o endereço na rua). Pena que percebi isso tarde. Este motorola é um absurdo. E pior ainda continua
vendendo e monte de gente comprando.
Bem, feita a "burrice" fui pesquisar para saber o que fazer - foi aí que ví a enxurrada de reclamações e o desespero de um monte de gente que optou errado como eu.
Após uma noite de pesquisas na rede buscando a saída, agora gostaria de compartilhar com outros meu pouco conhecimento, principalmente com os iniciantes e tentar obter ajuda para "fechar o circuito".
Bem começo explicando o aparelho.
O TN20 é um computador de bolso, com tela de toque, memória flash interna, (equivale a função de um disco rígido), uma entrada de cartão SD, som, bateria e o principal - um GPS embutido.
Todo computador precisa de um hardware (circuitos) e um software (sistema operacional) que no caso dele é o Microsoft Windows CE5, porem sem o Desktop, função essa que é feita pelo software de GPS que é Destinator 8.
Irei usar analogia com em um pc pois é o que todos conhecem - imagine o Windows XP sendo ligado e então aparece um programa na tela (Destinator

Internamente ele tem no flash disk a estrutura bem parecida com um Windows normal com pastas e um sistema semelhante de arquivos. É aí que tem o gancho que precisamos para não mandar o TN20 direto pro lixo
que é o que ele merece. Como sou da área não podia deixar de responder a um desafio deste calibre. Mas como acessá-lo internamente ?
Então foi pesquisando aqui no forum que ví que existe o programa MioPocket cuja função é servir como um Desktop para ambientes WinCE e que é instalado em um cartão SD.
Bem quando voce liga o TN20 ele faz a iniciaização "boot" como no PC.
Dentre as rotinas que ele executa, ele faz um acesso ao cartão SD (que por analogia seria o CDROM do computador) para ver se tem algo que precise rodar.
Ao colocar um cartão SD com o MioPocket, ele é executado neste boot e roda ao mesmo tempo que o Destinator. Assim voce pode acessá-lo usando as dezenas que opções do MioPocket ou internamente atraves de uma conexão USB a um computador que esteja rodando o ActiveSync da Microsoft.
Assim estou fazendo um passo a passo com detalhes do que já fiz e aguardando retorno dos outros membros do forum com ajuda :
ATENÇÃO : SE FOR REPRODUZIR ISTO PRESTE BEM A ATENÇÃO NO QUE FAZ E O FAÇA COM CALMA - NÃO ME RESPONSABILIZO PELO RESULTADO DE NINGUEM EXCETO O MEU MESMO.
PASSO 1 - Criar o SD com o MioPocket
=========================
Usei : Notebook Dell com entrada para cartão SD, Cartão SD de 2 Gb
Baixe o programa MioPocket 3.0 r59 para o PC
Crie uma nova pasta com o nome Mio
Extraia a instalação para a pasta Mio
Coloque o cartão SD no slot do PC e o formate totalmente (FAT32)
Copie da pasta Mio para o SD Card os seguintes arquivos :
- Pasta \Media
- Pasta \MioAutoRun
- MioAutorun.exe
- Mortscript.exe
- MioAutorun.mscr
No cartão SD renomeie MioAutorun.exe para Autorun.exe
No cartão SD renomeie MioAutorun.mscr para Autorun.mscr
Deixe Mortscript.exe como está
Retire o cartão do drive do PC
PASSO 2 - Preparar a instalação
=====================
Certifique-se que a bateria do TN20 está totalmente carregada
Desconecte o TN20 do carregador ou de qualquer cabo que esteja conectado a ele.
PASSO 3 - Instalar
==================
Pressione o botão do TN20 para desliga-lo, não o solte e fique olhando o led indicador abaixo dele. O TN20 vai desligar e depois vai piscar o led indicador uma vez.
Solte o botão. Isto equivale a reiniciar o TN20 na próxima vez que for ligado.
Com ele desligado insira o cartão no slot SD dele.
Aperte o botão e o mantenha pressionado até ligar.
Obs: Durante a operação de boot NÃO TOQUE NO APARELHO - apesar da ansiedade he he he...
Vai aparecer a tela do TN20 (no meu aparece TN22).
Vai tocar uma musiquinha breve
Então vai aparecer uma tela em estilo Windows com o progresso da operação de instalação. AGUARDE PACIENTEMENTE - NÃO TRAVOU - O TN20 É UMA MÁQUINA LENTA.
Ao finalizar o processo o MioPocket irá reiniciar o TN20.
A telinha inicial do TN20 aparece de novo
Vai aparece a tela para voce escolhe o SKIN do MioPocket - use a que já está marcada e clique em OK.
A tela do destinator pode aparecer
Então irá aparecer uma pequena barra azul no canto inferior esquerdo da tela.
E depois a tela do MioPocket !!!! CONTROLE TOTAL DA MÁQUINA !!!
É a isto que chamam "desbloquear".
PASSO 4 - Comandos básicos
===================
O MioPocket é extremamente poderoso mas lembre-se : NÃO ALTERE NENHUM ARQUIVO NA FLASH DO TN20 - Se quiser gravar algo mexa apenas na pasta \StorageCard que é o cartão SD
PASSO 5 - Instando outro software
=================================
Bem tudo isto feito agora voce pode instalar um milhão de softwares no TN20.
No meu caso eu optei pelo programa GPS iGo 8.5.9.0 "Primo"
Para isto faça o seguinte :
Desative o Destinator : Na tela do MioPocket, no canto inferior direito tem um ícone com tres retangulos um sobre outro, clique nele.
Vai aparecer uma telinha com o nome Destinator e um X azul escuro - clique no X.
Isto vai fechar o programa do Destinator e liberar o hardware de GPS para uso de outro programa.
Desligue o GPS : pressione o botão liga desliga e assim que ele apagar retire o dedo.
Se acontecer de voce segurar um pouco mais e o led laranja dar uma piscada, recoloque o cartão com ele desligado, ligue-o e volte ao PASSO 3 - vai fazer tudo de novo.
Com o TN20 desligado retire o SD
Coloque-o no PC
Pegue a instalação do iGo e copie no "raiz" do SD : vai ficar sendo como \Primo no cartão. Irão haver vários arquivos e pastas, uns 500 Mbytes +/-.
Pegue o mapa do brasil (hardfast.fbl) renomeie-o como Brazil.fbl e copie-o na pasta \Primo\Content\Map
Remova o cartão SD do micro (Remover hardware com segurança na barra de tarefas) para não danificar o sistema de arquivos e insira o SD no TN20 DESLIGADO.
Ligue o TN20
Na telinha do MioPocket, escolha TOOLS, CE Explorer
Navegue para \Storage Card\Primo
Clique duas vezes em PRIMO.EXE
Ele abre a tela do programa, sendo que demora um pouco.
Se der algum tipo de erro, chame o programa de novo.
Ao aparecer diga não ao dispositivo padrão e escolhe "MD DEVICE EMULATOR 320X240
E então... entra a tela do Primo e temos um GPS usável e atualizavel.
Daí pra frente fica por sua conta.
O programa é show de bola e super completo.
Roda com razoavel velocidade neste hardware.
Agora vou fazer umas viagens para ver como ele se sai.
Bom isto foi só pelo desafio - depois vou comprar um Garmim para usar no meu carro e ter as atualizações sem dor de cabeça ...
Boa sorte !!!
Abs a todos,