Colocar cartas aereas no colorado

Mensagem
Autor
gravin
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Mai 2009, 16:14

Colocar cartas aereas no colorado

#1 Mensagem por gravin »

Ola !!!
Gostaria de saber como tenho que fazer para colocar cartas aereas WAC no meu GPS Colorado 300. Apesar de nao ser para o fim de aviacao mas eu uso para monitorar nos voos que eu faco de aviao. Poderiam me ajudar nao tenho nenhuma experiencia em manipulacao de mapas para dentro do GPS ?


Grato


Pedro Augusto Gravina



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Colocar cartas aereas no colorado

#2 Mensagem por paulocarvalho »

Gravin,

Você pode tentar o Tracksource Aeronáutico http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=20 ou você pode produzir um mapa de fundo para uso no seu GPS diretamente a partir das cartas aeronáuticas que você tiver http://www.garmin.com/garmin/cms/site/u ... custommaps .

Se partir para produzir seu próprio mapa, preste atenćão ao datum e ao sistema de projećão/coordenadas utilizados no mapa original, pois o GPS precisará estar configurado com o mesmo datum e projećão para mostrar o mapa com exatidão. Por exemplo, se o mapa estiver em SAD 69, UTM (coordenadas planas, XY) e o GPS estiver configurado para usar WGS 84, lat/long (coordenadas esféricas, angulares) o GPS vai mostrar as posićões todas erradas.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

gravin
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Mai 2009, 16:14

Re: Colocar cartas aereas no colorado

#3 Mensagem por gravin »

Na carta aparece a seguinte informacao PROJECAO CONICA CONFORME DE LAMBERT PARALELOS PADROES S1230 E S3150. Como fica meu caso e como tenho que atuar ?



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Colocar cartas aereas no colorado

#4 Mensagem por paulocarvalho »

Esse é o sistema de projećão usado. Falta saber qual é o elipsóide de referência, que é o datum. Ao longo dos anos diversos elipsóides foram criados para modelar a Terra matematicamente. O sistema GPS usa o datum WGS 84. Tradicionalmente mapas produzidos no Brasil usam datum SAD 69, mas não tenho certeza do que a aeronáutica usa. Tente ler essa informaćão que normalmente fica próxima de onde você leu a informaćão do sistema de projećão.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

gravin
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Mai 2009, 16:14

Re: Colocar cartas aereas no colorado

#5 Mensagem por gravin »

O Datum usado é o WGS 84 ....Parece que nao tem problema nenhum... Mas como tenho que fazer ? Visto que nao sou muito versado a lingua inglesa, existe uma explicacao em portugues ? Ou se nao poderia me dar um resumo do que tenho que fazer ? Os mapas sao de grande extencao entao o numeros de pixels eh elevado .




Pedro Augusto



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Colocar cartas aereas no colorado

#6 Mensagem por paulocarvalho »

Pedro, o que você tem que fazer é o que está no site deles mesmo. Se quiser se aventurar nesse tipo de coisa terá que aprender Inglês. À medida em que se aprofundar, você vai esbarrar em um monte de coisas que estão em Inglês e daí ficar traduzindo tudo é inviável. Mas fácil será aprender o idioma, mesmo que apenas com um dicionário, pelo menos o que for pertinente ao assunto.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Colorado”