Velocidade do GPS não bate com a do Carro

http://www.navcity.com.br
Mensagem
Autor
elzeger
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Jun 2008, 21:51

Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#1 Mensagem por elzeger »

Olá pessoal, se alguém souber me responda: Tenho o Nav730 com o Igo08 funcionando muito bem! Agora, porque a velocidade mostrada no GPS não bate com a do meu carro? A do carro corresponde a +10% da velocidade medida pelo GPS ! Isso é normal ? ou é padrão esta margem de segurança em todos os carros para se evitar multas??



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#2 Mensagem por Wallace »

É normal, mas varia de veiculo para veiculo.
Na realidade é mais falta de tecnologia e ou economia para ter um velocimetro mais preciso em todas as velocidades.
Alguns veiculos marcam certinho.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

maurofmorato
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Dez 2008, 10:54

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#3 Mensagem por maurofmorato »

A velocidade do gps é real, a do velocimetro varia de acordo com o modelo do carro, +ou- 10%.



elzeger
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Jun 2008, 21:51

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#4 Mensagem por elzeger »

O meu carro é um FIAT DOBLO 2002 e testei tb num palio 2002. A mesma coisa.

Bom pelo menos não vou tomar multas tão fácil né...hehehe



Avatar do usuário
LecoGPS
Mensagens: 102
Registrado em: 09 Jul 2008, 21:56
Localização: Sobradinho/DF

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#5 Mensagem por LecoGPS »

Os modelos da Fiat costumam bater certinho com a velocidade real, ou seja, do GPS.
Aqui em casa, temos o Siena, por exemplo. Já o Marea fica com esse erro em torno dos 10%.
Obs: os dois carros com o conjunto rodas/pneus de medidas originais.


Garmin Nuvi 760

arthursmello
Mensagens: 31
Registrado em: 15 Set 2008, 18:56

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#6 Mensagem por arthursmello »

Testei com a LandRover Defender do meu pai.... mas a falha foi maior... bom, diria que a falha eh do velocimetro. Se no GPS marca 100 km/h, o Jeep está indo a 90km/h.

Vou testar em outros veiculos de casa e relato para voces.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#7 Mensagem por Wallace »

É 10% como citado...


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
leoholanda
Mensagens: 54
Registrado em: 23 Set 2008, 18:22
Localização: Fortaleza, CE
Contato:

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#8 Mensagem por leoholanda »

elzeger escreveu:Olá pessoal, se alguém souber me responda: Tenho o Nav730 com o Igo08 funcionando muito bem! Agora, porque a velocidade mostrada no GPS não bate com a do meu carro? A do carro corresponde a +10% da velocidade medida pelo GPS ! Isso é normal ? ou é padrão esta margem de segurança em todos os carros para se evitar multas??

Normalmente o velocimetro do carro mostra uma velocidade maior do que a real. Vai depender principalmente de estado de conservação de pneus e calibragem. Isto se você estiver usando pneus originais de fabrica do seu veículo. No caso em que o velocimetro mostra uma velocidade abaixo da real são situações em que o proprietario do veiculo trocou rodas e pneus totalizando diametro maior, ai certamente o velocimetro vai marcar menos.

Se você quiser normalizar a situação (no seu caso, diminuir a velocidade do marcador), na proxima troca de pneus, compre um com perfil mais alto. Por exemplo, se você tiver usando um pneu 165/60 R13, coloque um 165/70 R13


Leo Holanda
Garmin Oregon 300
Garmin Foretrex 201
Garmin Nuvi 205W

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#9 Mensagem por Wallace »

Não recomendo troca de tamanho de pneu para isso.
Vai afetar muitas outras coisas como relação final das marchas, suspensões e pneus maiores pode raspar em outra parte do veiculo.
Não sei atualmente, mas em modelos mais antigos pode trocar as relações de engrenage do velocimetro para acertar o que mede, mas acho um gasto sem sentido.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

felipeserra
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Set 2008, 10:03

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#10 Mensagem por felipeserra »

E qual devo confiar na velocidade do GPS ou a do Carro



nino22
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Jan 2009, 20:53

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#11 Mensagem por nino22 »

Enviado: 05 Fev 2009, 03:20

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro
E qual devo confiar na velocidade do GPS ou a do Carro

bem eu fico no meio termo pois todos os radares dão uma margem de 10% ou seja se o radar for de 90 pode passar ate 99 então procuro passar nesta margem,

obs: a velocidade do gps é a mais correta desde q vc esteja em um local com bom sinal do satelite...



fabiobarros
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jul 2008, 20:26

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#12 Mensagem por fabiobarros »

Varia de modelo de carro... Por exemplo, tenho um Palio 2007 Fire que a 100 no velocimeto o GPS mostra 99. Agora o meu Palio 2010 com 100 no velocimentro mostra 92 no GPS, sobre a margem de erro dos radares é de 7% conforme estabelecido pelo INMETRO e não 10% como disseram, então se seu velocimento bate com o GPS e vc passar a 109 num radar de 100 vai levar multa...

Eu tomei uma multa onde a velocidade considerada era 101,36 a aferida pelo radar era 108,46, se estivesse pouco menos não tinha tomado a multa



fabriciotorresbh
Mensagens: 117
Registrado em: 09 Jul 2008, 05:01

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#13 Mensagem por fabriciotorresbh »

nino22 escreveu:Enviado: 05 Fev 2009, 03:20

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro
E qual devo confiar na velocidade do GPS ou a do Carro

bem eu fico no meio termo pois todos os radares dão uma margem de 10% ou seja se o radar for de 90 pode passar ate 99 então procuro passar nesta margem,

obs: a velocidade do gps é a mais correta desde q vc esteja em um local com bom sinal do satelite...

A velocidade do velocimetro e sempre mais correta, em primeiro lugar a velocidade do velocimetro e instantânea e não calculada pegando vários pontos e tirando uma média , segundo se vc estiver em trecho sinuoso o gps não vai fazer mágica e vai calcular distância entre dois pontos e não em um arco como seria o correto ,terceiro todos aqui sabem que o gps tem erro de posição e só ai já seria suficiente para derrubar a teoria que o gps é mais preciso, quarto existe o IMETRO no Brasil que afere velocimetros e outros instrumentos de medida e não deixaria um equipamento como esse ter um erro muito grande acredito que não pasase de 3 %


Propietário do site http://www.compranoexterior.com.br em caso de dúvidas de como comprar no exterior me consulte

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#14 Mensagem por Wallace »

Esse ai merce o trofeu abobrinha ou esta querendo fazer uma bricadeira besta de primeiro de abril.
Estude e pesquise um pouco antes de escrever estas besteiras em publico, pois isso chega a ser triste para sua imagem.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

vfmjr
Mensagens: 53
Registrado em: 18 Dez 2008, 20:44
Localização: Campinas -SP

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#15 Mensagem por vfmjr »

Wallace escreveu:Esse ai merce o trofeu abobrinha ou esta querendo fazer uma bricadeira besta de primeiro de abril.
Estude e pesquise um pouco antes de escrever estas besteiras em publico, pois isso chega a ser triste para sua imagem.

Realmente nunca ouvi besteira tao grande na minha vida. Cada merda que temos que ouvir, ou neste caso ler.

Os velocimetros sao calibrados num fator onde nao levam em consideracao alteracoes muito grandes de diametro de roda e relacao do tamanho dos pneus, para que todos os veiculos usem o mesmo velocimetro, veja que a variacao de tamanho de roda e pneu nao eh grande em um mesmo modelo de veiculo, ex: Gol.

Hoje eu uso 205/40 R17 e o velocimetro marca corretamente, aferido com o GPS, a relacao de marcha eh a correta tambem, com o veiculo atingindo 120 km/h de 3a marcha no limite de rotacao da fabrica. Meu carro nao anda neste limite, mas enfim ...
Quando eu rodava com medidas originais e aro 15 original a diferenca era visivel. Jah verifiquei no novo Siena e no Renault Logan e os 2 tem variacoes.

O mais correto eh o GPS, sem sombra de duvidas.

Abs



lopests
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Abr 2009, 20:40

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#16 Mensagem por lopests »

Só para constar.... tenho um Fiat Punto com rodas aro 16 e tem uns 10% de diferença..

Achaços, Chachá



zaniratto
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Set 2009, 13:18

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#17 Mensagem por zaniratto »

lopests escreveu:Só para constar.... tenho um Fiat Punto com rodas aro 16 e tem uns 10% de diferença..

Achaços, Chachá


GENTE NO MEU PALIO A DIFERENÇA É INFIMA...AGORA COM TODA CERTEZA DO MUNDO A VELOCIDADE MEDIDA PELOS SATILTES É A MAIS EXATA.
NO MEU TRABALHO ESTÃO SUBSTITUINDO OS VELOCIMETROS QUE USAM TACOGERADORES PELOS VIA GPS,QUE DESDE QUE HAJA SINAL FUNCIONA PERFEITAMENTE.
ABRAÇO.



vfmjr
Mensagens: 53
Registrado em: 18 Dez 2008, 20:44
Localização: Campinas -SP

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#18 Mensagem por vfmjr »

querem uma novidade .... inventaram a bussola .... :roll:



py2adl
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Set 2009, 14:03

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#19 Mensagem por py2adl »

Olá Colegas,

No Ford Fiesta Sedan o erro é 7%, ou seja meu velocimetro marca 100 km/h e o GPS marca 93 km/h.
Abraços.



glaucoms
Mensagens: 42
Registrado em: 05 Fev 2009, 17:51
Localização: Rio

Re: Velocidade do GPS não bate com a do Carro

#20 Mensagem por glaucoms »

no fusca, que qualquer coisa da diferença na velocidade do velocimetro, o gps é fundamental... hoje em dia, morro de rir quando vejo um infeliz falando que deu 140 no fusca dele e ainda exaltando o fato de usar rodas 14 baixas 14/65/185, no lugar das originais 15 altas 15/70/175...

no meu, dá diferença de 10%. nuca ganhei multa quando me orientava pelo velocimetro... o erro é tão grande, que mesmo passando acima, vc passa muito abaixo do permitido (10% de erro + a tolerancia dos radares)...

enfim...



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NavCity”