Memória do Nuvi 3460LT

Mensagem
Autor
mmr642

Memória do Nuvi 3460LT

#1 Mensagem por mmr642 »

Boa Noite amigos.
Comprei um nuvi 3460LT e reparei que da memória interna de 2gb tenho disponível somente 323mb. O que é que pode ser desinstalado, em relação aos mapas instalados, para aumentar a memória disponível.
Só para informação, fiz a atualização dos mapas da garmin via site, comprei um cartão de memória micro SD de 4gb e instalei os mapas do tracksource no mesmo.
Agradeço a ajuda.

jasgrafica

Re: Memória do Nuvi 3460LT

#2 Mensagem por jasgrafica »

Uma sugestão é transferir [depois do backup completo, claro] os mapas internos para a pasta Map do cartão, renomeando-os com nomes identificáveis e
mantendo a extensão .img

Não adianta muita coisa excluir arquivos [vozes desnecessárias, EULAs, etc] pois normalmente são arquivos pequenos. O que pesa mesmo são
os mapas originais. Para mante-lo enxuto [e seguro] só grave mapas no cartão, nas pastas recomendadas.
E não apague nada interno sem ter certeza do que está fazendo. Por ex. - nunca mexa no gmapbmap.img e seus complementos.

Se quiser ajuda mais específica, reporte TODOS os arquivos que estão no GPS. Assim as orientações serão mais seguras.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

mmr642

#3 Mensagem por mmr642 »

Aí vai:

Diretório Nuvi
Imagem

Diretório System
Imagem

jasgrafica

#4 Mensagem por jasgrafica »

mmr,
Os arquivos gmapdem.img e gmap3d.img devem se referir a visualização de relevos e 3d. Mesmo os mapas originais Garmin aqui para o Brasil, acho que
ainda não dispõem dessa função. Os outros mapas brasileiros [AutoGuia e Tracksource] não têm essa possibilidade.
O gmapdem.img é o maior apresentado [~590Mb] mas, como seu modelo de GPS é 'diferente' dos até então 37xx, não posso ainda sugerir sua exclusão.
>>>VC JÁ DEVE TER FEITO O BACKUP COMPLETO PARA O PC, CERTO?<<<<

Fiquei em dúvida se esses arquivos estão na pasta oculta .System ou na pasta Garmin.
Notei a ausência do gmapsupp.img ou gmapprom.img que seriam os mapas navegáveis originais. Deveriam estar numa das pastas acima referidas.
Os arquivos gmapbmap.img e gmaptz.img são intocáveis: o primeiro é o mapa base [de fundo], o outro é referente ao time zone [horários].

Veja se encontra os arquivos mencionados como ausentes acima e reporte. Esses é que poderiam ser transferidos para o cartãoSD, devidamente renomeados,
indo para a pasta \Map [microSD]. Normalmente eles são os arquivos mais pesados e iriam aliviar a memória interna.

Aguardamos suas informações. Pedimos não 'deletar' nada por sua conta. Seu modelo é muito recente para nós e toda cautela é necessária.

[]s

Garmin Nuvi 3760

jasgrafica

#5 Mensagem por jasgrafica »

... só complementando.
No link abaixo pode-se baixar o Manual do Proprietário [Owner's Manual] em pdf. Traz informações complementares ao QuickStart Manual.
http://support.garmin.com/support/manua ... 7605DCC4A8

É realmente um excelente aparelho, com muitas novas funções, porém nem todas elas estão descritas. Só 'navegando' pelas configurações
com a devida cautela para não modificar nada sem ter certeza do que está fazendo.

[]s

mmr, os arquivos de relevo e 3d estão funcionando no Brasil, porém não sei se só nas grandes Capitais. Então não se deve excluir aqueles
arquivos gmapdem.img e gmap3d.img - eles serão funcionais nos mapas originais Garmin.

Garmin Nuvi 3760

jpgon

#6 Mensagem por jpgon »

mmr642,
boa noite.
Como voce já acessou a memória interna, tem condições de nos informar qual a capacidade da memória interna do Nuvi 3460LT?
Isso é muito importante nas atualizações de mapas grandes.
Tenho algumas informações, mas quero confirmação se ela tem 8 GB.
Aguardamos seu retorno.
abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

jpgon

#7 Mensagem por jpgon »

mmr642, jasgrafica, e demais companheiros

gmapdem.img (Digital Elevation Model) é o mapa semelhante ao MoGeo (topografico de elevação)

Tambem achei interessante que não foi mostrado o mapa original instalado (CNSA 2012.30, ou 2012.40).
Onde estará este mapa.?

Julio
PR

jasgrafica

#8 Mensagem por jasgrafica »

Olá, Jpgon, boa noite.

O mmr642 tinha informado 2Gb. Só tem livre pouco mais de 300Mb.
Nos arquivos que ele informou não constam gmapsupp.img ou gmapprom.img, que seriam os originais Garmin, certo?
Como escrevi acima, ele aliviaria a memória interna transferindo esses arquivos para o microSd - pasta \Map, renomeando-os antes.

Há outros usuários com dificuldades nesse novo modelo pelas características e funções adicionadas que vão além dos modelos 37xx.
Andei até pesquisando e encontrei várias funcionalidades bem interessantes nele.

[]s

Garmin Nuvi 3760

jasgrafica

#9 Mensagem por jasgrafica »

Jpgon,
Acho que esses mapas estariam [talvez] na pasta Garmin.
Vamos aguardar o retorno do mmr642.

[]s

Garmin Nuvi 3760

mmr642

#10 Mensagem por mmr642 »

Jpgon e jasgrafica ai vai:

Memória Interna
Imagem

Pasta Garmin
Imagem

As pastas ML_Phrbnk_6L e ML_Wrdbnk_6L da pasta Garmin contém, em sia maioria, arquivos com a extensão "bin"

Memory Card
Imagem

O arquivo "gmapsupp.img" refere-se à instalação da última versão do tracksource.

Fico no aguardo.

jasgrafica

#11 Mensagem por jasgrafica »

mmr,
Primeiras supostas conclusões:

Vc deve ter um arquivo .img na pasta \Map da memória interna, com cerca de 770Mb ou menos.
Confirme e reporte, pois seria o mapa que ainda está ausente das listagens.

No cartão SD tem um gmapprom.img [570Mb] e o gmapsupp.img [315Mb=TRC Brasil] aparentemente ambos na pasta \Garmin do cartão.

Então há 2 mapas supostamente originais: um deles na memória interna [pasta \Map ?] e o outro no cartão [gmapprom.img].

Inicialmente haveria a necessidade de renomear o 'ausente.img' que deve estar na pasta interna \Map. Detalhe: os arquivos de mesmo nome do 'ausente'
mas com extensões .unl e .gma também seriam renomeados igualmente - cada um deles mantendo a própria extensão [xxxx.img, xxxx.unl, xxxx.gma] porque
são arquivos auxiliares e de desbloqueio do mapa.
Depois de renomeá-los adequadamente, poderiam ser transferidos para a pasta \Map DO CARTÃO SD.

Porém, para fazer isso, primeiro confirme se encontrou o 'ausente'.img lá na pasta \Map da memória interna e se ele tem os 770Mb ou menos, ok? Ou ainda
melhor, mande os dados que estão nessa pasta \Map da memória interna, como tem mandado até aqui os dados das outras pastas.

Só depois dessa confirmação passaremos as dicas visando a liberação de espaço com a devida segurança no manuseio dos arquivos do seu aparelho, porque
ainda há variáveis a considerar.

[]s

Jpgon,
Toda cautela é pouca, porque o mapa original pode estar 'dividido' para caber parte na memória interna e parte no cartão. Aí as variáveis seriam os arquivos
auxiliares .unl e .gma - como é um aparelho recente, ainda pouco conhecido, devemos considerar todas as hipóteses...
Repare que a atualização do TRC foi efetuada depois da atualização dos originais e eu acho que não havia um gmapsupp.img [original] anterior no cartão, somente
o gmapprom.img - o que me fez pensar num 'split' automático do mapa todo que não caberia na memória interna.

[]s

... e nosso amigo Batedor ainda não deu nenhuma opinião...

Garmin Nuvi 3760

Batedor

#12 Mensagem por Batedor »

Olá Jasgrafica! Obrigado pela lembrança:
... e nosso amigo Batedor ainda não deu nenhuma opinião...
Mas a verdade é que ainda não tive o privilégio de me encontrar com uma dessas máquinas modernas, razão de não "meter o bedelho"....rsrsrs

Em briga de cachorro grande, cusco fica de fora, só aprendendo e acumulando conhecimento para compartilhar mais adiante.

Forte abraço.

jasgrafica

#13 Mensagem por jasgrafica »

Oi, Batedor!
Suas sugestões são sempre bem-vindas, vc transmite muita segurança.

Esse modelo novo realmente tem implementações que ainda não conhecemos todas.
Há pouco tempo atrás [ele não estava ainda disponível no BR] até fiquei tentado a
'converter' meu 3760 - conforme indicações que recebi. Mas como sou muuuuuito
cauteloso estou deixando a ideia amadurecer mais algum tempo.

No caso dos usuários proprietários desse 3460 - estão aparecendo vários pedidos de
ajuda. Por conta disso e fazendo certa analogia com os 37xx, estamos tentando ajudá-los
de uma maneira segura, que possa ser reversível. E vc está convidado a participar mais
uma vez nas análises/sugestões que forem apresentadas.
Um caso típico é esse do mmr - ainda não localizamos um mapa que deve ter ~770Mb...
Presume-se agora que deva estar na pasta \Map da memória interna. Estamos aguardando
resposta do mmr.

Grande abraço!

Garmin Nuvi 3760

mmr642

#14 Mensagem por mmr642 »

Jpgon e jasgrafica
com relação à divisão do arquivo original, é bem capaz de ter acontecido. Eu me lembro que quando eu peguei o equipamento, providenciei a atualização dos mapas da Garmin e em determinado momento da instalação apareceu uma mensagem dizendo que seria necessário um cartão de memória pois poderia não haver espaço na memória do GPS.

Estou encaminhando o conteúdo da pasta \Map.

jasgrafica

#15 Mensagem por jasgrafica »

Ok mmr
Estamos aguardando a listagem da \Map.
Fica então quase confirmada a suspeita da divisão. A meu ver, a primeira parte do arquivo original de mapa foi para a pasta interna \Map com o nome de
gmapsupp.img [~700Mb] e a segunda parte foi para a pasta \Garmin do cartãoSD, com o nome gmapprom.img.
Isso ocasiona um efeito colateral: ambos os arquivos têm seus respectivos .unl - que representam a chave de desbloqueio do mapa.
Então pela lógica, se formos mover esses arquivos [mapas - .img] para outro local, teremos que mover também os coadjuvantes [.unl] respectivos
já renomeados adequadamente para 'casarem os pares' .img com .unl com um mesmo nome identificável. Repito que pela lógica seria assim.

Confirme se fez o backup geral para o PC para podermos seguir adiante, ok? Porque no caso de surgir algum inconveniente, pode-se reverter tudo
como estava originalmente.
Aguardemos também umas palavras do Jpgon e do Batedor. E quem sabe, também de algum usuário desse modelo que já tenha feito semelhante coisa.

[]s

Garmin Nuvi 3760

mmr642

#16 Mensagem por mmr642 »

Jpgon e jasgrafica ai vai:

Pasta Garmin
Imagem

Experiência com o Garmin Nuvi 3460LT.

Hoje fiz um trajeto à uma cidade cituada a 140Km aqui de Brasília e usei o GPS com o mapa da tracksource, em sua última versão.
A navegação foi perfeita até mais ou menos a metade da viagem. A partir daí o mapa sumiu da tela do equipamento mas no entanto as informações por voz continuaram sem problemas.
Ao chegar ao destino, ainda sem o mapa na tela, reiniciei o equipamento e o mapa voltou a aparecer.
No caminho de volta houve o mesmo problema na metade do caminho e de novo o mapa só ficou visível quando ao chegar ao destino o equipamento foi reiniciado.
Será um problema do equipamento ou foi alguma coisa errada que eu, marinheiro de primeira viagem, posso ter feito?

jpgon

#17 Mensagem por jpgon »

mmr262, jasgrafica, batedor,
estas informações eu consegui em outro forum de um colega conhecido nosso.
segue:
Segundo achei na net, aqui vai uma lista de modelos / capacidade de memória.

NUVI

2x0(W) -> 1 (mais antigos)
2x0(W) -> 2 (mais novos)
250 - 265 -> 2
285W -> 2
295W -> 4
350 -> 2
360 -> 2
500 -> 3
650 -> 2, 3 (?)
660 -> 2
680 -> 2
750 -> 2
755 -> 4
760 -> 2
765 -> 4
775 -> 8
780 -> 2
855 -> 4
885 -> 4

1100 -> 2
1300 - 1490 -> 2
1690 -> 2
1690 EU -> 4

30/40/50 -> aprox. 1.76 GB reportado pela Garmin

2350 -> 4
2360 -> 8
2360 Australian -> 2

2450 -> 4
2460 -> 8

24x5 and 25x5 series -> aprox. 7GB reportado pela Garmin

2595 -> 8

3400 series -> aprox. 7GB reportado pela Garmin

3760 -> 4
3790 -> 8
37xx Australiano -> 2

Dakota 20 -> 1

Dezl 560 -> 8

Etrex -> zero, dados gravados na EEPROM
Etrex Legend -> 8 MB (não é GB)
Etrex Venture HC -> 24 MB (não é GB)

Montana 650t -> 3.5
Streetpilot
C340 -> 2
C530 -> 1

Zumo
220 -> 4
550 -> 0.5* Aus
550 -> 1.2 US
550 -> 2.1* Eu
660 -> 4
665 -> 4

Créditos a bear007 ( http*://www.*poi-factory.*com/node/33586 )
Creditos para Alexandre C. Leite(acleite)

obs: outro colega do mesmo forum informou que ele adquiriu um GPS Nuvi 3490LMT nos USA, e a memória interna do mesmo tem 8GB.
[]s

Julio
PR

jasgrafica

#18 Mensagem por jasgrafica »

mmr,
Essa última listagem é da pasta interna \Map, correto? [Vc informou como sendo pasta \Garmin].

Bem, minha aritmética está estranha: 2 + 2 não está dando 4.
Esperava que esse arquivo gmapsupp.img que estava até então ausente, fosse de uns 700Mb, mas só tem 188Mb.
É supostamente a primeira parte do arquivo original dividido.

Antes de fazermos o teste de nova configuração, temos que ter CERTEZA que vc já fez o backup completo dos arquivos do GPS para o PC.
Por favor, não esqueça de confirmar isso. É o mais importante de tudo.

Por enquanto vamos tentar explicar o que pode ter ocorrido com sua experiência nesse trajeto de 140Km:
Hipótese 1: havia mais de um mapa do Brasil selecionado. Causou conflito entre o CNSA[ouCNBR] com o TRC-Brasil, ambos da mesma região.
Hipótese 2: a memória disponível 337Mb não foi suficiente para trabalhar adequadamente com o TRC-Brasil [315Mb], mesmo havendo a paginação do mapa.
Hipótese 3: as duas hipóteses anteriores...

Solução [pela lógica do mais provável]: deixar sempre e somente UM mapa selecionado por região de abrangência.
Pessoalmente não acredito ser a hipótese 2, justamente porque o sistema pagina o mapa para economizar memória - [carrega parte do mapa onde se está
navegando, dinamicamente, como se fosse literalmente páginas - e não o mapa todo de uma vez].

Confirme então o BACKUP GERAL e depois seguiremos em frente.

[]s

Garmin Nuvi 3760

mmr642

#19 Mensagem por mmr642 »

jpgon

Você reportou "3400 series -> aprox. 7GB reportado pela Garmin"

O 3460LT estaria incluído nessa série, não é? Então porque esta diferença?

Imagem

jpgon

#20 Mensagem por jpgon »

mmr642,
esta disparidade é que está estranha.
A série 34XX deveria ter 7 GB (reportado pela Garmin), mas não está acontecendo com o seu Nuvi 3460LT(lançamento Brasil)
Vou tentar contatos com outros colegas de forums diferentes, e verificar com proprietários de Nuvi 3460LT o tamanho a memória instalada nos equipamentos deles.
Tão logo eu consiga estas informações, posto por aqui.
[]s

Julio
PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”