Tutorial - Atualizando nav730/nav740

http://www.navcity.com.br
Mensagem
Autor
Ffbf

Tutorial - Atualizando nav730/nav740

#1 Mensagem por Ffbf »

Por favor, NÃO UTILIZEM o tópico para perguntar onde baixar determinado programa ou qual é o melhor navegador. Esse tópico é apenas para ajudar na execução de novos navegadores/programas. Existem partes do forum específicas para isso, como IGO para os navegadores IGO 8, amigo e primo.

Olhando o forum vejo que muitas pessoas tem dúvidas de como atualizar esses aparelhos. Muitos por preguiça pura de não pesquisar, mas acredito que deveria existir um tópico explicando todo o procedimento logo no primeiro post, é isso que pretendo fazer aqui. Explicarei o funcionamento do aparelho, lembre-se que isso pode ser utilizado para liberar e rodar aplicativos no aparelho, não estou incentivando a pirataria.

Em primeiro lugar, é recomendado que você compre outro cartão sd e deixe o original guardado, só por precaução. Caso queira utilizar o sd original faça um backup, TESTE, e guarde em um lugar seguro.

Esse gps é um dos mais fáceis e simples de se mexer, o único problema que encontrei nesse aparelho é a bateria que não é grande coisa.

Antes de começar, entendam que mesmo executando os procedimentos de forma correta pode ser que o navegador novo não funcione. Os motivos principais são: arquivo corrompido durante o download; navegador que você baixou está com defeito; o navegador que vc baixou está com a port e baud diferentes das configurações de seu aparelho (nesses aparelhos port = 2 e baudrate = 4800, mas não se preocupe com isso ainda).

Em primeiro lugar, NUNCA, eu disse NUNCA altere absolutamente nada na memória interna de seu aparelho. TUDO o que faremos será através do cartão sd. Caso você altere alguma coisa na memória interna seu gps pode travar e virar um peso de papel, a única solução será enviar para a assistência técnica.

Vamos lá, em seu cartão sd original existem a pasta iGO e o arquivo addons.txt. A pasta iGO é onde se encontra o navegador e o mapa, o arquivo addons contém os comandos importantes para nós. Abrindo o arquivo addons (notepad) temos:

[modules]
V7 Navigation = "icons/V7.bmp", "\\Storage Card\\iGO\\iGOpna.exe"

[Autostart]
Navigation = "\\Storage Card\\iGO\\iGOpna.exe"

Vamos ignorar a parte autostart, o que nos interessa é a parte modules. É nela que podemos relacionar os ícones com os programas. Originalmente, temos "icons/v7.bmp", esse é o ícone original do nosso navegador. A segunda parte ("\\Storage Card\\iGO\\iGOpna.exe") é o aplicativo que irá rodar quando clicarmos no ícone. Portanto, quando clicamos no icone v7 de nosso gps ele roda o programa localizado no cartão sd, pasta iGO, executável iGOpna.exe. Entendendo essa linha fica fácil atualizar o aparelho.

Por exemplo, digamos que você baixou o navegador destinator 8. Provavelmente a pasta será destinator8 e o executável destinator8.exe. Ora, podemos apagar a pasta iGO original, renomear a pasta destinator8 para iGO e o executável destinator8.exe para iGOpna.exe e copiar essa nova pasta iGO para a raiz de nosso sd. O gps não sabe a diferença entre os programas, ele vai procurar pelo nome do arquivo para executar o programa, nesse caso o destinator 8 que renomeamos para iGOpna.exe. Em vez disso é possível mudar a linha de comando no addons, por exemplo, a linha modules ficaria V7 Navigation = "icons/V7.bmp", "\\Storage Card\\destinator8\\destinator8.exe". Nesse caso (sem renomear a pasta e o executável), quando clicarmos no ícone v7 o programa que o gps vai executar será o destinator (preste atenção no nome da pasta e do executável).

Pronto, é só baixar o navegador ou programa que você quiser e configurar dessa forma.

Agora, esse gps, permite que se criem novos ícones de forma extremamente simples, permitindo instalar vários navegadores/programas.

Por exemplo, muita gente quer visualizar o windows no gps. Para isso, basta incluir 1 linha em seu addons e deixá-lo assim:

[modules]
Explorer = "icons/files.bmp", "\\Windows\\explorer.exe"

[Autostart]

A linha Explorer cria um novo ícone em seu gps (que está localizado em icons/files.bmp) e esse ícone executa o programa localizado em windows\explorer.exe, em nosso caso esse é o explorer do windows. Pessoalmente, não utilizo esse ícone, mas quem quiser acessar o windows pode fazer dessa forma.

Opa, mas isso significa que podemos criar novos ícones para relacionar a novos programas? Exatamente, quem quiser pode instalar vários navegadores ou programas em seu sd e criar ícones para executá-los, sem precisar acessar o windows. Muitos aparelhos não permitem isso (muito obrigado addons), os usuários precisam acessar o windows e executar os programas pelo explorer. Repito, como nosso aparelho permite essa criação eu não utilizo e nem recomendo o acesso direto ao windows através do procedimento indicado acima.

Você pode criar seus próprios icones, mas existem alguns já prontos. Basta procurar no <quatroshared> (se escrever o nome do site corretamente o forum automaticamente bloqueia) por ícones black e baixar o arquivo, cortesia do forum navbrasil, por sinal um forum excelente para quem tem o nav730/740.

Depois de baixar os ícones, salve eles (já descompactados) na raiz de seu sd, pode renomear a pasta como quiser. Para facilitar vou considerar que a pasta foi salva como "ícones". Salve também seus navegadores na raiz de seu cartão sd. Vamos dizer que você queira rodar o destinator, iGO8, o navegador original e o acesso ao windows de seu gps. Sendo assim, você terá em seu cartão o arquivo addons.txt e as pastas iGO (original), igo8, destinator e ícones. Seu addons.txt deve ser configurado dessa maneira:

[modules]
Explorer = "icons/files.bmp", "\\Windows\\explorer.exe"
Igo8 = "\\Storage Card\\Icones\\Igo8.bmp", "\\Storage Card\\\Igo8\\Igo8.exe"
Destinator8 = "\\Storage Card\\Icones\\Destinator.bmp", "\\Storage Card\\\Destinator\\Destinator.exe"

[Autostart]

Se você fez tudo certo, agora, além dos ícones v7, multimidia, opções e calc existirão 3 novos ícones: Explorer, Igo8 e Destinator8. Repare que o caminho dos ícones do igo8 e do destinator8 estão apontados dentro do sd card (\\storage card\\icones), se quiser você pode criar os seus próprios ícones.

Ficou repetitivo, mas acredito que esteja bem fácil de entender. Agora é com você, basta baixar os navegadores/aplicativos que rodam em windows CE e rodá-los em seu gps.

Os navegadores Tomtom e Garmin exigem procedimentos específicos para serem instalados, não vou explicar aqui. Alguns navegadores exigem que se ajuste o tamanho da tela manualmente, basta pesquisar no forum ou no google como mudar esses parâmetros (por exemplo, mudar tamanho de tela destinator). Se o navegador não captar o sinal gps provavelmente será necessário ajustar a port e o baudrate (mesma coisa, pesquisar mudar port e baud destinator), os parâmetros certos já foram passados nesse tópico.

Resumo:

Como instalar o Igo 8 por exemplo:

1- Baixe o Igo 8, descompacte o arquivo se necessário e grave a pasta do Igo 8 na raiz do seu cartão de memória.

2- Abra o arquivo addons e inclua a seguinte linha no [modules], deve ficar assim:

[modules]
Igo 8 = "icons/V7.bmp", "\\Storage Card\\Igo8\\Igo8.exe"

Edite o que está em negrito, coloque o nome da pasta do Igo 8 que você salvou em seu sd e o nome do executável. Claro que se já forem Igo8 e Igo8.exe você não precisa editar nada.

3- Com o cartão sd inserido no gps, ligue o aparelho e aperte o reset.

Pronto, agora deve aparecer o ícone do Igo 8, basta clicar e testar.

Espero que essas explicações sejam úteis, tentarei atualizar de acordo com as dúvidas.

leosiqueira

Re: Tutorial - Atualizando nav730/nav740

#2 Mensagem por leosiqueira »

este tutorial me ajudou a instalar outros navegadores no meu nav730.
tenho dúvidas como configurar a tela do Igo8 , que está config para wide...

Ffbf

#3 Mensagem por Ffbf »

Pra configurar a tela vai depender do navegador que vc instalou.

No igo por exemplo, existe um arquivo chamado sys.txt onde no seu caso a resolução é de 320x240, os parâmetros de configuração da tela devem ser modificados.

Exemplo de uma parte do arquivo sys.txt que deve estar localizado na pasta do igo:

[interface]
skin="ui_igo8"
resolution_dir="480_272"
vga=0
shutdown_time=10
maxzoom2d=6000000
minzoom2d=150
show_exit=1

[rawdisplay]
class="landscape"
screen_x=480
screen_y=272

Se o seu sys já tiver essa parte basta substituir o valor maior (480 nesse exemplo) por 320 e o número menor por 240. Caso seu sys.txt não tenha essas partes (interface e rawdisplay) basta acrescentar.

leosiqueira

#4 Mensagem por leosiqueira »

Valeu FfVb,
me ajudou a config o GPS.
está rodando legal...
abraços

allstrit

#5 Mensagem por allstrit »

instalei o igo primo e o amigo e não da sinal do gps. o meu gps eo nav730 ja mudei a porta para 2
e a banda para 4800, alguem sabe oq devo fazer?

Ffbf

#6 Mensagem por Ffbf »

Mudou onde, no sys.txt? Está tentando localizar os satélites em local a céu aberto correto?

Tente apagar o conteúdo da pasta save e a tag gps e seus valores do sys.txt. Lembrando, sempre que alterar o conteúdo do cartão sd resete o aparelho.

allstrit

#7 Mensagem por allstrit »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site

Apos meia hora ele localizou o sinal, usando as porta 2 e a banda 4800. fui em configurações e depois cliquei na seta da direita(>) e na guia gps e pedi para localizar.
agora o problema e outro ele esta lento, quando estou virando uma curva é quando ele fala que deveria virar. será falta de memoria?

Ffbf

#8 Mensagem por Ffbf »

Talvez, ou a versão que vc baixou está instável.

Se estiver utilizando a voz tts tente mudar para uma voz comum para ver se melhora. Se não der resultado tente baixar outra versão.

L_Alfredo

#9 Mensagem por L_Alfredo »

Ffbf

Obrigado pela ajuda. Baixei o iGO Primo segui os passos do tutorial, funcionou legal.
Valeu.

L_Alfredo

#10 Mensagem por L_Alfredo »

Ffbf

Cara aproveitando e explorando os seus conhecimentos.
Vc tem um tutorial para GPS Garmin?
Comprei um Nuvi 1300 e preciso colocar o mapa do Brasil.
Desde já obrigado.

Ffbf

#11 Mensagem por Ffbf »

Não tenho muita experiência com garmin, mas esse forum (portalgps) ajuda a desenvolver o projeto tracksource. Esse projeto desenvolve mapas gratuitos para os aparelhos garmin, dê uma olhada no site e veja se ajuda em alguma coisa.

http://www.tracksource.org.br/

Ciriaco

#12 Mensagem por Ciriaco »

Obrigado! Segui os passos e instalei o AMIGO no meu Nav740.

Ele não está localizando os satélites.. mas já vi aqui no post que tem que mudar as configs do arquivo sys para 2 e 4800. Vou tentar agora a tarde e se der certo posto aqui!

Obrigado aos que doam seu tempo para ajudar a comunidade!!!

Fernando Casa

#13 Mensagem por Fernando Casa »

De cara já vi que fiz bobagem. Reformatei o meu nav730 umas 4 vezes. Imagino que reformatar seja apagar a memória interna dele.

Bem, se no cartao SD original só tiver a pasta IGO, e nao tiver o arquivo addons.txt., o que eu posso fazer?

Ffbf

#14 Mensagem por Ffbf »

Fernando, crie no notepad um arquivo com o seguinte conteúdo (pode copiar e colar):

[modules]

[Autostart]

Salve com o nome addons.txt e cole esse arquivo na raiz do cartão. Pronto, deve voltar a funcionar normalmente.

Fernando Casa

#15 Mensagem por Fernando Casa »

Estou fazendo isso. Me diz uma coisa, quando escolhi reformatar o GPS, eu apaguei a memória interna dele?

Ffbf

#16 Mensagem por Ffbf »

Fernando, seu aparelho apresenta os ícones multímidia e opções quando é ligado correto? Nesse caso não se preocupe com a memória interna.

A memória interna desse aparelho nada mais é que o windows ce. Como o aparelho está funcionando você não precisa se preocupar, se tivesse apagado seu gps não funcionaria mais. Como escrevi no tópico, nunca altere nada da memória interna, modifique apenas o conteúdo do cartão sd. É nele que você pode copiar e testar outros navegadores, apenas alterando o arquivo addons.txt

Abraço

tienes

#17 Mensagem por tienes »

caros amigos,
Baixei o igo8.4 Amigo istalei em outro SD e coloquei em meu aparelho liguei e resetei, rodou tudo direitinho mas na hora de localizar os satélites nada, ele fica buscando e nada com o mapa de SP na tela eu no rio, amensagem que aparece é AUTODETECTANDO RECEPTOR DE GPS...
Alguem pode me ajudar?????
Será que tenho que copiar alguma pasta do sd original para o sd iGO8.4?

Ffbf

#18 Mensagem por Ffbf »

Poste o conteúdo de seu arquivo sys.txt

Geralmente é só modificar a port para 2 e baud rate para 4800.

tienes

#19 Mensagem por tienes »

caro amigo,

Fiz isso na propria configuração do aparelho e deu certo, só mque agora quando ligo ele roda le abreo mapa capta cinal e da uma piscada e da restarte, reiniciando denovo ta assim direto!
o que pode ser?

tienes

#20 Mensagem por tienes »

caro amigo meu arquivo sys.txt

[debug]
skip_eula="1"
show_performance="0"
reserve_memory="2097152"
cache="262144"

[sound]
use_method="1"