Bom dia a todos, preciso de ajuda para encontrar fornecedor de PDA com GPS e sistema operacional Windows Mobile 6 ou superior, o equipamento será usado para coleta de dados agrícolas, estimamos a aquisição de uns 200 equipamentos por ano.
Helcio De Russi
helcio@terrasatii.com.br
PDA com GPS para trabalho de campo
-
Re: PDA com GPS para trabalho de campo
Tenho a mesma dúvida que vc. Há algumas semanas procuro pela internet material que possa me auxiliar na escolha de um PDA com GPS para coletar dados em campo. Percebi que muitos PDA e celulares possuem GPS, mas nenhum possui algum aplicativo para gerenciar o uso do GPS para esse fim.
O cuidado que devemos ter para a escolha é que o aparelho possua gps integrado e não apenas um gps assistido, no qual funciona apenas com a triangulação das antenas de celular. O GPS deve funcionar mesmo na ausencia da rede de operadoras de celular.
O problema maior não é o aparelho, mas o de um software que me informe: Latitude, longitude e altuitude. Só encontro aplicativos para navegar pela cidade.
Álguem pode me dar a dica de que software posso usar???
Ps.: Pretendo comprar o modelo HP iPAQ 6945 ou o mais novo iPAQ 216. (Preço sugerido de R$1.300,00).
O cuidado que devemos ter para a escolha é que o aparelho possua gps integrado e não apenas um gps assistido, no qual funciona apenas com a triangulação das antenas de celular. O GPS deve funcionar mesmo na ausencia da rede de operadoras de celular.
O problema maior não é o aparelho, mas o de um software que me informe: Latitude, longitude e altuitude. Só encontro aplicativos para navegar pela cidade.
Álguem pode me dar a dica de que software posso usar???
Ps.: Pretendo comprar o modelo HP iPAQ 6945 ou o mais novo iPAQ 216. (Preço sugerido de R$1.300,00).
Dependendo da aplicação sugiro um GPS de verdade que tenha boa durabilidade das pilhas, que seja a prova d'agua, poeira e leves quedas.
Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Descobri também que para mapeamento em campo posso utilizar o software ArcPAD da Esri (R$ 2.000,00). O software traça rotas e trajetos, adiciona pontos, informa Lat, Long e Alt, carrega imagens, abre e edita arquivos Shapefiles, enfim, achei o que procurava. Mas não funciona em qualquer aparelho, o ArcPad necessita de configuração específica e ainda Windows Mobile.
Atualmente utilizo um Garmin Vista HCX, mas o uso do Palm em conjunto com o ArcPAD facilita o trabalho e possui precisão próxima a do Garmin, sem contar que posso utilizar mapas e shapes... Adicionar Mapas de fundo ao Garmin é um tanto trabalhoso (MapDecode) e não tem a qualidade do Pocket... O Garmin ganha na precisão e resistencia a impactos e água...
Existe ainda um aparelho que não tive oportunidade de testa-lo, mas acredito ser muito bom para campo. Álguem conhece o Magellan MobileMapper ????
Atualmente utilizo um Garmin Vista HCX, mas o uso do Palm em conjunto com o ArcPAD facilita o trabalho e possui precisão próxima a do Garmin, sem contar que posso utilizar mapas e shapes... Adicionar Mapas de fundo ao Garmin é um tanto trabalhoso (MapDecode) e não tem a qualidade do Pocket... O Garmin ganha na precisão e resistencia a impactos e água...
Existe ainda um aparelho que não tive oportunidade de testa-lo, mas acredito ser muito bom para campo. Álguem conhece o Magellan MobileMapper ????
Achei um bom aplicativo (U$ 18,00) que também serve para campo. Efficasoft GPS Utility. Esse software é compativel com GPX e KML, cria e edita waypoint, POI, tem bússola, Velocimetro, Alerta de Velocidade, informa Latitude, longitude e atitude, aceita mapas, pode-se configurar datum e projeção e etc. Não quero fazer propaganda, mas esse aplicativo possui versões para Windows Mobile, Iphone e Symbian com ou sem tela touch... Funciona com GPS integrado (GID), com gps conectado (porta COM) e Módulo GPS via Bluetooth.
Testei (Versão Trial) em um Palm Pro Tréo e funcionou perfeitamente e sem nenhuma configuração extra.
Testei (Versão Trial) em um Palm Pro Tréo e funcionou perfeitamente e sem nenhuma configuração extra.
navcity excelente aparelho. Ja desenvolvi passagem de corrida de taxi.
-
Tenho um PDA da MIO que já vem com GPS.
Tenho programas com usam GPS nele que me atendem muito bem.
Uso o Destinator para locomoção nas cidades e o SeeYou para esporte de voo livre.
Abraços.
Tenho programas com usam GPS nele que me atendem muito bem.
Uso o Destinator para locomoção nas cidades e o SeeYou para esporte de voo livre.
Abraços.