Duvida sobre roteamento

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Rogerio2006
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Jul 2006, 19:56
Localização: Santa Catarina

Duvida sobre roteamento

#1 Mensagem por Rogerio2006 »

Ola amigos, tenho um gps 76csx, baixei para o mapsource oa mapas TE, TER e TM. Consigo rotear pontos no gps (TER), porem quando roteirizo no pc (com sucesso) e baixo esta rorta para o gps, a rota nao segue vias e sim uma linha reta, mesmo com a apcao "siga a estrada" ativada.
Porque isso acontece? Podem me ajudar? Desde ja agradeço



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Duvida sobre roteamento

#2 Mensagem por nqnnospam »

Rogerio2006 escreveu:Ola amigos, tenho um gps 76csx, baixei para o mapsource oa mapas TE, TER e TM. Consigo rotear pontos no gps (TER), porem quando roteirizo no pc (com sucesso) e baixo esta rorta para o gps, a rota nao segue vias e sim uma linha reta, mesmo com a apcao "siga a estrada" ativada.
Porque isso acontece? Podem me ajudar? Desde ja agradeço
É assim mesmo. Tem que recalcular a rota no GPS.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Jorge Strina
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Mai 2006, 21:37

#3 Mensagem por Jorge Strina »

Estou com problema semelhante. Uso um 60CX e os mapas roteáveis funcionam perfeitamente bem no computador, porém quando crio uma rota no GPS aparece o erro "Route Calculation Error: No Roads Near Starting Point", como se não houvesse estrada por perto mesmo eu estando sobre ela. Na sequência cria-se uma rota em linha reta e o erro se repete caso eu peça para recalcular.

Existe alguma configuração no GPS que deve ser alterada? Estou usando o TRR1.0

Grato



fortinero
Mensagens: 16
Registrado em: 30 Jan 2007, 14:47

#4 Mensagem por fortinero »

Jorge Strina escreveu:Estou com problema semelhante. Uso um 60CX e os mapas roteáveis funcionam perfeitamente bem no computador, porém quando crio uma rota no GPS aparece o erro "Route Calculation Error: No Roads Near Starting Point", como se não houvesse estrada por perto mesmo eu estando sobre ela. Na sequência cria-se uma rota em linha reta e o erro se repete caso eu peça para recalcular.

Existe alguma configuração no GPS que deve ser alterada? Estou usando o TRR1.0

Grato
Uma vez me aconteceu esse mensagem cuando nao tinha boa recepçao de satelite.



Avatar do usuário
Bichi
Mensagens: 87
Registrado em: 30 Dez 2005, 10:03

#5 Mensagem por Bichi »

fortinero escreveu:
Jorge Strina escreveu:Estou com problema semelhante. Uso um 60CX e os mapas roteáveis funcionam perfeitamente bem no computador, porém quando crio uma rota no GPS aparece o erro "Route Calculation Error: No Roads Near Starting Point", como se não houvesse estrada por perto mesmo eu estando sobre ela. Na sequência cria-se uma rota em linha reta e o erro se repete caso eu peça para recalcular.

Existe alguma configuração no GPS que deve ser alterada? Estou usando o TRR1.0

Grato
Uma vez me aconteceu esse mensagem cuando nao tinha boa recepçao de satelite.
Ideias:

Os mapas roteaveis estão instalados?
Eles estão habilitados?
está no modo estrada e não offroad/maritimo?
não sei se precissa ter ativado o modo snap to road

Umas ideias que espeo ajudem.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#6 Mensagem por nqnnospam »

Jorge Strina escreveu:Estou com problema semelhante. Uso um 60CX e os mapas roteáveis funcionam perfeitamente bem no computador, porém quando crio uma rota no GPS aparece o erro "Route Calculation Error: No Roads Near Starting Point", como se não houvesse estrada por perto mesmo eu estando sobre ela. Na sequência cria-se uma rota em linha reta e o erro se repete caso eu peça para recalcular.

Existe alguma configuração no GPS que deve ser alterada? Estou usando o TRR1.0

Grato
Desculpe, mas isto está explicado no Manual, na seção marcada com os sinais de PARE. você seguiu aquelas instruções?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Jorge Strina
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Mai 2006, 21:37

#7 Mensagem por Jorge Strina »

Sérgio,

Se você está falando dos avisos de enviar o TEBrasilBranco ou desligar o BaseMap, eu já fiz de todas as formas. A única situação que funciona é quando o BaseMap está ligado, porém daí a rota segue pelas estradas do próprio BaseMap. Fora isso quando o GPS inicia o cálculo da rota, dá o erro avisando que não existem estradas próximas.

Existe algo que estou fazendo de errado? Se meu erro for tão primário, peço que me avisem onde encontro como resolver esse problema. já li o manual e não encontrei.

Grato



Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#8 Mensagem por Haigh »

De onde para onde é a rota?

Onde você está quando manda ele calcular a rota?

Quais os mapas ativos? (deveria ser só o TRR e o TEBrasilBranco)

O firmware está atualizado? Qual a Versão?


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Jorge Strina
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Mai 2006, 21:37

#9 Mensagem por Jorge Strina »

já tentei diversas rotas. Principalmente pelo Estado de São Paulo. Como na prática não estava funcionando, simulei outras rotas Também. São rotas que no Mapsource funcionaram, e eu imagino que deveriam funcionar no GPS Também. Em alguns casos estava na estrada, em outros próximo dela e quando simulava eu informava que estava em alguma estrada.

Os mapas ativos na última tentativa eram apenas o TRR e o TEBrasilBranco. Desliguei o Basemap. Quando ligo ele traça a rota sobre a estrada do Basemap, e aí que vejo que o Autoroute está funcionando. Aparentemente o GPS não está reconhecendo os mapas do do grupo.

Atualizei novamente o firmware semana passada. Estou usando o 3.10 (60CX)



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#10 Mensagem por nqnnospam »

Jorge Strina escreveu:já tentei diversas rotas. Principalmente pelo Estado de São Paulo. Como na prática não estava funcionando, simulei outras rotas Também. São rotas que no Mapsource funcionaram, e eu imagino que deveriam funcionar no GPS Também. Em alguns casos estava na estrada, em outros próximo dela e quando simulava eu informava que estava em alguma estrada.

Os mapas ativos na última tentativa eram apenas o TRR e o TEBrasilBranco. Desliguei o Basemap. Quando ligo ele traça a rota sobre a estrada do Basemap, e aí que vejo que o Autoroute está funcionando. Aparentemente o GPS não está reconhecendo os mapas do do grupo.

Atualizei novamente o firmware semana passada. Estou usando o 3.10 (60CX)
Com certeza você está fazendo algo errado, porque o TRR funciona perfeitamente no meu 60CSx, e sei que várias pessoas estão usando sem problemas. Eu mesmo já usei em São Paulo, na Bahia e em Sergipe, sem problema nenhum.

Conforme consta no manual, observe que no GPS a auto-rota sempre começa na posição atual (triângulo branco). Além disso, se o aparelho estiver no modo "GPS Off", ele não calcula a rota. Ou usa-se o modo "GPS On", ou o "Simulation Mode".

Também conforme consta no manual e no tópico sobre auto-roteamento, o basemap deve estar escondido (opção "hide basemap").

Por favor, explique passo a passo o que você está fazendo.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

#11 Mensagem por Ivan »

Embora conheça razoavelmente bem o funcionamento do roteamento, ja tendo feito varias rotas no micro e no GPS, ontem passei um grande aperto. Parecia que o mapa roteavel do TrackSource nao era reconhecido pelo GPS. Depois de muito "apanhar", trocar cartuchos de memoria, etc...descobri o problema:
A opcao "Include route calculation data", quando se seleciona o envio de mapas, no Mapsource nao estava marcada. Resultado os mapas roteaveis sao enviados sem esses dados e nao funcionam.
Foi so marca-la, reenviar o roteavel e tudo resolvido.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#12 Mensagem por nqnnospam »

Ivan escreveu:Embora conheça razoavelmente bem o funcionamento do roteamento, ja tendo feito varias rotas no micro e no GPS, ontem passei um grande aperto. Parecia que o mapa roteavel do TrackSource nao era reconhecido pelo GPS. Depois de muito "apanhar", trocar cartuchos de memoria, etc...descobri o problema:
A opcao "Include route calculation data", quando se seleciona o envio de mapas, no Mapsource nao estava marcada. Resultado os mapas roteaveis sao enviados sem esses dados e nao funcionam.
Foi so marca-la, reenviar o roteavel e tudo resolvido.
Também pode ser isso. No meu Mapsource a opção está sempre ativada.

não custa por um comentário no Manual sobre isso.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#13 Mensagem por Haigh »

Bem colocado Ivan. Parece obvio mas pode pegar muita gente desprevenida se não prestar atenção e desclicar nas opções. Vou incluir uma nota sobre isso na revisão dos manuais.

Obrigado
Robert


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#14 Mensagem por Ruy Lerac »

O Sérgio está correto. A opção de incluir os dados de roteamento é automaticamente ativada pelo MapSource (todas as versões) quando se seleciona um mapa Roteável. Se estava desmarcada, isso foi feito manualmente pelo usuário.


[ ]'s Ruy Lerac

Jorge Strina
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Mai 2006, 21:37

#15 Mensagem por Jorge Strina »

Ivan,

você acertou em cheio. Era esse mesmo o problema. Me esqueci de incluir a opção "Include route calculation data".

Realmente acho que seria interessante incluir alguma nota no manual. O curioso é que eu não havia percebido essa opção, e não me lembro de alguma vez tê-la desmarcado, porém se isso aconteceu foi apenas uma, e nas vezes sequentes ficou registrada a preferência desmarcada. Acabei de testar, e quando se desmarca uma vez, o Mapsource entende que essa é a preferência.

Grato a todos pelo tempo dedicado.



claudiano
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Fev 2006, 09:39
Localização: Fortaleza-CE

Duvida sobre roteamento

#16 Mensagem por claudiano »

Olá a todos,

Os mapas que desenvolvo estão de acordo com o padrão tracksource sem as TAGs necessárias para o roteamento. A formatação utilizada para o TRR pode ser Também enviada para o TM? Outra coisa, na formatação de vias devo separar cidade, estado e país com ponto e vírgula? uma formatação deve ficar assim? Exemplo: R Dr Carvalho;L2=carvalho;Cidade;Estado;País<MU=0><RC=0><VEL=2><Z=1>

Obrigado,

Claudiano



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Duvida sobre roteamento

#17 Mensagem por nqnnospam »

claudiano escreveu:Olá a todos,

Os mapas que desenvolvo estão de acordo com o padrão tracksource sem as TAGs necessárias para o roteamento. A formatação utilizada para o TRR pode ser Também enviada para o TM? Outra coisa, na formatação de vias devo separar cidade, estado e país com ponto e vírgula? uma formatação deve ficar assim? Exemplo: R Dr Carvalho;L2=carvalho;Cidade;Estado;País<MU><RC><VEL><Z>

Obrigado,

Claudiano
não. Vias não aceitam ";", nem informação de cidade, só através de TAGS. O correto é:

Carvalho<L2><MU><RC><VEL><Z>

Outra coisa, não tem sentido especificar "<L2>" no exemplo acima, porque o L2 é um nome alternativo para a via, e não tem sentido o nome principal ser "Carvalho" e o altenativo "Carvalho".


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”