Imprimir para arquivo pdf: simbolos perdem cores ou somem

Mensagem
Autor
J R Senna

Imprimir para arquivo pdf: simbolos perdem cores ou somem

#1 Mensagem por J R Senna »

Programa: GPS Trackmaker 13.2.314
Sistema Operacional : Windows XP Pro

Problema:
Após completar um projeto, com imagem de mapa gif, e com trilhas e waypoints mostrados, imprimo para arquivo, usando um driver apropriado para criar um arquivo pdf. Por exemplo o CutePDF,
Pdf4free ou mesmo o AdobeAcrobat. Esse pdf é o que guardo para depois imprimir em papel
e levar para trilha.

No arquivo pdf gerado, alguns simbolos somem, outros perdem a cor.

Acho que isso é problema ou das versoes mais recentes do trackmaker, ou
de como eles funcionam em Win XP, pois lembro-me que eu fazia isto sem problema com versões antigas rodando no Windows 98.

Alguém sabe a cura ? Em troca dou de presente mapa bonitinho em pdf, com imagem de fundo de carta
topografica do IBGE de alguma trilha que tenho.

elderluis

Re: Imprimir para arquivo pdf: simbolos perdem cores ou somem

#2 Mensagem por elderluis »

Se o arquivo de origem está certo, sem qualquer tipo de problema, o erro aparece no caminho para feitura do PDF. Experimente trocar ou atualizar os drivers que vc está utilizando, ou mesmo trocar de programa.

Mas vem cá, necessariamente vc precisa de PDF? não dá para utilizar outro tipo de arquivo ou imprimir direto do TM para o papel? Quanto menos etapas até a impressão no papel, menos chances de erro e menor perda de qualidade.

...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

J R Senna

#3 Mensagem por J R Senna »

: )
Muito obrigado pela sugestão : )
Por que pdf ?
1) Porque posso ceder o mapa pronto, com as trilhas desenhadas, para colegas excursionistas
que navegam a pé com mapa e bussola, sem gps, e nunca se interessaram em instalar ou aprender a usar o Trackmaker. Mas "todo mundo" tem Acrobar Reader, para abrir e imprimir.
2) Porque o pdf é muito mais universal. Se ele estiver rigorosamente em escala,
o Acrobat Reader faz ele mesmo a correção de deformação de qualquer impressora comum e o mapa impresso sai em escala correta x e y. Usando o Trackmaker para imprimir, para cada impressora diferente é necessário fazer testes para descobrir as correções de escala corretas.
3) Mesmo para meu próprio uso, é mais seguro ter uma cópia "pronta a imprimir" na qual as informações como coordenadas e cores de waypoints e trilhas não São editáveis.
Frequentemente eu chego em casa à noite na 6a feira e preciso do mapa impresso para o dia seguinte de manhã, e não quero ter de ficar escolhendo a área a imprimir. Eu uso a Versão gratis do GTM, que não tem "print preview".
4) Mas concordo que não é estritamente necessário. Um GTM Pro, com "print preview", e
principalmente , com uma ferramenta para selecionar a área a ser impressa e centralizada no papel, resolveria tudo.
Obrigado de novo, vou procurar um driver que funcione para mim.

elderluis

#4 Mensagem por elderluis »

Em última instância, talvez um JPG bem feito seja melhor que um PDF.... não se esqueça que até PaintBrush abre JPG.... :wink:

...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Simeão Dias Gomes
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

#5 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Para pequenas extensões, o jpg é ótimo, mas em grandes áreas, como por exemplo, o mapa do estado RS, a coisa se complica ao necessitarmos de detalhes.
O mapa RS em pdf está em muitas partes: ver http://www.brasil-turismo.com/mapas/pdf/rs.pdf.
Em .jpg: http://www.daer.rs.gov.br/daer_maparodoviario.htm.
Estive tentando georreferenciar (com o Global Mapper) alguns mapas em .jpg mas não consegui detalhes sufucientes nas imagens .jpg.
Desculpem a divagação em relação ao assunto principal, mas Também tive alguns problemas ao converter arquivos pdf. É o caso do mapa de Rio Grande RS: http://www.riogrande.rs.gov.br/ - em pdf e ACAD, São de baixa qualidade.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”