Srs,
sou desenvolvedor Linux, tenho um projeto opensource chamado Phantom, que é um sistema operacional minimalista de 18 MB desenvolvido para clonagem.
Dito isso, gostaria de dizer que estou disposto a desenvolver um sistema base para um GPS, seja qual for, afim de termos maior flexibilidade no desenvolvimento de interface pre-navegação, além de maior estabilidade e possibilidades diversas.
Vi algum modelo de GPS cuja arquitetura de processador é ARM, onde sei que é possível desenvolver sobre ele.
Haveria como contactar alguma empresa de GPS que esteja disposta a se livrar dos custos de licença do sistema e fornecer apoio com especificações e/ou APIs para a tarefa?
Sempre a disposição,
Djames Suhanko.
Desenvolvimento de um sistema operacional para o GPS
- paulocarvalho
- Contato:
Re: Desenvolvimento de um sistema operacional para o GPS
Olá.
Primeiramente gostaria de dizer que é muito nobre a sua iniciativa.
Bom, praticamente todos os dispositivos móveis que eu conheço (não só GPSs) usam processadores ARM. A arquitetura ARM é para o mundo móvel o que a ISA Intel tornou-se para PCs, ou seja, um padrão de facto.
Quanto à comunicação com GPS, todos os sistemas que já li a respeito usam um módulo GPS padrão cuja interface é apenas uma porta serial padrão. Só o protocolo de comunicação é que às vezes muda, sendo normalmente NMEA. Assim, certamente o módulo GPS deve aparecer num sistema Linux como um device com ponto de montagem tipo /dev/tty*.
O módulo GPS é um periférico autônomo, como um mouse serial, com seu próprio firmware. Basta haver energia e uma porta serial para enviar comandos de acordo com o protocolo escolhido e receber dados do status do módulo tais como satélites visíveis, hora, coordenadas, etc. Não é necessário uma API complexa para interfacear com o módulo.
Primeiramente gostaria de dizer que é muito nobre a sua iniciativa.
Bom, praticamente todos os dispositivos móveis que eu conheço (não só GPSs) usam processadores ARM. A arquitetura ARM é para o mundo móvel o que a ISA Intel tornou-se para PCs, ou seja, um padrão de facto.
Quanto à comunicação com GPS, todos os sistemas que já li a respeito usam um módulo GPS padrão cuja interface é apenas uma porta serial padrão. Só o protocolo de comunicação é que às vezes muda, sendo normalmente NMEA. Assim, certamente o módulo GPS deve aparecer num sistema Linux como um device com ponto de montagem tipo /dev/tty*.
O módulo GPS é um periférico autônomo, como um mouse serial, com seu próprio firmware. Basta haver energia e uma porta serial para enviar comandos de acordo com o protocolo escolhido e receber dados do status do módulo tais como satélites visíveis, hora, coordenadas, etc. Não é necessário uma API complexa para interfacear com o módulo.
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.