Bom dia a todos!
Proponho uma discussão a respeito da criação de mapas utilizando imagens de satélite. Quem utiliza o Google Earth para desenvolver seus mapas já deve ter notado que ele tem um erro bem grande no georreferenciamento! Como fazem para contornar o problema e corrigir a referência?
Eu até então estava utilizando rotas que foram adquiridas com meu GPS como ponto de referência para posicionar os vetores criados no Google Earth, mas isso não tem dado uma precisão muito boa em algumas áreas. E além disso, não permite que eu faça mapas de áreas que não tenha acesso físico, pois assim não teria como criar as rotas de referência usando o meu GPS.
Aguardo comentários...
Um abraço!
Alex.
Problema de georreferenciamento do Google Earth
Problema de georreferenciamento do Google Earth
Alexandro Corrêa - Eldorado do Sul-RS / Torres-RS / Passo-de-Torres-SC
NUNCA INSTALE OS MAPAS NA MEMÓRIA INTERNA DO SEU NUVI! UTILIZE SEMPRE O CARTÃO DE MEMÓRIA!
NUNCA INSTALE OS MAPAS NA MEMÓRIA INTERNA DO SEU NUVI! UTILIZE SEMPRE O CARTÃO DE MEMÓRIA!
Re: Problema de georreferenciamento do Google Earth
O único jeito confiável é com tracks coletados no local, depois calibrando os desenhos do GE em cima destes tracks.
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Pelo jeito ninguém está muito preocupado com isso! rsrsrs...
Estou tentando criar os mapas de outro jeito... Peguei imagens de satélite CBERS 2B que são fornecidas gratuitamente pelo INPE. Então eu vou georreferenciar estas imagens utilizando como base as imagens LandSat em formato Mr.Sid fornecidas pela NASA.
Assim vou ter grande precisão para desenhar os vetores para as ruas. Então é só exportar para o GPS TrackMaker!
Vamos ver se vai dar certo...
Estou tentando criar os mapas de outro jeito... Peguei imagens de satélite CBERS 2B que são fornecidas gratuitamente pelo INPE. Então eu vou georreferenciar estas imagens utilizando como base as imagens LandSat em formato Mr.Sid fornecidas pela NASA.
Assim vou ter grande precisão para desenhar os vetores para as ruas. Então é só exportar para o GPS TrackMaker!
Vamos ver se vai dar certo...
Alex,
Eu uso as imagens do Google Earth para completar traçados, tirar dúvidas e fazer desenhos de trevos complicados. Mas isso não prescinde da correta conferência e posicionamento com os tracks do GPS.
Isso funciona bem quando não se trabalha com áreas muito grandes. Se você desenhar um determinado bairro, por exemplo, sobre uma foto do Google Earth, e depois utilizar o track do GPS para posicionar o desenho, verá que às vezes a foto além de não georreferenciada, é distorcida, o que inviabiliza a sua utilização. Já deve ter notado que às vezes ao ajustar uma ponta do mapa, estraga a outra.
As imagens são muito úteis quando eu preciso verificar uma determinada estrada que não conheço. Nesses casos, eu primeiro faço o track na imagem do Google Earth, exporto para o GPS, e vou a campo para coletar o track correto.
Também uso para desenhar cursos de rios importantes, e nesses eu só faço o posicionamento aproximado com base nos tracks coletados nas estradas próximas.
Sem dúvida, uma ótima ferramenta, mas tem que se utilizada como apoio, e não como base para o desenho dos mapas.
Abraço
Eu uso as imagens do Google Earth para completar traçados, tirar dúvidas e fazer desenhos de trevos complicados. Mas isso não prescinde da correta conferência e posicionamento com os tracks do GPS.
Isso funciona bem quando não se trabalha com áreas muito grandes. Se você desenhar um determinado bairro, por exemplo, sobre uma foto do Google Earth, e depois utilizar o track do GPS para posicionar o desenho, verá que às vezes a foto além de não georreferenciada, é distorcida, o que inviabiliza a sua utilização. Já deve ter notado que às vezes ao ajustar uma ponta do mapa, estraga a outra.
As imagens são muito úteis quando eu preciso verificar uma determinada estrada que não conheço. Nesses casos, eu primeiro faço o track na imagem do Google Earth, exporto para o GPS, e vou a campo para coletar o track correto.
Também uso para desenhar cursos de rios importantes, e nesses eu só faço o posicionamento aproximado com base nos tracks coletados nas estradas próximas.
Sem dúvida, uma ótima ferramenta, mas tem que se utilizada como apoio, e não como base para o desenho dos mapas.
Abraço
Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.
Pois é Régis, eu venho utilizando o Google Earth da mesma forma, apenas como apoio.
O que desejo é poder traçar os mapas em regiões que não tenho acesso físico ou que não tenho rotas de referência. Isto é possível utilizando uma imagem corretamente georreferenciada e com resolução suficiente para poder traçar as ruas. A minha primeira tentativa é com essas imagens CBERS 2B HRC.
Conforme for avançando nos testes vou postando aqui os resultados!
O que desejo é poder traçar os mapas em regiões que não tenho acesso físico ou que não tenho rotas de referência. Isto é possível utilizando uma imagem corretamente georreferenciada e com resolução suficiente para poder traçar as ruas. A minha primeira tentativa é com essas imagens CBERS 2B HRC.
Conforme for avançando nos testes vou postando aqui os resultados!
- mhfernandes
Caro Alex POA, para desenhar os eixos das ruas eu gosto de utilizar o AutoCad, primeiro entro em contato com a prefeitura da cidade, depois que consigo o mapa em DWG ou DXF (CAD), verifico se esse esta na coordenada correta, se não tiver, coleto uns tracks nas ruas e ajusto o desenho no programa AutoCad pelos tracks coletados por mim com GPS de navegação, feito isso desenho os eixos das ruas e importo para o GTM, coloco os nomes das ruas, POIs...etc e passo no TSuit, depois é só enviar para Compilação.
Dê uma olhada nesse vídeo que fiz para vc ter uma ideia de como isso funciona: (http://www.youtube.com/watch?v=C_3PpNeC6W0)
Dê uma olhada nesse vídeo que fiz para vc ter uma ideia de como isso funciona: (http://www.youtube.com/watch?v=C_3PpNeC6W0)