Vale a pena vários gigas de memória?

Mensagem
Autor
Agolink

Vale a pena vários gigas de memória?

#1 Mensagem por Agolink »

Senhores,
estou quase comprando um etrex vista hcx. O aparelho já decidi que será este. Mas ainda tenho dúvida se vale a pena colocar 2 gigas.

Porque a máquina só aceita 10.000 pontos no track com tanta memória? Quantos quilometros posso fazer com essa quantidade?

A função da memória removível é só para disponibilizar mapas? Com um cartão de dois giga posso ter o mapa do brasil e do projeto mapear completos?

Obrigado desde já.

Agolink

Re: Vale a pena vários gigas de memória?

#2 Mensagem por Agolink »

Ah, mapa do Brasil do tracksource!
Que projeto!!!

Hélcio Assis
Contato:

#3 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa noite Agolink, é bom você se informar detalhadamente a respeito deste GPS que você vai adquirir antes de comprar uma memória de 2 gigas!

Olhe o meu caso que possuo um 276 C, não adianta ter muita memória disponível para mapas, pois este GPS (276 C) comporta apenas 900 mapas!

Procure se informar se o GPS que você vai adquirir possui limitação com relação à quantidade de mapas.

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

"apenas 900 mapa" !!!!
Acho que eu nunca mandei 90 mapas ao GPS.
Simplemente porque não precisa, não faz sentido e é até pior...

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Agolink

#5 Mensagem por Agolink »

Pois então...
No manual do gps diz que a quantidade de mapas é limitada pelo tamanho do cartão de memória.
Mas, por exemplo, num cartão de 2 gigas consigo ter o TRC Brasil e o Mapear 7 juntos e funcionando bem?

Danniel

#6 Mensagem por Danniel »

10.000 pontos é no active log (na memoria interna). No meu 76 tem a opção de gravar os tracks no cartão, então é quase ilimitado.

A quantidade de quilometros registrados depende das configurações. Eu sempre uso o mais detalhado pra ajudar nas contribuições.

O vista deve vir com 64MB de memória. Se não der, compensa comprar um cartão de 2GB, até porque está bem barato (paguei R$ 40 semana passada)

Pra se ter idéia, todos os mapas do TM, TRR, TRC, TRU-SP, TRU-PR e City Navigator Brazil v4 deu uns 320 MB.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

rodrigodemarque
Contato:

#7 Mensagem por rodrigodemarque »

Um cartão maior pode ser interessante se você fizer a fusão dos mapas...por exemplo:
City Navigator Brazil v4 NT + TRR-SP (5.08) + TRU-SP(5.08) + Bluechart Americas 2008 (litoral de PR, SP e RJ) fico com 201 MB... sobrando espaço no SD de 2GB do meu 60CSx...

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

Hélcio Assis
Contato:

#8 Mensagem por Hélcio Assis »

Relatando aqui a minha opinião, acho que cada caso é um caso, e precisando ou não, fazendo sentindo ou não, sendo pior ou não, o usuário pode querer colocar a quantidade que lhe convier de mapas no seu GPS e somente o conjunto TM possui 1320 mapas, ou seja, o 276 não comporta o conjunto TM, pois o mesmo só comporta "apenas 900 mapas" independente do tamanho da memória!

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C

Agolink

#9 Mensagem por Agolink »

Entendi.
Mas agora fiquei com outra dúvida que não achei resposta.
Suponhamos que eu coloque o Tracksource rodoviário, o mapear 7 e o City Navigator Brazil v4 na memória.
Posso escolher qual vou usar? Ou eles ficam todos ativos ao mesmo tempo?

Hélcio Assis
Contato:

#10 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa noite Agolink, você pode escolher qual conjunto de mapas usar habilitando o conjunto no GPS, não se esquecendo que você pode ter mais de um conjunto de mapas instalado em seu GPS, porém é aconselhável deixar apenas um conjunto habilitado quando necessitar de fazer roteamento, pois mais de um conjunto habilitado pode causar problemas no roteamento!

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C

Danniel

#11 Mensagem por Danniel »

Como o Hélcio respondeu, pode-se escolher quais mapas ativar, recomendando-se um de cada vez.

Um incoveniente que notei de ter muitos mapas é que o GPS fica lento em algumas situações e a procura dos POIs fica um pouco mais chata... Este fim de semana saí com o GPS e ao buscar o supermercado Extra me mostrou resultados do Brasil inteiro, mesmo com apenas um conjunto (TRC 5.08) ativado.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Wallace
Contato:

#12 Mensagem por Wallace »

Este é um dos problemas de exagerar nos mapas enviados ao aparelho.
Se usar somente os mapas que vai precisar facilita em muito o processamento do aparelho e a ativar e desativar os mapas que precisar.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Agolink

#13 Mensagem por Agolink »

Quase entendido senhores.
Então quer dizer que posso ter 3 mapas no cartão de memória e apenas 1 ativado para uso? Ok.
Mas mesmo assim o aparelho procura pontos nos mapas que estão desativados? (isso que entendi da mensagem do Danniel...)
Valeu mais uma vez.

Hélcio Assis
Contato:

#14 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Danniel, se não for pedir muito faça um teste depois apenas com o TRC instalado e habilitado!
Efetue esta mesma busca que você realizou e relate aqui o que aconteceu!

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C

nqnnospam

#15 Mensagem por nqnnospam »

É o seguinte:

- O GPS roteia só nos mapas ativados, mas fica biruta se houver mais de um mapa roteável do local ativado (ver manual em http://tracksourcebrasil.wikispaces.com para detalhes e exemplos).

- Nos modelos "novos" (que usam cartão SD, miniSD ou microSD), a busca é feita em todos os conjuntos com mapas que incluam a posição atual. Assim, em geral, quanto mais mapas na memória, mais lenta será a busca. É importante salientar que há uma possibilidade muito alta de travamentos/desligamentos se o número de correspondências encontradas for muito grande.

- Nos modelos "antigos" a busca é feita em todos os mapas, não ocorre travamento ou desligamento, mas também fica tão mais lento quanto maior for o número de mapas.

Assim sendo, a recomendação é não carregar mais mapas do que o necessário, e ler o manual em http://tracksourcebrasil.wikispaces.com antes de carregar mapas no GPS.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

OMEGAred

#16 Mensagem por OMEGAred »

Uso um cartão de 1GB, o menor à venda na época em que comprei, TRC Brasil completo (65MB) sem problemas... muito espaço pros logs de trilha

Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

Edisonc

#17 Mensagem por Edisonc »

Srs,

Minha humilde sugestâo: Compre mais de um micro SD, instale em um deles os mapas do Projeto Tracksource que pretende utilizar (TRC, TRR, etc...) e em outro cartão os mapas do City Navigator Brasil. Substitua-os no GPS quando achar necessário. No MapSource mantenha instalado tantos quantos conjuntos de mapas achar necessário para planejar rotas. Já utilizei os mapas do Projet Mapear (Argentina, Chile e Uruguai) juntamente com os mapas do Projeto Tracksource, todos juntos no mesmo cartão, habilitados e funcionaram perfeitamente, pois eles não são conflitantes.

Abraço a todos.

Edison

Agolink

#18 Mensagem por Agolink »

Beleza rapaziada,
todas as dicas foram muito boas.
Comprei um SD de 2 giga e todos os mapas, pontos e trilhas que coloquei não fizeram nem cócega nele ainda.
Ainda não tive problema de travamento pois estou seguindo a dica de só enviar os mapas necessários. Ainda vou tentar uma sobrecarga de informações só pra ver o que acontece.
Mas no fim das contas, respondendo meu próprio tópico, acho que vale a pena alguns gigas de memória, sim.
Abraço pra todos.
Alexandre

paulo_bonfim

#19 Mensagem por paulo_bonfim »

Na verdade o preço da memória SD está barato; com 39 reais pode-se comprar um cartão micro sd de 2 Gb para usar no 60CSx.
Mas pra quem já usou o recurso de navegação + gravação de tracks (ao mesmo tempo) notou que o poder de processamento deste GPS deixa a desejar; principalmente se comparado ao 276C.
Assim depende mais do usuário conhecer o GPS, suas capacidades e limitações.
Assim em termos de confiabilidade no binômio usuário-GPS; é melhor um Sergio Barroso com um Etrex "Amarelinho" do que um Agolink com um 60CSx.

Edisonc

#20 Mensagem por Edisonc »

Bem colocado Paulo Bonfim, teu tópico me fez decidir pelo meu próximo "upgrade" de GPS. Já vou começar a cotar os preços do 276C.

Abraço a todos

Edison

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”