Plotar trilha indicando a velocidade

Mensagem
Autor
Luciano_SR
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jan 2006, 19:18
Localização: Sao Jose dos Campos / SP

Plotar trilha indicando a velocidade

#1 Mensagem por Luciano_SR »

Senhores,

Nao sei se já é uma função já implementada no GTM (se for, poderiam me ensinar como? :oops: ) mas acharia legal poder ver a velocidde em uma dada trilha graficamente.

Imagino um track multicolorido com uma escala de cores apresentada ao lado e esta cor relacionada com uma velocidade. Seria algo bem interessante de se ter!

já vi algo parecido com isso em um pequeno software em MatLab que temos lá na UFMG que os dados do GPS eram plotados em 3D e com cada segmento na cor da velocidade aferida pelo equipamento naquele momento.

Fica a ideia! Aguardo sugestoes!
Editado pela última vez por Luciano_SR em 24 Abr 2006, 13:54, em um total de 1 vez.


Luciano_SR
GPSMap 60CS + Yamaha XTZ600 Ténéré

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Plotar trilha indicando a velocidade

#2 Mensagem por nqnnospam »

Olá Luciano,

você se refere à velocidade máxima permitida na trilha ou a velocidade de deslocamento?

Se for a velocidade máxima permitida, o padrão Garmin não suporta este tipo de representação. Nos mapas com auto-roteamento é possível (necessário!) associar velocidades às trilhas, mas o GPS não está programado para exibir esta informação, somente para usá-la nos cálculos de tempo.

Também não conheço nenhum modelo que mostre a velocidade de deslocamento de forma gráfica.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Luciano_SR
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jan 2006, 19:18
Localização: Sao Jose dos Campos / SP

#3 Mensagem por Luciano_SR »

Sergio,

Nao, estou falando sobre o software de tratamento dos dados, no PC. Assim como o TrackMaker é! E nao do aparelho.

Gostaria de pegar um track de alguma viagem que eu já realizei e com ele (pois ele tem a velocidade gravada ponto a ponto, não?) plotar qual é a velocidade em cada ponto, mostrando assim aquela esticada nas retas maiores, a reducao em entrada de curva, e coisa do tipo...

Estas informacoes nao ficam gravadas no ACTIVE LOG nao?


Luciano_SR
GPSMap 60CS + Yamaha XTZ600 Ténéré

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#4 Mensagem por nqnnospam »

Oi Luciano,
Luciano_SR escreveu:Sergio,

Nao, estou falando sobre o software de tratamento dos dados, no PC. Assim como o TrackMaker é! E nao do aparelho.

Gostaria de pegar um track de alguma viagem que eu já realizei e com ele (pois ele tem a velocidade gravada ponto a ponto, não?) plotar qual é a velocidade em cada ponto, mostrando assim aquela esticada nas retas maiores, a reducao em entrada de curva, e coisa do tipo...

Estas informacoes nao ficam gravadas no ACTIVE LOG nao?
É que você escreveu "TM" e eu uso TM como abreviação de "Tracksource Municipal". Para o Trackmaker uso a abreviação GTM... :)

No Tracklog São gravados os tempos (horário) no início e fim de cada segmento, assim é possível para um programa calcular a velocidade média no segmento.

No GTM, é possível ver a velocidade em cada trecho do tracklog, mas desconheço qualquer recurso que permita criar uma escala de cores automaticamente.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Luciano_SR
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jan 2006, 19:18
Localização: Sao Jose dos Campos / SP

#5 Mensagem por Luciano_SR »

Ok Sérgio, já editei a mensagem corrigindo o erro de nomeclatura.

Fica entao a dica para o pessoal que desenvolve o GTM.

Procurei no Google algum programa que fizesse isto e nao encontrei.. se alguem tiver alguma dica, estou aguardando-a!

Um abracao!


Luciano_SR
GPSMap 60CS + Yamaha XTZ600 Ténéré

macatuba
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Mar 2006, 16:38
Localização: Macatuba-SP

Re: Plotar trilha indicando a velocidade

#6 Mensagem por macatuba »

Imagino um track multicolorido com uma escala de cores apresentada ao lado e esta cor relacionada com uma velocidade. Seria algo bem interessante de se ter!

já vi algo parecido com isso em um pequeno software em MatLab que temos lá na UFMG que os dados do GPS eram plotados em 3D e com cada segmento na cor da velocidade aferida pelo equipamento naquele momento.

Fica a ideia! Aguardo sugestoes!


Luciano:
Nunca escrevi para o site e não sei se estou fazendo isso corretamente.
Tente o software COMPEGPS.



Pato
Mensagens: 22
Registrado em: 20 Mar 2006, 19:46

#7 Mensagem por Pato »

Luciano_SR escreveu:Sergio,

Nao, estou falando sobre o software de tratamento dos dados, no PC. Assim como o TrackMaker é! E nao do aparelho.

Gostaria de pegar um track de alguma viagem que eu já realizei e com ele (pois ele tem a velocidade gravada ponto a ponto, não?) plotar qual é a velocidade em cada ponto, mostrando assim aquela esticada nas retas maiores, a reducao em entrada de curva, e coisa do tipo...

Estas informacoes nao ficam gravadas no ACTIVE LOG nao?
Pois é... tenho a mesma intenção sua. No GPSTM Pro tem como visualizar os dados como uma tabela. Daria para copiar esses dados para o excel e gerar o gráfico, mas o problema é que São exportados as velocidades como sendo um texto (23,52km/h) na célula e eu não sei como separar esse dado. Se conseguir no excel mesmo, está resolvido o problema.



fernanda-df
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mai 2006, 10:10
Localização: Sobradinho-DF

#8 Mensagem por fernanda-df »

Pato escreveu:...mas o problema é que São exportados as velocidades como sendo um texto (23,52km/h) na célula e eu não sei como separar esse dado. Se conseguir no excel mesmo, está resolvido o problema.
Pato,

Entendi que vc tem o texto 23,52km/h numa célula do Excel e precisa do "23,52" como número.

Se for isso, selecione a célula (ou o grupo de células) e aperte as teclas de atalho "CTRL" + "U" (ou, no menu, Editar - Substiruir). Surgirá uma janela pedindo que vc informe o que quer localizar - digite "km/h" (sem as aspas). Deixe o campo "Substituir por" em branco, tecle "Substituir tudo". O "km/h" sumirá e ficarão os números, prontos para operações.



Pato
Mensagens: 22
Registrado em: 20 Mar 2006, 19:46

#9 Mensagem por Pato »

Eba!!

Muito obrigado fernanda-df... era exatamente o que eu precisava. Agora fica fácil gerar o gráfico de velocidade em função da posição e/ou tempo.

Agradecido



fernanda-df
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Mai 2006, 10:10
Localização: Sobradinho-DF

#10 Mensagem por fernanda-df »

Luciano,

veja se o que tem neste link poderá ajudá-lo - http://www.gpsvisualizer.com/

Imagem



Pato
Mensagens: 22
Registrado em: 20 Mar 2006, 19:46

#11 Mensagem por Pato »

Se me permite fernanda-df, excelente link. Bem interessante as saídas que ele proporciona. A única coisa que (acho eu) penso não ser tão boa, é o fato de ter que fazer o up da trilha. Na realidade estão montando um belo banco de dados... imagina o mundo inteiro upando tracks :shock:



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”