GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
helitoncosta
Mensagens: 42
Registrado em: 20 Set 2008, 16:18
Localização: Santana de Parnaíba - SP.

GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#1 Mensagem por helitoncosta »

Amigos comprei um GPS, provavelmente do paraguai, ele não tem nenhuma marca visível.
A foto dele está nesse link: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s ... 90.jpg&v=P
Ele veio com o Igo instalado, até consegui atualizar, porque o probrama pede para ler um arquivo chamado shell.ini, e consegui atualizar para o igo plus 6 atualizei as vozes e mapa de julho/2007. Rodando do sd.
Porém gostaria de usar outro mapa, talvez mais atualizado.
Não obtive sucesso na instalação porque parece que o programa que vem nele, que se inicia sozinho e me dá 3 opçoes: Navegar que inicializa o Igo, executando esse tal shell.ini ( que é uma chamada para o executavel do igo ) - ferramentas, onde abre os programas para visualizar fotos, videos e músicas, além das config.
Parece que a especificação dele é:
CPU CENTRALITY A3 400 MHZ 64MB ROM E 64MB RAM - SISTEMA OPERACIONAL WIN CE.NET 4.2 CORE, tb não tenho certeza pois não há lugar nenhum que me indique isso.
Alguem saberia como desbloquear, instalar um novo operativo melhor que me permita usar os outros tipos de mapa como destinator, igo8, miomap ou tomtom?
Editado pela última vez por helitoncosta em 24 Out 2008, 03:40, em um total de 1 vez.


Heliton Costa
DVD/GPS Pioneer Avic-F220
GPS Discovery 7''
GPS Tracker Moto Multilaser'
Navegadores:
Igo Primo Basemap 2016, Sygic 10 Fleet

Avatar do usuário
helitoncosta
Mensagens: 42
Registrado em: 20 Set 2008, 16:18
Localização: Santana de Parnaíba - SP.

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas

#2 Mensagem por helitoncosta »

Algum moderador poderia esclarecer nesse ou em um tópico específico [como destravar e instalar mapas em gps] uma vez que já teve 16 visitas em um único dia.....


Heliton Costa
DVD/GPS Pioneer Avic-F220
GPS Discovery 7''
GPS Tracker Moto Multilaser'
Navegadores:
Igo Primo Basemap 2016, Sygic 10 Fleet

Avatar do usuário
helitoncosta
Mensagens: 42
Registrado em: 20 Set 2008, 16:18
Localização: Santana de Parnaíba - SP.

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#3 Mensagem por helitoncosta »

VAMOS LÁ.... Tem que ser auto-didata, mas vou colocar coisas importantes que fui juntando pedações de outros tópicos e forums

ALGUMAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES... POIS TODA INFORMAÇÃO QUE PEGUEI ESTAVA SEM PÉ NEM CABEÇA


Considerando o GPS - China/Paraguai que comprei, se vc comprou um genérico tb a maior parte das coisas que vou escrever vão servir.
PS: Descobri que o processador do meu GPS ao lado é Samsung ARM 926 ( onde Samsung é o fabricante da main digamos assim e ARM é o processador no caso Intel - fonte: esse forum e subtópicos )

COISAS IMPORTANTES A SABER:

1- Em primeiro lugar o tal gps vem com S.O ( Sistema operacional ) instalado, no meu caso veio o Windows Mobile 5.0 China - Abaixo explico mais sobre S.O.
a) Nesse meu caso ele pede uma chamada num arquivo Shell.ini ( que nada mais é que um arquivinho bat com o atalho que será executado ), o meu veio configurado para chamar o executavel do Igo6, funcionando perfeitamente, mas daí sabe como é a gente quer colocar um programa de mapa melhor e aí começa a jornada.
b) Bom, vc simplesmente abre esse arquivo Shell.ini e troca a chamada para o executavel que quiser - no meu caso não executa nenhum dos programas abaixo, com exceção do Starwin.exe para interface gráfica do win ce.
2- Vc que tem conhecimento de S.O., programas mas não consegue saber onde está, é porque o aparelho GPS vem com um tipo de programa instalado que se inicializa junto/após o windows ce no caso, e já te abre a tela com as opções navegar, satelite e ferramentas.
3- Com um executavel chamado StarWin.exe, vc chama a interface gráfica do windows mobile, aí sua vida vai começar a clarear, ele tem a interface amigavel que vc está acostumado ( MAS NO MEU CASO EM CHINA ) o que dificulta e muito, mas fuçando foi aí que eu descobri a versão do windows e modelo minha máquina GPS - no que seria a função sistema do win convencional.
4- Na interface do win ce então vc pode explorar as pastas e rodas os programas.....
(ALGUEM ME AJUDE POIS O MEU WINDOWS CE NÃO RODA NENHUM, NEM O AUTORUN DO IGO8, NEM OS PACOTES DO DESTINATOR7.... DÁ UM ERRO MAS TÁ ESCRITO EM CHINA...RS.)
5- Dai que pensei vou instalar o windows mobile 5.0 ou 6.0(não sei se roda nessa maquina)..... onde descobri que:
a) Esse executavel StarWin.exe não é o windows em sí, é apenas uma chamada para a interface ( janela ) do windows que já estava instalado o china 5.0.
b) Para instalar outro S.O como eu queria... aí começa a complicar.... existe um aplicativo para fazer isso, sincronizar o seu computador atraves do cabo usb com a sua máquina(aparelho gps/poquet pc/celular). Os que baixei todos só para winXP eu uso vista portanto parei o projeto por aí.
A instalação errada de outro sistema operacional pode inutilizar de vez o seu GPS e fazer vc pedir arrego para alguem que tenha completa experiência no assunto, tem instruções de fazer um backup da sua instalação, mas qualquer um sabe que esse tipo de procedimento já fornece certo risco.

Espero que essa minha experiência esclareça aos que estão buscando mapas, soluções e etc, o funcionamento básico do GPS como um computador portátil, pois é isso que ele é que roda programas portateis e sistema operacional portátil.

DIANTE DISSO TUDO, CASO ALGUM EXPERT OU CONHECEDOR DO S.O E GPS POSSA ME DAR UMA LUZ DE PORQUE O MEU GPS NÃO ESTÁ EXECUTANDO AS INSTALAÇÕES DO DESTINATOR7 OU DO IGO8 FAVOR ME FORNEÇA ESSA LUZ, PARA QUE EU E TODOS POSSAMOS USUFRUIR!


Heliton Costa
DVD/GPS Pioneer Avic-F220
GPS Discovery 7''
GPS Tracker Moto Multilaser'
Navegadores:
Igo Primo Basemap 2016, Sygic 10 Fleet

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#4 Mensagem por nqnnospam »

Vamos lá novamente.

Não adianta ficar repetindo a pergunta ou se achar injustiçado. Se ninguém responde, é porque ninguém sabe. Se todo mundo que não sabe for responder "Não sei", todos os tópicos vão ter centenas de páginas de informação inútil.

Além disso, os moderadores não são oniscientes, e portanto não são obrigados a ter resposta para tudo.

Por fim, se você for no revendedor oficial do Destinator, IGo, Route66, ou de qualquer outro programa de navegação pago e protegido por direitos autorais, com certeza ele (o revendedor oficial) vai saber como instalar o programa no seu GPS. Afinal, ele quer vender o programa, e para isso precisa dar assistência ao cliente. Assim, se você comprou um desses programas, sugiro fazer valer seus direitos, garantidos por lei, inclusive.

Qualquer outra coisa fora disso é pirataria, e isso não é permitido neste fórum.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
helitoncosta
Mensagens: 42
Registrado em: 20 Set 2008, 16:18
Localização: Santana de Parnaíba - SP.

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#5 Mensagem por helitoncosta »

Continuando com informações importantes.....

Me aprofundando no que escreví acima, tenho a obrigação de alertar o leitor desse tópico.

O funcionamento diagramatico do procedimento acima é esse mesmo que imaginava.

Porém em contato com um consultor da Microsoft especializado em plataforma WIN CE e WIN Mobile, ao contrário do que possamos imaginar que como em um pc normal o sistema operacional se adapta ao computador, nos PPC e Smart é exatamente o contrário.
Ou seja o fabricante quando desenvolve o equipamento, o desenvolve voltado para usar um sistema operacional CE ou Mobile esse segundo é mais amigável, o primeiro mais econômico e livre ao fabricante, deixando a ele mais liberdade para desenvolver ou instalar módulos próprios.

Em miúdos, a idéia de se reinstalar um outro S.O. num PPC ou GPS ou Smart o que quer que seja, se não for uma distribuição do próprio fabricante com ROM de seu equipamento é uma furada, portanto NÃO TENTEM FAZER ISSO EM CASA, pois se corromper a ROM do seu equipamento onde está instalado o sistema operacional, se seu fabricante não der suporte ou tiver algum McGIVER dos GPS, PPC e PDAS pode esquecer que vai virar peso de papel.

Portanto temos que nos contentar com as limitações de cada S.O. que vier no equipamento que comprarmos.

Como regra, instale arquivos dos mapas, navegadores, programas em seu sdcard, porém evite instalar e principalmente apagar qualquer arquivo da memória flash sem o devido backup e sabendo o que está fazendo.

Abraço!


Heliton Costa
DVD/GPS Pioneer Avic-F220
GPS Discovery 7''
GPS Tracker Moto Multilaser'
Navegadores:
Igo Primo Basemap 2016, Sygic 10 Fleet

CFHAAG
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Dez 2007, 20:14

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#6 Mensagem por CFHAAG »

NOTA DA MODERAÇÃO: As regras do fórum não permitem links para arquivos piratas. Favor colocar links para o site do fabricante, ou então não colocar link algum. Obrigado.

OLÁ PESSOAL FIZ UM MEGA POST PARA USUARIOS QUE USAM GPS COM WINDOWS CE 4.2 CORE
FUNCIONAMENTO 100% PARA GPS CHINESES INCLUINDO PARA NAVEGAÇÃO EM GPS EQUIPADO COM DVD DE 7''
Para quem quiser i IGO 8.0 sem pagar nada, para utilizar em qualquer GPS chinês. Roda muito bem no INFOSCAPE.
Baixe o IGO 8.0 no link abaixo, descopacteo com o win.rar dentro de uma pasta que vc pode designar como Igo 8, por exemplo. Copie essa pasta para o root do seu SD.

O ARQUIVO DATA ACEITA VARIAS RESOLUÇÕES TAIS COMO:

INCLUSO NO PACOTE:
DATA.ZIP COMPATIVEL COM AS SEGUINTES TELAS
240X230 =
320X240 = TELAS DE 3.5''
320X320 =
400X400 =
480X234 = TELAS DE 7''
480X272 = TELAS DE 4.3''

VOZES E IDIOMA EM PORTUGUES PT-BT ( BRASILEIRO)

BASE DE RADARES

TTS EM INGLÊS = OPCIONAL SEGUE O LINK SE NECESSÁRIO


SEGUE O LINK EM 2 partes (PACOTE NAVEGADOR IGO8+ VOZES+IDIOMA+POIS+3D+RADAR)



EXEMPLO DE CONFIGURAÇÃO DO SYS.TXT ( RESOLUÇÃO DA TELA )

AGORA QUE JA BAIXOU OS ARQUIVOS ....É NECESSÁRIO QUE VC CONFIGURE O ARQUIVO SYS.TXT PARA QUE
TUDO FUNCIONE BEM , AGORA VAMOS AJUSTAR A RESOLUÇÃO DA TELA DO SEU GPS

O EXEMPLO A SEGUIR É PARA A TELA DE 7'' ( DVD DE CARRO )
480X234
Código: Selecionar todos
[interface]
skin="ui_igo8"
resolution_dir="480_234"
vga=0

[rawdisplay]
class="landscape"
screen_x=480
screen_y=234


PARA COLOCAR NUMA TELA DE 4,3'' É NECESSÁRIO DEIXAR AS SEGUINTES LINHAS DE COMANDO
ASSIM
480X272
Código: Selecionar todos
[interface]
skin="ui_igo8"
resolution_dir="480_272"
vga=0

[rawdisplay]
class="landscape"
screen_x=480
screen_y=272


PARA COLOCAR NUMA TELA DE 3.5'' É NECESSÁRIO DEIXAR AS SEGUINTES LINHAS DE COMANDO ASSIM
320X240
Código: Selecionar todos
[interface]
skin="ui_igo8"
resolution_dir="320_240"
vga=0

[rawdisplay]
class="landscape"
screen_x=320
screen_y=240



OBS: MUDE SOMENTE AS LINHAS QUE MENCIONEI ACIMA O RESTO DO ARQUIVO DEIXE COMO ESTA. não esqueça que vc deve direcionar o acesso para o executável que estará dentro da pasta que vc criou.

Se ao rodar o programa aparecer o ERRO ABAIXO



FFUIERROR: Unknown layer referenced
identifier=[ui_Cockpitinfo]

Favor ir ao endereço abaixo e baixar o DATA.ZIP, e substituir o arquivo de mesmo nome que está na pasta onde vc descompactou os arquivos do software(Não precisa descompactar este arquivo, é só substituí-lo).

Pronto, fica show de bola!!!

Um abraço a todos!!



Avatar do usuário
helitoncosta
Mensagens: 42
Registrado em: 20 Set 2008, 16:18
Localização: Santana de Parnaíba - SP.

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#7 Mensagem por helitoncosta »

Obrigado pelo post de configuração de resoluções!

Aguardamos mais informações e configurações dos GPS china!!!


Heliton Costa
DVD/GPS Pioneer Avic-F220
GPS Discovery 7''
GPS Tracker Moto Multilaser'
Navegadores:
Igo Primo Basemap 2016, Sygic 10 Fleet

michel alves
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Nov 2008, 22:59

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#8 Mensagem por michel alves »

Olá prezado amigo !!

To com um GPS aki e estou com o mesmo problema...
Com muito custo descobri que ele é um GPS Xeray 312.
Ele funciona normal , mas não tenho o software com os mapas que fazem ele funcionar no modo GPS.

Estou em busca de algum software alternativo que funcione. Pois sem os mapas ele está como peso de papel aki em casa ... he.he.he !!!

Grato se alguém puder me ajudar !!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84171530-_JM



Avatar do usuário
helitoncosta
Mensagens: 42
Registrado em: 20 Set 2008, 16:18
Localização: Santana de Parnaíba - SP.

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#9 Mensagem por helitoncosta »

E aee amigo

Olha software vc teria que comprar.... os que baixar vão ser piratas... bla bla bla............. rs rs. É pirtaria... cada um usa seu livre arbítrio aqui no forum não posso te passar link dos programas....

Em primeiro lugar tente descobrir nos fóruns o método de funcionamento do atalho ( ou seja qual arquivo ///.ini ou ...sys) o seu gps chama pelo programa de navegação. Pois vc vai precisar saber para mudar o atalho, ou criar um arquivinho com o caminho do soft que vc instalar.

Depois vc pode entrar nos foruns e pegar links normalmente que estão no rapshare 4share etc com programas como Igo, Navigator, Miomap etc.
Eu recomendo que use o Igo2006 Plus com mapa v.7.5 que funciona muito bem e é um dos mapas mais atualizados e é facil de usar.
Procure por Igo para Win CE pois esse aparelho que vc mencionou funciona com o WinCE core 4.2. Procure nos foruns de GPS programas.. etc.. O forum do GPS bra não corta links como esse, pode procurar tb no emule que vai encontrar.
Não cometa o erro de baixar para celular ou pda. Lembre-se aparelho GPS como o seu é PNA.ok?

Boa sorte


Heliton Costa
DVD/GPS Pioneer Avic-F220
GPS Discovery 7''
GPS Tracker Moto Multilaser'
Navegadores:
Igo Primo Basemap 2016, Sygic 10 Fleet

ivanmaluco
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Nov 2008, 21:36

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#10 Mensagem por ivanmaluco »

olá helitoncosta.... legal seu relato. Estou no mesmo barco.

Tenho um GPS genérico (mesma história da sua) .... ha dias tento achar uma luz, mas nada até agora.

Ele já veio com o iGO8 só que com mapas dos EUA. Atualizei pra mapas e vozes do Brasil. Até ai blz.

Não consigo colocar POI de radares ou outro qualquer. Vc poderia ajudar ?

Li tambem sobre o MioPocket 2.0, tentei instalar mas nao deu certo.

Se puderem ajudar fico grato

Abraços



comedoo
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Jun 2008, 00:09

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#11 Mensagem por comedoo »

Estou com GPS sem marca e não consigo instalar nenhum mapa nele, no entanto no SD nao tem arquivos .ini, vc tem alguma dica?
obrigado
Dede



Avatar do usuário
helitoncosta
Mensagens: 42
Registrado em: 20 Set 2008, 16:18
Localização: Santana de Parnaíba - SP.

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#12 Mensagem por helitoncosta »

Amigo Ivanmaluco

Para instalar os radares siga as instruções dos fóruns, mas é simples.

Baixe do site maparadar ponto com as últimas definições dos radares e coloque na pasta chamada speedcam, que fica dentro da pasta POI. Se o seu arquivo speedcams.spud estiver com 0 kbts não vai funcionar, se não conseguir instalar me fala que eu posto os 2 arquivos e o caminho certinho onde deve aparecer. O normal é possuir esse arquivo que mencionei com alguns bytes e o arquivo speedcam.txt com as coordenadas dos radares.

Quanto ao amigo que quer instalar os programas e mapas tem bastante coisa nos fóruns dê uma procurada. Você caso não tenha nada instalado no seu SD tem que seguir os seguintes passos.
1) Configurar o GPS para usar os mapas do SD.
2) Caso não tenha instalado copiar para o SD uma pasta contendo o programa do navegador juntamente com os mapas, vozes etc.
3) Configurar o arquivo de inicialização, normalmente shell.ini com a linha de comando de chamada do executavel do programa que voce copiou numa pasta para o sd card. Exemplo \\scmmd\igo\navgo.exe


Heliton Costa
DVD/GPS Pioneer Avic-F220
GPS Discovery 7''
GPS Tracker Moto Multilaser'
Navegadores:
Igo Primo Basemap 2016, Sygic 10 Fleet

mr.scanner
Mensagens: 6
Registrado em: 03 Fev 2008, 14:51

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#13 Mensagem por mr.scanner »

helitoncosta escreveu:Amigos comprei um GPS, provavelmente do paraguai, ele não tem nenhuma marca visível.
A foto dele está nesse link: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s ... 90.jpg&v=P
Ele veio com o Igo instalado, até consegui atualizar, porque o probrama pede para ler um arquivo chamado shell.ini, e consegui atualizar para o igo plus 6 atualizei as vozes e mapa de julho/2007. Rodando do sd.
Porém gostaria de usar outro mapa, talvez mais atualizado.
Não obtive sucesso na instalação porque parece que o programa que vem nele, que se inicia sozinho e me dá 3 opçoes: Navegar que inicializa o Igo, executando esse tal shell.ini ( que é uma chamada para o executavel do igo ) - ferramentas, onde abre os programas para visualizar fotos, videos e músicas, além das config.
Parece que a especificação dele é:
CPU CENTRALITY A3 400 MHZ 64MB ROM E 64MB RAM - SISTEMA OPERACIONAL WIN CE.NET 4.2 CORE, tb não tenho certeza pois não há lugar nenhum que me indique isso.
Alguem saberia como desbloquear, instalar um novo operativo melhor que me permita usar os outros tipos de mapa como destinator, igo8, miomap ou tomtom?
VC CONECTA ELE NO COMPUTADOR COM ACTIVESYNC E DIZ PARA MIN SE TEM ALGUMA PASTA REFERENTE AO NOME DO SOFTWARE DE LOCALIZAÇAO QUE VC ESTA USANDO EXEMPLO:DESTINATOR.....LE O APARELHO COM CARTAO E ME FALA TUDO EM LISATA QUE EU TE ENSINO....SE NAO ME ENGANO VAI ESTAR ESCRITO STORAGE CARD...DENTRO DESTA PASTA STORAGE CARD VAI ESTAR ESCRITO UMA PORÇAO DE COISAS ESTAS COISAS QUE EU QUERO QUE VC ME RELATE...



kymera19
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Abr 2009, 02:41

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#14 Mensagem por kymera19 »

Amigos eu tenho um GPS Orange or-g700 de 7 polegadas quando eu intalei o destinator 8 os icones sobrepoem-se e o aparelho trava como posso resolver este problema? Obrigado



aleboy00
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Mar 2009, 16:20

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#15 Mensagem por aleboy00 »

Olá, tenho um LST-4702 de tela 7" com resolução de 480x234 porém não acho skin para rodar no IGO8.3 alguém tem alguma idéia?



ddgberg
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Nov 2009, 22:19

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#16 Mensagem por ddgberg »

Comprei pelo Ebay direto da china um kit multimidia para meu carro, com dvd, etc e GPS (sem marca). Ao ligar meu GPS ele diz q não localizou os mapas e manda inserir o sd card que não veio juntamente com o aparelho. Contatei o fabricante que me informou apenas o baud rate 9600, port 3, minha resolução de tela 480X234 (7"), e que funcionaria bem com igo ou polnav (ou coisa parecida).

Baixei o igo 8.3 com mapas 9.1, coloquei na raiz do sd card o arquivo shell.ini com o caminho até o arquivo igo8.exe, (\sdmmc\igo8.3\igo8.exe), no sys.txt alterei a resolução. Na pasta save, no arquivo system alterei baud rate e port e resolução tb.

Inseri o sd card com shell.ini na raiz, com o igo e os mapas e segue aparecendo a mesma mensagem: can not find the maps file from sd card. Please insert sd card, mesmo com o sd card inserido no slot do gps.

Minha compra:
http://cgi.ebay.com/7-2-DIN-IN-DASH-CAR ... 3efaddbb0f

Fabricante:
www.szruibao.com

referencia de modelo - FD1828

Alguém tem alguma idéia?



LUIZ COCATO
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Dez 2009, 02:06

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#17 Mensagem por LUIZ COCATO »

helitoncosta
Eu estava com o mesmo problema seu. Só resolveu quando formatei o SD card e instalei os arquivos novamente. Entre no MS-DOS e dê um format completo no cartão.



lidimaci
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jun 2010, 10:30

Re: GPS Sem Marca como atualizar e instalar mapas + DEFINIÇÕES

#18 Mensagem por lidimaci »

olá, comprei 1 GPS no site dealExtreme, e não consigo configurá-lo para mapas do Brasil. Alguém pode me ajudar?



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”