Arquivo com nome inválido ou muito longo

Mensagem
Autor
TiuzaoRJ

Arquivo com nome inválido ou muito longo

#1 Mensagem por TiuzaoRJ »

Olá Pessoal!

Estou com dois aparelhos Garmin Nüvi 50 e observei que na pasta .System\Diag\Shutdowns de um deles aparecia um arquivo cujo nome se encontra com caracteres especiais (tabela ascii) e possui tamanho aproximado 4 GB.

Tentei de várias formas me livrar do arquivo (modo de segurança do Windows, programa de terceiros, prompt de comando, mover, renomear, etc.) e sempre recebo a mensagem de que o nome do arquivo é inválido ou muito longo.

Ao consultar as propriedades do arquivo, notei que está classificado como "DLL comum do shell do Windows", mas não pode ser, uma vez que na mesma pasta do outro GPS não existe qualquer arquivo deste tipo.

Por fim, tentei sobrescrever a pasta .System com a pasta .System do outro GPS, com a intenção de sobrescrever todos os arquivos e, com isso, resolver o problema. Mas qual não foi minha surpresa?! A pasta foi sobrescrita, porém, agora, ao invés de um arquivo existem dois. Ou seja, por alguma razão que desconheço, ao tentar sobrescrever a pasta, além de não eliminar o arquivo de 4 GB, foi criado outro arquivo, este com aproximadamente 1 GB.

Sendo assim, se algum dos colegas já tiver se deparado com algo semelhante e puder me ajudar agradeço.

TiuzaoRJ.

jasgrafica

Re: Arquivo com nome inválido ou muito longo

#2 Mensagem por jasgrafica »

Tiuzão,
A primeira regra de ouro é não 'mexer' nos arquivos internos.
Se o GPS estava operando normalmente, esse arquivo de diagnósticos é gerado pelo sistema interno, portanto nativo dele. Estranho é sua informação do
tal arquivo ter 4 Gigabytes... acho que nem caberia no seu aparelho... será que vc não se enganou e ele tem só 4 Megabytes?

E o mais estranho é vc ter substituído a pasta .System e ele continuar funcionando! Vc cometeu dois atos 'perigosos' e não sabemos as consequências a
longo prazo.
Se vc fez o backup geral ao adquirir o aparelho, seria mais conveniente substituir pelo .System do backup. E se o arquivo tem 4 Mb não se preocupe com
ele - faz parte do sistema de diagnósticos na ocasião de desligamento do mesmo. Algo aconteceu para ele ser gerado assim... e confesso não saber detalhes.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

TiuzaoRJ

#3 Mensagem por TiuzaoRJ »

Jasgrafica, obrigado por responder.

Concordo que não devemos mexer nos arquivos de sistema, mas o fiz por que estava justamente recuperando um outro GPS (de mesmo modelo) que se encontrava com problemas. Então tentei copiar as informações do meu GPS para o outro, a fim de restaurar o funcionamento deste, quando recebi a informação de que no segundo não havia espaço suficiente para a cópia. Foi então que ao analisar as pastas do meu GPS observei o arquivo com 4 GB (sim, é muito estranho, mas é o que é demonstrado no Windows Explorer).
Como eu disse, ao substituir a pasta .System por outra de mesmo nome, porém vazia, foi criado um segundo arquivo de aproximadamente 1GB, ao invés de ocorrer a subscrição das informações contidas na pasta. Sendo assim, ainda que eu restaure o backup, receio que o mesmo aconteça, ou seja, que ao invés de restaurar as informações, um novo arquivo seja criado.
O mais estranho é que estes arquivos são "imexíveis" (como diria o ex-Ministro Magri...rs...), não consigo, sequer copiá-los. Mas de qualquer forma, peço-lhe a gentileza de informar o procedimento de restauração do backup. Bastaria apenas copiar as informações para a pasta? Antecipadamente, agradeço pela ajuda.
[]
Tiuzao.

jasgrafica

#4 Mensagem por jasgrafica »

Tiuzao

O procedimento do backup é feito com TODAS as pastas do aparelho, inclusive as ocultas e de sistema,
sendo necessário configurar o Sist.Operacional do PC para permitir essas exibições.

O processo inverso - a recuperação - pode ser feita somente em determinados arquivos que apresentaram
problemas - ou no GPS todo, retornando à configuração total anterior. É como vc comentou: simplesmente
copiar do PC e colar na pasta apropriada do aparelho.

Acho muito estranho o que está ocorrendo - dá até a impressão de ser vírus, um caso raro de acontecer.
Pelo sim, pelo não, passe um antivírus. Mal não fará. Hoje em dia até smartphone é infectado...

Se continuar sem solução mande um e-mail para o suporte da Garmin USA relatando esse arquivo.

[]s

Garmin Nuvi 3760

TiuzaoRJ

#5 Mensagem por TiuzaoRJ »

Jasgrafica, obrigado mais uma vez.
Já havia passado o antivírus na pasta, mas por via das dúvidas passarei em todo o equipamento.
Caso o problema persista, reportarei à Garmin.
[],
Tiuzao.

jpgon

#6 Mensagem por jpgon »

TiuzaoRJ, boa tarde.
Com o GPS conectado ao computador através do cabo USB, e o computador já tendo identificado o equipamento e o drive ou drives (caso tenha um cartão de memória inserido no mesmo), marque o drive específico da memória interna, e com o botão direito do mouse, vá em "propriedades" e verifique o tamanho a memória interna.
Depois reporte para nós estas informações.
Se possível faça um print screen da tela e post por aqui.
No aguardo de seu retorno,
Abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

TiuzaoRJ

#7 Mensagem por TiuzaoRJ »

Jpgon,
Definitivamente, há algo muito estranho neste GPS. Pelo Windows Explorer os arquivos têm aproximadamente 1,5 GB e 3,G GB. Contudo, ao consultar as propriedades de cada arquivo, estes estão com 0 bytes!!!!
Caso tenha alguma teoria que explique estes dados, ficarei feliz em saber.
A propósito, não sei como anexar as imagens na mensagem. Sendo assim, se puder me explicar, lhe mando as imagens para que possa analisar.
Antecipadamente, obrigado pela ajuda.
[],
Tiuzao.

TiuzaoRJ

#8 Mensagem por TiuzaoRJ »

Olá pessoal!
Consegui resolver o problema e quero compartilhar a solução com os colegas.
Depois de muito tentar (inclusive com o Live-CD do Linux, sem sucesso), acreditem se quiser, o que resolveu o problema foi o bom e velho CHKDSK /f.
Às vezes o mais simples resolve.
De qualquer forma, obrigado pela colaboração e fica aqui registrada a solução do problema.

jasgrafica

#9 Mensagem por jasgrafica »

Tiuzao,
Foi muito bom ter participado a solução.

Sabe a pergunta que o Jpgon fez num post acima? É só para sabermos o tamanho da memória interna do seu GPS.
Veja lá como ele diz: plugar o GPS na USB do PC - abrir o windows Explorer - clicar com o botão direito do mouse no drive do GPS - clicar em 'Propriedades'
e nos dizer quanto de memória total e disponível tem no seu aparelho.
Só isso, e obrigado pelo retorno.

[]s

Garmin Nuvi 3760

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”