"Sem dados na porta serial"
"Sem dados na porta serial"
Ok, vamos lá:
Comprei um "desconhecido" GPS Bluetooth da ADAPT e caàliteralmente de paraquedas no mundo GPS. Aprendi quase tudo por aqui no fórum e passeando pela NET, mas um problema vem me indignando a dias: Uso uma adptador Bluetooth no meu NoteBook e faço pelo programa dele o "entendimento" entre ele e o GPS mas qdo tento configurar no TMaker aparece a mensagem "sem dados na porta serial".
Troco as portas, as velocidades e nada, a msgem continua a aparecer.
Alguém sabe do que se trata o erro???
Comprei um "desconhecido" GPS Bluetooth da ADAPT e caàliteralmente de paraquedas no mundo GPS. Aprendi quase tudo por aqui no fórum e passeando pela NET, mas um problema vem me indignando a dias: Uso uma adptador Bluetooth no meu NoteBook e faço pelo programa dele o "entendimento" entre ele e o GPS mas qdo tento configurar no TMaker aparece a mensagem "sem dados na porta serial".
Troco as portas, as velocidades e nada, a msgem continua a aparecer.
Alguém sabe do que se trata o erro???
Re: "Sem dados na porta serial"
Ou o número da porta serial está errado (o GPSTrackMaker só aceita até 9, se não me engano), ou o GPS está enviando algum protocolo que o GPSTrackMaker não entende.
você está tentando navegação em tempo real?
você está tentando navegação em tempo real?
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Antes de mais nada, obrigado pela resposta.
O protocolo do meu GPSBluetooth é o tal =NMEA 0183=
Sim, estou tentando navegação em tempo real, jah baixei os mapas, consegui abri-los e eu moro no RJ-Capital que é muito bem apontado nos mapas da TRackSource.
Mas continuo tendo essa mensagem.
Pesquisando pela NET, cheguei a encontrar que meu programa de sincronização PalmDesktop (PalmOne) pode estar atrapalhando a comunicação e que eu deveria desinstalá-lo, mas ainda estou me recusando a acreditar como um programa que não está sendo executado (Eu fechei o programa e o programa de sincronização) pode ocupar as portas seriais.
será que terei que desinstalar o HotSync para que o TM funcione???
mais uma vez, muito obrigado pelo suporte.
Antônio Parada.
O protocolo do meu GPSBluetooth é o tal =NMEA 0183=
Sim, estou tentando navegação em tempo real, jah baixei os mapas, consegui abri-los e eu moro no RJ-Capital que é muito bem apontado nos mapas da TRackSource.
Mas continuo tendo essa mensagem.
Pesquisando pela NET, cheguei a encontrar que meu programa de sincronização PalmDesktop (PalmOne) pode estar atrapalhando a comunicação e que eu deveria desinstalá-lo, mas ainda estou me recusando a acreditar como um programa que não está sendo executado (Eu fechei o programa e o programa de sincronização) pode ocupar as portas seriais.
será que terei que desinstalar o HotSync para que o TM funcione???
mais uma vez, muito obrigado pelo suporte.
Antônio Parada.
Bom, o Hotsync pode mesmo estar "ocupando" a porta serial. Quando está rodando ele fica monitorando a porta, para ver se o Palm está tentando se conectar. Como serial não é USB, só um programa consegue se comunicar de cada vez.
O difÃÂcil é saber se o problema não é no GPS ...
O difÃÂcil é saber se o problema não é no GPS ...
[]'s Sérgio Barroso
Eu acho que o problema não é no GPS pq eles já se comunicaram uma vez. Inclusive com o PalmOne instalado..
Ahhhhh, e o que mudou de lá para cá?
você instalou alguma coisa, fez alguma atualização, alterou alguma configuração no computador/GTM/GPS?
você instalou alguma coisa, fez alguma atualização, alterou alguma configuração no computador/GTM/GPS?
[]'s Sérgio Barroso
Sem dados
Sou iniciante nessa questao do GPS e queria utilizar o programa GPS TrackMaker. Ocorre que conectei meu GPS no not e em todos os programas que testei ele recebe os sinais do satélite, porém no GTM quando tento fazer em tempo real, ele abre a tela e fica iniciando para logo depois, dar o resultado de "sem dados" como fazer para o GTM receber os dados do meu GPS. é um de USB e utilizo na com5. Pelo Hyperterminal fiz testes e ele recebe normalmente. Antecipo agradecimentos que possa me ajudar.
edefael, qual o seu GPS? É Garmin? você consegue transferir dados (waypoints, trilhas e rotas) de/para o seu GPS usando o TrackMaker?
você está tentando a navegação em tempo real pela "Interface Garmin" ou pela "Interface NMEA"?
Pela descrição estou supondo que você tem um adaptador USB->Serial, correto?
você está tentando a navegação em tempo real pela "Interface Garmin" ou pela "Interface NMEA"?
Pela descrição estou supondo que você tem um adaptador USB->Serial, correto?
[]'s Sérgio Barroso
não, meu receptor é um adapt 750.
Eu consegui baixar o programa e instalar o mapa municipal no TMaker mas não consigo fazê-lo entender o GPS.
não uso protocolo Garmin não, só NMEA 0183, que inclusive é o compatÃÂvel.
Mas cheguei a conclusão que o problema não é o programa pq aqui pelo fórum tomei conhecimento de um outro programa, o SimpleGPS Tester, que, infelizmente, reconhece que tenho portas COMM livres (no meu caso a 3 e a 9) mas não enxerga o GPS tb!!!
A imcompatibilidade parece ser com meu computador, entende??? E tb sei que não é, uso XP SP2...
Isso já está esquentando minha cabeça cara...tá brabo....rsss
Obrigado pela resposta,
Antônio Parada
Eu consegui baixar o programa e instalar o mapa municipal no TMaker mas não consigo fazê-lo entender o GPS.
não uso protocolo Garmin não, só NMEA 0183, que inclusive é o compatÃÂvel.
Mas cheguei a conclusão que o problema não é o programa pq aqui pelo fórum tomei conhecimento de um outro programa, o SimpleGPS Tester, que, infelizmente, reconhece que tenho portas COMM livres (no meu caso a 3 e a 9) mas não enxerga o GPS tb!!!
A imcompatibilidade parece ser com meu computador, entende??? E tb sei que não é, uso XP SP2...
Isso já está esquentando minha cabeça cara...tá brabo....rsss
Obrigado pela resposta,
Antônio Parada
paradajr escreveu:rsrsrs, desculpa....
Pensei q era comigo...
AGora q eu vi.
você diz que tem um adaptador Bluetooth. você configurou o stack bluetooth para gerar uma porta serial na faixa visÃÂvel ao TrackMaker? Tenho um adaptador desses Também, e nele é possÃÂvel configurar a porta serial que ele gera.
Verifique cuidadosamente a configuração Bluetooth no seu computador...
[]'s Sérgio Barroso
Ola Sergio, nao é um Garmim. É um GPS sem visor, ele apenas envia dados para o not. Também nao tem marca nenhum. Como ja afirmei, ele envia para o Not as sentenças, porém no GTM nao aparece. já tentei de tudo e nada. Estou tentando em tempo real, ele fica iniciando e depois fica sem dados. será que posso passar os codigos aqui do que ele envia? Obrigado
Talvez ele não envie as sentenças que o GTM espera. não sei como configurar isso...
[]'s Sérgio Barroso