Salvar rota

Mensagem
Autor
Paulo2501

Salvar rota

#1 Mensagem por Paulo2501 »

Olá, amigos!
Usando o recurso "Gravar rota" no IGO, que grava em tempo real um percurso que está sendo feito, foi gerado um arquivo .GPX que é reconhecido pelo Google Earth; o GE apresentou fielmente a rota que fiz no GPS, beleza. Só que eu não consigo salvar esta rota no próprio GPS de forma a utilizar posteriormente para navegação; as extensões para rotas salvas no GPS são .DAT. Alguem sabe como fazer isto?
Abraço!

j.r

Re: Salvar rota

#2 Mensagem por j.r »

Prezado,
Ao acionar o botão de gravar rota, o seu iGO8 apenas (digamos) "riscou" no mapa o trajeto percorrido. É apenas um dado histórico. Ele ficará gravado, como vc disse, no formato TRK (na pasta SAVE/Tracks).

Entrando em MENU/MEUS DADOS/Reg. Rota vc, como já deve ter percebido, terá a lista de suas rotas gravadas. Apertando o botão verde na extremidade direita, o percurso será refeito pelo iGO8.

Vc pode suprimir o traçado da rota percorrida, trocando a cor por um traço. Retornar o traçado da rota para o mapa, trocando o traço pela cor preferida.

Ao ter na tela o traçado de sua rota (track) não significa que o IGO8 irá rotear o caminho, orientando "dobre aqui", "dobre ali..." como disse, apenas aparecerá no mapa como um dado histórico, que vc fez aquele percurso e, se quiser fazer de novo, é ir pecorrendo o traçado visualmente.

Agora, se vc quiser fazer uma rota, tomando por referência o traçado é possível, desde que não seja trilha (ou seja, em local onde não haja traçado de ruas - passeios a pé, bike etc.). Vá "plotando" pontos de passagens sobre a track da origem até o destino.

Bem, isso é toda experiência que já tive com essas tracks.

Espero que lhe auxilie em alguma coisa.

Sucesso!
Jr

Paulo2501

#3 Mensagem por Paulo2501 »

J.r, sua explicação está perfeita. No momento não tenho trilhas salvas para fazer um teste mas assim que puder, farei como vc orientou (plotar pontos pela trilha salva) e direi como foi. Muito obrigado!

Paulo2501

#4 Mensagem por Paulo2501 »

Olá, J.R !
É exatamente como você explicou; este recurso parece ser um modo muito prático e rápido quando se quer mostrar a alguem um determinado percurso que foi feito, ou para salvar a rota posterirmente, utilizando pontos de passagem sobre a trilha colorida que fica registrada; pena que esta trilha só seja visualizada no modo 2D. Valeu,amigo.
Abraço!

j.r

#5 Mensagem por j.r »

Olá Paulo,
É... já fiz vários testes para tentar converter TRK em DAT, mas sem sucesso. Quando descobrir algo que, de repente, dê resultado parecido com essa experiência, posto aqui.

Sucesso!
Jr

Paulo2501

#6 Mensagem por Paulo2501 »

Olá, J.R. Tudo certo?
Primeiro, desculpe pela extensão desta mensagem. Vou abreviar alguns termos.

Qto a conversão de arq de GPS,creio que vc já deve ter testado vários. Fuçando na rede, achei um que parece ser bom, faz tbm edição dos pontos usando o Maplink/Teleatlas do Google, chama-se ITNConv v1.70; fiz alguns testes e o problema é que minha RAM deve ser pouca e tudo fica muito lento para editar. O que já eu consegui fazer foi converter com certa facilidade, mas não tive êxito ao tentar fazer o GPS reconhecer o novo arq .DAT (acho que não devo ter salvo na pasta correta no SD). Não entendo bem disso e não tenho muita paciência.
Os passos foram:
1 - gerar uma trilha no GPS e depois salvar (no meu, salva c/ extensão .GPX dentro da pasta "Tracks" na raíz do SD);
Para salvar, após encerrar a gravação da trilha, tem que selecionar em <controle> <reg.de rota> então, selecionar a rota e depois "export"; aí gera um arq .GPX que pode ser convertido para .DAT no ITNConv v1.70.
Não tentei com os arq .TRK que são salvos em <Igo8> <Save> <Tracks> pois acho que são muito pequenos - são salvos com 1 Kb apenas;

2 - no ITNConv v1.70, abrir o arq .GPX salvo no SD.

No ITNConv v1.70 tem opções para converter (exportar formato) que vc escolhe entre vários formatos de arq e pode tambem editar; para editar eu tive que ter muita paciência até carregar todos os pontos e o mapa; não consegui fazer mais nada, pois depois de carregar o mapa com os pontos da trilha, tudo ficou muito lento; tente você ou mais algum amigo deste forum e vamos ver se tem algum resultado.
Já deixei o ITNConv v1.70 para download em:
http://www.mega_upload.com/?d=9WRX6SRJ (remover underline);

o site de origem é:
http://beni_chou_gps.blogspot.com (remover underlines);
link para baixar o .RAR: Télécharger la version Windows (Français, English, Dutch)
O site tbm tem opção em inglês.
Abraço!

j.r

#7 Mensagem por j.r »

Prezado,
Parabéns pelo esforço. Acho que é por aí mesmo!
Seus procedimentos foram parecidos com o que experimentei, só que com o GPSBabel. O aplicativo até que converte (segundo o resultado que ele apresenta após acionar a conversão), só que o iGO não reconhece o arquivo DAT gerado.
Vou tentar alguns procedimentos, mas só na próxima semana, pq estou viajando.
Depois dos testes, posto aqui minhas experïências.
Sucesso!
Jr

Evanor

#8 Mensagem por Evanor »

Boa tarde a todos!

Estou querendo ir a uma fazenda que não existe nos mapas do GPS. Minha ida será acompanhada pelo dono da fazenda, sendo assim na ida vou gravar o trajeto. Será que na minha volta (estarei sozinho) não teria como eu usar o percurso salvo no gps?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”