Em minha árdua procura em saber para que servia e o que era, percebi uma variedade de informações dispersar, e resolvi criar este post para ajudar outros com essas duvidas, sem entretanto, perturbar (muito) os outros como eu perturbei o Giovanni membro da lista tracksource. Eheheh.
Nada mais é do que uma função de dispositivos GPS ou chips, ou seja, um filtro que corrige ou esconde dados incorretos de reflexão (prédios altos, árvores e etc...), onde sua localização será calculada pelos dados recebidos dos satélites e se não tiverem um caminho direto ao receptor será ignorada, pois causará uma acurácia incorreta.
É, portanto excelente para aplicações em que estivermos dirigindo, no entanto, não funcionará se usarmos para aplicações de Tracking e caminhada, por exemplo, pois não irá registrar velocidades abaixo de 5 km/ph, para isso, teremos que desabilitar essa função.
Habilitando / Desabilitando
Devo lembrar que essa configuração é por conta e risco dos que queiram fazer, já que pode ocasionar alguma avaria, no entanto, eu mesmo posso dizer que até acertar a configuração já perdi o meu GPs, mas em alguns casos, e sorte que era o meu, era só deixar por 24hrs o GPS sem bateria que retornava a funcionar. Utilizei os softwares Sirftech, nmea stat e nmea monitor (Google).
No meu caso, utilizo um GPS Bluetooth AD-750 da Adapt móbile com chip Sirf III, e utilizei baudrate de 38400 em ambas interfaces NMEA e SIRF.
1- Iniciando o Sirftech, escolha a porta de conexão e baudrate do seu GPS, e clique em Open
2- Depois clique no menu NMEA e Set Serial port (switch to sirf);
3- Escolha o baudrate da conexão, clique em Set depois =Baud;
4- O Nmea time irá parar, e depois pode ou não começar a contar o Sirftime;
5- Clique no menu Sirf -> Static Navigation e desmarque a opção, clique Set;
6- Depois no menu Sirf -> Switch to Nmea Protocol;
7- Escolha o baudrate e update rate(s), nom eu caso: 1,0,5,1,1,1,0,0,0,0;
8- Clique Set, SirfTima irá parar e Nmea time iniciará ou não.
Pronto, seu GPS já está funcionando com Navegação Estática desativada.